X- PRÉ-MODERNISMO
1) Sobre o romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto,
pode-se dizer que:
(A) é a história de um visionário
e nacionalista fanático que, de uma maneira exagerada, tenta resolver os
problemas de seu tempo. '
(B) valoriza as questões de
ecologia e do meio ambiente e "esquece questões sociais.
(C) a história é contada por um
narrador muito distanciado do tempo de Policarpo Quaresma.
(D) a vida de todos os
brasileiros era, na época, degradante.
(E) ninguém se importou com o
destino de Quaresma.
2) Assinale a
alternativa que completa correta e respectivamente a afirmação abaixo:
Em seu livro Contos gauchescos,_______________________, apresenta , um gaúcho que, já na maturidade, relembra sua vida e relata ao
seu_______________________
algumas
de suas_______________.
(A)
Érico Veríssimo - Capitão Rodrigo - filho - batalhas
(B) Érico Veríssimo - Blau Nunes - amigo - artimanhas
(C) Simões Lopes Neto - Blau Nunes - interlocutor - aventuras
(D) Alcides Maya - Negro Bonifácio -
capataz - paixões
(E) Simões Lopes Neto - Negro Bonifácio - peão - andanças
3-Considere as seguintes afirmações sobre a poesia de Augusto dos Anjos.
3-Considere as seguintes afirmações sobre a poesia de Augusto dos Anjos.
I - Provocou um choque, ao surgir, pelo rigor da forma e pela visão superficial da vida.
II - Foi chamada de antilíra por causa dos temas e do
vocabulário considerado pouco
poético.
III-Apresentava descrença em Deus e desesperança, sendo
marcada pelo cientificismo. Quais estão corretas?
(A) Apenas I. (B)
Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas \I e 111. (E) I, II e
III.
4-A respeito de Os sertões, de Euclides
da Cunha, é correto afirmar que:
(A) trata das aventuras de um bando de
jagunços lutando entre si no sertão nordestino.
(B) trata da destruição de um povoado
sertanejo, muito pobre, pelas tropas do governo.
(C) expõe a decadência de uma família
de fazendeiros plantadores de cacau, na Bahia.
(D) narra a saga de uma família nordestina
que está fugindo da seca na luta pela sobre-vivência.
(E) narra uma série de episódios
ocorridos numa fazenda nordestina durante a seca de
1915.
5) Sobre a obra Os Sertões, de Euclides da Cunha. é correto
afirmar que:
(A)
mostra-se crítica, porém permeada de idealizações românticas.
(B)
mostra o abandono do sertão brasileiro e o massacre do sertanejo pela força
militar
governista.
(C) inicia uma nova interpretação do
Brasil fundamentada na subjetividade e
no sonho.
(D) retrata, como uma
obra científica. a exuberância do homem e da. natureza doNordeste.
(E)revela
a perfeita harmonia entre a população litorânea e a sertaneja.
6) Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda, relacionando
as obras aos seus respectivos autores (observe que pode haver mais de uma
afirmativa para cada nome).
(1) Simões Lopes Neto (2) Augusto dos Anjos (3) Monteiro Lobato
( ) Escreveu sobre o universo rural
paulistano. Obras: Urupês, Cidades
Mortas.
( ) Foi o poeta do grotesco e da degradação da vida . Obra: Eu.
( ) Escreveu sobre o universo gauchesco em Contos Gauchescos e Lendas do Sul.
( ) É o autor da obra infantil Sítio do Pica-pau Amarelo,
( ) É considerado o criador do regionalismo
rio-grandense: criou o personagem Blau
Nunes.
A sequência correta. de cima cara
baixo, é
(A) 1 - 3 .- 2 - 1 - 2. (B) 2 -1 - 3 - 2 - 1. (C) 3 - 1 - 2 - 2 - 3.
(D) 3 - 2 – 1 - 3 -
1. (E) 3 - 3 - 2 - 1 - 1.
