Para que se formem grupos
humanos (sociedades), é necessário que os indivíduos se entendam e, para isso,
é necessário que se expressem. Em suma, as sociedades humanas se formam e se
mantêm através de um permanente processo cíclico de expressão e entendimento —
a COMUNICAÇÃO. Nesse processo, encontramos os seguintes elementos básicos:
1.
O EMISSOR (fonte,
codificador) — aquele que codifica e envia um conteúdo significativo;
2.
O RECEPTOR (decodificador) - aquele que recebe e decodifica a
mensagem;
3.
A MENSAGEM - o conteúdo significativo expresso;
4.
O CÓDIGO - elemento material
de que nos servimos para enviar
mensagens. Pode ser: a palavra (escrita ou falada), os desenhos (no código de
trânsito, por exemplo) as cores (nas sinaleiras, no futebol) os gestos, a
música, sons variados (campainha, sirene, buzina), etc.
5.
O CANAL — caminho usado pelo emissor para, através dos sentidos,
chegar ao receptor. Assim, o telefone, o rádio, a televisão, o ar (na conversa
direta) são canais utilizados no processo de comunicação.
Código
EMISSOR ------------------à MENSAGEM ------------------àRECEPTOR
Canal
V-
FUNÇÕES DA LINGUAGEM
A linguagem
tem várias funções ou finalidades, conforme as intenções ou pontos de vista do
emissor.
1-FUNÇÃO REFERENCIAL, COGNITIVA OU DENOTATIVA - Texto em que predomina a função referencial
da linguagem, em que o emissor procura transmitir realidade de uma maneira
clara, sem dupla interpretação. Trata-se de uma linguagem objetiva, centrada no
conteúdo transmitido. Ex.:Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não
conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos, pois existem
populações imersas em completa miséria, a paz é interrompida frequentemente por
conflitos internacionais e, além do mais, o meio ambiente encontra-se ameaçado
por sério desequilíbrio ecológico.
2-FUNÇÃO
EXPRESSIVA OU EMOTIVA – Na linguagem
emotiva o emissor procura expressar seu mundo emocional: estado de espírito,
sentimentos, opiniões. Ê uma linguagem predominantemente subjetiva em que o
emissor usa com frequência verbos e pronomes na primeira pessoa e geralmente
recorre aos recursos expressivos do ponto de exclamação e das interjei5es ou da
própria falta de pontuação.
Ex: Eu sem você Porque sem você
Não tenho porquê Não sei nem chorar...
3-FUNÇÃO
APELATIVA OU CONATIVA - A
função metalinguística usa o próprio código para defini-lo ou explicá-lo. No
caso, o código é a palavra Curitiba.
Ex
: Curitiba: o nome da capital do
Paraná vem de curi
(pinheiro) e tyba (muito,
grande quantidade). Curitiba, portanto, significa originariamente “lugar
onde há muitos pinheiros
5-FUNÇÃO
FÁTICA - Tem como objetivo estabelecer, prolongar ou interromper uma comunicação. O
canal, isto é, o suporte físico da
comunicação fica em evidência. Na
linguagem verbal, a função fática
se dá pelas
repetições, convenções sociais, cacoetes, etc. Ex. : “Muito prazer”,
“Como vai?”, “Oi, tudo bem?”.
-
Oi! Você por aqui?
-
É... E você? Tudo bem?
-
Tudo bem. E você?
-
Tudo bem.
6-FUNÇÃO
POÉTICA - Na função poética se colocam em evidência
a mensagem e modo como é apresentada. O escritor procura despertar a
atenção do leitor
para a maneira como está sendo transmitida a
mensagem, por meio de arranjos:
escolha vocabular, rimas, ritmo,
metáforas, aliterações, recursos
visuais, disposição do
texto na página,
etc.
A função poética pode ocorrer tanto em poemas
como em prosa.
Ex.:
Era um homem bem vestido
Foi beber no botequim
Bebeu muito, bebeu tanto
Que
Saiu
De
lá
assim...
(Millôr Fernandes)
ATIVIDADES
1)Que
funções da linguagem predominam nas frases abaixo?
a)“Pelo amor Santa Maria Virgem suspenda
remessa restante.............................................................
b) “Ó
sino da minha aldeia / Dolente na tarde calma. / Cada tua badalada / Soa
dentro de minha alma.” (Fernando Pessoa) ..........
...................................................................
c) O nome “Leila” vem do
árabe “Layla” e significa “negra como a noite”.
..........................................
d) Aspectos geográficos do Brasil: a área
total do Brasil é de 8.511.965 km2, sendo 8.456.508 km2 de área terrestre e
55.457 km2 de águas internas.
........................................................................................
e) Deletar é um neologismo que significa
“apagar” dados no
computador...............................................................................................................................
2)Que
função é mais usada na publicidade e nos
anúncios?.................................................................
3)Um professor de Ciências telegrafou a um
cientista amigo seu, residente em Manaus, solicitando:
“OBSÉQUIO PROVIDENCIAR
REMESSA DE 1
OU 2 MACACOS.”
