Versificação é a arte de fazer versos.
Verso é a unidade rítmica de um poema. Corresponde a uma linha de uma estrofe.
Estrofe é um agrupamento de versos.
Poema é o agrupamento de estrofes ou versos. Pode, também, haver poema de apenas uma estrofe.
Metro (métrica) é a medida do verso (quantidade de sílabas poéticas).
Escansão é a contagem das sílabas poéticas, que diferem das sílabas gramaticais.
As sílabas poéticas ou métricas não se contam da mesma maneira que as gramaticais. Observe:
Número de sílabas gramaticais:
Ris can do a so li dão de u ma a la me da.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14
Número de sílabas métricas poéticas:
Ris can do-a so li dão de-u ma-a la me da.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Versos livres, muito usados pelos poetas modernistas, são aqueles que não seguem as regras da versificação tradicional, como o número de sílabas e a distribuição de acentos, isto é, a distribuição de sons fortes e fracos.
A-CLASSIFICAÇÃO DOS VERSOS QUANTO AO NÚMERO DE SÍLABAS
MONOSSÍLABOS: (1 sílaba) Rua Torta Lua Morta Tua Port (Cassiano Ricardo) | DISSÍLABOS: (2 sílabas) Na valsa Cansaste Ficaste Prostrada Turbada! (Casimiro de Abreu) | TRISSIÍLABOS: (3 sílabas) Foge bicho. Foge, povo. Passa ponte.. Passa poste. (Manuel Bandeira) |
TETRASSILABOS: (4 sílabas) Era uma casa.. Muito engraçada. Não tinha teto. Não tinha nada.. (Vinicius de Morais) | PENTASSÍLABOS ou REDONDILHA MENOR: (5 sílabas) Sou bravo, sou forte. Sou filho do Norte. Meu canto de morte. Guerreiros, ouvi (Gonçalves Dias) | HEXASSÍLABAS ( 6 sílabas) Há noite? Há vida? Há vozes? Que espanto nos consome. (Cecília Meireles) |
HEPTASSÍLABOS 0U REDONDILHA MAIOR: (7 sílabas) Minha terra tem palmeiras. Onde canta o sabia (Gonçalves Dias) | OCTOSSÍLABOS: (8 sílabas) Tu pensas que tu é que és A melhor mulher do planeta Mas eu é que não vou fazer... (Noel Rosa) | ENEASSÍLABOS ( 9 sílabas) Ouves acaso quando entardece. Vago murmúrio que vem do mar... (Vicente de Carvalho) |
DECASSILABOS: (10 sílabas) Como beber dessa bebida amarga Tragar a dor, engolira labuta (Chico Buarque e Gilberto Gil) | ENDECASSILABOS: (11 sílabas) No meio das tabas de amenos verdores Cercada de troncos cobertos de flores. (Gonçalves Dias) | ALEXANDRINOS: (12 sílabas) Nas largas mutações perpétuas do universo O amor é sempre o vinho ener-gético, irritante... (Cruz e Souza). |
1.Conte as silabas poéticas dos versos assinalados e dê todas as classificações possíveis para as rimas encontradas nas seguintes estrofes:
1)”Pequeno grão calmo e leve
que o rei guardou no paiol
por dentro alvura de neve
por fora cachos de sol.
O vento penteia a trança
do trigal cheio de espiga
em surdina uma cantiga
um murmurar de criança.’ (Lacy Osório)
2)” Não chores, meu filho:
— Não chores, que a vida
É luta renhida:
Viver é lutar.
— A vida é combate,
Que os fracos abate,
Que os fortes e bravos
Só pode exaltar.” (G. Dias)
R.: Essa estrofe tem versos de _________ sílabas, portanto é ____________________
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente.
- E de amar assim, muito e amiúde
È que um dia em teu corpo de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude. (V.. de Morais)
4)” — Amou daquela vez como se fosse a última
Beijou sua mulher como se fosse a única
E cada filho seu como se fosse o pródigo
E atravessou a rua com seu passo bêbado
Subiu a construção como se fosse sólido.” (C. B. de Holanda)
R. : Esse poema tem versos de __________sílabas, portanto é ____________________
B) RIMA
Rima é a identidade ou semelhança de sons no final ou no interior dos versos.
