I - Q.UINHENTISMO
INSTRUÇÃO: Para
responder à questão 01, leia o fragmento abaixo .
E tanto que ele começou de ir para Ia,
acudiram pela praia homens, quando aos dois, quando aos três, de maneira que,
ao chegar o batel à boca do rio, já ali havia dezoito ou vinte homens. Eram
pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos
traziam arcos com suas setas. Vinham todos rijamente sobre 'o batel. ( ... ) A
feição deles é serem pardos, maneira de. avermelhados, de bons rostos e bons
narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Não fazem o menor caso de
encobrir
ou deixar de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são
de grande inocência.
1-Assinale a alternativa que preenche correta
e respectivamente as lacunas da frase.
Percebemos o caráter___________ do texto de
___________ , espécie de certidão de nascimento do Brasil por se tratar do
primeiro relato feito por europeus. Essa literatura fi-cou conhecida como
literatura de informação ou de viagem. .
(A) descritivo - Caminha (B) doutrinário - Anchieta (C) romântico - Lery
2- A literatura do
século XVI no Brasil tinha a intenção de mostrar como era a terra recém-descoberta,
numa de suas tendências, e de pregar a doutrina católica difundida na
metrópole, como a outra tendência. Essas duas tendências do Quinhen- tismo são, respectivamente, a:
(A)
Literatura Doutrinal e a Literatura de Catequese.
(B)
Literatura de Catequese e a Literatura de Informação.
(C)
Literatura de Catequese e a Literatura de Viagem.
(D)
Literatura de Informação e a Literatura de Viagem.
(E)
Literatura de Informação e a Literatura de Catequese.
II -
BARROCO
INSTRUÇÃO: Para
responder às questões 01 e 02, leia com atenção o poema abaixo, de Gregório de
Matos.
A Jesus Cristo Nosso
Senhor
Pequei,
Senhor; mas não porque hei pecado,
da
vossa alta clemência me despido;
Porque,
quanto mais tenho delinquido,
Vos
tenho a perdoar mais empenhado.
Se
basta a vos irar tanto pecado,
A
abrandar-vos sobeja um só gemido:
Que
a mesma culpa, que vos há ofendido,
Vos
tem para o perdão lisonjeado.
Se
uma ovelha perdida e já cobrada
Glória
tal e prazer tão repentino
Vos
deu, como afirmais na sacra história,
Eu
sou, Senhor, a ovelha desgarrada,
Cobrai-a;
e não queirais, pastor divino,
Perder
na vossa ovelha a vossa glória.
1- Considere as
seguintes afirmações sobre o poema:
I
- É um soneto que representa perfeitamente a temática lírico-religiosa, na qual
o poeta coloca-se como um pecador.
II
- O poeta, humildemente, afirma não ser merecedor da misericórdia e do perdão
divinos, pois seu pecado é muito grave.
III
- O poeta apresenta-se como uma ovelha desgarrada que, se for recuperada, contribuirá
para elevar a glória divina.
Quais estão
corretas?
(A)
Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e III. (E) Apenas II e III.
2 - A respeito do
mesmo poema, é incorreto afirmar que:
(A)
o soneto tem uma das características típicas da literatura barroca: o homem
atormentado pela ideia de cair em desgraça junto a Deus.
(B)
o poeta acredita que a bondade e a clemência de Jesus são muito maiores do que
o seu pecado.
(C)
o poeta aparece como um advogado de si mesmo, defendendo o seu direito de ser
perdoado por Jesus.
(D)
o soneto menciona explicitamente a Bíblia, o livro sagrado dos cristãos.
(E)
a metáfora da ovelha indica que o texto está ligado ao princípio de louvação da
natureza, típico do Barroco.
INSTRUÇÃO:
Leia com atenção c poema abaixo, de
Gregório de Matos, para responder à questão. .
Aos Vícios
Eu
sou aquele, que os passados anos
cantei
na minha lira maldizente
torpezas
do Brasil, vícios e enganos.
E
bem que os descantei bastanternente,
canto
segunda vez na mesma lira
o
mesmo assunto em plectro diferente.
(...)
De
que pode servir calar quem cala?
Nunca
se há de falar o que se sente?
Sempre
se há de sentir o que se fala.
Qual
homem pode haver tão paciente,
Que
vendo o triste estado da Bahia,
Não
chore, não suspire e não lamente?
3-Considere as
seguintes afirmações sobre o poema.
I-
Esse poema representa o lado satírico e irreverente do poeta frente a uma
sociedade colonial decadente.
II-
O poema revela o impulso do poeta em denunciar os vícios da vida na capital da
colônia.
III-
Gregório de Matos canta na mesma lira a vida simples da Bahia.
Quais
estão corretas?
(A)
Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) I, II e III.
Para responder à
questão 04, leia o poema abaixo.
A
cada canto um grande Conselheiro,
Que
nos quer governar cabana e vinha:
Não
sabem governar sua cozinha,
E
querem governar o Mundo inteiro!
