SOS LÍNGUA PORTUGUESA

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sábado, 30 de abril de 2011

QUESTÕES SOBRE VERBOS


1. “...enquanto punha o motor em movimento”. O verbo destacado encontra-se no:
a) presente do subjuntivo;                  b) Pretérito mais-que-perfeito do indicativo;
c) presente do indicativo;                  d) Pretérito imperfeito do indicativo;
                          e) Pretérito mais-que-perfeito do subjuntivo;

2. Indique a frase em que o verbo se encontra na 2ª pessoa do singular do Imperativo Afirmativo:
            a) Faça o trabalho.          b) Acabe a lição.        c) Mande a carta.     
                                d) Dize a verdade.      e) Beba água filtrada.

3. Em “Restam outros sistemas fora / do solar a colonizar”. O termo verbal sublinhado é:
a) futuro do subjuntivo      b) mais que perfeito do indicativo     c) infinitivo pessoal
                              d) pretérito perfeito         e) infinitivo impessoal

4. Esta errada a flexão verbal em:
a) Requeri a pensão alimentícia               b) Anseio por sua felicidade;             
c) Quando eu ver a nova casa...               d) Não pudeste falar.                        
                                       e) Eu intervim no caso.

5.Analise os verbos grifados nas frase abaixo.
I. Quero que você meça o comprimento da porta.
II- Tinha esperança de que encontraríamos a resposta.
III- Dou-te apenas um conselho: vai embora hoje mesmo.
IV- Viam-se várias rosas no jardim, e o aroma entrava pelas janelas.
                    Assinale a afirmação correta.
a) Querer está no tempo presente; medir é verbo regular.
b) Ter  está no pretérito imperfeito do indicativo; encontrar é verbo irregular.
e) Dar é verbo irregular; ir está na 2ª pessoa do plural.
d) Ver está na voz passiva sintética; entrar está no pretérito  imperfeito do indicativo.

6. Nas alternativas abaixo, o tempo verbal destacado indica possibilidade em:
a) “... as pessoas nao estão sempre iguais (...) elas vão sempre mudando.” (Guimarães Rosa) b) “Se alguém por mim perguntar
      diga que eu só vou voltar
      quando eu me encontrar.” (Antônio F. Candeia)
c) “Mesmo que se tomem as inadiáveis e urgentes medidas paliativas, sem tal plano, a cidade terá de conviver com sua natureza selvagem.” (Folha de S.Paulo/l 998)
d) “Que importava se num dia futuro sua marca ia fazê-la erguer insolente uma cabeça de mulher?” (Clarice  Lispector)

7. A primeira  pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo dos verbos prover, intervir, reaver são, respectivamente:
a) provi, intervi, reouve.                    b) provi, intervim, reouve.        
c) provim, intervim, reavi                 d)provim, intervi, reouve

8. Considerando a classificação dos verbos destacados, relacione a coluna da direita de acordo com a da esquerda e assinale a alternativa com a sequência correta.
1 – regular                       (   ) Farei o exercício                                    a) 3 — 5 — 1 — 2 — 4
2 – irregular                     (   ) Ele foi morto durante o assalto.           b) 2 — 1 — 4 — 5 — 3
3 – anômalo                    (   ) O céu está plúmbeo. Chove.                c) 1 — 5 — 4 --- 3 — 2
4 – defectivo                   (   )  Vão-se aos ares os pombos.             d) 2 — 5 — 4 — 3 —1
5 – abundante                 (   ) Mobiliarei a casa quando puder.

9. “Na segunda noite / pisam as flores / matam  nosso  cão /  e não dizemos nada.” Passando os verbos sublinhados para a segunda pessoa do singular do imperativo, teremos:
a) pisa, mata, não digas.              b) pise, mata, não diga.       
c) pisa, mate, não digas.              d) pise.,inale, não diga.

10.”...Na memória, guardavam-se detalhes bem vivos...” Em que alternativa o verbo sublinhado é  flexionado no plural pelo mesmo motivo que determina a flexão do verbo guardar no texto acima?
a) Embora inimigos, deram-se as mãos.                                      
b) Pintam-se  letreiros de diversos tipos.
c) Os namorados encontrar-se-iam muitos anos depois.               
d) Os operários feriram-se,  com suas ferramentas.

11. Assinale a alternativa em que os verbos estão conjugados conforme a norma culta.
a) A diretora não interveio na nota do aluno; ele foi, pois, reprovado.
b) Quando você ver o Bonê, diga-lhe que estamos com saudade.
c) Quando você o vir, dize-lhe que ainda o amo muito.
d) Se você se colocasse em meu lugar, perceberá melhor o problema, meu amor!

