1. “...enquanto punha o motor em movimento”. O verbo destacado encontra-se no:
a) presente do subjuntivo;                  b) Pretérito mais-que-perfeito do indicativo;
c) presente do indicativo;                   d) Pretérito imperfeito do indicativo;
                          e) Pretérito mais-que-perfeito do subjuntivo;

2. Indique a frase em que o verbo se encontra na 2ª pessoa do singular do Imperativo Afirmativo:
            a) Faça o trabalho.          b) Acabe a lição.        c) Mande a carta.     
                                d) Dize a verdade.      e) Beba água filtrada.

3. Em “Restam outros sistemas fora / do solar a colonizar”. O termo verbal sublinhado é:
a) futuro do subjuntivo      b) mais que perfeito do indicativo     c) infinitivo pessoal
                              d) pretérito perfeito         e) infinitivo impessoal
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1. Aponte a opção em que muito é pronome indefinido:
a) O soldado amarelo falava muito bem.      
b) Havia muito bichinho ruim.
c) Fabiano era muito desconfiado.                 
d) Fabiano vacilava muito para tomar decisão.
e) Muito eficiente era o soldado amarelo.

2. O pronome relativo foi mal empregado em:
a) Conheço a mulher a quem você ama.                        
b) Vi o filme cujos os atores você se referiu
c) A rua em que moro é arborizada.                                  
d) Tenho tudo quanto quero.
e) Este é o assunto sobre o qual falaremos.

3. Assinale a frase em que se empregou indevidamente o pronome o ou lhe:
a) Eu lhe vi ontem no centro da cidade.     b) Não o encontrei em casa.            
c) Emprestei-lhe o dinheiro                         d) A mulher beijou-lhe a face.                   
                                e) Espero-o na estação.
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1. No texto seguinte selecione os artigos:
  “Tire um sono  na rede
   Deixe a porta encostada
   Que o vento da madrugada
   Só me leva pra você.
   E antes de aconteceres
   Do sol a barra vir quebrar
   Estarei nos teus braços
   Pra nunca mais voar”      (Luis Gonzaga)

2. Nos textos seguintes, aponte os artigos que estão sendo usados para substantivar palavras que  primitivamente não eram substantivos.
a)“Quando a gente tá contente
 Tanto faz o quente, tanto faz o frio
 Que eu me esqueça do meu compromisso
 Com isso e aquilo que acontece  dez  minutos atrás.
 Dez minutos atrás de uma ideia  já deu pra
 Uma teia de aranha crescer
 Sua  vida  na cadeia do pensamento”                    ( Gilbertto Gil)

b)”O quereres e o estares sempre a fim
  Do que em mim é de mim tão desigual
  Faz-me  querer-te bem, querer-te mal
  Bem a ti,  mal ao quereres assim
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1.Relativamente à concordância de adjetivos compostos  indicativos de cores, uma dentre as seguintes alternativas está INCORRETA. Qual?
a) Pele morena-clara.                         b) Vestidos amarelo-ouro   
c) Blusas  vermelho-sangue              d) Olhos castanho-escuros

2.Os jogadores eram  latino-americanos. Seus olhos e cabelos eram castanho-claros e brilhantes. Usavam uniformes verde-limão e sandálias azul-piscinas, um traje bizarro. De acordo com a sequência dos adjetivos compostos presentes nesse texto, um está flexionado de forma incorreta. Qual?
    a) O primeiro.         b) O segundo.           c) O terceiro.             d) O último.

