I-A palavra me é um pronome pessoal oblíquo e está funcionando como um objeto direto na primeira oração.
II-A segunda oração “... e tá na minha vez...” é classificada como coordenada sindética adversativa, pois começa pela conjunção e.
III-A terceira oração “...há três rodadas...” é um exemplo caro de oração de sujeito inexistente.
Estão corretas as afirmativas:
a) I e II. B) II e III. c) I e III. d) I, II e III. e) Nenhuma.
2)Na frase “Fala que eu já vou resolver o assunto”, segundo quadrinho, a segunda oração é:
a)sub. subst.l subjetiva b)sub. subst. objetiva direta
c)sub. adj. explicativa d)sub. adj. restritiva
e)sub. subst. obj. indireta
c)sub. adj. explicativa d)sub. adj. restritiva
e)sub. subst. obj. indireta
a)adjuntos adnominais b) objetos indiretos c) adjuntos adverbiais
d)complementos nominais e) apostos
4)No segundo quadrinho, a palavra Terra aparece emoldurada por duas vírgulas por se tratar de um:
4)No segundo quadrinho, a palavra Terra aparece emoldurada por duas vírgulas por se tratar de um:
a) adj. adverbial b) aposto c) vocativo d) sujeito e) objeto direto
5)Na oração “...Se o Senhor pode tudo...” (segundo quadrinho) temos uma idéia de:
a) concessão b) condição c)explicação d) comparação e) finalidade
MOISÉS, JESUS E O VELHINHO 1 Jogavam golfe Moisés, Jesus e um velhinho. Moisés colocou 2 a bola no pino e deu a primeira tacada. A bola caiu num lago. 3 Moisés chegou chagou à beira do lago e, levantando o taco, as 4 águas se abriram. Ele entrou, deu a segunda tacada e a bola 5 foi diretamente para o buraco. Na vez de Jesus jogar, a bola 6 também foi parar no lago, mas caiu sobre a folha de uma 7 vitória-régia. Então, Jesus caminhou sobre as águas, foi até a 8 planta e deu a segunda tacada, mandando a bola para o bu- 9 raco. Aí foi a vez do velhinho. Ele, todo trêmulo, preparou-se 10 para dar a tacada inicial. A bola voou para fora do clube e 11 começou a cair na direção de um riacho. Nesse instante, um 12 sapo a engoliu. Pouco depois, um gavião agarrou o sapo. Ao 13 sobrevoar o campo, o gavião soltou o sapo que, ao cair, 14 bateu com o peito no chão e cuspiu a bola diretamente 15 para o buraco. Ao acompanhar toda aquela cena, Moisés 16 olha para Jesus e diz: “Cara, é muito chato jogar golfe 17 com o teu pai.” (Flávio Alcaraz Gomes) |
6-Sobre a frase “Ao sobrevoar o campo, o gavião soltou o sapo que, ao cair, bateu com o peito no chão e cuspiu a bola diretamente para o buraco” (linhas 12 a 15) podemos afirmar que:
I-A expressão o gavião é o sujeito da oração onde se encontra.
II-A expressão ao cair (linha 13) é uma oração reduzida, que pode ser desdobrada em quando caiu.
III-O sujeito das orações que iniciam em “...bateu com o peito...” (linha 14) é
o gavião.
o gavião.
IV-A expressão inicial “Ao sobrevoar o campo” (linha 12) é uma oração subordinada adverbial temporal, reduzida de infinitivo.
V-A palavra que (linha 13) é um pronome relativo e refere-se ao substantivo sapo.
Estão corretas a afirmativas:
a)I, II e III. b) I, II e IV. c) I, II, IV e V. d) II, III e IV. e) I, II, III, IV e V.
7-Observe a frase “Jogavam golfe Moisés, Jesus e um velhinho” (linha 1).
Este é um exemplo de período ..................................... e sua oração se chama ..........................................
