IV - PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

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      Para que se formem grupos humanos (sociedades), é necessário que os indivíduos se entendam e, para isso, é necessário que se expressem. Em suma, as sociedades humanas se formam e se mantêm através de um permanente processo cíclico de expressão e entendimento — a COMUNICAÇÃO. Nesse processo, encontramos os seguintes elementos básicos:
1. O EMISSOR  (fonte, codificador) — aquele que codifica e envia um conteúdo significativo;
2. O RECEPTOR (decodificador) - aquele que recebe e decodifica a mensagem;
3. A MENSAGEM - o conteúdo significativo expresso;
4. O CÓDIGO  - elemento material de que nos servimos para  enviar mensagens. Pode ser: a palavra (escrita ou falada), os desenhos (no código de trânsito, por exemplo) as cores (nas sinaleiras, no futebol) os gestos, a música, sons variados (campainha, sirene, buzina), etc.
5. O CANAL — caminho usado pelo emissor para, através dos sentidos, chegar ao receptor. Assim, o telefone, o rádio, a televisão, o ar (na conversa direta) são canais utilizados no processo de comunicação.
                                                             
                                                                
                                                                   Código

               EMISSOR   ------------------à MENSAGEM ------------------àRECEPTOR                                                                                   
                                                                   Canal

                                             V- FUNÇÕES  DA  LINGUAGEM
        A linguagem tem várias funções ou finalidades, conforme as intenções ou pontos de vista do emissor.
1-FUNÇÃO   REFERENCIAL, COGNITIVA OU  DENOTATIVA -  Texto em que predomina a função referencial da linguagem, em que o emissor procura transmitir realidade de uma maneira clara, sem dupla interpretação. Trata-se de uma linguagem objetiva, centrada no conteúdo transmitido. Ex.:Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos, pois existem populações imersas em completa miséria, a paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais e, além do mais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.
2-FUNÇÃO EXPRESSIVA OU EMOTIVA –     Na linguagem emotiva o emissor procura expressar seu mundo emocional: estado de espírito, sentimentos, opiniões. Ê uma linguagem predominantemente subjetiva em que o emissor usa com frequência verbos e pronomes na primeira pessoa e geralmente recorre aos recursos expressivos do ponto de exclamação e das interjei5es ou da própria falta de pontuação.
Ex:  Eu sem você                      Porque sem você
       Não tenho porquê              Não sei nem chorar...

3-FUNÇÃO  APELATIVA OU CONATIVA  -    A função metalinguística usa o próprio código para defini-lo ou explicá-lo. No caso, o código é a palavra Curitiba.
Ex : Curitiba: o nome da capital do  Paraná  vem  de  curi  (pinheiro)  e  tyba   (muito,  grande  quantidade). Curitiba,  portanto, significa   originariamente  “lugar   onde há muitos pinheiros

5-FUNÇÃO FÁTICA  -     Tem como objetivo estabelecer,  prolongar ou interromper uma comunicação. O canal, isto é, o suporte  físico  da  comunicação fica em evidência. Na  linguagem verbal, a função fática  se    pelas  repetições, convenções sociais, cacoetes, etc. Ex. : “Muito  prazer”,  “Como vai?”, “Oi, tudo bem?”.
       -   Oi! Você por aqui?
       -   É... E você?  Tudo  bem?
       -   Tudo bem. E você?
       -   Tudo bem.

6-FUNÇÃO POÉTICA  -       Na função poética se colocam em evidência a mensagem e modo como é apresentada. O escritor procura despertar a atenção  do  leitor  para   a  maneira como está sendo transmitida a mensagem, por meio  de  arranjos:  escolha  vocabular, rimas, ritmo, metáforas, aliterações, recursos  visuais,  disposição  do  texto  na  página,  etc.
       A função poética pode ocorrer tanto em poemas como em  prosa.
Ex.: Era um homem bem vestido                                                               
       Foi beber no botequim                                                                           
        Bebeu muito, bebeu tanto                                                                     
        Que                                                                                                      
                  Saiu                                                                                                                                                                                  
        De                                                                                                                                            
                       assim...               

                                     (Millôr  Fernandes)
                                                                                          

                                           ATIVIDADES
1)Que funções da linguagem predominam nas frases abaixo?
    a)“Pelo amor Santa Maria Virgem suspenda remessa restante.............................................................
    b) “Ó  sino da minha aldeia / Dolente na tarde calma. / Cada tua badalada / Soa dentro de minha alma.” (Fernando Pessoa) .......... ...................................................................
    c) O nome “Leila”  vem  do árabe “Layla” e significa “negra como a noite”. ..........................................
    d) Aspectos geográficos do Brasil: a área total do Brasil é de 8.511.965 km2, sendo 8.456.508 km2 de área terrestre e 55.457 km2 de águas internas.      ........................................................................................
   e) Deletar é um neologismo que significa “apagar” dados no computador...............................................................................................................................

2)Que função é mais usada na publicidade e nos anúncios?.................................................................

