INSTRUÇÃO: Para responder às questões 1 e 2, leia os versos abaixo de Carlos Drummond de Andrade.
Procura da Poesia
Penetra
surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intacta.
Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.
1-De acordo com a leitura desse trecho, assinale a alternativa incorreta:
(A) O poeta não se preocupa com o que escreve.
(B) O poema é um convite para refletir sobre o mundo das palavras.
(C) Todos os poemas não-escritos estão lá, no mundo das palavras.
(D) Enquanto estão no dicionário, os poemas estão sós e mudos.
2-De acordo com os versos de Drummond, pode-se
dizer que:
(A) O poeta
quer que todos os homens sejam poetas.
(B) É impossível captar o sentido
das palavras.
(C) O autor reflete sobre o ato
de escrever.
(D) A poesia está escondida num
local inacessível.
(E) O poeta faz confusão e não
sabe o que diz.
3-Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade são poetas modernistas da:
(A) Primeira Fase Modernista (D) Primeira e Segunda Fases
Modernista
(B) Segunda Fase Modernista (E) Segunda e Terceira Fases
Modernista
(C) Terceira Fase Modernista
4-Leia o poema abaixo.
Da
primeira vez que me assassinaram
perdi
um jeito de sorrir que eu tinha ...
Depois,
de cada vez que me mataram,
Foram
levando qualquer coisa minha ...
E
hoje, dos meus cadáveres, eu sou
O
mais desnudo, o que não tem mais nada ...
Arde
um toco de vela, amarelada ...
Como
o único bem que me ficou!
Vinde,
corvos, chacais, ladrões da estrada!
Ah!
Desta mão avaramente adunca,
Ninguém
há de arrancar-me a luz sagrada!
Aves
da noite! Asas do horror! Voejai!
Que
a luz trêmula e triste como um ai,
A
luz do morto não se apaga nunca!
Esse soneto faz parte do livro “A rua dos
cataventos”, cujo autor é:
(A) Mário Quintana.
(D)
Manuel Bandeira.
(B) Mário de
Andrade. (E)
Cecília Meireles.
(C) Carlos
Drummond de Andrade.
5 - A respeito da poesia produzida no Brasil na primeira
metade deste século, é correto afirmar que:
(A) passado o
período dos movimentos de vanguarda, chegou-se a um estágio de maturidade muito
rico, do qual participaram os poetas Manuel Bandeira, Cecília Meireles e Carlos
Drummond de Andrade.
(B) após os
excessos de experimentalismo cometidos pelos movimentos de vanguarda do início
do século, voltou-se a consagrar a poesia tradicional, dando-se mais atenção à
forma 'que ao conteúdo.
(C) as
inquietações sociais, amorosas e' filosóficas, assim como o questionamento em
torno da existência humana, foram temas que passaram longe de todos os poetas
brasileiros desse período.
(D) O escritor
gaúcho Mário Quintana, autor de Sapato florido,
entre outros livros, no- tabilizou-se como um poeta revolucionário ao tratar
dos temas sociais da época.
(E) A
escritora Clarice Lispector (oi a primeira e a principal voz feminina da poesia
brasileira desse período, além de
produzir, também, contos, crônicas e literatura infantil.
6-Numere a coluna da direita de acordo com a da
esquerda, relacionando os autores com as características de seus poemas
(observe que pode haver mais de uma afirmativa para cada nome).
(1) Cecilia
Meireles
(2) Mário
Quintana
(3) Carlos Drummond
de Andrade
( ) Nasceu em Itabira e registrou em versos suas
recordações do passado.
( ) O poema O Mapa é uma referência à cidade em
que viveu grande parte de sua vida.
( ) Transportou para a poesia o episódio histórico
da Inconfidência.
( ) Escreveu poemas curtos em prosa.
( ) Seu poema No Meio do Caminho é uma reflexão sobre a existência.