12. Flexionar os verbos entre parênteses na 2ª pessoa do singular do modo imperativo e assinalar a alternativa correta.
I  - (Opor) a perseverança às dificuldades.                
II -  Não  (desprezar) os conselhos dos velhos.
III – (Odiar) o vício e (prezar) a virtude.                   
IV-  (Evitar) o mal e (praticar) o bem.
      a) Opões         b )  despreza        c) Odeia; preza        d) Evites; pratiques

13. Marcar as alternativas que preenchem corretamente as lacunas  em:
      “ ________ alguns minutos de pausa. Sem que o motorista, o cobrador e tu ____________ impedir, _________, concomitantemente, um sujeito da calçada  e um dos passageiros.”
     a) seguiu-se, pudessem, atiraram            b) seguiram-se, pudessem, atirou
     c) seguiu-se, pudésseis, atirou                 d) seguiram-se, pudésseis, atiraram

14. Todas as alternativas apresentam locução verbal, exceto:
 a) “E se ele fosse morar longe?”                              
 b) “... bastava me ignorar, se ao menos...”
 c) “... só eu  soube  que ela ia morrer.”                    
 d) “... aniversário ficamos reunidos em redor.”

15.Assinale a alternativa em que a flexão verbal está correta.
a) Ontem me entreti muito no circo.                                
b) Aliás, o circo sempre entrete todo mundo.
c)O domador interviu numa briga entre dois irmãos.        
d) Se vocês virem que o  circo não é bom, não vão lá.

16.Preencha as lacunas com a forma verbal entre parênteses:
I- Algum tempo hesitei se ________abrir estas memórias. (dever - futuro do pretérito do indicativo)
II - Dito isto, ele ________ às duas horas da tarde. (expirar - pretérito perfeito do indicativo)
III – Eles ________ que  chovia, peneirava uma  chuva fininha. (acrescentar- mais-que-perfeito do indicativo)
IV - O amigo intercalaria esta ideia no primeiro discurso que_________ (proferir - imperfeito do subjuntivo)
a) deveria, expirava, acrescentam, proferisse.                          
b) deveria, expirou, acrescentaram, proferisse.
c) devera, expirou, acrescentavam, proferirá.                           
d) devia, expira, acrescentam, proferiria.

17.Assinalar a alternativa que completa corretamente as frases abaixo.
I - Os teóricos, neste momento, ___________ os conceitos.
II - _________ muito talento os meus amigos.
III - A casa ele ____________ do necessário.
IV -  Espero que todos do grupo ____________ crédito ao novo gerente.
a) reveem/ tem/ provém/ deem                      b) reveem/ têm/ provém/ deem
c) .reveem/teem/provem/dêem                      d) reveem/tem/ provêm/deem

18. Escolha forma verbal correta:
     “A  mãe disse ao  filho que fariam uma longa viagem.”   No discurso direto, teremos:
     “A mãe disse ao filho: -  _________   uma longa viagem.”
  a) Faremos          b) Fazíamos          c) Fazemos         d) Tínhamos feito

19.Assinale a alternativa em que o verbo foi conjugado corretamente:
     a) Se você vir cedo, encontrará o professor.                     
     b) Ele disse que queria vim para o concerto.
     c) Quando ele vir você comigo, ficará furioso.                  
     d) Não sei se o pai  interviu na discussão dos filhos.

20. Enumeradas de I a V,  têm-se referências sobre os verbos empregados nas frases logo abaixo. Associar  números e parênteses e assinalar a alternativa que una corretamente emprego e explicação.
I - Um dos verbos está no modo imperativo negativo, expressando conselho.
II - O fato passado ocorreu antes de outro também passado. Fato duplamente passado.
III - Os atos não concluídos expressam continuidade na linha do passado.
IV- As ações aconteceram em certo momento do passado e aí se concluíram.
V- Modo geralmente empregado em orações subordinadas. Usado em oração absoluta reflete afetividade, o
     que demonstra a expressão da vontade do indivíduo que fala.
(   ) “A gente chamou, esperou”.                                    
(   ) “...branco, que tinha sido o do casamento...”          
(   ) “Só se ele soubesse”.
(   ) “...por que, então não subia ou descia o rio... 
(   ) “- Cê vai, ocê fique, você nunca volte...”
            a ) IV, II, I, V, III             b) III,IV, V, II, I            c) II, I, III, V, IV              d) V, III, IV, I, II

21.  “...mascou o beiço e bramou...”  “Bramar” significa gritar e segue o paradigma de cantar, entretanto sua variante bramir é verbo que não se conjuga nas formas em que ao m da raiz seguiria o ou a:  a 1ª  pessoa do singular do presente do indicativo e as do presente do subjuntivo, por isso é verbo classificado como:
     a) abundante;          b) impessoal;           c) defectivo;         d) anômalo.

22. O verbo destacado da oração “Nós nos precaveremos contra aqueles inimigos”  é c1assiflcado como defectivo. Nesse sentido, em que alternativa fica incorreta outra  conjugação?
a) Ele se precaveu contra aqueles inimigos.                                        
b) Eu me precavera contra aqueles ininiigos.
c) Sempre me precavenho contra aqueles inimigos.    
d) Se fosse necessário, vós vos precaveríeis contra  inimigos.