7)Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as
lacunas da frase:
O personagem. ''Policarpo Quaresma, um ______________ extremado, e as figuras do ________________,
introduzidas em Triste Fim de Policarpo Quaresma, demonstram a visão _________________
de Lima Barreto.
(A) monarquista - clero - conservadora
(B) republicano - subúrbio - reacionária
(C) anarquista - povo - alienada
(D) comunista - exército - combativa
(E) nacionalista - cotidiano -
crítica
8)Assinale a alternativa que .preenche correta e respectivamente as
laacunas da frase:
Simões Lopes Neto criou o narrador Blau Nunes para contaras
histórias que se se passam___________________,
registrando ________________________.
( (A) na campanha do Rio Grande do Sul - o linguajar típico da região
(B) na cidade do Rio de Janeiro.- a
fala típica do carioca
(C) no Nordeste brasileiro – a fala típica
do sertanejo ,. ,
(D) no interior de São P aulo - o modo de falar da região rural
(E) na cidade de São Paulo – o falar urbano
e culto
INSTRUÇÃO: Para responder à questão 09, considere o texto abaíxo.
A literatura de cunho regional do
início do século XX teve diversos adeptos por todo o Brasil. No Rio Grande do
Sul, um escritor se notabilizou por conseguir criar uma narrativa regionalista
de alta qualidade, principalmente porque soube forjar uma voz narrativa veros-símil
e coerente, um personagem-narrador que conta suas histórias para o moço da
cidade.
9) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas
da frase.
O escritor descrito acima é _______________ , autor do livro Contos
Gauchescos, no qual aparece o personagem-narrador ________________________.
(A) Erico Verissimo - Rodrigo Cambará
(B) Simões Lopes Neto - Blau Nunes
(C) Coelho Neto - Taperinha
(O) Simões Lopes Neto - Romualdo
(E) Erico Verissimo – Tibério
10)Leia o poema abaixo, de Augusto dos Anjos.
Psicologia de um vencido
Eu, filho do carbono e do amoníaco
Monstro de escuridão e rutilância
Sofro, desde a epigênese da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.
Profundissimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância ...
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.
Já o verme - este operário das ruínas-
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,
Anda a espreitar meus olhos para roê-Ias,
E há de deixar-me apenas os cabelos:
Na frialdade inorgânica da terra!
Pode-se identificar no poema algumas
características típicas do seu autor, caso único na literatura brasileira,
dentre as quais se destaca
(A) a preocupação prosaica.
(B) a linguagem cientificista.
(C) o verso livre:
(O) o tema do amor.
(E) o romantismo das expressões.
11)Sobre a obra Os Sertões, de Euclides da Cunha, analise as seguintes
afirmações.
I- Pode ser considerado uma grande
reportagem, pois descreve a revolta de Canudos, no sertão nordestino, movimento
liderado por Antônio Conselheiro.
II - É dividido em três partes (a
Terra, o Homem e a Luta), sendo, nesta última, descritos os combates e a
destruição de Canudos.
A divisão nessas três partes mostra que o
livro compreende o mundo tal como o Naturalismo.
Quais estão
corretas?
(A) Apenas I (B) Apenas II (C) Apenas III (D) Apenas I e II (E) I, II e lll
XI - MODERNISMO
A) Primeira Fase – 1922 a 1930 (Implantação)
1) O principal objetivo do Movimento Modernista de 1922 foi:
(A) tentar preservar a história
da arte brasileira tradicional.
(B) implantar no País as idEias
sociais e econômicas do Futurismo europeu.
(C) não criar polêmica entre os
autores nacionais já consagrados.
(D) construir uma cultura brasileira
a partir dos valores nacionais e do cotidiano na literatura.
(E) destruir definitivamente os
valores políticos da época.
2)O principal objetivo do Movimento Modernista de 1922 foi :
(A) criar uma nova estética a
partir dos valores nacionais e da linguagem do cotidiano.
(B) implantar no Brasil os avanços
tecnológicos que estavam acontecendo na Europa.
(C) tentar preservar os valores
artísticos consagrados no Brasil até o final do século passado.
