Linguagem       
       A linguagem é o resultado da capacidade comunicativa dos seres. É um instrumento que o emissor utiliza para transmitir mensagens. Existem vários tipos de linguagem:

Linguagem mímica
       É a linguagem dos gestos, a expressão facial e corporal.

Linguagem cromática ou das cores
      Observando-se uma pintura em que sobressaem cores claras e brilhantes, experimenta-se uma sensação diferente da despertada por um quadro predominantemente escuro e opaco. Tais diferenças no sentir são provocadas pela linguagem cromática.
Leia Mais
          Aqui vamos ver o caso em que você receba dois ou mais textos em que basear sua redação. Existem três possibilidades: dois textos em prosa, dois textos em verso ou um poema e um texto em prosa.  Independentemente disso, o procedimento será  o mesmo.
       De início procure ler atentamente os textos, procurando determinar o conteúdo básico de cada um. Em seguida, associe os dois conteúdos de modo a encontrar um conteúdo básico comum aos dois textos. Como fazer isso? Basta perceber algo que os textos tenham em comum, analisando suas ideias centrais.
         Veja um exemplo.

Texto  1
          Lira Paulistana
Eu nem sei se  vale a pena
Cantar São Paulo na lida,
Só gente muito iludida
Limpa o gosto e assopra a avena.
Esta angústia tão serena,
Muita fome e pouco pão.
Eu só vejo na função
Miséria, dolo, ferida.
         Isso é vida?"
            (Mário de Andrade)

















Leia Mais
O  TEXTO  E  A  DISSERTAÇÃO

         É possível  que, em uma prova, você receba um texto.  Assim, pensamos em um texto em prosa.  Como você  deve proceder'? Não há nada de especial.
         Primeiramente  você  deve ler o texto com muita atenção, procurando compreender o assunto que está sendo abordado. Em uma primeira leitura, terá uma noção do seu conteúdo. Leia-o novamente quantas vezes forem necessárias para  perceber as ideias básicas. Estas ideias podem ser resumidas de modo a encontrar-se o conteúdo básico do texto.

        Leia atentamente o seguinte texto:

     “O principal problema não está nos salários. Ele está na maneira desastrada com que se administram as estatais. Elas desperdiçam dinheiro (milhões de dólares por ano). Não geram lucros para investimentos simples e estão sempre endividadas até o pescoço. As estatais fabricam aço, plástico, adubo e uma quantidade enorme de mercadorias e serviços que o setor privado pode perfeitamente administrar.
Leia Mais

         Aqui você vai aprender a como proceder no momento em que tiver de fazer uma  disserta(:ao a partir de um desenho, gravura, "charge" ou qualquer outro tipo de estímulo visual.

Estímulo visual sem texto 

           Para compreender  conteúdo básico do desenho, podem estabelecer, a princípio,  que não está havendo comunicação propriamente dita, pois o desenho sugere que um dos interlocutores não está ouvindo o outro. Caso esteja ouvindo, não o faz com a devida atenção, para que possa sustentar um diálogo produtivo.
Leia Mais

           Esta  técnica  é aplicada a temas que contêm uma crítica profunda. A crítica pode referir-se a algum aspecto da natureza humana, qualquer circunstância da nossa realidade nacional ou mundial:  pode tratar-se de uma questão política. um grave problema social, uma inadequação econômica. um conflito entre nações, ou qualquer assunto que permita uma análise crítica ao longo de toda a  dissertação.
             Observe alguns temas que, a nosso ver, seriam desenvolvidos de maneira bastante satisfatória, pela utilização desta técnica:

TEMA 1 :
          Torna-se cada vez mais difícil compreender como nosso país, com tantas riquezas naturais e com essa imensidão de terras cultiváveis. consegue manter grande parte de sua população em estado de miséria absoluta.

TEMA 2:
        O ser humano, no decorrer de milênios de sua História, tem provado possuir uma natureza profundamente destrutiva, que persiste independentemente do desenvolvimento científico e cultural da humanidade.
Leia Mais

     O esquema do qual trataremos agora deve ser utilizado quando lhe for proposto um tema polêmico. Entendemos por tema polêmico aquele que costuma dividir as opiniões de tal modo que dificilmente conseguimos chegar a um posicionamento capaz de satisfazer a grande maioria das pessoas.

Veja alguns exemplos de temas polêmicos:

1- Cogita-se, com muita frequência, da implantação de pena de morte no Brasil.

2- Muito se tem discutido recentemente acerca da legalização do aborto.

3- O controle da natalidade É de fundamental importância nos países subdesenvolvidos.

4- Dever-se-ia permitir que jovens maiores de dezesseis anos pudessem conseguir a carteira de habilitação, mediante a permissão dos pais.

5- Há opiniões divergentes quando as autoridades discutem a eliminação das favelas existentes em vários pontos das grandes metrópoles.
Leia Mais