23. Em relação a verbos, assinalar a alternativa que apresenta tempo composto.
a) “Essa atitude é agravada, não atenuada..                                   
b) “São convidados a desfilar em comunicados...”
c) “...nada justifica que um jornal sério como ele é divulgue notícias...”
d) “...para desenvolver uma reflexão que (...) tenho comunicado a amigos jornalistas.”

24. Encontra-se voz passiva na seguinte alternativa:
a) “... tal o estrago que a bicharada tinha aprontado nas roças e retiros.»
b) E então, pouco a pouco, o luminoso contorno ia sendo perturbado pela escuridão.
c) “Os alto-falantes dos corredores haviam chamado o médico de plantão.’
d) Encontraram-se com seus mestres os alunos do curso de Medicina.

25.Assinalar a alternativa em que o verbo auxiliar está atuando na construção da voz passiva:
a) “Nunca, porém, haveria de esquecer aquela frágil armação de lona e tabique (...)“
b) “Os que lá se encontravam tinham respondido friamente à saudação dele (...)“
c) “Ao chegar da fazenda, espero que já tenha terminado a festa.”
d) “E não soubemos, ah, não soubemos amá-las. E todas sete foram mortas.”

26. Leia com atenção:
I - Lúcia apaixonou-se por João. - voz passiva sintética. Lúcia sofre a ação de apaixonar-se por alguém; uso do
     pronome apassivador se.
II - Os criminosos  devem receber castigo por seus atos. -  voz ativa com verbo de sentido  passivo.
III - Isso foi sabido de todos - voz ativa; embora haja locução verbal, não há agente da passiva.
                       Não está(ão) correto(s) o(s) comentário(s) de:
            a) I e III.            b) I  apenas.            c) II e III.           d) I, II e III.

27. Assinalar a alternativa em que se verifica a voz passiva correspondente à oração “O ator apresentou várias peças teatrais.”
a) Várias peças teatrais tem sido apresentadas pelo ator.                       
b) Várias peças teatrais têm-se apresentado.
c) Apresentou-se várias peças teatrais.                                                      
d) Apresentaram-se várias peças teatrais. 
e) Várias peças teatrais foram apresentadas pelo ator.

28- “O que eu sou hoje é terem vendido a casa,
        É terem morrido todos,
        É estar eu sobrevivente a mim-mesmo como um fósforo frio...”
     Nos versos acima, o eu-poético procura definir-se: “o que eu sou é”. Observe o uso das formas verbais para tais definições. Quanto a essas formas, pode-se dizer que:
I- se transformaram em simples substantivos, uma vez que equivalem a sujeito: Isso é o que sou.
II - as formas verbais dos dois primeiros versos (com idéia de passado) e a do terceiro verso (com idéia de presente)
      servem apenas para marcar o tempo sem qualquer outro significado para o contexto.
III - nos três versos existe o chamado infinitivo pessoal.
                            Está correto o que se afirma em:
    a) I apenas.            b) III apenas.            c) II e III apenas.       d) I , II e III.

 29. Assinale a opção que completa corretamente as lacunas abaixo.
1. Se todos __________ a herança, eu não precisaria __________ no testamento.
2. Se eu _________ minha idéia, todos ____________ uma maneira de pô-la em prática.
a (  ) reouvesse _ intervir _ impuserem _ encontrará               
b (  ) reouvesse _ interveio _ impuserem _ encontrarão
c (  ) reouvessem _ interviu _ impuseram _ encontrarão         
d (  ) reouvessem _ intervir _ impuser _ encontrarão
e (  ) reavesse _ intervir _ impuser - encontraram

30. A opção em que a forma verbal está correta é:
a) Se pores tudo em ordem, ficarei satisfeito.                 
b) O superior interveio na discussão, evitando a briga.
c) Não se premiam os fracos que só obteram derrotas. 
d) Se a testemunha depor favoravelmente, o réu será absolvido.
e) Disse ser falsas aquelas assinaturas.                                        

Gabarito:1-d, 2-d, 3-c, 4-c, 5-d, 6-c, 7-b, 8-d, 9-a, 10-b, 11-b, 12-c, 13-d, 14-b, 15-d, 16-b, 17-b, 18-a, 19-c, 20-a, 21-c, 22-c, 23-d, 24-b, 25-d, 26-a, 27-c, 28-d, 29-d, 30-b.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

QUESTÕES SOBRE PRONOMES


1. Aponte a opção em que muito é pronome indefinido:
a) O soldado amarelo falava muito bem.      
b) Havia muito bichinho ruim.
c) Fabiano era muito desconfiado.                 
d) Fabiano vacilava muito para tomar decisão.
e) Muito eficiente era o soldado amarelo.