3)Um  professor de Ciências telegrafou a um cientista amigo seu, residente em Manaus, solicitando:
                     “OBSÉQUIO  PROVIDENCIAR  REMESSA  DE  1  OU  2  MACACOS.”
     Analise a frase e complete o que se pede:
     a)Emissor:..............................................b)Destinatário: ....................................................
     c)Tipo de linguagem utilizada:  ................................................................      

4)Destaque  o  que  se  pede:
a)Emissor:.........................................b)Destinatário:................................ c)Canal:.............................................d)Código:..........................................      
e)Tipo  de  linguagem:......................

5)dentifique a função de linguagem a que pertence o texto abaixo:

DIÁLOGO  CIFRADO
 - Quanto tempo!
- Pois é.
- Tudo bem?
-  Levando.
- Ainda assim?
- Tolerando.
- Como estás?
- Antropomórfica.
-  Tanto assim?       
-  Peristáltica
-  Não  creio...
- Sorumbática.
- Deveras?
- Entresilhada.
- Pena
- Dessexuada.
- Pobre!
- Atabalhoada
- Enfim...
- E tu?
- Cenreira?.
- E o sexo?
- Virei comborça.
-  Consentida?
- Anuente.
- Cigarro?
-  Antitabagista.
- Casamento?
- Antimatrimonialista.
- Política?
- Anarquista.
- Como?
- Antilogista.
- Ah.
- Teu Grêmio?
- Caótico
- Já meu...
- Inter?
- Sublime.
- Fui.
- Vamos.
                (Paulo Sant’Ana, Zero Hora)

                                        VI – QUALIDADES E  VÍCIOS DE LINGUAGEM
A- QUALIDADES
      
 Um texto bem escrito apresenta três aspectos fundamentais: clareza, concisão e correção gramatical.
        
1. Clareza
            É a qualidade que tem um texto de ser entendido, sem provocar dúvidas ou confusões.
         
2.Concisão
           É a característica de um texto de transmitir uma idéia com precisão, mas sem muitas palavras, sem rodeios. Á concisão reflete a capacidad de síntese do autor.
       
3.Correção gramatical
             É o uso da língua segundo os padrões da norma culta. É a ausência de erros gramaticais.
Observação:
           Se o texto estiver retratando personagem ou ambiente de baixo nível cultural, os erros gramaticais na fala das personagens adequam-se ao nível cultural delas; não são erros, constituem qualidade de estilo.

B - VÍCIOS OU DEFEITOS
             Dizer que um texto está bem ou mal escrito depende da análise do contexto. Uma palavra grosseira, obscena, quando no contexto de um cortiço, tem a função de retratar a realidade. Errado seria colocar na boca de um ignorante expressões características de erudição e cultura refinada.
     
1.Obscuridade
             Diz-se que um texto é obscuro quando está escrito em um estilo que confunde o leitor. É o contrário de clareza.
     
2.Prolixidade   
             Uso de muitas palavras e muitos volteios para dizer algo. É o uso de mais vocábulos do que o necessário para se comunicar. É o antônimo de concisão.
     

3.Solecismo
              São erros de construção sintática. São erros de regência, concordância e colocação.
  * Regência: Ele assistiu o jogo. (“Assistiu ao jogo” é o certo.)
  * Concordância: Faltou na festa os pais. (“Faltaram na festa os pais” é o certo.)
  * Colocação: Disse que amava-me. (“Disse que me amava” é o certo.)

 4.Barbarismo
             É qualquer desvio que se comete em relação à palavra. São barbarismos:
     
    * Estrangeirismos
        Cometeu uma gaffe  (francês) =  Cometeu um engano (português)
        Pediu um roast-beef  (inglês)  = Pediu um rosbife (português)
        Ele queria entrar de sócio (italiano) = Ele queria ser sócio [português)
      * Os erros de pronúncia: pograma (programa),  chipanzé (chimpanzé),  adevogado (advogado)...
       * Os erros de grafia: etinólogo (etnólogo),  adevogado (advogado) largarta ( lagarta)...
      * Os erros de morfologia: se eu pôr (se eu puser),  eu reavi (eu reouve),  eu intervi  (eu intervim)...
       * Os erros de semântica: o réu absorvido (o réu absolvido), o ar absolvido (o ar    absorvido),  soou a    
        camisa (suou a camisa)...
       * Ambiguidade ou anfibologia: duplo sentido:
         O burro do vizinho estava doente.        O vizinho burro estava doente.
         O burro que pertence ao vizinho estava doente.
         O guarda encontrou a menina na sua casa.  O guarda encontrou a menina na casa dela.
         O guarda encontrou a menina na casa dele.
   
 5.Eco
          Rima na prosa. Ex.: A informação da premiação causou emoção na multidão.
         Observação:
          O erro chamado eco acontece quando a rima não é intencional. Na prosa poética podem ser encontradas rimas com finalidade expressiva.
    