Analise a frase e complete o que se pede:
a)Emissor:..............................................b)Destinatário:
....................................................
c)Tipo de linguagem utilizada:
................................................................
4)Destaque o
que se pede:
a)Emissor:.........................................b)Destinatário:................................
c)Canal:.............................................d)Código:..........................................
e)Tipo de
linguagem:......................
5)dentifique
a função de linguagem a que pertence o texto abaixo:
DIÁLOGO CIFRADO
- Quanto tempo!
-
Pois é.
-
Tudo bem?
- Levando.
-
Ainda assim?
-
Tolerando.
-
Como estás?
-
Antropomórfica.
- Tanto assim?
- Peristáltica
- Não
creio...
-
Sorumbática.
-
Deveras?
-
Entresilhada.
-
Pena
-
Dessexuada.
-
Pobre!
-
Atabalhoada
-
Enfim...
-
E tu?
-
Cenreira?.
-
E o sexo?
-
Virei comborça.
- Consentida?
-
Anuente.
-
Cigarro?
- Antitabagista.
-
Casamento?
-
Antimatrimonialista.
-
Política?
-
Anarquista.
-
Como?
-
Antilogista.
-
Ah.
-
Teu Grêmio?
-
Caótico
-
Já meu...
-
Inter?
-
Sublime.
-
Fui.
-
Vamos.
(Paulo Sant’Ana, Zero Hora)
VI –
QUALIDADES E VÍCIOS DE LINGUAGEM
A- QUALIDADES
Um texto bem escrito apresenta três aspectos
fundamentais: clareza, concisão e correção gramatical.
1. Clareza
É a qualidade que tem um texto de
ser entendido, sem provocar dúvidas ou confusões.
2.Concisão
É a característica de um texto de
transmitir uma idéia com precisão, mas sem muitas palavras, sem rodeios. Á
concisão reflete a capacidad de síntese do autor.
3.Correção gramatical
É o uso da língua segundo os
padrões da norma culta. É a ausência de erros gramaticais.
Observação:
Se o texto estiver retratando
personagem ou ambiente de baixo nível cultural, os erros gramaticais na fala
das personagens adequam-se ao nível cultural delas; não são erros, constituem
qualidade de estilo.
B - VÍCIOS OU DEFEITOS
Dizer que um texto está bem ou mal escrito depende da análise do
contexto. Uma palavra grosseira, obscena, quando no contexto de um cortiço, tem
a função de retratar a realidade. Errado seria colocar na boca de um ignorante
expressões características de erudição e cultura refinada.
1.Obscuridade
Diz-se que um texto é obscuro
quando está escrito em um estilo que confunde o leitor. É o contrário de
clareza.
2.Prolixidade
Uso de muitas palavras e muitos
volteios para dizer algo. É o uso de mais vocábulos do que o necessário para se
comunicar. É o antônimo de concisão.
3.Solecismo
São erros de construção
sintática. São erros de regência, concordância e colocação.
* Regência: Ele assistiu o jogo. (“Assistiu ao
jogo” é o certo.)
* Concordância: Faltou na festa os pais.
(“Faltaram na festa os pais” é o certo.)
* Colocação: Disse que amava-me.
(“Disse que me amava” é o certo.)
4.Barbarismo
É qualquer desvio que se comete em
relação à palavra. São barbarismos:
*
Estrangeirismos
Cometeu uma gaffe (francês) =
Cometeu um engano (português)
Pediu um roast-beef (inglês)
= Pediu um rosbife (português)
Ele queria entrar de sócio (italiano) =
Ele queria ser sócio [português)
* Os erros de pronúncia: pograma
(programa), chipanzé (chimpanzé), adevogado (advogado)...
* Os erros de grafia: etinólogo
(etnólogo), adevogado (advogado)
largarta ( lagarta)...
* Os erros de morfologia: se eu pôr (se
eu puser), eu reavi (eu reouve), eu intervi
(eu intervim)...
* Os erros de semântica: o réu absorvido
(o réu absolvido), o ar absolvido (o ar
absorvido), soou a
camisa (suou a camisa)...
* Ambiguidade ou anfibologia: duplo
sentido:
O burro do vizinho estava doente. O vizinho burro estava doente.
O burro que pertence ao vizinho estava
doente.
O guarda encontrou a menina na sua
casa. O guarda encontrou a menina na
casa dela.
O guarda encontrou a menina na casa
dele.
5.Eco
Rima na prosa. Ex.: A informação da
premiação causou emoção na multidão.
Observação:
O erro chamado eco acontece quando a
rima não é intencional. Na prosa poética podem ser encontradas rimas com
finalidade expressiva.
6.Cacofonia ou cacófato
Som desagradável ou significado
imprevisto que surge a partir da reunião de mais de uma palavra.Ex.: Se eu pudesse, amá-la-ia (a mala ia) Amo ela (a moela)
7.Pleonasmo vicioso
Retição de uma idéia, por ignorância
ou distração.