a) composto - coordenada assindética b) simples – principal
c) composto – subordinada adjetiva d) simples – absoluta
e) composto – subordinada adverbial
LÍNGUA 1 Alguns vocábulos há nela de que não usam senão 2 as fêmeas, e outros que não servem senão para os 3 machos: carece de três letras, convém saber, não se 4 acham nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto 5 porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei, e desta 6 maneira vivem desordenadamente sem terem além disto 7 conta, nem peso, nem medida. (Trecho da crônica de Pero de Magalhães Gandavo) |
8-As orações “...que não servem senão para os machos...” (linha 2) e “...porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei...” (linha 5) podem ser classificadas, respectivamente, como:
a) subordinada substantiva subjetiva e subordinada adverbial comparativa
b) coordenada sindética explicativa e subordinada adverbial causal
c) subordinada adverbial consecutiva e subordinada adverbial concessiva
d) subordinada adjetiva restritiva e subordinada adverbial causal
e) subordinada adjetiva explicativa e subordinada adverbial condicional
ERRO DE PORTUGUÊS 1 Quando o português chegou 2 Debaixo duma bruta chuva 3 Vestiu o índio.’’ 4 Que pena! 5 Fosse uma manhã de sol 6 O índio tinha despido 7 O português. (Oswald de Andrade) |
9-A oração “Quando o português chegou...” (linha 1) exprime uma circunstância de:
a) comparação b) tempo c) cauda d) fim e) consequência
10)A oração “Fosse uma manhã de sol...” (linha 5) não apresenta conjunção, mas exprime claramente uma circunstância de:
a) concessão b) causa c) finalidade d) condição e) tempo
11)Separe as orações do período abaixo e classifique-as:
a) As suspeitas recaíram sobre um loiro alto, todavia o rapaz não sabia nada de alemão e não demonstrava preocupação alguma.
1ª oração (copie):.................................................................................................................................
Classificação da oração:.....................................................................................................................
2ª oração (copie):................................................................................................................................
Classificação da oração:.................................................................................................................
3ª oração (copie):..............................................................................................................................
b)Seria conveniente que você contasse que bateu o carro dele.
1ª oração (copie):.............................................................................................................................
Classificação da oração:................................................................................................................
2ª oração (copie):............................................................................................................................
Classificação da oração:..............................................................................................................
3ª oração (copie):..........................................................................................................................
Classificação da oração:..............................................................................................................
c) À proporção que estudavam, iam se esclarecendo as dúvidas que os alunos ainda tinham.
1ª oração (copie):..........................................................................................................................
Classificação da oração:............................................................................................................
2ª oração (copie):.......................................................................................................................
Classificação da oração:...........................................................................................................
3ª oração (copie):.......................................................................................................................
Classificação da oração:...........................................................................................................
12. Indicar a alternativa que contenha período composto por subordinação e coordenação.
a) Quem não se comove de repente quando está procurando um aviso de banco e encontra uma conta de hotel.
b) Meus arquivos, na sua desordem, não revelam apenas a imaginação desordenada e o capricho estranho da minha secretária.
e) Não importa que ela faça sumir, por exemplo, minha carteira de identidade.
d) Afinal estou cansado de saber que sou eu mesmo.
13. Assinalar a alternativa em que há um período simples.
a) “Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncio.
b) “Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo principio ou pelo fim.
c) “Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo.
d) Expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi.
14. Assinale a alternativa em que o pronome relativo foi utilizado incorretamente na junção das frases para formar um único período.
a) A sábia natureza me abençoará eternamente. Dediquei a ela minha longa vida
A sábia natureza, a que dediquei minha longa vida. abençoar-me-á eternamente,
b) Vivo em sintonia com aquela centenária árvore. Sob sua rama jaz minha infância.
Vivo em sintonia com aquela centenária árvore, sob cuja rama jaz minha infância.
c) Aquele rio é saudosa lembrança. Em suas águas douradas, deixei minha inocência.
Aquele rio em cujas águas douradas deixei minha inocência é saudoso lembrança.
d) A velha e amada casa fica no alto da montanha, quase a tocar o céu. Eu nasci naquela casa.
A velha e amada casa na cuja nasci fica no alto da montanha, quase a tocar o céu.
15. “A Terra é uma paisagem imensa que Deus nos deu. Temos que olhar para ela de tal modo que ela chegue até nós sem deformação. Ninguém duvida de que a essência das coisas não seja a realidade exterior. A realidade tem que ser criada por nós. A significação do assunto deve ser sentida.” (Domício Proença Filho)
Em relação às orações subordinadas do texto acima, é incorreto afirmar que
a) “que Deus nos deu” é adjetiva restritiva e tem valor de adjunto adnominal, visto que qualifica “paisagem”;
b) “de que a essência das coisas não seja a sua realidade exterior” é substantiva objetiva indireta, que pode ser substituída por “disso”, sem prejuízo da função sintática.
e) “que ela chegue a nós sem deformação” é adverbial consecutiva, pois, ao aprendermos a olhar para a Terra de maneira especial, ela nos parecerá, consequentemente, sem deformação.
d) “que olhar” e “que ser criada” são substantivas objetiva diretas e equivalem aos substantivos olhos e criação.