2.O pronome relativo foi mal empregado em:
a) Conheço a mulher a quem você ama.                        
b) Vi o filme cujos os atores você se referiu
c) A rua em que moro é arborizada.                                  
d) Tenho tudo quanto quero.
e) Este é o assunto sobre o qual falaremos.

3.Assinale a frase em que se empregou indevidamente o pronome o ou lhe:
a) Eu lhe vi ontem no centro da cidade.     b) Não o encontrei em casa.            
c) Emprestei-lhe o dinheiro                         d) A mulher beijou-lhe a face.                   
                                e) Espero-o na estação.

4. A substituição do termo sublinhado pelo respectivo pronome não está correta em:
a) “... defendiam o seu sono...” — defendiam-no.                   
b) “...abrindo picadas...” — abrindo-as
c) “.. sem fazer ruído..” — sem fazê-lo.                                  
d) “. . . habitando na mata..” — habitando-lhe
e) “...miavam seu espantoso miado...” — miavam-no.

5.Observe:
I - “Tão esquiva  se fez, que...
II - “... tinha desaprendido a gostar dessas coisas.. .”
III - “... pegou a tesoura e tosquiou-lhe os longos cabelos...”
IV - “... sua beleza chamava a atenção.
                                  Em quais frases acima há pronomes oblíquos?
  a)I e III                        b) IV e  III                   c) I e II                   d) I, II e III.

6.Algum tempo hesitei se devia...”
    “... diferença radical entre este livro
    “...  tudo isso  é a dor crua e má...”
   Os pronomes grifados classificam-se, respectivamente, como:
a) demonstrativo, relativo, indefinido e pessoal.                   
b) demonstrativo, pessoal, possessivo e indefinido.
c) indefinido, indefinido, demonstrativo e possessivo.         
d) indefinido, demonstrativo, indefinido, demonstrativo.

7.Assinalar a alternativa em que o pronome em destaque não esteja corretamente classificado.
a) “... a  única prova a meu favor que encontre à mão...” (relativo)
b) “... e o capricho estranho de minha secretária.” (possessivo)
c)”...que a leva a mergu1har no fundo baú..” (pessoal)
d) “Isso é que dá encanto ao costume.. (indefinido)

8.. “... Ela também os tratava com  uma bondade que não conhecia mau humor.” A classe gramatical da palavra que no texto acima, não é a mesma da palavra que na alternativa:
a) Que não pedes  um diálogo de amor, é claro.                  
b)”Todos os retratos que tenho de minha mãe...”
c) O que te inspirou esse anúncio não foi a religião...           
d) “... detalhes bem vivos que o tempo não apagou.”

9. Assinale a alternativa em que o emprego do pronome demonstrativo está  incorreto.
a) Esta empresa “Cosméticos Vida” agradece a essa loja a preferência dada e cumprimenta-a pelo novo ponto comercial.  Atenciosamente, Diretor de Vendas.
b) De acordo com o que foi solicitado  pelo Gerente desta cadeia de lojas, esta empresa antecipará a entrega do material para o Natal,  Atenciosamente, Diretor de Vendas.
c) “Laços de Família” e “Por Amor” apresentam a personagem Helena. Nessa, a personagem foi vivida por Regina  Duarte; naquela, por Vera Fischer.
d) Essa seção solicitou que fossem enviados, com urgência, dois funcionários, até o último dia deste mês. Concedido. Gerente administrativo.

10.Observe:
                Reclinada molemente na sua verdejante colina, como odalisca em seus aposentos, está a sábia Coimbra, a Lusa Atenas. Beija-lhe os pés segredando-lhe de amor, o saudoso Mondego. E em seus bosques, no bem conhecido salgueiral, o rouxinol e outras aves canoras soltam seus melancólicos trilos. Quando vos aproximais pela estrada de Lisboa,  onde outrora uma bem organizada mala-posta fazia o serviço que o progresso hoje encarregou à fumegante locomotiva, vede-la branquejando, coroada do edifício imponente da Universidade, asilo da sabedoria.
                                                               (O primo Baíilio. São Paulo, Abril Cultural, 1979)
   Os pronomes, cuja função essencial é denotar ou determinar os seres, funcionam também como elementos coesivos, isto é, estabelecem a ligação entre os elementos de uma frase ou de um texto, a fim de manter a sua unidade. Leia o texto acima e marque a alternativa em que o termo referente não é retomado pelo pronome indicado.
a) “vede-la” — o pronome oblíquo “a” retoma o substantivo próprio “Coimbra”.
b) “onde” — o pronome relativo retoma o seu termo antecedente “estrada de Lisboa”.
c) “seus bosques” — o pronome possessivo refere-se a “saudoso Mondego”.
d) “que”— o pronome relativo refere-se ao termo antecedente “serviço”.