3. Assinale a única alternativa em que não há adjetivo ou locução adjetiva.
a) “A vida é combate,/ Que aos fracos abate,/Que os fortes, os bravos,/ Só pode exaltar.” (Gonçalves Dias)
b) “Alguns dias dava-lhe gana de satisfazer o apetite, devorando lascas de pirarucu assado, com farinha d’água e lata  de marmelada,..” (Inglês de Sousa)
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1. Assinale a opção em que o termo destacado é substantivo e não adjetivo:
a) Na escuridão miserável ela entrou;            c) Na miserável escuridão ela se perdeu;
b) A miserável perdeu-se na escuridão;         d) A menina era miserável.
                             e) A miserável menina perdeu-se na escuridão;

2. Assinale a alternativa em que a série de formação do plural dos substantivos compostos esteja correta:
a) abelhas-mestra /couves-flor;               b) más-línguas / cajás-mirins     
c) amores-perfeito / capitães-mores;       d) sabiás-pirangas / boas-vidas;          
e) obra-primas / guardas-civil.

3. É  correto afirmar que:
a) o plural de de “segunda-feira”, “grão-duque”, e bel-prazer” é, respectivamente, “segundas-feiras”,   “grãos-duques” e “bel-prazeres”.
b)“vitima’ é substantivo sobrecomum e “omoplata é substantivo masculino.
c)”planalto”, “girassol” e “fidalgo” são vocábulos formados por composição.
d) nos vocábulos “nigérrimo”, “voracíssimo” e ¨”humílimo” há mais fonemas que letras.
e) “ancião’, “vilão” e “anão” têm plurais triplos.
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1. Assinale as séries cujos processos de formação de palavras são, respectivamente parassíntese, derivação regressiva, derivação prefixal e sufixal e hibridismo:
(A) embarcar — abandono — enriquecer – televisão        
(B) encestar — namoro - infelizmente — sociologia
(C) enfraquecer — cinema — deslealdade — burocracia 
(D) enlatar — castigo — desafio — geologia
(E) entrega — busca — inutilidade — sambódromo.

2. Em “super-homem, desleal e pré-história” o processo de derivação foi:
a) prefixação             b) derivação imprópria           (c) sufixação
         (d) derivação progressiva         (e) derivação progressiva

3. O item em que a significação, entre parênteses não está de acordo com o prefixo é:
a) descanso (dificuldade, privação)                b) inexistente (negação)          
c) composição (companhia, combinação)     d) induzir (movimento para dentro)           
                                    (e) previsão (anterioridade)
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1. Assinalar a alternativa correta. Na palavra “empedramento”.
   a) o sufixo é  ento     b) o prefixo é empe    c) o tema é pedra     d) o radical é emped.

2. Farejando apresenta em sua estrutura:
(a) radical farej -  vogal temática a — tema fareja — desinência ndo.
(b) radical far — tema farej — vogal temática e — desinência ndo.
(c) radical fareja — vogal temática a — sufixo ndo.
(d) tema farej — radical fareja — sufixo ndo.

3. Em “Temos que perder o macio inimaginável do sonho, sua diáfana gentileza de pés de lã, para ancorar no concreto.”   Os morfemas da palavra destacada estão devidamente identificados na alternativa:
 a) inimagin (radical), ável (sufixo)                    c) in (prefixo), imagin (radical), vel (sufixo)
 b) in (prefixo), imagin (radical) ável (sufixo)     d) ini (prefixo), magin (radical), vel (sufixo)
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                                REVISÃO  GERAL  DE FONÉTICA

                                      FALE PORTUGUÊS
1           A língua portuguesa do Brasil, já distinta em tantos aspectos daquelas
2   faladas em outros países, nos confere identidade. Travestida de cultura, de
3   e  formas  brasileiras,  tem  mantido  nossa  unidade  e   e____ibido   ao
4    mundo a imagem do Brasil  e  a  alma  brasileira
5           Mas algo de muito preocupante está acontecendo  com  essa língua.
6    Por conta de um deformado entendimento de globali____ação, nossa língua
7    nacional,  juntamente com a cultura brasileira,  está sendo,   de forma
8    muito abra____iva, corroída pela incorporação leviana do inglês no nos-
9    so dia-a-dia.
10          Há quem diga  que isso é reflexo  da globali___ação  e  que  acon-
11  tece em todos os países. E que, se o Brasil qui___er  estar  inserido no
12  cenário mundial deve falar inglês.
13           Isso é miopia cultural, falta de personalidade. No cenário mundial,
14  quem não tem identidade não se destaca, se torna servil, sem valor.   O
15  inglês deve ser apenas ferramenta de trabalho.
                                                                                                   (continua...)


