Em
cada porta um bem frequente Olheiro
da
vida do vizinho e da vizinha,
pesquisa,
escuta, espreita e esquadrinha
para
o levar à Praça e ao Terreiro.
Estupendas
usuras nos mercados:
Todos
os que não furtam, muito pobres:
Eis
aqui a Cidade da Bahia.
Muitos
mulatos desavergonhados,
Trazendo
pelos pés aos Homens nobres;
posta
nas palmas toda a picardia.
5- Considere as
afirmações abaixo sobre o poema.
I
- Faz uma crítica a vários grupos sociais da Bahia do seu tempo, apontando
defeitos em todos eles.
II
- Por ironizar a situação, como no penúltimo verso, percebemos tratar-se de um
poema de Gregório de Matos Guerra, na sua vertente satírica.
III
-Pelo estilo apaixonado e idealista, podemos afirmar que se trata de um poema
vinculado à estética árcade.
Quais
estão corretas?
(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) I,
II e III.
Instrução: Para
responder a questão de número 06 leia o poema abaixo, de Gregório de Matos
Guerra, poeta barroco.
Triste
Bahia! Ó quão dessemelhante
Estás
e estou do nosso antigo estado!
Pobre
te vejo a ti, tu a mi empenhado,
Rica
te vi eu já, tu a mi abundante.
A
ti trocou-te a máquina mercante
Que
em tua larga barra tem entrado.
A
mim foi-me trocando, e tem trocado,
Tanto
negócio e tanto negociante.
Deste
em dar tanto açúcar excelente
Pelas
drogas inúteis, que abelhuda
Simples
aceitas do sagaz Brichote.
Oh!
se quisera Deus, que de repente
Um
dia amanheceras tão sisuda
Que
fora de algodão o teu capote!
6. Considere as
afirmações abaixo sobre o poema.
I
- .Percebe-se, na primeira estrofe, a aproximação do eu-lírico e do objeto
poético, ambos empobrecidos depois de um período inicial de abundância.
II
- O motivo claro da falência' do objeto poético, no caso a cidade da Bahia, é
uma série de invasões e guerras feitas pelos holandeses.
III
- Na terceira estrofe, a voz lírica critica a "simples" Bahia, que se
deixou enganar pelo "sagaz" inglês (ironia feita com a palavra
Brichote, derivada de British (inglês), que trocou muitas mercadorias inúteis
pelo bom açúcar.
IV
- Percebe-se a presença de figuras de linguagem como as metáforas antitéticas
da terceira estrofe e as antíteses e aliterações da primeira.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I e
II. (B) Apenas I e III. (C) Apenas I, III e IV 0
(D) Apenas II, III e IV (E) I,
II, III e IV
III - ARCADISMO
INSTRUÇÃO: Leia o
seguinte texto, fragmento do poema Marília de Dirceu, pararesponder às questões
01 02.
Vem,
ó Marília, vem lograr comigo
Destes
alegres campos a beleza,
Destas
copadas árvores o abrigo ...
Deixa
louvar da corte a vã grandeza:
Quanto
me agrada mais estar contigo,
Notando
as perfeições da Natureza!
1- Considere as
seguintes afirmações sobre o texto.
I
- O poeta convida a amada, Marília, para aproveitarem juntos as maravilhas da
cidade (a corte).
II-
Trata-se de um fragmento de um célebre poema de Tomás Antônio Gonzaga, no qual
faz um elogio à vida simples e natural dos camponeses.
III
- A natureza é vista como perfeita, em oposição à inutilidade da cidade.
Quais estão corretas?
(A)
Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.
2 - Ainda segundo o
texto, é correto afirmar que:
(A)
a preocupação com a simplicidade, no estilo de Vida e no estilo de texto, é
típica da escola árcade.
(B)
a admiração pelo progresso da cidade, presente nesse texto, é característica do
Parnasianismo.
(C)
o indivíduo está em dúvida entre uma coisa e outra, o campo e a cidade, perspectiva
que é típica do Barroco.
(D)
a preocupação com o regional e o interior do Brasil, como aparece no texto, é
marca do Modernismo.
(E)
a fuga do mundo real para um idealizado, como propõe o texto, é marca do
Romantismo.
3
- Considere as seguintes afirmações sobre Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio
Manuel da Costa.
I
- Tomás Antônio Gonzaga escreveu Cartas Chilenas, com o objetivo de homenagear
o governador de Minas Gerais, seu amigo.
II-
Cláudio Manuel da Costa mostra
inclinação para o Arcadismo, mas ainda apresenta influências do Barroco.
III
- Tomás Antônio Gonzaga é o autor do
poema lírico Marília de Dirceu, obra impregnada de pastoralismo e galanteria próprios dos árcades.
Quais
estão corretas?
(,A)
Apenas I. (B) Apenas 11. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) Apenas II e III.
