IV - VERSIFICAÇÃO

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  Versificação é a arte de fazer versos.
  Verso é a unidade rítmica de um poema. Corresponde a uma linha de uma estrofe.
  Estrofe é um agrupamento de versos.
  Poema é o agrupamento de estrofes ou versos. Pode, também, haver poema de apenas uma  estrofe.
  Metro (métrica) é a medida do verso (quantidade de sílabas poéticas).                                                
  Escansão é a contagem das sílabas poéticas, que diferem das sílabas gramaticais.
 As sílabas poéticas ou métricas não se contam da mesma maneira que as gramaticais. Observe:
     Número de sílabas gramaticais:
     Ris  can  do  a  so  li dão  de  u  ma  a   la  me da.
      1      2    3    4    5   6  7      8   9  10  11 12 13   14  

     Número de sílabas métricas  poéticas:
     Ris   can  do-a  so  li  dão  de-u   ma-a  la  me  da.
       1     2        3      4  5    6        7         8      9  10
    Obs.: A última sílaba só é contada quando a palavra for oxítona.
    
    Versos livres, muito usados pelos poetas modernistas, são aqueles que não seguem as regras da versificação tradicional, como o número de sílabas e a distribuição de acentos, isto é, a distribuição de sons fortes e fracos.

  A-CLASSIFICAÇÃO DOS VERSOS QUANTO AO NÚMERO DE SÍLABAS
   
MONOSSÍLABOS: (1 sílaba)
Rua
Torta
Lua
Morta
Tua
Port
 (Cassiano Ricardo)
DISSÍLABOS: (2 sílabas)
Na valsa
Cansaste
Ficaste
Prostrada
Turbada!
 (Casimiro de Abreu)
TRISSIÍLABOS: (3 sílabas)
Foge bicho.
Foge, povo.
Passa ponte..
Passa poste.
(Manuel Bandeira)
TETRASSILABOS: (4 sílabas)
Era uma casa..
Muito engraçada.
Não tinha teto.
Não tinha nada..
(Vinicius de Morais)
PENTASSÍLABOS ou
REDONDILHA MENOR: (5 sílabas)
Sou bravo, sou  forte.
Sou filho do Norte.
Meu canto de morte.
Guerreiros, ouvi
(Gonçalves Dias)
HEXASSÍLABAS ( 6 sílabas)
Há noite? Há vida? Há vozes?
Que espanto nos consome.
 (Cecília Meireles)
HEPTASSÍLABOS  0U  REDONDILHA MAIOR: (7 sílabas)
Minha terra tem palmeiras.
Onde canta o sabia (Gonçalves Dias)
OCTOSSÍLABOS: (8 sílabas)
Tu pensas que tu é que és
A melhor mulher do planeta
Mas eu é que não vou fazer...
          (Noel Rosa)
ENEASSÍLABOS  ( 9 sílabas)
Ouves acaso quando entardece.
Vago murmúrio que vem do   mar...
 (Vicente de Carvalho)
DECASSILABOS: (10 sílabas)
Como beber dessa bebida amarga
Tragar a dor, engolira labuta
 (Chico Buarque e Gilberto Gil)
ENDECASSILABOS: (11 sílabas)
No meio das tabas de amenos verdores
Cercada de troncos cobertos de flores.
(Gonçalves Dias)
ALEXANDRINOS: (12 sílabas)
Nas largas mutações perpétuas do universo
O amor é sempre o vinho ener-gético, irritante...
(Cruz e Souza).
                                              
                                        EXERCÍCIOS
1.Conte as silabas poéticas dos versos assinalados e dê todas as classificações possíveis para as rimas encontradas nas seguintes estrofes:
1)”Pequeno grão calmo e leve
     que o rei guardou no paiol
     por dentro alvura de neve
    por fora cachos de sol.

   O vento penteia a trança
   do trigal cheio de espiga
   em surdina uma cantiga
   um murmurar de criança.’ (Lacy Osório)
R.: Esse poema tem versos de ___________silabas, portanto é ____________________

2)” Não chores, meu filho:
     — Não chores, que a vida
     É luta renhida:
     Viver é lutar.
      — A vida é combate,
    Que os fracos abate,
    Que os fortes e bravos
    Só pode exaltar.”           (G. Dias)
R.: Essa estrofe tem versos de _________ sílabas, portanto é ____________________

3)” — Amo-te como um bucho, simplesmente
           De um amor sem mistério e sem virtude
           Com um desejo maciço e permanente.
    