1-Escolha a alternativa que completa corretamente as palavras com lacunas nas linhas 3,6,8,10 e 11 do texto:
(A)s-x-z-s           (B)z-s-z-s          (C)x-s-s-s          (D)x-z-s-s            (E)s-z-x-s

2-Marque com V ou F as afirmativas abaixo, conforme forem verdadeiras ou falsas,   e depois assinale a alternativa correta:
a- As palavras países (linha 2) e corroídas  (linha  8) recebem acento por serem palavras  paroxítonas.
b- A conjunção mas  (linha 5) introduz uma idéia de oposição ao que é dito no primeiro  parágrafo.
c -O encontro vocálico das palavras língua (1.1) e cenário (1inha 12) são classificados como  ditongos crescentes..
d- A letra S nas Palavra  países (1inha 2) e brasileiras (1inha  3) representa o fonema /z/.
    (A)V - F - F- V-                          (C)F-V-V-V                       (E)F-F--V-V
    (B)V-V- F - F                              (D)F-F-V-F-

3- Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentam hiato.
a) poesia — aorta — meeiro                               b) lagoa — ruivo — trejeito
c) ciúme — vaidade — água                               d) degrau — voo — faísca

4 - Observando a sílaba tônica das palavras, assinale o grupo em que todas se classificam como paroxítonas.
a) bisturi — especial — iodo                              b) símbolo — maleável — biquíni
c) almoço — motocicleta — substantivo           d) somente — mexerica — canavial

5 - Assinale a alternativa em que uma das palavras deve receber acento gráfico.
a) Ele sempre conclui os assuntos de modo original.   
b) Os  coroneis  eram  muito  elogiados.
c) Os  tupis habitavam algumas regiões do Brasil.         
d) Aquele balão estava quase caindo na mata.

6- De acordo com o contexto, em qual alternativa a palavra em destaque está corretamente grafada?
a) O acidente ocorreu  a  duas horas.                           
b) Porque todos precisam se envolver no projeto?
c) O presidente foi à televisão afim de pedir a compreensão do povo.
d) Sempre se comporta mal na sala aquele aluno.

7- Assinale a alternativa em que não há conotação.
 a) E deixe que as mãos cálidas da noite encontrem seu olhar.  
 b) “Sedução” é um comédia romântica, muito lírica e sensual.
 c) As lágrimas daquele mar são lágrimas de saudade.
 d) As crianças são as flores da nossa vida

8 -“Febre, hemoptise, dispnéia e suores noturnos
      A vida inteira que podia ter sido e que não foi.
      Tosse,  tosse, tosse.“     (Manuel Bandeira)
               Com relação aos vocábulos grifados no texto acima, pode-se afirmar que:
a) há 2 trissílabos, 1 monossílabo e 2 dissílabos   
b) há dígrafo nas palavras tosseque e febre.
c) há encontros consonantais em tosse, que  febre                    
d) há um  hiato