A sequência correta, de
cima para baixo, é
A) 1 - 3 - 2 -
2 - 1. B) 2 - 3 - 2 - 1 -
3. C) 2 - 3 - 3 - 1 - 1.
(D) 3 - 2 - 1 - 2 -
3. E) 3 2. 2 1 3.
7-Sobre Vinícius de Moraes, é correto afirmar que:
(A) toda sua
obra poética é marcada por espiritualismo e religiosidade
(B) em
"Vou-me embora pra Pasárgada" realiza na poesia . sonhos e fantasias
negados pela vida real. .
C) transitou
da poesia sensual (“Soneto do amor total”, por, exemplo) para o universo da canção
popular, '. .
(D) em "Romanceiro
da Inconfidência" trata poeticamente o tema da Inconfidência Mineira.
(E) em
"José", cujos primeiros versos são muito conhecidos ("E agora,
José?/ A festa acabou"), aborda o tema da falta de perspectivas para o homem .
INSTRUÇÃO: Para responder à questão 08, leia os fragmentos de poesias
abaixo.
I
Vou-me embora pra Pasárgada
Lá
sou amigo do rei
Lá
tenho a mulher que eu quero
Na
cama que escolherei
Vou-me
embora pra Pasárgada
Manuel
Bandeira
II
Eu
canto porque o instante existe
e
a minha vida está completa.
Não
sou alegre nem sou triste:
sou
poeta.
Cecília
Meireles
8- Considere as seguintes afirmações sobre os fragmentos.
1- No primeiro poema, percebemos
a intenção de ir para uma outra terra, onde tudo seria melhor.
II- No segundo poema, afirma-se
claramente que ser poeta é ser triste, visto que a poesia e a tristeza estão
ligadas.
III- Tanto num poema como no
outro, apresenta-se uma primeira pessoa na voz poética.
Quais
estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e III.
(E) I, II e III.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão 09, leia o
poema de Carlos Drummond de Andrade.
No
meio do caminho tinha uma pedra
tinha
uma pedra no meio do caminho
tinha
uma pedra
no
meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca
me esquecerei desse acontecimento
na
vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca
me esquecerei que no meio do caminho
tinha
uma pedra
tinha
uma pedra no meio do caminho
no
meio do caminho tinha uma pedra.
9 -Considere as seguintes afirmações sobre o poema.
1-Drummond
rompe com uma poesia mais formal fazendo versos livres, sem métrica regular, o
que demonstra a sua tendência moderna.
II-A pedra no meio do caminho, da qual
fala Drummond, pode ser interpretada como uma metáfora de nossos problemas, que
temos de enfrentar e que estão sempre no nosso caminho.
III- Um dos
recursos utilizados pelo poeta para marcar insistentemente a dificuldade
existente na vida é a repetição da afirmativa tinha uma pedra no meio do caminho.
Quais
estão corretas?
(A) Apenas I .
(8) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e
II.
(E) I, II e
III.
GABARITO
COMENTADO
Segunda Fase (1930 – 1945)
1-Poesia
1-Resposta
A. O título do poema já é uma
firmação de que o poeta se preocupa com aquilo que que escreve. É um convite à
reflexão sobre o ato de escrever, de criar usando a palavra. Denota também
respeito para com esta arte.
2-Resposta
C. O poeta deve penetrar no reino das
palavras com calma, serenidade e respeito pelo que busca.
3-Resposta
B. Cecília Meireles e Carlos
Drummond de Andrade foram dois dos mais destacados poetas da Segunda Fase do
Modernismo.
Ela é
considerada a maior poetisa brasileira e uma das das melhores da Língua
Portuguesa. Alheia a escolas, modas e estéticas, seguiu um caminho próprio,
pessoal, e um timbre inconfundível em sua obra, apesar das inegáveis raízes
simbolistas. Usou temas como a saudade, a solidão, a melancolia, a percepção da
brevidade da vida, a impossibilidade da comunicação verdadeira, refletindo em
seus poemas o sonho, as visões, os sentimentos. É considerada um exemplo da
“poesia pura”, “poesia absoluta”, pel desprezo ao ao material, ao concreto, à
perfeição formal. Dominava perfeitamente os segredos da metrificação, da
expressão poética, das possibilidades expressivas do idioma.