      -  E de amar assim, muito e amiúde
          È  que um dia em teu corpo de repente
          Hei de morrer de amar mais do que pude.  (V.. de Morais)
R.:  Esse soneto tem versos de ______  sílabas, portanto é _________________.

4)” — Amou daquela vez como se fosse a última
            Beijou sua mulher como se fosse a única
            E cada filho seu como se fosse o pródigo
            E atravessou a rua com seu passo bêbado
            Subiu a construção como se fosse sólido.”   (C. B. de Holanda)
R. :  Esse poema tem versos de __________sílabas, portanto é ____________________

B) RIMA
     Rima é a identidade ou semelhança de sons no final ou no interior dos versos.
  Os versos sem rima chamam-se brancos ou soltos. São muito usados pelos poetas modernistas

      1.CLASSIFICAÇÃO DAS RIMAS
    As rimas se classificam  quanto à disposição (colocação) e quanto à qualidade (valor).
    Quanto à disposição (colocação), as rimas podem ser:

• emparelhadas, paralelas (a a b b):                                             
Pode, em redor de ti, tudo se aniquilar:                                  
— Tudo renascerá cantando ao teu olhar.                             

Tudo, mares e céus, árvores e montanhas,                           
Porque a vida perpétua arde em tuas entranhas.                

• opostas ou interpoladas(a b b a   ou   a- -a):
Já toda a terra adormece
Sai um soluço da flor,
Rompe de tudo um rumor
Leve como o de uma prece

 • cruzadas ou alternadas(a b a b):                                                 
Que rumor é esse na mata.                                                      
Por que se alarma a natureza?..                                              
Ai ... É a motosserra que  mata                                              
Cortante, oxigênio e beleza.                                                                                                                                                                      
• encadeadas ou internas (dentro  dos versos) 
” Sorriu-me a vida pressurosa.                      
Colhi  a  rosa  em  primavera
Mas da ilusão  feriu-me  a  dor                                                                                                                         
E esse  amor  se  fez quimera.”l

Além dessas, há ainda as rimas misturadas, que não seguem esquematização regular.

Quanto à qualidade (valor), as rimas podem ser:
pobres: as palavras que rimam são da mesma classe gramatical ou as rimas são muito comuns, como em coração e oração, amor e cantor, etc
ricas: as palavras que rimam pertencem a classes gramaticais diferentes, como em respeito e satisfeito, novelo e vê-lo, paz e assaz.
raras: as rimas ocorrem entre palavras pouco comuns, como em pondes e frondes.

  Quanto  à  sonoridade,  as  rimas  podem  ser:
.  agudas -  palavras  oxítonas:  ouvi / cresci / tupi.
.   graves -  palavras  paroxítonas: terra / encerra / guerra...
.   esdrúxulas -  palavras  proparoxítonas: pérolas / cérulas...
            
C) ESTROFE
     Estrofe ou estância é um agrupamento de versos.
   Quanto ao número de versos, as estrofes recebem diferentes nomes: monóstico, dístico, terceto, quadra ou quarteto, quintilha, sextilha, sétima, oitava, nona, décima.
     As estrofes com mais de dez versos são chamadas irregulares.
    Estribilho (ou refrão) é um verso que se repete no fim das estrofes ou uma estrofe que se repete no poema.

D) SONETO
    O soneto é um poema de forma fixa, que surgiu entre os séculos XII e XIII. Dos poemas de forma fixa, é o que mais tem sido praticado, até hoje, por grandes poetas, em vários idiomas.
   O soneto se compõe de quatorze versos, distribuídos em duas quadras (quartetos) e dois tercetos. O último verso ficou conhecido como a “chave de ouro” do soneto, urna vez que deve conter em si a essência da idéia do poema.
    Observe, a seguir, um famoso soneto de Vinicius de Moraes:

          SONETO   DE  FIDELIDADE
 De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

 E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama,

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
                  (Vinicius de Moraes. Livros de letras)


           EXERCÍCIOS
Enquanto morrem as rosas...
                                Manuel Bandeir
 Morre a tarde. Erra no ar a divina fragrância.
 Fora, a mortiça luz dos crepúsculos arde.
 Nas árvores, no oceano e no azul da distância
                Morre a tarde...
                                    