Os versos sem rima chamam-se brancos ou soltos. São muito usados pelos poetas modernistas
1.CLASSIFICAÇÃO DAS RIMAS
As rimas se classificam quanto à disposição (colocação) e quanto à qualidade (valor).
• emparelhadas, paralelas (a a b b):
Pode, em redor de ti, tudo se aniquilar:
— Tudo renascerá cantando ao teu olhar.
Tudo, mares e céus, árvores e montanhas,
Porque a vida perpétua arde em tuas entranhas.
• opostas ou interpoladas(a b b a ou a- -a):
Já toda a terra adormece
Sai um soluço da flor,
Rompe de tudo um rumor
Leve como o de uma prece
Que rumor é esse na mata.
Por que se alarma a natureza?..
Ai ... É a motosserra que mata
Cortante, oxigênio e beleza.
• encadeadas ou internas (dentro dos versos)
” Sorriu-me a vida pressurosa.
Colhi a rosa em primavera
Mas da ilusão feriu-me a dor
E esse amor se fez quimera.”l
E esse amor se fez quimera.”l
Além dessas, há ainda as rimas misturadas, que não seguem esquematização regular.
Quanto à qualidade (valor), as rimas podem ser:
• pobres: as palavras que rimam são da mesma classe gramatical ou as rimas são muito comuns, como em coração e oração, amor e cantor, etc
• ricas: as palavras que rimam pertencem a classes gramaticais diferentes, como em respeito e satisfeito, novelo e vê-lo, paz e assaz.
• raras: as rimas ocorrem entre palavras pouco comuns, como em pondes e frondes.
Quanto à sonoridade, as rimas podem ser:
. agudas - palavras oxítonas: ouvi / cresci / tupi.
. graves - palavras paroxítonas: terra / encerra / guerra...
. esdrúxulas - palavras proparoxítonas: pérolas / cérulas...
C) ESTROFE
Estrofe ou estância é um agrupamento de versos.
Quanto ao número de versos, as estrofes recebem diferentes nomes: monóstico, dístico, terceto, quadra ou quarteto, quintilha, sextilha, sétima, oitava, nona, décima.
As estrofes com mais de dez versos são chamadas irregulares.
Estribilho (ou refrão) é um verso que se repete no fim das estrofes ou uma estrofe que se repete no poema.
D) SONETO
O soneto é um poema de forma fixa, que surgiu entre os séculos XII e XIII. Dos poemas de forma fixa, é o que mais tem sido praticado, até hoje, por grandes poetas, em vários idiomas.
O soneto se compõe de quatorze versos, distribuídos em duas quadras (quartetos) e dois tercetos. O último verso ficou conhecido como a “chave de ouro” do soneto, urna vez que deve conter em si a essência da idéia do poema.
Observe, a seguir, um famoso soneto de Vinicius de Moraes:
SONETO DE FIDELIDADE
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama,
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
EXERCÍCIOS
Manuel Bandeir
Morre a tarde. Erra no ar a divina fragrância.
Fora, a mortiça luz dos crepúsculos arde.
Nas árvores, no oceano e no azul da distância
Morre a tarde...
Morrem as rosas. Minhas pálpebras se molham
No pranto das desesperanças dolorosas
Sobre a mesa, pétala a pétala, se esfolham.
Morrem as rosas...
Morre o teu sonho?... Neste instante o pensamento
Acabrunha o meu ser como um pesar medonho.
Ah, por que temo assim? Dize: neste momento
Morre o teu sonho?...
Em relação ao texto acima, quanto à forma, pode-se dizer que o mesmo é:
a. ( ) Um soneto com rimas alternadas — abab — em todas as estrofes.
b. ( ) Um poema lírico composto por três estrofes, versos decassílabos e rimas intercaladas.
c. ( ) Um poema lírico composto por três quartetos, apresentando rimas alternadas — abab - em todas as estrofes.
d. ( ) Um soneto, aos moldes camonianos.
e. ( ) Um poema lírico, de métrica constante (todos os versos são dodecassílabos) e rimas emparelhadas.