11.Observe os pronomes destacados nos versos abaixo e assinale a alternativa correta.
        1 - “Você me deixa a rua deserta.” .        2 - “Você me faz feliz.”
a) O pronome usado em 1 equivale a pronome possessivo: Você deixa minha rua deserta.
b) Trata-se de dois pronomes pessoais com a mesma função sintática: objeto indireto.
c) Nos dois casos, temos um pronome do caso reto equivalente à primeira pessoa.
d) Em 2, temos pronome oblíquo com função sintática de objeto indireto.

12.Observar:
I- Costumava assistir ao seriado todas as noites, após chegar do trabalho.
II- O comerciante não vencia pagar ao agiota as dívidas eternas, cujos juros eram exorbitantes.
III- Tendo esgotado a sua paciência, a mãe chamou a atenção do menino na frente de todos.
IV- “Estava à toa na vida,                             Pra ver a banda passar
       O meu amor me chamou                      Cantando coisas de amor” .
              Marcar  a alternativa cujos pronomes substituem, respectivamente, de maneira correta os termos grifados  nos textos acima.
a) lhe — lo — sua — la                    b) o— lhe — lhe — lhe         
c) a ele — lo — sua —lhe               d) a ele — lhe — lhe — la

13. “Para _______  chegar ________ o Pelé chegou,  terei  que treinar muito.” Assinalar a alternativa que  preencha corretamente as respectivas  lacunas.
a)eu – onde             b) eu – aonde                 c) mim – onde                   d) mim - aonde

14. Assinalar a alternativa em que a substituição da palavra  grifada pelo pronome átono está INCORRETA.
a) “... roubam uma flor...”  - roubam-na                              
b) “...pisam as flores...” – pisam-nas,
c) “...dizemos algumas palavras...” - ...dizemo-las.              
d) Não entendo os homens. -  Não lhes entendo.

15. (UM-SP) Ninguém atinge a perfeição alicerçado na busca de valores materiais, nem mesmo os que consideram tal atitude um privilégio dado pela existência. Os pronomes destacados no período acima classificam-se, respectivamente, como:
      a) indefinido - demonstrativo - relativo - demonstrativo
      b) indefinido - pessoal oblíquo - relativo - indefinido
      c) de tratamento - demonstrativo - indefinido - demonstrativo
      d) de tratamento - pessoal oblíquo - indefinido - demonstrativo
      e) demonstrativo - demonstrativo - relativo - demonstrativo

16. (UEPG-PR) Assinale a alternativa em que a palavra onde funciona como pronome relativo:
 a) Não sei onde eles estão.                                 
 b) "Onde estás que não respondes?"
 c) A instituição onde estudo é a UEPG.                     
d) Ele me deixou onde está a catedral.
e) Pergunto onde ele conheceu esta teoria.
    
17. (UNIRIO) Assinale o item que completa convenientemente as lacunas do trecho: A maxila e os dentes denotavam a decrepitude do burrinho; .........., porém, estavam mais gastos que .......... .
      a) esses, aquela             b)estes, aquela              c)estes,  esses          
                         d) aqueles, esta            e) estes, esses

18. (LONDRINA-PR) Foram divididos .......... próprios os trabalhos que .......... em equipe.
      a) conosco - se devem realizar                    b) com nós - devem-se realizar
      c) conosco - devem realizar-se                    d) com nós - se devem realizar
                                       e) conosco - devem-se realizar

 19. (TRE-SP) O auxiliar judiciário discutiu .......... mesmos a respeito de possíveis desentendimentos entre .......... e .......... .
      a) conosco - eu - ti            b)com nós – mim  - tu           c)com nós – mim - ti
                             d) conosco - eu - tu            e) conosco - mim - ti 
    
 20. (TRE-SP) V. Excelência ......... fazer o que ......... for possível, para que .......... prestígio se mantenha.
a) deveis - vos – vosso          b)deveis – lhe – seu           c)deveis – lhe - vosso
                             d) deve - vos - seu                       e) deve - lhe - seu

Gabarito: 1-b, 2-b, 3=a, 4-d, 5-a, 6-d, 7=d, 8-a, 9-b, 10-c, 11-b, 12-d, 13-b, 14-d, 15-a, 16-c, 17-b, 18-d, 19-c, 20-e.

sábado, 23 de abril de 2011

QUESTÕES SOBRE ARTIGOS E NUMERAIS


1. No texto seguinte selecione os artigos:
  “Tire um sono  na rede
   Deixe a porta encostada
   Que o vento da madrugada
   Só me leva pra você.
   E antes de acontecerer
   Do sol a barra vir quebrar
   Estarei nos teus braços
   Pra nunca mais voar”      (Luis Gonzaga)