 9 - Em relação à ortografia, observe as  frases abaixo e considere seus comentários. Em seguida, assinale a alternativa correta.
a) ‘Preço do cochão mole: 2.50 o kg’’ (cartaz colocado num açougue).
      Comentário: Há erro de grafia na palavra cochão, que deve ser escrita com x e não ch.É um  tipo de erro relativamente comum, que pode ser explicado pela questão da analogia fonética existente nas palavras ‘‘coxão " (coxa) / colchão.
b )‘‘Temos vários equipamentos de suspensão abaixo do custo’’ (Promoção de uma oficina   mecânica)
       Comentário: Há erro de grafia na palavra grifada,  que deve ser escrita com ç (suspenção);  além disso, esta foi usada inadequadamente para o objetivo a que se propõe.
c) “Nossa tacha de juros é menor” (propaganda de uma loja).
      Comentário: Não existe erro de grafia  em tacha, já que a palavra, no contexto, refere-se a tributo, imposto, e não ao objeto prego.
d ) ‘‘Venham conferir! Preços que não estrovam seu orçamento! (chamariz de um   supermercado).
       Comentário: Nessa frase, não há erro de grafia, pois pode-se grafar o verbo sublinhado como  estrovam ou estorvam.

10.Considere os fenômenos fonéticos a seguir:
(1) letra que representa mais de um fonema;
(2) letra que não representa nenhum fonema;
(3) correspondência total de fonemas e letras.
     Assinale a alternativa cujas palavras apresentam, na ordem em que são citados, os fenômenos fonéticos acima.
(A) exceção   -  fachada  -  logradouros         (B) herma   -  clássica   -  exceção     
(C) reflexões -   hábito -  executada                (D) fachada   - Recorremos  -  reflexões       
                                      (E) pontilhada  -  herma  - clássica

11. Associe as colunas, relacionando a razão da acentuação ou não  e a correspondente palavra do texto.
  (1) Oxítona                                         (   ) europeias(linha 08)
  (2) Paroxítona                                  (   ) teríamos(linha 12)                      
  (3) Proparoxítona                            (   ) construídos  (linha 22)                
  (4) Ditongo aberto                          (   ) responsável(linhas 31 e 32)   
  (5) Hiato
      A alternativa que preenche correta e respectivamente os parênteses da segunda coluna, de   cima  para  baixo,  é:
 (A) 3 – 1 – 2 - 5.                     (B) 4 - 2-  3 - 1.                   (C) 4 – 3 – 5 - 2.     
                         (D) 5 – 2 – 4 - 1.               (E) 5 – 3 – 4 - 2


12. O juiz expediu o ________ de prisão. João procurou agir com ______, mas solicitou que o relatório  fosse _______, pois continha alguns erros. Complete as lacunas com a alternativa correta.
a) mandato – discrição – retificado          b) mandado – descrição – ratificado
c) mandado – discrição – retificado         d) mandato – descrição – ratificado

13. O emprego de mal e mau, nesta respectiva ordem, em uma das opções abaixo, está errado. Assinale-a.
a) Quem é ____ pratica o ____ . (mal/mau)                   
b) Não há ____ que sempre dure nem bem que nunca se acabe. Não deseje _____ ao próximo. (mal/mal)
c) Antes só do que ____ acompanhado. Ele é um _____ aluno. (mal/mau)
d) ______ recebeu o dinheiro, saiu gastando por aí e fez _____ uso dele. (mal/mau)
e) Nunca mais empregaremos _______ estas palavras: _____, o advérbio, e ______, o adjetivo. (mal/mal/mau)


14. (UFPR) Que frases terão suas três lacunas corretamente preenchidas por «HÁ», «POR QUE» e «A», respectivamente:
1. Se estavam ......... três passos da margem, ..................não veriam o peixe quando viesse............. tona?
2. O trem partiu de Paranaguá ...............duas horas ,.....................ainda não chegou ................... Curitiba?
4. O prédio só estará pronto daqui .......... dois meses, ................ as chuvas impediram o transporte de material até ...... obra.
8. Então  ...........   um só inscrito no curso? ...................  não se fez referência ............... isso antes?
16 Se não .............avião  para  Curitiba, não sei .................  não vamos  imediatamente ......... Estação Rodoviária?
32. Estamos ............ três semanas da prova de História e vocês ainda não explicaram  as razões ............ Jânio Quadros  renunciou ......... presidência.