16. Leia o texto abaixo:
“Imagine se a paixão fosse a única causa de dor no coração. Isso ainda é imaginação. Mas pode tornar-se realidade. (...) Assim, algum dia, a única cura necessária para um coração que sofre será o sorriso da pessoa amada.” (Veja, cd. 1563, ano 31, n°36 — 9 de set. de 1998)
Coloque C para certo e E para errado com relação à análise sintática dos períodos do texto em questão e assinale a alternativa que contém a seqüência correta.
I - ( ) “se a paixão fosse a única causa de dor no coração” é uma oração subordinada substantiva objetiva direta.
II- ( ) O 2º e o 3º períodos são compostos.
III – ( ) O 4º período é composto por coordenação e subordinação.
IV – ( ) “ a única cura necessária para um coração que sofre” é a oração principal do 4º período.
a) C-E-E-C b) E-C-E-E c) C-E-C-C d) C-E-.E-E
17. “João amava Tereza que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.”
No texto acima:
I - há ausência de orações adjetivas restritivas, o que se pode observar pela ausência de pontuação.
II - mesmo com ausência de pontuação, há sequência de orações adjetivas explicativas, devido à liberdade gramatical, própria da poesia.
III - devido à necessidade de projetar rapidamente o pronome relativo na oração seguinte, existem orações explicativas sem marcas de pontuação, a fim de garantir o ritmo da “Quadrilha”.
IV- há quebra das normas gramaticais, a fim de garantir a integração da estrutura morfossintática do texto com a mensagem pretendida.
É(São) verdadeira(s) a(s) idéia(s) de:
a) I apenas. b) II apenas. c) III apenas. d) III e IV apenas
18. Observar:
Oração principal: A notícia chocou.
Consequência da notícia: Um dos presentes desmaiou. Razão ou explicação: Ele sofria de hipertensão.
A alternativa que expressa com mais clareza e propriedade as ideias propostas acima é:
a) A notícia chocou tanto, que um dos presentes desmaiou, já que sofria de hipertensão.
b) A notícia chocou porque um dos presentes desmaiou; ele sofria de hipertensão.
c) Porque um dos presentes sofria de hipertensão, desmaiou, tanto que a notícia chocou.
d) Porque sofria de hipertensão, desmaiou do choque que levou com a notícia.
.
19.Ler os períodos abaixo e assinalar a alternativa que contém a afirmação correta sobre as orações reduzidas sublinhadas.
I - “Apartando-se do ajudante, Arnaldo esteve algum tempo a refletir e encaminhou-se para a gruta.” (José de Alencar)
II - Terminada a leitura, a pirâmide se desmanchou depressa e Josias desapareceu.
III - “Nossa teoria fora a primeira a cair por terra.” (A. Herculano)
IV- “Quem é que se livra de ser logrado uma vez, ainda mais daquela maneira?” (José de Alencar)
a) I e II expressam idéia de tempo; c) II e IV são orações de sentido independente;
b) I e III expressam idéia de restrição; d) III e IV complementam verbos transitivos diretos.
20. No trecho “Creio que anos atrás seria impensável que um jornal da indiscutível categoria da Folha desse calmamente aos leitores,..”, há uma oração principal seguida de:
a) duas orações subordinadas substantivas objetivas diretas;
b) uma oração subordinada substantiva objetiva indireta, uma oração subordinada substantiva subjetiva; .
c) uma oração subordinada subjetiva objetiva indireta, uma oração subordinada adjetiva restritiva;
d) uma oração subordinada substantiva objetiva direta, uma oração subordinada substantiva subjetiva.
Gabarito: 1-c, 2-b, 3-c, 4-b, 5-b, 6-c, 7-d, 8-d, 9-b, 10-d, 11- a) As suspeitas recaíram sobre um loiro alto(oração principal) , / todavia o rapaz não sabia nada de alemão (oração coordenada sindética adversativa)/ e não demonstrava preocupação alguma. (oração coordenada sindética aditiva) b)Seria conveniente (oração principal) /que você contasse(oração subordinada substantiva subjetiva) / que bateu o carro dele.(oração subordinada substantiva objetiva direta) c) À proporção que estudavam,(oração subordinada adverbial proporcional) / iam se esclarecendo as dúvidas (oração principal) / que os alunos ainda tinham.(oração subordinada adjetiva restritiva)
12-a, 13-d, 14-d, 15-d, 16-d, 17-d, 18-a, 19-a, 20-d.
0 comentários
Postar um comentário