(D)
revolucionar a poesia incorporando os modelos formais que eram utilizados até
então.
(E) derrubar o governo da época,
considerado muito retrógrado e conservador.
3)A Semana de Arte Moderna de 22 significou: ~
(A) Uma reação à estética
renovadora apresentada pela nova geração de artistas.
(B) uma maneira de reunir músicos
e literatos para se oporem às ideias de vanguarda europeia.
(C) a busca da originalidade e de
urna forma de expressão nacional. vinculada à realidade
brasileira.
(D) uma tentativa de preservação
Dos valores estéticos do Parnasianismo e do Rornantis-rno.
(E) abandono de uma temática
preocupada com a realidade brasileira.
4) A respeito da Semana de Arte Moderna de 1922, são feitas as seguintes
afirmações.
I - É considerada o início do
modernismo brasileiro por juntar à sua volta uma série de artistas que se
destacariam no cenário nacional.
II- Tem em Carlos Drummond de
Andrade o seu expoente máximo, uma vez que ele participou ativa- mente do
evento.
III - Oswald de Andrade e Mário
de Andrade são dois nomes que merecem atenção por terem sido profundamente
influenciados pela Semana da Arte Moderna, sem terem participado dela.
Quais estão
corretas?
(A) Apenas I (B) Apenas II (C) Apenas III (D) Apenas I e 111 (E) I, II e III
INSTRUÇÃO: Para responder à questão 05, leia atentamente o poema abaixo,
de Oswald de Andrade.
Pronominais
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno -
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro
5) A partir do poema é possível afirmar que o poeta:
(A) está pouco se importando com
o uso da língua, como bom modernista.
(B) é radical quanto ao uso da
língua portuguesa pelos brancos.
(C) propõe deixar de lado as
questões da língua formal e falar como o povo fala.
(D) está questionando o uso de dois
pronomes retos.
(E) só quer inovar, não sabendo
onde quer chegar, nem na estética, nem na gramática.
INSTRUÇÃO: Para responder às questões 06 e 07 considere o texto abaixo,
de Manuel Bandeira.
Os sinos
Sino de Belém, pelos que ainda vêm!
Sino de Belém, bate bem-bem-bem,
Sino da paixão, pelos que lá vão!
Sino da paixão, bate bão-bão-bão.
6) O poeta modernista levou em consideração para escrever seu poema:
I - o próprio som do sino.
II - o sino que existe na cidade
de Belém.
III - uma maneira simples de
agradar o povo do jeito que o povo fala.
IV - a paixão do povo pelo som do
sino.
V - o uso de repetições para
indicar o som do sino.
Quais
estão corretas?
(A) Apenas I e II. (B) Apenas I e III. (C) Apenas I e V.
(D) Apenas II e III. (E) Apenas III e IV.
7) O poeta Manuel Bandeira explorou o som para expressar o que queria
dizer. Pela ordem, as duas palavras compostas que aparecem no poema são
___________________
_______________. O sino de Belém refere-se aos ______________ e o sino
da Paixão refere-se aos que _____________.
Qual a alternativa
que preenche corretamente os espaços?
(A) bem-bem-bem / bão-bão-bão /
nascerão / morrerão
(B) bão-bão-bão / bem-bem-bem/
nascerão /morrerão
(C) nascerão / morrerão /
bem / bão
(D) bem-bem-bem / nascerão / bão-bão-bão / morrerão
(E) bem-bem-bem / bão-bão-bão / morrerão I / nascerão
8) São considerados poetas do início do Modernismo:
(A) Mário de Andrade, Carlos
Drummond de Andrade e Manuel Bandeira.
(B) Mário de Andrade, Oswald de
Andrade e Manuel Bandeira.
(C) Tarsila do Amaral, Plínio
Salgado e Manuel Bandeira.
(D) Di Cavalcanti, Tarsila do
Amaral e Oswald de Andrade.
(E) Plínio Salgado, Mário de
Andrade e Carlos Drummond de Andrade.