Ex.: Deu ré para trás. Entrou para dentro. Subiu para cima.
Exportando para fora. Monopólio exclusivo. Hemorragia de sangue.
Observação: O pleonasmo pode ser um fator de estilo e,
nesse caso, chama-se pleonasmo estilístico. Ex.: “Morrerás morte vil na mão de um forte...”
(Gonçalves Dias)
EXERCÍCIOS
1.Qual o vício de
linguagem que se observa na frase: “Eu vi ele não faz muito tempo”?
a) Solecismo b) Cacófato c) Arcaísmo d) Barbarismo e) Colisão
2.Dentre as seguintes
frases, assinale aquela que não contém ambiguidade:
a)
Encontrei o menino sorrindo. c) Uma palavra pode
ter mais de um sentido.
b)
Ela encontrou a aluna em seu quarto. d) O menino viu o
incêndio do prédio.
e)
Deputado fala da reunião no Canal 2.
3.Em “Envie-me já o
catálogo de vendas”, temos:
a) Ambiguidade b) Pleonasmo c) Barbarismo d) Colisão e) Cacófato
4.Assinale a construção
em que é feito um reforço inadequado.
a) Vi com os meus próprios olhos. c) Bom motorista não
o sou.
b) Levantou a alavanca da máquina para
cima. d) Os impostos é bom
pagá-los.
e) Nenhuma das anteriores.
A- RELAÇÕES DE
COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO EMPREGO E SIGNIFICADO DE NEXOS
Nexos são palavras que servem para estabelecer ligações,
para criar relações entre os segmentos (palavras, orações, frases). São
geralmente as conjunções, as preposições e alguns advérbios.
1.ADIÇÃO
|
e - nem
- também - não só... mas também - tanto.. . como – ainda - além de - além
disso - aliás – além do mais...
|
2.ALTERNÂNCIA
|
ou -
ou...ou - ora.. .ora - quer...quer - seja...seja
|
3.OPOSIÇÃO
|
Concessiva:
embora – ainda que – mesmo que – se bem que – posto que... Adversativa: mas –
porém – todavia – contudo – entretanto – no entanto – no obstante
|
4. CONCLUSÃO
|
logo -
por isso - portanto - por conseguinte - então - pois (após o verbo) - de modo
que - em vista disso
|
5. CONDIÇÃO
|
se –
caso - contanto que - desde que - a menos que ...
|
6. COMPARAÇÃO
|
como - tão...
como - mais... que - menos... que - tal qual...
|
7.CAUSA/CONSEQUÊNCIA CAUSA/EXPLICAÇÃO
|
Causa:
porque - pois- já que - visto que – como... Consequência: de forma que - de
maneira que - de modo que - tanto que - tão. . . que, tal que Explicação
posterior: Choveu, porque as ruas estão molhadas.
|
8.FINALIDADE
|
a fim
de que - para que - com o fim de – para
|
9.CONFORMIDADE
|
conforme
- como - segundo - consoante - de acordo com...
|
10.ESCLARECIMENTO
|
isto é
- quer dizer –ou seja - em outras palavras...
|
Tipos de questões:
1. “Ele procurava emprego desesperadamente, no
entanto estava difícil de encontrar”.A locução conjuntiva "no
entanto" estabelece entre as duas orações que relaciona uma noção de:
(A)
causa (B)alternância (C) oposição (D
)finalidade (E) concessão
2. Na passagem “A
juventude de hoje vive um processo inusitado na história: tem saudades daquilo
que não conheceu, nem viveu..." , os dois pontos poderiam ser
substituídos, sem alterar o sentido, por:
(A)
desde que (B)porque ( C)quando (D)no entanto (E)mas também
Os nexos também podem ser sados para
reescrever frases, sem modificar-lhes o sentido ou, então, modificando-o.
1.OPOSIÇÃO: a) O time atacou com
de terminação, mas a defesa adversária reagiu com presteza.
b)Não
obstante o time atacasse com determinação, a defesa adversária reagiu com presteza.
2.FINALIDADE: a)O chefe não gostou do
trabalho e mandou-o refazê-lo, a fim de melhorar-lhe a estrutura. "
b)O
chefe não gostou do trabalho e, para que lhe melhorasse a estrutura, mandou-o
refazê-lo.
3.CAUSA: a)Não consegui tirar
meu passaporte, porque a Polícia Federal estava sem os formulários.
b)
Visto que a Polícia Federal estava sem os formulários, não consegui tirar meu
passaporte.
Também pode-se reescrever uma frase
ressaltando uma ideia de cada vez:
a)A
nova porta do cofre é à prova de arrombamentos, pois não tem chave e funciona
por computador.
b)A
nova porta do cofre não tem chave, pois funciona por computador, o que a torna
à prova de arrombamentos.
c)Como a nova porta do cofre funciona por
computador, não tem chave e é à prova de arrombamentos.
Muita atividade Ivan 😭
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