II – BARROCO (1601 – 1768)

11:11
Posted by IARA PEIXOTOin 0 comments



1.CONTEXTO • Renascimento e a Reforma de Lutero. A Contra-Reforma da Igreja  Católica (Concílio de Trento; companhia de Jesus = padres jesuítas).  Séculos XV e XVI.
2.MARCO INICIAL • Prosopopeia (1601) — poema épico de Bento Teixeira, tendo por assunto os feitos militares de Jorge de Albuquerque.
3.AUTORES • Gregório de Matos Guerra, poeta baiano. Produziu poesia satírica, pornográfica, amorosa, filosófica e religiosa Através sobretudo de sua poesia satírica, traça um painel do Brasil Colônia de então. Incorpora características da linguagem popular. Na poesia amorosa: descrição  idealizante da amada, convite ao prazer amoroso. Na poesia religiosa: homem pecador X Deus salvador.• Pe. Antônio Vieira, português de nascimento. Orador sacro famoso:  cerca de 200 Sermões. Tendência conceptista

Leia Mais

V - ESCOLAS LITERÁRIAS OU ESTILOS DE ÉPOCA

17:13
Posted by IARA PEIXOTOin 1 comments

  Estilo de época são características específicas de grupos de autores da mesma época que têm em comum a maneira de se expressar, a escolha do conteúdo e da forma, o conceito de beleza, de arte, de vida. O estilo de época abrange as artes em geral, os costumes e o modo de vida da sociedade. O texto literário geralmente se toma uma manifestação cultural de sua época.
 QUADRO    DEMONSTRATIVO    DAS   ESCOLAS    LITERÁRIAS    NO   BRASIL                                                        

                                            ERA   COLONIAL             

Literatura  de  Informação - 1500
 Literatura  dos  Jesuítas             Barroco 

Leia Mais

IV - VERSIFICAÇÃO

15:19
Posted by IARA PEIXOTOin 32 comments

  Versificação é a arte de fazer versos.  Verso é a unidade rítmica de um poema. Corresponde a uma linha de uma estrofe.  Estrofe é um agrupamento de versos.  Poema é o agrupamento de estrofes ou versos. Pode, também, haver poema de apenas uma  estrofe.  Metro (métrica) é a medida do verso (quantidade de sílabas poéticas).                                                  Escansão é a contagem das sílabas poéticas, que diferem das sílabas gramaticais. As sílabas poéticas ou métricas não se contam da mesma maneira que as gramaticais. Observe:     Número de sílabas gramaticais:     Ris  can  do  a  so  li dão  de  u  ma  a   la  me da.      1      2    3    4    5   6  7      8   9  10  11 12 13   14  
     Número de sílabas métricas  poéticas:     Ris  

Leia Mais