9) Considere as seguintes afirmações sobre Macunaíma, de Mário de
Andrade.
I - Há no livro uma violenta
crítica à exploração da mão-de-obra imigrante, empreendida pela oligarquia paulista
na indústria e na cafeicultura, durante a República Velha.
II - Macunaíma é o herói sem
nenhum caráter que nasce em plena selva amazônica e, depois de algumas
aventuras, parte para a cidade de São Paulo em busca de um talismã furtado.
III - O livro é escrito numa
linguagem que valoriza o falar brasileiro, baseado nas observações do autor
sobre o uso cotidiano da língua portuguesa no Brasil.
Quais
estão corretas?
(A) Apenas I. (B) Apenas III. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.
INSTRUÇÃO: Leia o texto abaixo, fragmento de um poema de Mário de
Andrade, para responder à questão 10.
Eu insulto o burguês! O burguês-níquel,
o burguês-burguês!
A digestão bem-feita de São Paulo!
O homem-curva! O homem-nádegas!
O homem que sendo francês, brasileiro, italiano,
é sempre um cauteloso pouco-a-pouco!
10) Considere as seguintes afirmações a respeito do texto.
I - O tom irreverente e agressivo
do poema e as exclamações que sugerem gritos indicam a revolta contra a estrutura
social, representada pela figura ridicularizada do burguês.
II - As palavras novas que
aparecem no poema não têm outro significado além de demonstrar os resultados
das experiências linguísticas do poeta, que gostava de utilizar palavras
estrangeiras misturadas ao português.
III - A liberdade de expressão
representada principalmente pelos versos sem métrica ou rima e pelas inovações da
linguagem, constituiu uma das marcas mais fortes dos escritores modernistas.
Quais
estão corretas?
(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C)
Apenas. I e III. (D) Apenas II e
III. (E) I, II e III.
11) A respeito da primeira geração modernista, é incorreto afirmar que:
(A) Manuel Bandeira, Oswald e
Mário de Andrade estiveram fora da luta pela destruição dos padrões artísticos
vigentes.
(B) Mario de Andrade escreveu Paulicéia Desvairada e foi o principal
incentivador das ideias modernistas.
(C) Oswald de Andrade foi o
idealizador do movimento primitivista Pau-Brasil e do movimento Antropofágico.
(D) Mário de Andrade escreveu Macunaíma, obra que o vincula ao racionalismo
primitivista.
(E) Manuel Bandeira escreveu
poemas famosos, como Vou- me embora pra
Pasárgada,
onde o poeta ironiza seus próprios
sonhos.
INSTRUÇÃO: Leia com atenção o poema abaixo, de Manuel Bandeira, para
responder à questão 12:
Poema tirado de uma notícia de jornal
João Gostoso era carregador de feira
livre e morava no morro da Babilônia
num barracão sem número
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro.
Bebeu
Cantou
Dançou ,
Depois se atirou na Lagoa Rodrigo de
Freitas e morreu afogado.
12) Podem ser identificadas várias
características do Modernismo no texto de Manuel
Bandeira. O próprio título, entretanto, já aponta para uma delas, que consiste
na:
(A) retomada do nacionalismo.
(B) valorização de temas ligados
ao cotidiano.
(C) expressão de ironia e humor.
(D) revisão do passado histórico
do país.
(E) influência das vanguardas
artísticas europeias.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão 13, leia o fragmento abaixo.
Não permita Deus que eu morra
Sem que eu volte pra São Paulo
Sem que eu veja a rua 15
E o progresso de São Paulo.
13) A paródia, isto é, a retomada de um tema de forma irônica, é um dos
recursos utilizados pelos poetas modernos. Neste poema está um dos temas mais
parodiados da literatura nacional: o exílio. Desde a sua primeira aparição na
Canção do Exílio de Gonçalves Dias, no século XIX, até hoje, vários escritores abordaram
o tema de diversas formas. No poema acima percebemos o tom irônico, o ar
brincalhão e a ligação com São Paulo, tipicamente presentes na obra de:
(A) Murilo Mendes. (B) Jorge de Lima. (C) Oswald de Andrade.