Morrem as rosas. Minhas pálpebras se molham
No pranto das desesperanças dolorosas
Sobre a mesa, pétala a pétala, se esfolham.
                 Morrem as rosas...

Morre o teu sonho?... Neste instante o pensamento
Acabrunha o meu ser como um pesar medonho.
Ah, por que temo assim? Dize: neste momento
                 Morre o teu sonho?...

Em relação ao texto acima, quanto à forma, pode-se dizer que o mesmo é:
a. (  ) Um soneto com rimas alternadas — abab — em todas as estrofes.
b. (  ) Um poema lírico composto por três estrofes, versos decassílabos e rimas intercaladas.
c. ( ) Um poema lírico composto por três quartetos, apresentando rimas alternadas — abab - em todas as estrofes.
d. (   ) Um soneto, aos moldes camonianos.
e. ( ) Um poema lírico, de métrica constante (todos os versos são dodecassílabos) e rimas emparelhadas.

1) Numere as duas colunas:                       
 (1) Versificação            
 (2) Verso                        
 (3) Estrofe                     
 (4) Poema                               
 (5) Metro                         
 (6) Escansão                
 (7) Rima                                  .
 (8) Ritmo                         
.
(   ) É um  agrupamento de versos.
(   )  É a medida do verso (quantidade de sílabas métricas.)
(  )  É a identidade ou semelhança de sons no final ou  interior dos versos.                               
(   ) É a arte de fazer versos.
(  ) É a sucessão alternada de sons tônicos ou átonos, repetidos  com   intervalos regulares, resultando numa cadência agradável.
(   ) É a unidade rítmica de una poema.Corresponde a uma linha de  
(  ) É a contagem das sílabas poéticas, que diferem das sílabas   gramaticais.
(   )É o agrupamento de estrofes ou versos.                
   
2) Classifique as rimas quanto à  disposição:
    a) Que rumor é esse na mata.
        Por que se alarma a natureza?
        Ai ... É a motosserra que mata,
        Cortante, oxigênio e beleza.
                            (C. D. de Andrade)   _____________________________

b)Pode, em redor de ti, tudo se aniquilar:
   -  Tudo renascerá cantando ao teu olhar,
   Tudo, mares e céus, árvores,  montanhas,
   Porque a vida perpétua arde em tuas entranhas.    _______________________________

c) Sorriu-me a vida pressurosa.
Colhi a rosa em primavera;
Mas da ilusão feriu-me a dor
E esse amor se fez quimera    _____________________________

d)Já toda a  terra adormece.
Sai um soluço da flor;
Rompe de tudo um rumor,
Leve como o de uma prece.  _____________________________     

 3-Agora, analise este  poema de Carlos Drummond de Andrade:
 E agora, José?
a festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?

Você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz vermos,
que ama, protesta?
E agora, José?

Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode.

A noite esfriou,
o dia não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou.
e agora, José?


a) Número de sílabas:__________                              
b) Classificação:_______________                                             
c) Nº de versos de cada estrofe:_________________                  
d) Classificação:­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_____________________________
e) Rimas: distribuição:_________
                 valor:______________
                 sons:_______________

4-Vejamos agora esse fragmento do “Navio Negreiro”, de Castro Alves:
 “Auriverde pendão da minha terra,                 
  Que a brisa do Brasil beija e balança,            
   Estandarte que a luz do sol encerra              
   E as promessas divinas da esperança...         
  Tu, que da liberdade após a guerra                 
  Foste hasteada dos heróis na lança,                                  
  Antes te houvessem roto na batalha,                                 
  Que servires a um povo de mortalha.”

a) Número se sílabas: ____________
b) Classificação:_________________               
c) Nº de versos de cada estrofe:__________
d) Classificação:_____________________
e) Rimas: distribuição:______________
                 valor: ______________
                 sons:_______________ 
  Leia atentamente a poesia a seguir, de Olavo Bilac, para as questões a  ela referentes:
                           PÁTRIA
Pátria, latejo em ti, no teu lenho, por onde
Circulo! e sou perfume, e sombra, e sol, e orvalho
E, em seiva, ao teu clamor a minha voz responde,
E subo do teu cerne ao céu de galho em galho.

Dos teus liquens, dos teus cipós, da tua fronde,
Do ninho que gorjeia em teu doce agasalho,
Do fruto a amadurar que em teu seio se esconde,
De ti,  — re bento em luz e em cânticos me espalho!

