1. (MACK) "Na ‘Partida
Monção’, não há uma atitude inventada. Há reconstituição de uma cena como
ela devia ter sido na realidade." A oração "como ela devia ter
sido na realidade" é:
a) adverbial conformativa
b) adverbial proporcional
c) adjetiva
d) adverbial causal
e) adverbial consecutiva
2. (FUVEST) No período: "Era tal a serenidade da tarde, que se percebia o sino de uma freguesia distante, dobrando a finados.", a segunda oração é:
a) subordinada adverbial causal b) subordinada adverbial consecutiva
c) subordinada adverbial concessiva d) subordinada adverbial comparativa
e) subordinada adverbial subjetiva
3. (PUC) Assinale a alternativa em que a subordinada não traduza ideia de consequência, comparação, concessão e causa:
a. Porquanto, não fosse um ancião convencional, enterrou-se de sobrecasaca e polainas.
b. Desde que era um ancião convencional, enterrou-se de sobrecasaca e polainas.
c. Ele era um ancião tão convencional que se enterrou de sobrecasaca e polainas.
d. Ele era um ancião mais convencional do que o que se enterrou de sobrecasaca e polainas.
e. Ele era um ancião convencional, na medida em que se enterrou de sobrecasaca e polaina.
a) adverbial conformativa
b) adverbial proporcional
c) adjetiva
d) adverbial causal
e) adverbial consecutiva
2. (FUVEST) No período: "Era tal a serenidade da tarde, que se percebia o sino de uma freguesia distante, dobrando a finados.", a segunda oração é:
a) subordinada adverbial causal b) subordinada adverbial consecutiva
c) subordinada adverbial concessiva d) subordinada adverbial comparativa
e) subordinada adverbial subjetiva
3. (PUC) Assinale a alternativa em que a subordinada não traduza ideia de consequência, comparação, concessão e causa:
a. Porquanto, não fosse um ancião convencional, enterrou-se de sobrecasaca e polainas.
b. Desde que era um ancião convencional, enterrou-se de sobrecasaca e polainas.
c. Ele era um ancião tão convencional que se enterrou de sobrecasaca e polainas.
d. Ele era um ancião mais convencional do que o que se enterrou de sobrecasaca e polainas.
e. Ele era um ancião convencional, na medida em que se enterrou de sobrecasaca e polaina.
4. (FUVEST) Na frase
"Entrando na faculdade, procurarei emprego.", a oração subordinada
indica ideia de:
a)
concessão b) lugar
c) oposição d)
consequência e) condição
5. (EFOA-MG) "Quando
vejo certos colegas mostrando com orgulho aquela rodela imbecil no
pescoço ..." O período que apresenta uma oração com a mesma classificação
da destacada na citação acima é:
a)
"Mal o sol fugia, começavam as toadas das cantigas."
b)
"Caso o encontre, dê-lhe o recado."
c)
"Dado que a polícia venha, prenderemos o assassino."
d)
"Uma vez que cheguem os reforços, atacaremos a praça."
e)
"Contar-lhe-ei o caso, conquanto você guarde segredo."
6. (UFE-PA) No
trecho "Cecília ... viu do lado oposto do rochedo Peri, que a
olhava com uma admiração ardente", a oração grifada expressa uma
a)
causa b) lugar c)
oposição d)
explicação e) condição
7. (UF SANTA MARIA-RS) Leia,
com atenção, os períodos abaixo:
Caso
haja justiça social, haverá paz.
Embora
a televisão ofereça imagens concretas, ela não fornece uma reprodução fiel
da realidade.
Como
todas aquelas pessoas estavam concentradas, não se escutou um único ruído.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as circunstâncias
indicadas pelas orações sublinhadas:
a) tempo, concessão, comparação
b) tempo, causa, concessão
c) condição, consequência, comparação
d) condição,
concessão, causa
e) concessão, causa, conformidade
8. (UNIMEP) I - Mário
estudou muito e foi reprovado! II - Mário estudou muito e foi aprovado. Em I e
II, a conjunção "e" tem, respectivamente, valor:
a) aditivo e
conclusivo
d) adversativo e conclusivo
b) adversativo e
aditivo
e) concessivo e causal
c) aditivo e aditivo
9. (UC-MG) A classificação da
oração grifada está correta em todas as opções, exceto em:
a. Ela sabia que ele
estava fazendo o certo - subordinada substantiva objetiva indireta
b. Era a primeira vez que
ficava assim tão perto de uma mulher - subordinada substantiva
subjetiva
c. Mas não estava neles modificar
um namoro que nascera difícil, cercado, travado -
subordinada adjetiva
d. O momento foi tão intenso que
ele teve medo - subordinada adverbial consecutiva
e. Solta, que você está me
machucando - coordenada sindética explicativa
10. (FUVEST) No período:
"Ainda que fosse bom jogador, não ganharia a partida", a
oração destacada encerra ideia de:
a)
causa b)
condição c )
concessão d) proporção
e) fim
11. (PUC) No período: "Apesar disso
a palestra de Seu Ribeiro e D. Glória é bastante clara", a palavra grifada
veicula uma ideia de:
a)
concessão b) condição
c)
comparação d) modo e)
consequência
12. (CESGRANRIO) Assinale o período em
que ocorre a mesma relação significativa indicada pelos termos destacados em:
"A atividade científica é tão natural quanto qualquer outra
atividade econômica."