4-Assinale a alternativa
que preenche correta e respectivamente, associando as escolas literárias e suas
principais características:
_________________,maior
poeta barroco brasileiro, criticou severamente a sociedade colonial brasileira,
desenvolvendo também :a :poesia lírica, em que trata de temas ligados ao amor e
________
(A)Cláudio Manoel da
Costa - à religiosidade
(B)Cláudio Manoel da Costa - ao
pastoralismo
(C)Gregório-de-Matos - ao
pastoralismo
(D)Gregório de Matos - à religiosidade
.. (E) Padre Vieira - à religiosidade ''
5-Numere a coluna da
direita de acordo com a:da esquerda, associando as escolas
literárias a suas
principais características.
(1) Barroco ( ) linguagem simples
( ) oposição entre valores materiais e
espirituais
( ) linguagem complexa
(2)Arcadismo ( ) bucolismo
A sequencia correta de cima para baixo é:
(A)
1-1-2-2-1 (B) 1-1-2-2 (C)1-2-2-1 (D) 2-1-1-2 (E) 2-2-1-1
6-O Arcadismo
brasileiro se tornou importante para a literatura nacional por tratar, em
algumas de suas obras, de um tema tipicamente brasileiro, o índio. Uma dessas
obras te- matiza a guerra ocorrida nas Missões Jesuíticas, noroeste do atual
Rio Grande do Sul, guerra que se deu entre uma aliança de portugueses e
espanhóis contra os índios missioneiros comandados por
Sepé Tiaraju, personagem histórico retomado como herói.
A obra que apresenta
o enredo descrito acima:
(A)
Caramuru, de Santa Rita Durão.
(B)
O Uraguai, de Basílio da Gama.
(C)
O Guarani, de José de Alencar.
(O)
O Canto do Piaga, de Gonçalves Dias.
:
(E)
A Confederação dos Tamoios, de Gonçalves
de Magalhães.
INSTRUÇÃO: Para
responder à questão 07 leia o fragmento abaixo.
De
amar, minha Marília, a formosura
Não
se podem livrar humanos peitos.
Adoram
os Heróis; e os mesmos brutos
Aos
grilhões de Cupido estão sujeitos.
Quem,
Marília, despreza uma beleza,
A luz da razão precisa;
E se tem discurso, pisa
A Lei, que lhe ditou a Natureza.
7. Para o poeta Tomás
Antônio Gonzaga, o amor é uma lei da natureza. Essa caracte- rística, a
objetividade dos sentimentos, está presente na escola literária chamada de:
(A)
Romantismo. (B) Barroco. (C) Realismo . (D) Simbolismo. (E) Arcadismo.
GABARITO COMENTADO
I-QUINHENTISMO:
1-Resposta
A. O fragmento pertence à Carta Do Descobrimento do Brasil, escrita por
Pero Vaz de Caminha, escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral.
2-Resposta
E.A literatura do século XVI, no Brasil, era a de Informação, escrita sobre
a terra e os indígenas pelos viajantes que por aqui passavam e a de Catequese,
produzida pelos padres jesuítas durante sua obra de catequização dos indígenas:
cartas, relatórios, peças teatrais, poesias simples...
II-BARROCO
1-Resposta
D. O soneto que serve de base para a afirmativa é característica da poesia
religiosa produzida por Gregório de Matos na última fase da sua vida: o pecador
arrependido que se penitencia de seus pecados e crê na misericórdia divina para
redimi-lo.
2.Resposta
E. O princípio da louvação da natureza é típico do Arcadismo e Romantismo,
não do Barroco.
3.Resposta
D. O poema enfocado é típico da poesia satírica DE Gregório de Matos
Guerra, que nela criticava governantes, ricos, poderosos e qualquer pessoa que
lhe caísse em desagrado, o que lhe valeu o apelido de “Boca do Inferno”.
4.Resposta
D. O soneto é outro exemplar da poesia satírica de Gregório de Matos Guerra
criticando a sociedade baiana da época.
5.Resposta
C. Outro exemplo da poesia satírica de Gregório de Matos Guerra, uma
crítica aos governantes e á sociedade baiana.
III-ARCADISMO
1.Resposta
D. Ao contrário do que diz a afirmativa I, o poema é um convite para apreciar
a vida no campo, característica da escola árcade, da qual o poema “Marília de Dirceu”,
de Tomás Antônio Gonzaga, é o mais famoso exemplo.
2.
Resposta A. A preocupação com a simplicidade da poesia e o louvor à
simplicidade da natureza é uma forte característica da poesia do Arcadismo.
3.
Resposta E. O objetivo de Tomás Antônio Gonzaga, ao escrever Cartas
Chilenas, foi o de criticar o governador de Minas Gerais.
4.Resposta
D. é a única alternativa que apresenta palavras corretas para preencher os
espaços do texto. Nas demais não há correspondência entre elas e o texto.
5.Resposta
D. A numeração combina escolas e características corretamente.
6.Resposta
B. A obra ‘O Uraguai”,de Basílio da Gama, poeta árcade, focaliza a guerra
ocorrida entre os indígenas que habitavam as Missões Jesuíticas dos Sete Povos
das Missões e os portugueses e espanhóis, que queriam expulsá-los e apossar-se
da terra.
Resposta
E. O
poema em foco, “ Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga, é um típico e
famoso representante do período literário Arcadismo.
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