6.Cacofonia ou cacófato
        Som desagradável ou significado imprevisto que surge a partir da reunião de mais de uma palavra.Ex.:  Se eu pudesse, amá-la-ia (a mala ia)   Amo ela (a moela)
   
 7.Pleonasmo vicioso
         Retição de uma idéia, por ignorância ou distração. 
         Ex.: Deu ré para trás.                       Entrou para dentro.                  Subiu para cima.
                Exportando para fora.              Monopólio exclusivo.                Hemorragia de sangue.
Observação:  O pleonasmo pode ser um fator de estilo e, nesse caso, chama-se pleonasmo estilístico. Ex.:  “Morrerás morte vil na mão de um forte...” (Gonçalves  Dias)

                                               EXERCÍCIOS
1.Qual o vício de linguagem que se observa na frase: “Eu vi ele não faz muito tempo”?
    a) Solecismo       b) Cacófato       c) Arcaísmo       d) Barbarismo      e) Colisão

2.Dentre as seguintes frases, assinale aquela que não contém ambiguidade:
a) Encontrei o menino sorrindo.                           c) Uma palavra pode ter mais de um sentido.
b) Ela encontrou a aluna em seu quarto.                             d) O menino viu o incêndio do prédio.
                                         e) Deputado fala da reunião no Canal 2.

3.Em “Envie-me já o catálogo de vendas”, temos:
   a) Ambiguidade          b) Pleonasmo       c) Barbarismo      d) Colisão       e) Cacófato

4.Assinale a construção em que é feito um reforço inadequado.
 a) Vi com os meus próprios olhos.                           c) Bom motorista não o sou.
 b) Levantou a alavanca da máquina para cima.        d) Os impostos é bom pagá-los.
                                               e) Nenhuma das anteriores.


A- RELAÇÕES DE COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO EMPREGO E SIGNIFICADO DE NEXOS
Nexos são palavras que servem para estabelecer ligações, para criar relações entre os segmentos (palavras, orações, frases). São geralmente as conjunções, as preposições e alguns advérbios.
1.ADIÇÃO
e - nem - também - não só... mas também - tanto.. . como – ainda - além de - além disso - aliás – além do mais...
2.ALTERNÂNCIA
ou - ou...ou - ora.. .ora - quer...quer - seja...seja
3.OPOSIÇÃO
Concessiva: embora – ainda que – mesmo que – se bem que – posto que... Adversativa: mas – porém – todavia – contudo – entretanto – no entanto – no obstante
4. CONCLUSÃO
logo - por isso - portanto - por conseguinte - então - pois (após o verbo) - de modo que - em vista disso
5. CONDIÇÃO
se – caso - contanto que - desde que - a menos que ...
6. COMPARAÇÃO
como - tão... como - mais... que - menos... que - tal qual...
7.CAUSA/CONSEQUÊNCIA CAUSA/EXPLICAÇÃO
Causa: porque - pois- já que - visto que – como... Consequência: de forma que - de maneira que - de modo que - tanto que - tão. . . que, tal que Explicação posterior: Choveu, porque as ruas estão molhadas.
8.FINALIDADE
a fim de que - para que - com o fim de – para
9.CONFORMIDADE
conforme - como - segundo - consoante - de acordo com...
10.ESCLARECIMENTO
isto é - quer dizer –ou seja - em outras palavras...

                                                   Tipos de questões:
 1. “Ele procurava emprego desesperadamente, no entanto estava difícil de encontrar”.A locução conjuntiva "no entanto" estabelece entre as duas orações que relaciona uma noção de:
(A) causa        (B)alternância       (C) oposição      (D )finalidade      (E) concessão

2. Na passagem “A juventude de hoje vive um processo inusitado na história: tem saudades daquilo que não conheceu, nem viveu..." , os dois pontos poderiam ser substituídos, sem alterar o sentido, por:
(A) desde que      (B)porque (     C)quando      (D)no entanto     (E)mas também
 
      Os nexos também podem ser sados para reescrever frases, sem modificar-lhes o sentido ou, então, modificando-o.
1.OPOSIÇÃO: a) O time atacou com de terminação, mas a defesa adversária reagiu com presteza.
b)Não obstante o time atacasse com determinação, a defesa adversária reagiu com presteza.

 2.FINALIDADE: a)O chefe não gostou do trabalho e mandou-o refazê-lo, a fim de melhorar-lhe a estrutura. "
b)O chefe não gostou do trabalho e, para que lhe melhorasse a estrutura, mandou-o refazê-lo.

3.CAUSA: a)Não consegui tirar meu passaporte, porque a Polícia Federal estava sem os formulários.
b) Visto que a Polícia Federal estava sem os formulários, não consegui tirar meu passaporte.
     
   Também pode-se reescrever uma frase ressaltando uma ideia de cada vez:
a)A nova porta do cofre é à prova de arrombamentos, pois não tem chave e funciona por computador.
b)A nova porta do cofre não tem chave, pois funciona por computador, o que a torna à prova de arrombamentos.
 c)Como a nova porta do cofre funciona por computador, não tem chave e é à prova de arrombamentos.
                                                               


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