Vivo, choro em teu pranto; e, em teus dias felizes,
No alto, como uma flor, em ti, pompeio e exulto!
 E eu, morto, — sendo tu cheia de cicatrizes,

Tu golpeada e insultada, — eu tremerei sepu1to:
 E os meus ossos no chão, como as tuas raízes,
Se estorcerão de dor, sofrendo o golpe e o insulto!
                                                            (Olavo Bilac)

5- Complete as lacunas:
a)Sendo um poema de forma fixa, um soneto, ele apresenta duas estrofe de quatro vermos, os ____________ e duas de três versas, os____________
 b)Cada verso tem ________ versos que se chamam, assim, _________________________
c)As rimas dos dois quartetos, por sua distribuição, apresentam-se  ____________________
d)Quanto a semelhança dos sons, as ramas são _________________
e)Quanto ao valor, temos rimas ____________
           
  




32 comentários

  1. Adorei o blog, me ajudou bastante, só senti falta das respostas dos exercícios, desejava ter conferido com as minhas.

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  2. Conteúdo bem expandido. Parabéns!

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  3. Conteúdo bem expandido. Parabéns!

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  4. ÓTIMO CONTEÚDO, TEM COMO PASSAR AS RESPOSTAS???

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    1. Gabarito: 1) 7-heptassílabos ou redondilha maior, 2)5-pentassílabos ou redondilha menor, 3)10-decassílabos, 4)12-alexandrinos A 1-3,5,7,1,8,2,6,4 2)a-cruzadas ou alternadas, b-emparelhadas, c-internas ou encadeadas, d-opostas ou interpoladas 3) a-5,b-pentassílabos ou redondilha menor, c-7,5,6,7d-heptassílabos, hexassilabos, pentassílabos,heptassílabos e- misturadas, ricas, agudas e graves 4- a-10, b-decassílabos, c-8, d- octossílabos (por se tratar de estrofe de oito versos com oito silabas são chamados de "oitava real"), e- cruzadasnos primeiros versos e emparelhadas nos 2 últimos, rimas ricas e graves

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  8. Queria que as resposta estivessem mais organizadas, não gostei :(

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  9. מאוד מגניב אהבתי את

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  10. As respostas poderiam estar mais organizadas

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  11. Moskau - fremd und geheimnisvoll,
    Türme aus rotem Gold,
    kalt wie das Eis.

    Moskau - doch wer dich wirklich kennt,
    der weiss, ein Feuer brennt
    in dir so heiss.

    Kosaken hey, hey, hey leert die Gläser!
    Natascha ha,ha, ha, du bist schön!
    Towarisch hey, hey, hey, auf das Leben!
    Auf dein Wohl Bruder, hey Bruder ho!

    Moskau, Moskau
    wirf die Gläser an die Wand,
    Russland ist ein schönes Land, ho, ho, ho, ho, hey!

    Moskau, Moskau,
    deine Seele ist so gross,
    nachts da ist der Teufel los, ha, ha, ha, ha, hey!

    Moskau, Moskau,
    Liebe schmeckt wie Kaviar,
    Mädchen sind zum Küssen da, ho, ho, ho, ho, hey!

    Moskau, Moskau
    komm wir tanzen auf dem Tisch,
    bis der Tisch zusammenbricht, ha, ha, ha, ha, ha!

    Moskau
    Tor zur Vergangenheit
    Spiegel der Zarenzeit
    Rot wie das Blut

    Moskau
    Wer deine Seele kennt
    der weiss die Liebe brennt
    heiss wie die Glut

    Kosaken hey, hey, hey leert die Gläser!
    Natascha ha,ha, ha, du bist schön!
    Towarisch hey, hey, hey, auf die Liebe!
    Auf dein Wohl Mädchen, he Mädchen ho!

    Moskau, Moskau
    wirf die Gläser an die Wand,
    Russland ist ein schönes Land, ho, ho, ho, ho, hey!

    Moskau, Moskau,
    deine Seele ist so gross,
    nachts da ist der Teufel los, ha, ha, ha, ha, hey!

    Moskau la la la ...
    Moskau Moskau la la la ...

    Oh ohohoh...
    Moskau, Moskau
    Moskau, Moskau
    Wodka trinkt man pur und kalt,
    das macht hundert Jahre alt, oh, oh, oh, hey!