15. (UNI TAU-SP) Complete as orações a seguir escolhendo um dos vocábulos indicados e numerados entre parênteses, para completar o sentido correto das mesmas:
         I. .............................o erro, o documento foi aceitO.     
            (1) ratificado        (2) retificado
        II. O jovem portou-se com ................... e boas maneiras. 
           (3) descrição   (4) discrição
        III. Não tenho capacidade para conversar com pessoa tão.................                    
             (5) iminente                (6) eminente
        IV. O ....................é tão intenso na época de férias que preferimos andar a pé.    
             (7) tráfego                   (8) tráfico.
        V. Se as leis forem ................... , as penalidades serão aplicadas.                         
            (9) infringidas             (10) infligidas
a) 1 — 4 -- 6— 8— 10             b) 2 — 3 — 5 — 7 — 10            c) 2—4—6—7—9
                           d) 1 — 4 — 5 — 8 — 9             e) 1 — 3 — 5 — 8

 Gabarito: 1-d, 2-c, 3-a, 4-c, 5-b, 6-d, 7-b, 8-d, 9-a, 10-c, 11-c, 12-c, 13-a, 14-10 (2/8), 15-c.

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1. Em todas as frases as lacunas preenchem com a primeira  das palavras indicadas entre os parênteses. Assinale a que só admite a segunda possibilidade:
     a) O diretor da escola___________ o requerimento  do aluno. (deferiu, diferiu)
     b) Álvares de Azevedo foi um ___________ (eminente, iminente)
     c) Embora dono de um vasto conhecimento na  sua especialidade, o profissional era   
         ________ para aquele trabalho. (insipiente, incipiente)
     d) Certos políticos cumprem um _________ de quatro anos. (mandato, mandado)
     e) Estando enfermo, o médico houve por bem _______________-lhe alguns 
          medicamentos. (prescrever, proscrever)

2. Assinale o item em que houve erro no emprego de SOB / SOBRE:
a) Diariamente conversamos sobre assuntos diferentes.           
b) Ele conversou com os amigos sob minha orientação.
c) Sempre lhe pesaram sob os ombros a:. responsabilidades da casa.
d) Encontramos sobre o guarda-roupa a jóia sumida.                
e) Foi intimado a se desculpar sob pena de ser castigado.

3. Assinale a frase que deve ser completada com a primeira das palavras:
       a) Foi intimado _________________ pena de multa (sobre/sob).
       b) Estava ___________ custódia (sob / sobre)
       c) Pesavam-se _________________ os ombros responsabilidades (sob / sobre).
       d) Este livro é agradável ___________ ser útil (sob/sobre).
       e) Não tratei do assunto ______________ este aspecto (sobre / sob).

4. Assinale o item que deve ser completado com o primeiro vocábulo do par entre parênteses:
a) Quando cheguei ao cinema, já havia começado a __________________ das cinco. 
     (seção /sessão)
b) Rui Barbosa foi um estadista .( eminente  / iminente)
c) O Governador iniciou o seu _____________ a 31 de março. (mandado / mandato)
d) Espero que você guarde ____________ sobre o que nós conversamos. 
    (descrição / discrição)
e) Se você _______________ a lei, poderá  ser punido.  (infligir/infringir)

5. Assinale o item em que o espaço deve ser completado com a primeira palavra dos parênteses:
a) O criminoso foi preso em (fragrante / flagrante).
b) A moça sempre agiu com muita (descrição / discrição).
c) O juiz ordenou que o acusado fosse recolhido, expedindo um (mandato / mandado)
d) Todos abandonaram o prédio, cujo desabamento era (iminente / eminente).
e) O motorista foi multado por (infligir / infringir) a lei do trânsito.