1) Numere as duas colunas:
(1) Versificação
2) Classifique as rimas quanto à disposição:
(2) Verso
(3) Estrofe
(4) Poema
(5) Metro
(6) Escansão
(7) Rima .
(8) Ritmo
.
( ) É um agrupamento de versos.
( ) É a medida do verso (quantidade de sílabas métricas.)
( ) É a identidade ou semelhança de sons no final ou interior dos versos.
( ) É a arte de fazer versos.
( ) É a sucessão alternada de sons tônicos ou átonos, repetidos com intervalos regulares, resultando numa cadência agradável.
( ) É a unidade rítmica de una poema.Corresponde a uma linha de
( ) É a contagem das sílabas poéticas, que diferem das sílabas gramaticais.
( )É o agrupamento de estrofes ou versos.
2) Classifique as rimas quanto à disposição:
a) Que rumor é esse na mata.
Por que se alarma a natureza?
Ai ... É a motosserra que mata,
Cortante, oxigênio e beleza.
(C. D. de Andrade) _____________________________
b)Pode, em redor de ti, tudo se aniquilar:
- Tudo renascerá cantando ao teu olhar,
Tudo, mares e céus, árvores, montanhas,
Porque a vida perpétua arde em tuas entranhas. _______________________________
c) Sorriu-me a vida pressurosa.
Colhi a rosa em primavera;
Mas da ilusão feriu-me a dor
E esse amor se fez quimera _____________________________
d)Já toda a terra adormece.
Sai um soluço da flor;
Rompe de tudo um rumor,
Leve como o de uma prece. _____________________________
3-Agora, analise este poema de Carlos Drummond de Andrade:
a festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
Você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz vermos,
que ama, protesta?
E agora, José?
Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode.
A noite esfriou,
o dia não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou.
e agora, José?
a) Número de sílabas:__________
b) Classificação:_______________
c) Nº de versos de cada estrofe:_________________
d) Classificação:_____________________________
e) Rimas: distribuição:_________
valor:______________
sons:_______________
4-Vejamos agora esse fragmento do “Navio Negreiro”, de Castro Alves:
“Auriverde pendão da minha terra,
Que a brisa do Brasil beija e balança,
Estandarte que a luz do sol encerra
E as promessas divinas da esperança...
Tu, que da liberdade após a guerra
Foste hasteada dos heróis na lança,
Antes te houvessem roto na batalha,
Que servires a um povo de mortalha.”
a) Número se sílabas: ____________
b) Classificação:_________________
c) Nº de versos de cada estrofe:__________
d) Classificação:_____________________
e) Rimas: distribuição:______________
valor: ______________
Leia atentamente a poesia a seguir, de Olavo Bilac, para as questões a ela referentes:
PÁTRIA
Circulo! e sou perfume, e sombra, e sol, e orvalho
E, em seiva, ao teu clamor a minha voz responde,
E subo do teu cerne ao céu de galho em galho.
Dos teus liquens, dos teus cipós, da tua fronde,
Do ninho que gorjeia em teu doce agasalho,
Do fruto a amadurar que em teu seio se esconde,
De ti, — re bento em luz e em cânticos me espalho!
Vivo, choro em teu pranto; e, em teus dias felizes,
No alto, como uma flor, em ti, pompeio e exulto!
E eu, morto, — sendo tu cheia de cicatrizes,
Tu golpeada e insultada, — eu tremerei sepu1to:
E os meus ossos no chão, como as tuas raízes,
Se estorcerão de dor, sofrendo o golpe e o insulto!
(Olavo Bilac)
5- Complete as lacunas:
a)Sendo um poema de forma fixa, um soneto, ele apresenta duas estrofe de quatro vermos, os ____________ e duas de três versas, os____________
b)Cada verso tem ________ versos que se chamam, assim, _________________________
c)As rimas dos dois quartetos, por sua distribuição, apresentam-se ____________________
d)Quanto a semelhança dos sons, as ramas são _________________
e)Quanto ao valor, temos rimas ____________
Adorei o blog, me ajudou bastante, só senti falta das respostas dos exercícios, desejava ter conferido com as minhas.