 2. Nos textos seguintes, aponte os artigos que estão sendo usados para substantivar palavras que  primitivamente não eram substantivos.
a)“Quando a gente tá contente
 Tanto faz o quente, tanto faz o frio
 Que eu me esqueça do meu compromisso
 Com isso e aquilo que acontece  dez  minutos atrás.
 Dez minutos atrás de uma ideia  já deu pra
 Uma teia de aranha crescer
 Sua  vida  na cadeia do pensamento”                    ( Gilbertto Gil)

 b)”O quereres e o estares sempre a fim
    Do que em mim é de mim tãodesigual
    Faz-me  querer-te bem, querer-te mal
    Bem a ti,  mal ao quereres assim
    Infinitamente  pessoal
    E eu querendo querer-te sem ter fim
    E, querendo, aprender o total
    Do querer que há e do que não há em mim”  (Caetano Veloso)


3.Assinale a alternativa em que o uso do artigoestá substantivando uma palavra.
a) A liberdade vai marcar a poesia social de Castro Alves.
b) Leitor perspicaz  é  aquele que consegue ler as entrelinhas.
c) A navalha ia e vinha no couro esticado.
d) Haroldo ficou encantado com o andar de bailado de Joana.
e) Bárbara dirigia os olhos para a lua encantada.

4.Cardinais ou ordinais? Escreva por extenso.
a) Luis XVI   _____________                      b) Henrique VIII __________________    
c) Dom João VI _________________      d) capítulo II _____________        
e) João XXIII  ____________________    f) Pio XII  _____________________

5.Aponte a alternativa em que os  numerais estão bem empregados.
a) Ao papa Paulo Seis sucedeu João Paulo Primeiro.                     
b) Após o parágrafo nono virá o parágrafo décimo.
c) Depois do capítulo sexto, li o capitulo décimo primeiro.           
d)Antes do artigo dez vem o artigo nono.
e) O artigo vigésimo  segundo foi revogado.

6. Os ordinais referentes aos números 80, 300, 700 e 90 são, respectivamente
 a) octagésimo, trecentésimo, septingentésirno, nongentésimo
 b) octogésimo, trecentésimo, septingentésimo, nonagésimo
 c) octingentésimo, tricentésimo, septuagésimo, nonagésimo
 d) octogésimo, tricentésimo, septuagésimo, nongentésimo

7.Assinale a alternativa em que há erro:
a) O anúncio foi publicado em O Estado São Paulo.        
b) Está na hora de os trabalhadores saírem.
c) Todas as pessoas receberam a notícia.                          
d) Não conhecia nenhum episódio dos Lusíadas.
e)Avisei a Simone de que não haveria a reunião.

8. Responda que numeral multiplicativo deve ficar no lugar do ?.
a. Vinte e um é o ? de sete.       b. O ? de cinco é vinte.     c. O ? de vinte é cem.

9. Identifique se o termo destacado é numeral ou artigo indefinido.
a. Você só tem uma vida. Cuide bem dela.                                                                           
b. Ele não fala uma palavra de chinês!
c. Aqueles invasores podem representar uma ameaça para os índios.
d. A decomposição desse material pode demorar um século.

10. Alguns substantivos ou adjetivos podem ser empregados para indicar quantidades numéricas. Identifique essas palavras em cada texto e escreva  seu significado.
a. Após uma década de perseguição, Maomé e seus seguidores migraram para Medina, a cerca de 300 quilômetros de Meca. O profeta veio a governar  a cidade e, vários anos depois, ele e um pequeno exército de fiéis  retornaram a Meca. (National Geographic)
b. Há pouco mais de um século, os imigrantes trouxeram agitação para a  cidade de São Paulo. Sua grande riqueza é a sua diversidade cultural,  constituída de mais de 70 grupos étnicos e nacionais. (Folha de S. Paulo)                                                                   
c. Numa vaquejada que houve na fazenda vieram todos os vaqueiros  daquelas bandas. Meu pai matou meia dúzia de vacas e abriu pipas de vinho  branco para quem quisesse beber. Nunca se tinha dado festa igual.(Graciliano Ramos)
d. A educação indígena diferenciada e bilíngue no Acre ainda tem um longo  caminho a percorrer. A maior parte dos professores só leciona do 1º ao 5º  ano, mas já há um grupo ensinando do 6º ao 9º ano.(O Estado de S. Paulo)           e. Durante o Festival Toonik Tyme, os inuits, habitantes do ártico canadense,  revivem seus costumes milenares.

Gabarito: 1- um, a, o, a(na), a(da), o(do),os(nos)    2-o quente, o frio, o quereres, o estares, do querer    3-d     4-dezesseis, oitavo, sexto, segundo, vinte e três, doze     5-d, 6-b, 7-d   8-a)triplo, b)quádruplo,c)quíntuplo        9-N, A, A, N    10- década(dez anos), século(cem anos), meia dúzia(seis), bilíngue( duas línguas), milenares(mil anos).