Já Carlos
Drummond é considerado o mais popular dos poetas modernistas, inspirando-se,
principalmente, na rotina e no cotidiano, manifestados, muitas vezes, com
angústia e certo pessimismo.
4-Resposta
A. Este poema sem título (todos os
poemas do livro “A Rua dos Cataventos”, de Mário Quintana não têm título)
mostram uma característica do poeta: o seu lirismo, sentimentalismo às vezes,
ao abordar temas como a solidão, a perda de algo bom, o sofrimento, a
desilusão. Mesmo nos temas do cotidiano usa o lirismo, embora mostre também o
seu humor e ironia muitas vezes.
5-Resposta
A. Na Segunda Fase do Modernismo
passou-se de uma atitude crítica ao tipo de poesia que era feito a uma fase
criadora, voltando-se para o social. Esta foi uma geração construtiva, usando
da liberdade com bom-senso,, buscando o equilíbrio, da forma e da linguagem. A
poesia amplia sua temática, na direção religiosa,, filosófica, visão crítica da
realidade, desencanto, sentimentos, etc., dos quais são exemplos as poesias de
Bandeira, Cecília e Drummond.
6-Resposta
D. A questão resume algumas
características dos três poetas destacados na questão, que são dos mais
destacados na Segunda Fase Modernista.
Cecília
Meireles com seu “Romanceiro da Inconfidência”, onde reconstrói o fato da
Inconfidência Mineira, extraindo dele valores que são eternos e significativos
para a formação da consciência de um povo
Mário
Quintana, com seu poema “O Mapa”, atesta seu amor pela cidade que escolheu para
viver e pelas ruas que percorre em suas caminhadas. O poema foi gravado e pedra
e colocado numa praça de Porto Alegre.
Drummond e seus
poemas que parecem piadas, mas que trazem com sentido verdadeiro o que se
esconde atrás do anedótico e é necessário descobrir-se.
7-Resposta
C. A versatilidade da poesia de
Vinicius de Moraes: de poemas inicialmente místico-religiosos, de linguagem
abstrata, simbólica, abriu-se para a liberdade cotidiana, o amor, a mulher, com
versos espontâneos, coloquiais, humor e
malícia, indo até o universo da música popular onde, junto com parceiros,
canções famosas como “Garota de Ipanema”, “Serenata do Adeus”, “Chega de
Saudade”, “Se todos fossem iguais a você”, “Minha namorada”...
8-Resposta
D. A questão usa um fragmento de “Vou-me embora pra Pasárgada”, o ais
famoso dos poemas de Manuel Bandeira, considerado sua obra-prima, e um
fragmento de “Motivo”, um poema de Cecília Meireles, nos quais os dois poemas
externam seus sentimentos.
Bandeira fala
de um lugar distante e ideal, um verdadeiro Éden, em que encontrará a figura da
mulher idealizada (evasão espacial e temporal). Cecília Meireles fala dos seus
sentimentos ao fazer poesia, que para ela é tudo. Os dois usam a primeira
pessoa do singular, falando de si mesmos, o que não impede que o leitor se
coloque no lugar deles
pela afinidade
dos sentimentos.
9-Resposta E.
O poema propõe uma reflexão sobre a vida e os problemas que nela são
enfrentados, usando uma linguagem simples e real, parecendo, à primeira vista,
uma brincadeira. Quem não encontra “pedras” (problemas) no meio do caminho? Com palavras que podem parecer piadas, o poeta constrói um poema que nos leva a
pensar, refletir filosoficamente sobre a vida e a importância das dificuldades
a serem vencidas que todos têm, sejam pobres ou ricos. Nesse jogo de palavras
estão toda a habilidade deste poeta considerado por muitos críticos como o mais
importante da Literatura Modernista Contemporânea.
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