(D) Manuel Bandeira (E) Cecília Meireles
14) O escritor Mário de Andrade, autor de _______________, obra que fala
das aventuras de um herói que nasce índio e negro e depois vira branco e que
busca em São Paulo um amuleto mágico que lhe foi roubado, é contemporâneo de
Oswald de Andrade, autor de______________________ , que retrata de forma
crítica a burguesia de São Paulo.
Qual das alternativas a seguir preenche correta e respectivamente as
lacunas do texto acima?
(A) Infância - Amar, verbo intransitivo
(B) Macunaíma - Memórias sentimentais
de João Miramar
(C) Capitães de areia - Doidinho
(D) Paulicéia desvairada -
Estrela da manhã
(E) O rei da vela - A rosa do
povo
INSTRUÇÃO: Para responder as questões 15 e 16;.leia atentamente o texto abaixo,
Poética, de Manuel Bandeira.
Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e
manifestações de apreço ao sr. diretor.
Estou farto do lirismo que para e vai averiguar no dicionário o cunho
vernáculo de um vocábulo
Abaixo os puristas
( ... )
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbados
O lirismo difícil e pungente dos bêbados
O lirismo dos "clowns" de Shakespeare
Não quero mais saber
do lirismo que não é libertação.
15) Considere as seguintes afirmações.
I- O poema sintetiza o pensamento
vanguardista, o qual ficou restrito às manifestações da Semana de 22.
II- O poema mostra
características modernistas, porque reivindica liberdade total para a criação.
III- Os modernistas propunham uma
revolução na linguagem, contanto que permanecesse a estética parnasiana.
Quais
estão corretas?
(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.
16-Nesse poema percebe-se:
(A) a irreverência da linguagem como forma de
agressão aos funcionários públicos.
(B) a preocupação com uma
estética ligada ainda aos preceitos parnasianos.
(C) a estética formal conservadora
predominando sobre as inovações modernistas.
(D) a adoção do verso livre, em
que a rima se tornou desnecessária, como marca dos autores modernistas.
(E) a manifestação contra as
ideias modernistas de revolução da linguagem.
GABARITO COMENTADO
IX – PRÉ-MODERNISMO
1-Resposta A. O conhecido romance de Lima
Barreto, “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, é uma análise da sociedade
suburbana do Rio de Janeiro da época e das repartições públicas (empreguismo),
os preconceitos sociais, a vida do início do período republicano. Patriota
exaltado, Quaresma pretende livrar o Brasil de influências estrangeiras, com
iniciativas às vezes quixotescas, como requerer a introdução da língua
tupi-guarani como idioma oficial do país!
2-Resposta C. O livro
“Contos Gauchescos”, de Simões Lopes Neto, é uma coletânea de “causos”
gauchesco, que têm como narrador o gaúcho Blau Nunes, o qual narra a um
interlocutor não identificado as aventuras que vivenciou ou que viu
acontecerem. Usa uma linguagem poética, embora o emprego de termos regionais em
abundância possa dificultar, às vezes, o entendimento do leitor.
3-Resposta E. Augusto dos
Anjos foi um poeta de inegável valor. Embora na forma siga o rigor dos
parnasianos, inovou na temática original (materialista) e no vocabulário
científico, no contraste entre o belo e o feio, na preocupação filosófica. Sua
predileção pelos temas repulsivos, com referências a ambientes terríveis, cheio
de caveiras, vermes, urubus, podridão, chocam o leitor muitas vezes.
4-Resposta B. A questão refere-se
a uma das partes do romance “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, , mais
exatamente à terceira parte, que foi a origem da obra: o9 intuito de denunciar
a destruição do Arraial de Canudos por tropas do Governo.
5-Resposta B. Novamente a
abordagem do Romance “Os Sertões”. De Euclides da Cunha, em que este acusa o9
governo de ter cometido um crime ao destruir Canudos e toda a população que lá
vivia junto com o seu líder religioso9, Antônio Conselheiro. Para se ter uma
ideia, foram 2.500 pessoas mortas, entre homens, mulheres e crianças.