QUESTÕES SOBRE ADJETIVOS


1.Relativamente à concordância de adjetivos compostos  indicativos de cores, uma dentre as seguintes alternativas está INCORRETA. Qual?
a) Pele morena-clara.                         b) Vestidos amarelo-ouro   
c) Blusas  vermelho-sangue              d) Olhos castanho-escuros

2.Os jogadores eram  latino-americanos. Seus olhos e cabelos eram castanho-claros e brilhantes. Usavam uniformes verde-limão e sandálias azul-piscinas, um traje bizarro. De acordo com a seqüência dos adjetivos compostos presentes nesse texto, um está flexionado de forma incorreta. Qual?
    a) O primeiro.         b) O segundo.           c) O terceiro.             d) O último.

3. Assinale a única alternativa em que não há adjetivo ou locução adjetiva.
a) “A vida é combate,/ Que aos fracos abate,/Que os fortes, os bravos,/ Só pode exaltar.” (Gonçalves Dias)
b) “Alguns dias dava-lhe gana de satisfazer o apetite, devorando lascas de pirarucu assado, com farinha d’água e lata  de marmelada,..” (Inglês de Sousa)
c) Para os índios, o ingresso na vida adulta é sinônimo de mudanças mais radicais. Eles precisam ter coragem e  sangue-frio para cumprir os rituais de passagem.
d) Para os brancos, penugens no rosto e menstruação representam “os rituais” de que necessitam para a chamada vida de adulto.

4. Qual das frases abaixo apresenta locução adjetiva?
a) Foi importante a construção da ponte.      
b) Já comeste queijo de Minas?
c) A casa fora povoada de malandros.         
d) Chegou rápido a resposta ao jornalista.

5. Assinalar a alternativa em que a flexão de número dos adjetivos e substantivos compostos esteja incorreta.
a) As calças azuis-marinho dos guarda-civis já estão rasgadas.
b) Os ternos verde-mar dos redatores-chefes causam boa impressão aos recém-contratados.
c) As borboletas cor-de-laranja são verdadeiras obras-primas do Criador.
d) Trabalhar nos navios-fábrica ítalo-franco-germânicos era um desafio para as equipes médico-cirúrgicas.

6.Assinalar a alternativa em que todas as palavras fazem o plural da mesma forma do termo grifado no trecho a seguir: “Portanto, repito, esse lamentável episódio...”
a) intelectual, verossímil, terrível;                      
b) gradual, terrível, intelectual;
c) impensável, inverossímil, indiscutível                                            
d) indiscutível, jornal, atual.

7.O item em que temos um adjetivo em grau superlativo absoluto é:
a) Está chovendo bastante;           
b) Sou o funcionário mais dedicado da repartição     
c) Ele é um bom funcionário;         
d) João Brandão foi tremendamente inocente.             
e) João Brandão é mais dedicado que o vigia.

8. O termo em destaque á um adjetivo desempenhando a função de um nome em:
a) “O coitado está se queixando dela com toda razão.       
b) “É uma palavra assustadora.”
c) “Num loguinho aceita-se até o cheque frio”                      
d) Entre ter um caso e uma casinha há diferença.

 9. Os superlativos sintéticos eruditos de negro, veloz e bom são, respectivamente:
a) negríssimo, velocíssimo, ótimo.                
b) nigérrimo, velocíssimo, ótimo.   
c) nigérrimo, velocíssimo, boníssimo.       
d) negríssimo, velocíssimo, boníssimo,          
e) Nenhuma das alternativas anteriores,

Gabarito: 1-a,2-d, 3-a, 4-b, 5-q, 6-c, 7-d, 8-a,9-b.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

QUESTÕES SOBRE SUBSTANTIVOS


1. Assinale a opção em que o termo destacado é substantivo e não adjetivo:
a) Na escuridão miserável ela entrou;            c) Na miserável escuridão ela se perdeu;
b) A miserável perdeu-se na escuridão;        d) A menina era miserável.
                             e) A miserável menina perdeu-se na escuridão;

2. Assinale a alternativa em que a série de formação do plural dos substantivos compostos esteja correta:
a) abelhas-mestra /couves-flor;               b) más-línguas / cajás-mirins     
c) amores-perfeito / capitães-mores;     d) sabiás-pirangas / boas-vidas;          
e) obra-primas / guardas-civil.

3.É  correto afirmar que:
a) o plural de de “segunda-feira”, “grão-duque”, e bel-prazer” é, respectivamente, “segundas-feiras”,   “grãos-duques” e “bel-prazeres”.
b)“vitima’ é substantivo sobrecomum e “omoplata é substantivo masculino.
c)”planalto”, “girassol” e “fidalgo” são vocábulos formados por composição.
d) nos vocábulos “nigérrimo”, “voracíssimo” e ¨”humílimo” há mais fonemas que letras.
e) “ancião’, “vilão” e “anão” têm plurais triplos.

4. Indique todos os casos em que estão corretas as formas do plural:
a) Çidadões, cristãos, capelães, vulcões.         b) Órfãos, cristões, guardiões, bênçãos.
c) Melões, capitães, sótões, tabeliães.             d) Vilões, cidadãos, bênçãos, sótãos.
                            e) Projetis, coraçõezinhos, chapéus, pãozinhos.