a) Ele era tão aplicado, que em
pouco tempo foi
promovido.
b) Quanto mais estuda, menos
aprende.
c) Tenho tudo quanto
quero.
d) Sabia a lição tão bem como
eu.
e) Todos estavam exaustos,
tanto que se recolheram logo.
13. (UMC-SP) Assinale o
período em que há oração subordinada adverbial consecutiva:
a) Diz-se que você não
estuda.
d ) Comeu que ficou doente.
b) Falam que você não
estuda.
e) Quando saíres, irei contigo.
c) Fala-se tanto que você não
estuda.
14. (UM-SP) "Enquanto a
universidade não se refizer da reforma universitária, que deixou de lado a
formação humanística, haverá espaço para este tipo de curso que vê na completa
diversidade do público uma prova de que não só a falência da universidade
empurra multidões para as novas salas de aula?"
O
período acima, composto por subordinação, constitui-se de:
a. cinco orações: duas adjetivas, duas
substantivas e uma principal
b. quatro orações: duas
substantivas, uma adjetiva e uma principal
c. cinco orações: uma adverbial,
duas substantivas, uma adjetiva e uma principal.
d. duas orações: uma adjetiva e
uma principal
e. cinco orações: uma adverbial,
duas adjetivas, uma substantiva e uma principal
15. (UM-SP) Qual das orações
subordinadas pode ser considerada adverbial causal?
a. Mesmo que partas antes,
precisarei do resultado das provas.
b. Chegamos tão cedo, que o
portão da faculdade ainda estava fechado.
c. Já que possuo pouco dinheiro
tomarei apenas um lanche.
d. O público aplaudia
euforicamente para que o circense bisasse o número.
e. Realizou os exercícios de
acordo com as instruções do mestre.
16. (UM-SP) Assinale a
alternativa em que as orações destacadas no texto "Vou agradecer-lhe a
esmola que me fez, logo que possa sair" estão classificadas
corretamente:
a) subordinada substantiva
objetiva direta, subordinada adjetiva
b) subordinada adverbial
concessiva, subordinada adverbial temporal
c) subordinada adverbial
consecutiva, subordinada adverbial concessiva
d) subordinada adjetiva,
subordinada adverbial concessiva
e) subordinada adjetiva,
subordinada adverbial temporal
17. (UM-SP) "... e eu
ficava só, sem o perdão de sua presença a todas as aflições do dia, como
a última luz na varanda."
A oração em destaque no período acima classifica-se como:
a) subordinada substantiva objetiva
direta b) subordinada adverbial causal
c)
subordinada adverbial comparativa d) subordinada
adverbial conformativa
e) coordenada sindética explicativa
18. (UNIMEP) Assinale a
alternativa que, embora tenha valor de causa-consequência, não contém oração
adverbial causal:
a) Cheguei tarde, porque choveu
muito. b) Como estava doente, não fui à
escola.
c) Estava tanto frio, que não
saí de casa. d) Fiquei chateado, pois fui despedido.
e) Devo ir mal na prova, já que não estudei.
19. (FCMPA-MG) Nos
períodos seguintes aparece, entre as orações, uma relação de concessão.
Assinale a letra correspondente ao período em que a relação é outra:
a) Embora estivesse doente, fiz
tudo o que me era possível.
b) Fiz tudo o que me era
possível, apesar de estar doente.
c) Mesmo estando doente, fiz
tudo o que me era possível.
d) Fiz tudo o que me era
possível, conquanto estivesse doente.
e) Fiz tudo o que me era
possível, mas estava doente.
20. (FUVEST) "Maria das
Dores entra e vai abrir o comutador. Detenho-a: não quero luz." Os dois
pontos (:) usados acima estabelecem uma relação de subordinação entre as
orações. Que tipo de subordinação?
a)
temporal b)
concessiva c)
final d) conclusiva
e) causal
Gabarito: 1-a, 2-b, 3-e, 4-c, 5-a, 6-d,
7-d, 8-b, 9-b, 10-c, 11-a, 12-d, 13-d, 14-e, 15-d, 16-e, 17-c, 18-c, 19-e,
20-e.