6. Assinale o item que deve ser  preenchido com o vocábulo à direita:
a) Era intenso o __________ de veículos na Avenida 13 de maio. (tráfego)
b) Os estrangeiros que vêm para o nosso país são ______________, de acordo com as nossas leis. (emigrantes)
c) Aquela pesquisa detalhada não irá ______ ________ efeito positivo. (sortir)
d) Por lutar corajosamente com o animal, ele foi considerado um elemento ___________ (intemerato)
e) Todos saíram da ____________ de cinema às sete horas. (cessão)

7. Pela ordem em que ocorrem as frases abaixo,  devemos  preenchê-las, respectivamente, com os vocábulos.
I—O _________________ musical foi excelente.
II— Todos o ______________ pela vitória.
III— Ele sempre trabalhou na ______________ dos imóveis aos verdadeiros donos.
IV— Pelos modos como age, trata-se de um  _________________
a) concerto, comprimentaram, cessão, cavalheiro;                  b) concerto, cumprimentaram, cessão, cavalheiro;
c) conserto, compnmentaram, seção, cavaleiro;                      d) conserto, cumpnmentaram, sessão, cavaleiro;
                                        e) concerto, cumprimentaram, sessão, cavalheiro.

8. Está mal empregado o elemento sublinhado no item:
a) Medicina e Odontologia são duas carreiras afins.            
b) Viemos a São Paulo a fim de conseguirmos emprego.
c) Os motivos por que não voltei à terra natal já foram esclarecidos.          
d) Não gosto de entrar no mar porque é muito perigoso.                     
e) A cerca de poluição ninguém quis falar durante os debates.

09. Marque o item cuja lacuna se preenche com  1º elemento entre os parênteses:
a) Para não permanecer com o erro, o funcionário ______________.(retiflcou-o / ratificou-o)
b) O prefeito não _______________ o requerimento. (diferiu / deferiu)
c) Ele ficará preso para ______________ sua culpa. (espiar / expiar)
d) Por sua conduta, ele sempre revelou um bom __________. (censo / senso)
e) As autoridades tentam combater o ______ ________ de tóxico. (tráfego / tráfico)

 10. Todas as palavras sublinhadas abaixo estão empregadas erradamente, menos na frase:
a) Aonde você morou durante os dois últimos anos?                 
b) Aquele político teve seus direitos caçados.
c) O médico escutou o peito da criança para ver se havia problemas.
d) Certas pessoas interferem negativamente num meio social.
e) Era preciso arrear as malas, pois estavam muito pesadas.

11. Marque a única frase que se preenche adequadamente com a primeira das opções colocadas entre os parênteses:
a) Durante as atividades, o trabalhador mostrou-se (indefeso, indefesso) realizando tudo a contento.
b) O motorista foi preso por cometer uma ( infração, inflação).
c) Todos farão suas tarefas, (se não, senão) o pagamento será suspenso.
d) Houve muito (reboliço, rebuliço) durante o acidente de trânsito.
e) Todos os condôminos pagarão uma (tacha, taxa) extra neste mês.

12. Marque o item em que se classificou erradamente o par de exemplos:
a) SESSÃO /  SEÇÃO = homônimos homófonos          
b) EFÊMERO / BREVE = sinônimos
c)  RETIFICAR / RATIFICAR = homônimos homógrafos   
d) CALMO / AGITADO = antônimos
e) INFLIGIR / INFRINGIR = parônimos

13. Todos os pares abaixo mostram palavras cognatas, exceto:
a) pedra / petrificar             b) abstrato / absurdo              c) noite / noctívago        
                         d) terra / aterrissar     e) ouro / áureo.

14. Comparando-se as palavras sublinhadas em:
        —  A manga que chupei, estava uma delícia.           
        — Cortaram a manga da minha camisa.
                                 Constatamos um caso de:
a) paronímia;      b) sinonímia;        c) homonímia;      d) antonímia;     e) cognatos.

Gabarito: 1-c, 2-c, 3-b, 4-b, 5-d, 6-a, 7-b, 8-e, 9-a. 10-d, 11-b, 12-c, 13-b, 14-c.
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