ResponderExcluire as respostas?
ResponderExcluiroi
Excluirpena q não tem resposta :(
ResponderExcluirConteúdo bem expandido. Parabéns!
ResponderExcluirConteúdo bem expandido. Parabéns!
ResponderExcluirÓTIMO CONTEÚDO, TEM COMO PASSAR AS RESPOSTAS???
ResponderExcluirGabarito: 1) 7-heptassílabos ou redondilha maior, 2)5-pentassílabos ou redondilha menor, 3)10-decassílabos, 4)12-alexandrinos A 1-3,5,7,1,8,2,6,4 2)a-cruzadas ou alternadas, b-emparelhadas, c-internas ou encadeadas, d-opostas ou interpoladas 3) a-5,b-pentassílabos ou redondilha menor, c-7,5,6,7d-heptassílabos, hexassilabos, pentassílabos,heptassílabos e- misturadas, ricas, agudas e graves 4- a-10, b-decassílabos, c-8, d- octossílabos (por se tratar de estrofe de oito versos com oito silabas são chamados de "oitava real"), e- cruzadasnos primeiros versos e emparelhadas nos 2 últimos, rimas ricas e graves
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ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirADEUS
ResponderExcluirCerto ou errado?
ResponderExcluirMuito obrigada pela postagem.
ResponderExcluirQueria que as resposta estivessem mais organizadas, não gostei :(
ResponderExcluirמאוד מגניב אהבתי את
ResponderExcluirAs respostas poderiam estar mais organizadas
ResponderExcluirвие сте ге
ResponderExcluirэто отстой
ResponderExcluirMoskau - fremd und geheimnisvoll,
ResponderExcluirTürme aus rotem Gold,
kalt wie das Eis.
Moskau - doch wer dich wirklich kennt,
der weiss, ein Feuer brennt
in dir so heiss.
Kosaken hey, hey, hey leert die Gläser!
Natascha ha,ha, ha, du bist schön!
Towarisch hey, hey, hey, auf das Leben!
Auf dein Wohl Bruder, hey Bruder ho!
Moskau, Moskau
wirf die Gläser an die Wand,
Russland ist ein schönes Land, ho, ho, ho, ho, hey!
Moskau, Moskau,
deine Seele ist so gross,
nachts da ist der Teufel los, ha, ha, ha, ha, hey!
Moskau, Moskau,
Liebe schmeckt wie Kaviar,
Mädchen sind zum Küssen da, ho, ho, ho, ho, hey!
Moskau, Moskau
komm wir tanzen auf dem Tisch,
bis der Tisch zusammenbricht, ha, ha, ha, ha, ha!
Moskau
Tor zur Vergangenheit
Spiegel der Zarenzeit
Rot wie das Blut
Moskau
Wer deine Seele kennt
der weiss die Liebe brennt
heiss wie die Glut
Kosaken hey, hey, hey leert die Gläser!
Natascha ha,ha, ha, du bist schön!
Towarisch hey, hey, hey, auf die Liebe!
Auf dein Wohl Mädchen, he Mädchen ho!
Moskau, Moskau
wirf die Gläser an die Wand,
Russland ist ein schönes Land, ho, ho, ho, ho, hey!
Moskau, Moskau,
deine Seele ist so gross,
nachts da ist der Teufel los, ha, ha, ha, ha, hey!
Moskau la la la ...
Moskau Moskau la la la ...
Oh ohohoh...
Moskau, Moskau
Moskau, Moskau
Wodka trinkt man pur und kalt,
das macht hundert Jahre alt, oh, oh, oh, hey!
Moskau, Moskau,
Väterchen dein Glas ist leer,
doch im Keller ist noch mehr, ah, ah, ah!
Kosaken hey, hey, hey leert die Gläser!
Natascha ha,ha, ha, du bist schön!
Towarisch hey, hey, hey, auf die Liebe!