    Moskau, Moskau,
    Väterchen dein Glas ist leer,
    doch im Keller ist noch mehr, ah, ah, ah!

    Kosaken hey, hey, hey leert die Gläser!
    Natascha ha,ha, ha, du bist schön!
    Towarisch hey, hey, hey, auf die Liebe!
    Auf dein Wohl Bruder, hey Bruder ho!

    Moskau, Moskau
    wirf die Gläser an die Wand,
    Russland ist ein schönes Land, ho, ho, ho, hey!

    Moskau, Moskau,
    deine Seele ist so gross,
    nachts da ist der Teufel los, ha, ha, ha, ha, hey!

    Moskau, Moskau,
    Liebe schmeckt wie Kaviar,
    Mädchen sind zum Küssen da, ho, ho, ho, ho, hey!

    Moskau, Moskau
    komm wir tanzen auf dem Tisch,
    bis der Tisch zusammenbricht, ha, ha, ha, ha, HEY!

    English Translation:
    Moscow - strange and mysterious,
    Towers of red gold,
    cold as ice.

    Moscow - but who really knows you ,
    who knows a fire burning
    in you so hot .

    Cossacks, hey, hey , hey emptied the glasses !
    Natascha ha, ha, ha, you 're beautiful !
    Tovarishch hey, hey , hey, to your life!
    To your health brother hey brother ho!

    Moscow , Moscow
    throw your glasses at the wall ,
    Russia is a beautiful country , ho, ho , ho, ho , hey!

    Moscow , Moscow,
    your soul is so great
    at night when the devil is going on, ha, ha, ha, ha, hey!

    Moscow , Moscow,
    Love tastes like caviar,
    Girls are to be kissed , ho, ho , ho, ho , hey!

    Moscow , Moscow
    Come on we're dancing on the table,
    until the table breaks down, ha, ha, ha, ha, ha!

    Moscow
    Doorway to the past
    Mirror of the Tsarist
    Red as the blood

    Moscow
    Who knows your soul
    who knows the love burns
    hot as the embers

    Cossacks, hey, hey , hey emptied the glasses !
    Natascha ha, ha, ha, you 're beautiful !
    Tovarishch hey, hey , hey, on the love!
    To your health girl , hey girl ho!

    Moscow , Moscow
    throw your glasses at the wall ,
    Russia is a beautiful country , ho, ho , ho, ho , hey!

    Moscow , Moscow,
    your soul is so great
    at night when the devil is going on, ha, ha, ha, ha, hey!

    Moscow la la la ...
    Moscow la la la ...

    Oh ohohoh ...
    Moscow , Moscow
    Moscow , Moscow
    Vodka is drunk pure and cold,
    that makes a hundred years old , oh, oh , oh, hey!

    Moscow , Moscow,
    Father your glass is empty ,
    but in the basement is more, ah , ah, ah !

    Cossacks, hey, hey , hey emptied the glasses !
    Natascha ha, ha, ha, you 're beautiful !
    Tovarishch hey, hey , hey, on the love!
    To your health brother hey brother ho!

    Moscow , Moscow
    throw your glasses at the wall ,
    Russia is a beautiful country , ho, ho , ho, hey!

    Moscow , Moscow,
    your soul is so great
    at night when the devil is going on, ha, ha, ha, ha, hey!

    Moscow , Moscow,
    Love tastes like caviar,
    Girls are to be kissed , ho, ho , ho, ho , hey!

    Moscow , Moscow
    Come on we're dancing on the table,
    until the table breaks down, ha, ha, ha, ha, HEY !

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  12. Eu só não entendi como o nego Ney morreu

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    1. bolsonaro né :(, covid ta acabando com o mundo e com minha sanidade mental, só quero sair de casa com os parça e beber. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

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  13. Obrigada pelo material. Parabéns!

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  14. Não gostei das respostas

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  15. olá, Maria Rita sua lindaaaaaaaa <3

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  16. Um trabalho riquíssimo. Gostaria de encontrar um ser humano que me ajudasse na escansão da letra da canção de Chico Buarque -> Cotidiano. Pois a gente encontra muita divergências quando solicitamos de verso em verso. É para meus estudos. Para mim tá meio difícil.

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  17. Deus abençoe pelo seu trabalho! me ajudou!

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  18. Um ótimo trabalho! Parabéns e obrigado!

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