5. Em “Ao começar a trovoada, o dentista mal teve tempo  de estacionar seu carro na garagem. “, os substantivos classificam- se como:
a) derivado, derivado e primitivo.                        b) derivado, primitivo e primitivo.       
 c) primitivo, derivado e derivado.                       d) primitivo, primitivo e derivado.

6. “O rato correu o mais que pôde, mas, quando já estava a salvo, gritou pro leão...”Passando a parte gritada para o plural, teremos:
a) Os ratos correram o mais que puderam, mas, quando já estavam a salvos, gritaram pro leão...
b) Os ratos correram o mais que puderam, mas, quando já  estavam a salvo, gritaram pro leão...
c) Os ratos correram o mais que podiam, mas, quando já estava a salvo, gritaram pro leão....
d) Os ratos correram o mais que podem, mas, quando já estava a salvos, gritou pro leão.

7.”Fora da idéia de tamanho, as formas aumentativas e diminutivas podem  traduzir o nosso desprezo, a nossa crítica, o nosso pouco caso para certos objetos e pessoas. (Evanildo Bechara).Tomando como esta definição acima, assinale a alternativa em que o aumentativo tem esse sentido pejorativo.
a)  “Ele pegou um peixão Quatro quilos!”                    
b)“Soltava uns dois espirros... assoava o narigâo...”
c)   O dono da fazenda virou-se para ver que barulhão era aquele.
d)  “... saía do mato uma mulheraça rúbida, de saias rufadas de goma.”

8.O grama: unidade de medida; a grama: capim. Assinalar a  alternativa  em que a palavra, passando para o feminino, não muda de sentido,
a) O rádio - A rádio          b) O colega - A colega        c) O estepe - A estepe   
                                    d) O cabeça - A cabeça
                                  Continho
         Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco. Na soalheira danada do meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo:
 - Você aí, menino, para onde vai essa estrada?
 - Ela não vai não: nós é que vamos nela.
 - Engraçadinho duma figa! Como você se chama?
 - Eu não me chamo não, os outros é que me chamam de Zé.
                                       (Paulo Mendes Campos)













9-Considere as afirmativas:
I-”Na linha 1 do texto há um substantivo e três adjetivos.
II- A expressão “de Pernambuco” é uma locução adjetiva.
III-A palavra “soalheira”   é  formada por derivação sufixal.
                                           Está(ão) correta(s):
    a)Apenas 1.      b)Apenas II.         c)Apenas III.       d)Apenas I e II.         e)I, II e III.    

10.Assinale a alternativa em que todas as palavras são do gênero feminino:         
a) omoplata, apendicite, cal, ferrugem            
b) cal, faringe, dó, alface, telefonema 
c) criança, cônjuge, champanha, dó, afã         
d) cólera, agente, pianista, guaraná, vitrina
e) jacaré, ordenança,  sofisma, análise, nauta

11. Numere a segunda coluna de acordo com o  significado das expressões da primeira coluna e assinale a alternativa que contém os algarismos  na sequência  correta:
(1) óleo santo                                   (  ) a moral                     a) 6,1,4,3,52
(2) a relva                                         (  ) a crisma,                   b) 6,3,4,1,2,5
(3) um sacramento                          (  ) o moral                      c) 4,1,6,3,5,2
(4) a ética                                         (  ) o crisma                    d) 4,3,6,1,2,5
(5) a unidade de massa                 (  ) a grama                     e) 6,1,4,3,2,5
(6) o ânimo                                       (  ) o grama

12. Nas palavras seguintes, há uma com erro de flexão. Assinale-a.
    a) irmãozinhos             b) papelzinhos           c)coraçõezinhos      
                                d) heroizinhos        e) lençoizinhos

13. Em que alternativa utiliza-se a substantivação, como recurso estilístico?
a) “Perdi o bonde e a esperança.”       b) “Volto pálido para casa.”              
c) “Vou subir a ladeira lenta.”                d) “Com um insolúvel flautim.”                        
                               e)“Nós gritamos um sim! ao eterno.”

14. Assinale o período que não contém um substantivo sobrecomum.
a) Ele foi a testemunha ocular do crime ocorrido naquela polêmica reunião.
b) Aquela  jovem ainda conserva a  ingenuidade meiga e dócil da criança.
c} A intérprete morreu mantendo-se como um ídolo indestrutível na memória de seus admiradores.
d) As  famílias desestruturam-se quando os cônjuges agem sem consciência.
e) O pianista executou com melancolia e suavidade a sinfonia preferida  pela plateia.

 15.Identifique o substantivo que só se usa no plural:
 a) lápis        b) pires
   Interjeições
 
        c) tênis         d) ônibus       e) idos

Gabarito: 1-b, 2-b, 3-b, 4-d, 5-a, 6-b,7-b, 8-b, 9-e, 10-a, 11-d, 12-b, 13-e, 14-c, 15-e.