Bons estudos!
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Questão 4 errada:
ResponderExcluirFicaria assim (na ordem direta):
" Eu procurarei emprego caso entre na faculdade " OU " Eu procurarei emprego se entrar na faculdade " - Oração Subord. Adverbial CONDICIONAL.
Outra construção:
" Eu procurarei emprego quando entrar na faculdade (já nesse caso mudará a classificação)" - Oração Subor. Advebial TEMPORAL.
Portanto, a Resposta correta será Letra "E"
Concordo, não entendi o porquê de oposição '-'
ExcluirAlguem poderia me explicar a 5?
ExcluirQuestão 5: 'quando vejo meus colegas' dá ideia de tempo - Or. Sub. Adverbial TEMPORAL, o mesmo acontece com a letra A - MAL dá ideia de tempo. Troque por 'logo que', 'assim que', 'quando'. As demais são todas CONDICIONAIS.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirNa questão 8 também há uma ERRATA. A resposta correta é a "D"
ResponderExcluirTambém respondi D. Porém,revisando, verifiquei que as orações CONCLUSIVAS sempre terão pontuação, ou seja, 'Mário estudou muito, e foi aprovado.' '..., logo foi aprovado'. Neste caso o 'e' expressaria ideia de concessão.
ExcluirAcredito que o gabarito da questão 8 esteja errado. Acredito que seja "B" a resposta correta.
ResponderExcluirRealmente é a B, a questão correta.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOlá gostaria que me explicasse a questão 19, pois acredito que não haverá gabarito correto. caso haja me explique porque a resposta é letra E, sendo que também parece concessão. Grato. Raitônio Gonçalves Cortez
ResponderExcluirletra 'E' porque a conjunção MAS sempre será adversativa. As outras: porém, contudo, etc podem expressar tanto adversidade quanto concessão.
ExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirPoderia me explicar por que a a letra B da questão 09 está errada?
b-Era a primeira vez que ficava assim tão perto de uma mulher - subordinada substantiva subjetiva
A questão 20 eu acho q eh final.
ResponderExcluirTroque por: Eu a detive PORQUE não queria luz.
ExcluirQuestão 15 -> Letra D exprime ideia de finalidade. As pessoas aplaudiam com a FINALIDADE de que bisasse. A correta seria letra B, a CAUSA de o portão ainda estar fechado foi eles haverem chegado cedo demais.
ResponderExcluirA letra B é CONSECUTIVA. TÃO seguido de QUE. A letra C é CAUSAL, na sua essência, porém o exercício pede uma frase que PODE SER CONSIDERADA causa, ou seja, considerando que a CAUSAL expressa a ideia de causaXconsquência, poderíamos interpretar assim: CAUSA/MOTIVO - repetir (bisar) o número. CONSEQUÊNCIA - aplaudir euforicamente. Como a conjunção PARA QUE está na frase bissse o número a oração PODE SER CONSIDERADA causa.
ExcluirQuestão 15 :
ResponderExcluirAcho que mesmo o exercício pedindo uma frase que PODE SER CONSIDERADA, não concordo que seja a letra D pois de acordo com os advérbios das orações subordinada adverbiais, PARA QUE, é uma finalidade e pode até ser considerada consecutiva.
OBS: Muito confusa a questão.
Resposta da 10
ResponderExcluirOlá!!!
ResponderExcluirNão entendi pq a resposta da 9 é b). Alguém poderia me explicar pq tá errado?
Obgda!!
Ana
Era (verbo de ligaçao) ñ tem com ser subjetiva e sim predicativa.
ExcluirQuestão 3 esta errada!Alternativa E: A conjunção "na medida em que" introduz apenas orações causais e não coloca orações proporcionais. Já a conjunção "à medida que" introduz orações proporcionais. Portanto, a oração subordinada nessa alternativa é adverbial causal.
ResponderExcluirQual é a resposta da questão 2?
ResponderExcluirOlá, tem o gabarito no final ;D
ExcluirQual é a resposta da 1?
ResponderExcluirMe explique a questão cinco por favir
ResponderExcluirBoa noite! A expressão "quando" é uma conjunção adverbial temporal, assim a questão quer que você encontre uma alternativa que também traga a ideia de tempo. alternativa correta é a letra a, pois 'mal" nessa frase possui sentido temporal. Alternativas b,c e dindicam ideia de condição . Alternativa e- "conquanto" tem o mesmo sentido de "embora", trazendo a ideia de concessão
ExcluirQual a resposta da questão 16
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