6-Resposta D. A questão
faz uj pequeno resumo de três autores do chamado Pré-Modernismo e suas
principais obras. Este período não constituiu propriamente um estilo de época,
não foi um período literário típico, mas uma fase de transição que abriu
caminho para o Modernismo, por ser o encontro de vários estilos já decadentes e
um prenúncio da literatura modernista.
7-Resposta E. Mais uma vez
referência ao famoso romance de Lima Barreto, “Triste Fim de Policarpo
Quaresma”, um autor pré-modernista por fazer uma literatura com evidentes
sinais de renovação, especialmente temática, de abordagens sociais e críticas a
classes dominantes. Homem de origem humilde, mulato, viveu à margem da
sociedade dominante e suas obras foram, em geram autobiográficas, não sendo bem
aceitas na época.
8-Resposta A. Repete-se aqui a abordagem da obra “Contos Gauchescos”, de Simões Lopes
Neto, um dos melhores contistas gaúchos, e seu personagem Blau Nunes, o peão
que protagoniza inúmeros “causos” e os conta a um amigo, usando o típico
linguajar do Sul.
9-Resposta B. Novamente Simões Lopes Neto, o grande contista gaúcho, com sua
linguagem poética, espontânea, cheia de sensibilidade e recheada de termos
regionais, soube encantar os leitores com seu livro “Contos Gauchescos”, em que
figuram “causos marcantes, como Trezentas Onças, O Negro Bonifácio, O
Manantial, Melancia – Coco Verde, Boi Velho, e outros.
10-Resposta B. O poema em foco, um soneto de Augusto dos Anjos, é um claro exemplo de
suas características, na linguagem cientificista que usa (cheia de termos
científicos) e dos temas que gostava de abordar: “o lado feio da morte”:
podridão, vermes, ambientes tétricos. Um poeta de grande valor, embora gostasse
de uma temática original.
11-Resposta E. A questão
aborda novamente a obra “Os Sertões”, de Euclides da Cunha,
que fez questão de visitar e
observar a região com a finalidade de observar de perto a luta que lá se
travava com o ataque das tropas do governo ao arraial onde viviam Antônio
Conselheiro e seus seguidores. Lá ele reco9lheu um farto material que depois
utilizou para escrever a sua obra. “Os Sertões”, em que denuncia e condena o
que considerou um crime cometido pela República, destruindo o povoado e matando
inúmeras pessoas (só sobraram quatro: um velho, dois homens mais novos e uma
criança). A obra divide-se em quatro partes: a terra, o homem, a luta. Assim, o
leitor pode entender o homem no ambiente onde vive, sua gênese, para depois
sentir a destruição, refletindo uma nítida influência naturalista: o homem como
produto da hereditariedade, do meio e do momento.
XI-MODERNISMO
A-Primeira Fase (1922 a
1930)
1-Resposta D. A questão destaca a principal motivação para o surgimento do movimento
que deu origem ao Modernismo em nosso país: o desejo de romper com as antigas
escolas, que consideravam exageradas, e criar uma literatura nitidamente
nacional, que abordasse temáticas brasileiras, refletisse os anseios e
problemas do povo (preocupação com o social), usasse uma linguagem mais
simples, real, acessível.
2-Resposta A. A questão é praticamente igual à anterior, com pequenas variações de
ordem e vocabulário.
3-Resposta C. Também é uma variação da questão 1: abordagem do objetivo do Movimento
Modernista brasileiro.