Auf dein Wohl Bruder, hey Bruder ho!
Moskau, Moskau
wirf die Gläser an die Wand,
Russland ist ein schönes Land, ho, ho, ho, hey!
Moskau, Moskau,
deine Seele ist so gross,
nachts da ist der Teufel los, ha, ha, ha, ha, hey!
Moskau, Moskau,
Liebe schmeckt wie Kaviar,
Mädchen sind zum Küssen da, ho, ho, ho, ho, hey!
Moskau, Moskau
komm wir tanzen auf dem Tisch,
bis der Tisch zusammenbricht, ha, ha, ha, ha, HEY!
English Translation:
Moscow - strange and mysterious,
Towers of red gold,
cold as ice.
Moscow - but who really knows you ,
who knows a fire burning
in you so hot .
Cossacks, hey, hey , hey emptied the glasses !
Natascha ha, ha, ha, you 're beautiful !
Tovarishch hey, hey , hey, to your life!
To your health brother hey brother ho!
Moscow , Moscow
throw your glasses at the wall ,
Russia is a beautiful country , ho, ho , ho, ho , hey!
Moscow , Moscow,
your soul is so great
at night when the devil is going on, ha, ha, ha, ha, hey!
Moscow , Moscow,
Love tastes like caviar,
Girls are to be kissed , ho, ho , ho, ho , hey!
Moscow , Moscow
Come on we're dancing on the table,
until the table breaks down, ha, ha, ha, ha, ha!
Moscow
Doorway to the past
Mirror of the Tsarist
Red as the blood
Moscow
Who knows your soul
who knows the love burns
hot as the embers
Cossacks, hey, hey , hey emptied the glasses !
Natascha ha, ha, ha, you 're beautiful !
Tovarishch hey, hey , hey, on the love!
To your health girl , hey girl ho!
Moscow , Moscow
throw your glasses at the wall ,
Russia is a beautiful country , ho, ho , ho, ho , hey!
Moscow , Moscow,
your soul is so great
at night when the devil is going on, ha, ha, ha, ha, hey!
Moscow la la la ...
Moscow la la la ...
Oh ohohoh ...
Moscow , Moscow
Moscow , Moscow
Vodka is drunk pure and cold,
that makes a hundred years old , oh, oh , oh, hey!
Moscow , Moscow,
Father your glass is empty ,
but in the basement is more, ah , ah, ah !
Cossacks, hey, hey , hey emptied the glasses !
Natascha ha, ha, ha, you 're beautiful !
Tovarishch hey, hey , hey, on the love!
To your health brother hey brother ho!
Moscow , Moscow
throw your glasses at the wall ,
Russia is a beautiful country , ho, ho , ho, hey!
Moscow , Moscow,
your soul is so great
at night when the devil is going on, ha, ha, ha, ha, hey!
Moscow , Moscow,
Love tastes like caviar,
Girls are to be kissed , ho, ho , ho, ho , hey!
Moscow , Moscow
Come on we're dancing on the table,
until the table breaks down, ha, ha, ha, ha, HEY !
Eu só não entendi como o nego Ney morreu
ResponderExcluirbolsonaro né :(, covid ta acabando com o mundo e com minha sanidade mental, só quero sair de casa com os parça e beber. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
ExcluirObrigada pelo material. Parabéns!
ResponderExcluirNão gostei das respostas
ResponderExcluirDevemos ser mais gratos pelo trabalho dos outros...
Excluirkkkkkkkk
ResponderExcluirolá, Maria Rita sua lindaaaaaaaa <3
ResponderExcluirvdd linda concordo
ExcluirUm trabalho riquíssimo. Gostaria de encontrar um ser humano que me ajudasse na escansão da letra da canção de Chico Buarque -> Cotidiano. Pois a gente encontra muita divergências quando solicitamos de verso em verso. É para meus estudos. Para mim tá meio difícil.
ResponderExcluircadê as respostas.
ResponderExcluirDeus abençoe pelo seu trabalho! me ajudou!
ResponderExcluirUm ótimo trabalho! Parabéns e obrigado!
ResponderExcluir