4-Resposta A. A afirmativa II é incorreta, pois Carlos Drummond de Andrade
destacou-se como poeta modernista da Segunda Geração 9APÓS 1930), não
participando da Semana de Arte Moderna de 1922. A afirmativa III também está
errada, pois Oswald de Andrade e Mário de Andrade foram duas das principais
figuras da implantação do modernismo. Oswald de Andrade foi quem trouxe da
Europa o pensamento das vanguardas europeias que deram origem ao movimento no
Brasil, tendo atuação dinâmica no Brasil, como o preparo das atividades a serem desenvolvidas durante a Semana de Arte Moderna de 1922 e,
enquanto viveu, foi considerado a figura cenTral do movimento, sendo chamado de
“Papa do Modernismo”. Os dois participaram ativamente do movimento de 1922 e
tiveram destacada atuação na implantação do Modernismo nos anos seguintes.
5-Resposta C. A questão destaca uma das propostas: uso da linguagem simples,
informal, do povo. Oswald de Andrade, que se preocupou fundamentalmente com o
nacional, reflete no poema essa característica.
6-Resposta C. O uso da onomatopeia como recurso de rima e ritmo e a simplicidade da
linguagem refletem a característica modernista de reflexo dos costumes do povo.
7-Resposta A. A questão analisa corretamente o desejo do poeta de refletir na poesia
um uso comum do povo: o bater dos sinos para festejar o nascimento e para
lamentar a morte (o soar alegre do “bem-bem-bem” contrastando com o bater
triste do “bão-bão-bão” que anuncia a morte).
8-Resposta B. Destacam-se aqui três importantes poetas da Primeira Fase do
Modernismo, a da implantação do movimento: Oswald de Andrade e Mário de Andrade
já foram comentados na questão 4. Manuel Bandeira, embora não tenha participado
diretamente da Semana de Arte Moderna de 1922 (deflagradora do movimento), teve
um de seus poemas, “Os Sapos”, uma dura crítica aos Parnasianismo, declamado
por Ronald de Carvalho, na segunda noite de espetáculos, recebendo enorme vaia.
Foi um verdadeiro pregador das ideias modernistas, o que levou Mário de Andrade
a chamá-lo de “São João Batista do Modernismo”.
9-Resposta D. As afirmativas abordam o enredo da obra e a linguagem utilizada pelo
autor que, em “Macunaíma”, mistura lendas indígenas e folclore brasileiro com
acontecimentos passados na cidade de São Paulo e vivenciados pelo “herói” da história
e seus irmãos. É um misto de lendas, tradições populares e invenções malucas.
10-Resposta C. As afirmativas corretas referem-se a características gerais do
movimento modernista: liberdade de forma, linguagem inovadora, simples direta,
temática do presente (atualidade), cotidiano, sociedade. Nesse poema, “Ode ao
burguês”, Mário de Andrade expressa sua revolta contra a estrutura social
burguesa.
11-Resposta A. Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Manuel Bandeira foram os três
autores de maior destaque da Primeira Geração Modernista, a que implantou o
Modernismo no Brasil.
12-Resposta B. Nada mais cotidiano que uma notícia de jornal. O poeta dela se serve
para fazer um poema nitidamente modernista: sem rima, sem métrica, linguagem
simples, temática popular.
13-Resposta C. O poeta Oswald de Andrade, no seu poema “Canto de regresso à Pátria”,
faz uma paródia da “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias, poeta romântico,
usando seu jeito irônico, gozador, para repensar uma situação difícil para quem
se depara com ela (o exílio), aproveitando para reafirmar seu amor por sua
cidade, São Paulo.
14-Resposta B. Novamente a questão aborda o enredo de “Macunaíma”, de Mário de
Andrade, e faz referência a uma obra pouco lembrada de Oswald de Andrade “Memórias
Sentimentais de João Miramar”.
15-Resposta D. Uma das características marcantes do movimento é a liberdade total de
criação O movimento não ficou restrito às manifestações sa Semana de 1922, mas
ampliou-se, consolidou-se na geração seguinte e permanece até nossos dias.
Embora alguns autores ainda utilizem a estética parnasiana, como o soneto, por
exemplo, a rima, o ritmo, o cultivo da arte pela arte, característico desta
escola, foi abandonado.
16-Resposta D. A resposta evidencia a marca modernista contra a rigidez formal dos
parnasianos e sua forma de traduzir a liberdade
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