REVISÃO GERAL DE LITERATURA: NATURALISMO, IMPRESSIONISMO, PARNASIANISMO, SIMBOLISMO

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VI - NATURALISMO

1- Sobre o movimento naturalista é correto afirmar que:
(A) rejeita os princípios do Realismo como a: objetividade e o racionalismo.
(B) apresenta um enfoque evolucionista de acordo com as novas ideias científicas e sócio-lógicas europeias.
(C) adotou as características do Realismo afastando-se das ideias da hereditariedade e da
medicina experimental.
(D) no Brasil não houve seguidores dada a predominância das ideias românticas.
(E) as obras naturalistas: pela aproximação com a ciência social, tornaram-se pouco  críti-cas.

2- Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas da frase:
Em O Cortiço, principal obra do _____________ brasileiro, encontramos a descrição de uma  ___________________ degradada, vivendo num ambiente sujo e promíscuo, onde seus personagens são movidos pelo ____________________.
(A) Realismo - coletividade - sentimento individualista
(B) Naturalismo - sociedade - determinismo socialista
(C) Realismo - comunidade - romantismo exagerado
(D) Naturalismo - coletividade - determinismo do instinto
(E) Realismo - sociedade - determinismo social

3-Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda, associando as obras a seus autores. Lembre-se de que a cada autor pode corresponder mais de uma obra.
            (   ) Dom Casmurro                                    (1) Aluísio Azevedo
            (   ) Casa de Pensão                                      (2) Machado de Assis
(   ) O Cortiço
(   ) Memórias Póstumas de Brás Cubas
(   ) Memorial de Aires
(   ) O Mulato

          A sequência correta, de cima para baixo, é
(A) 1 -:2 - 1 - 2 - 1 - 1.  (B) 2 - 1 - 1 - 2 - 2 - 1.  (C) 1 - 2 - 1 - 1 - 1 - 1.
            (D) 2 - 2 - 1 - 1 - 2 - 1.   (E) 1 - 1 - 1 - 2 - 2 - 2.


4-Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas da frase.  

 O romance O Cortiço, de ___________, filia-se à escola  literária denominada ______
______________ e  apresenta como um de seus temas os problemas enfrentados pe-la sociedade brasileira do século XIX devido __________________.

(A) Aluísio de Azevedo - Naturalismo - ao crescimento .urbano desordenado    
(B) Aluísio de Azevedo - Pré-Modernismo - ao desamparo das populações rurais .
(C) Raul Pompéia - Naturalismo - à discriminação do imigrante português
(D) Raul Pompéia - .Modernismo - ao sistema de ensino decadente
(E) Machado de Assis - Realismo - fuga do homem do campo para a cidade

INSTRUÇAO: Para responder à questão 05, leia o fragmento abaixo.

- E assim, pouco a pouco, se foram reformando todos os seus hábitos singelos de aldeão português: e Jerônimo abrasileirou-se. A sua casa perdeu aquele ar sombrio e concentrado que a entristecia; já apareciam por lá alguns companheiros de estalagem, para dar dois dedos de palestra nas horas de descanso ( ... ). A revolução afinal foi completa: a aguardente de cana substituiu o vinho ( ... ).

5 - O Cortiço, de Aluísio de Azevedo, é representante do Naturalismo no Brasil. Nesse romance o personagem Jerônimo é gradativamente mudado pelo ambiente em que vive, o cortiço, deixando de ser um trabalhador para se tornar um vagabundo. Essa trajetória é um exemplo de:

(A) preciosismo. (B) racismo.  (C) descritivismo.  (D) romantismo. (E) determinismo.

VII - IMPRESSIONISMO

1-Marque a alternativa correta sobre o romance O Ateneu, de Raul Pompeia:
(A)O romance é um bom representante do Realismo.
(B)A instituição – Colégio Ateneu – desenvolvia nos alunos o senso de bondade e cooperação.
(C)O autor retrata o Ateneu como um modelo de escola a ser seguido.
(D)O romance faz uma dura crítica ao sistema de educação, ao diretor e à realidade da época.
(E)Os alunos do Colégio Ateneu tinham condições de mandar e decidir.

2- A respeito de O Ateneu, de Raul Pompéia, é correto afirmar que:
(A) trata das peripécias de uma turma de adolescentes rebeldes de um internato burguês.
(B) relata a maneira como um estudante fica imune às ações opressoras do ambiente do
internato.      
(C) se trata de um romance memorialista sobre as vivências de um estudante no ambiente
corrompido de um internato.
(D) narra o ambiente de camaradagem existente entre os alunos de uma escola de regime de internato.
(E) relata a revolta de um grupo de estudantes contra os métodos modernos de ensino implantados no internato,

3 -O final do século XIX foi marcado por várias tendências literárias. Dentro .dessa pluralidade, surgiu um livro que ficou conhecido como "romance de saudade" e que contava, através de lembranças, a história do jovem Sérgio e sua passagem por um colégio interno, todo o seu sofrimento e as descobertas da passagem da infância para a juventude. Esse romance causou um certo desconforto no público, pois tratava de temas ainda considerados tabu, como homossexualismo e violência infantil. Trata-se do romance:

(A) Memórias Póstumas .de Brás Cubas.    (B) A Normalista.    (C)O Bom Crioulo.        
                                         (D) Ateneu.          (E) O Cortiço.

4-Assinale a alternativa correta a respeito do romance O Ateneu, de Raul Pompeia:
 (A) O Colégio Ateneu, cenário do romance, transmite aos alunos os princípios de solidariedade e generosidade.
(B) O livro descreve um ambiente sadio que deveria ser seguido pelas instituições educacionais de nossos dias.
(C) O romance faz uma violenta crítica à dureza e à hipocrisia daquela instituição educacional e à sua direção.
(D) O protagonista do romance, ao final de sua passagem pelo colégio, leva dali belas e saudosas lembranças.
(E) O Colégio Ateneu era famoso por utilizar os mais modernos e revolucionários métodos de ensino.

VIII - PARNASIANISMO

1- Marque a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas da afirmação abaixo.
   
No início da década de 80, no século passado, a poesia parnasiana surgiu na cenário nacional, marcada pela e pelo_________________ ; teve como principais nomes os poetas _______________  e ____________________.

(A) rima rara - formalismo - Olavo Bilac - Alberto de Oliveira
(B) musicalidade - misticismo - Olavo Bilac - Casemiro de Abreu
(C) sugestão - sentimentalismo – Augusto dos Anjos - Álvares de Azevedo
(D) oralidade - indianismo - Álvares  de Azevedo - Alberto de Oliveira
(E) linguagem simples - regionalismo – Augusto dos Anjos -:- Casemiro de Abreu       

2- Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase: e são perfeitos representantes do Parnasianismo, movimento existente na poesia brasileira e que nasceu como reação às definições ____________________         .
(A) Olavo Bilac - José de Alencar - românticas
(B) Olavo Bilac - Alberto de Oliveira - românticas
(C) Cruz e Souza - Alberto de Oliveira - realistas
(D) Álvares de Azevedo - Alberto de Oliveira - simbolistas
(E) Olavo Bilac - Alberto de Oliveira - realistas

3- Sobre o Parnasianismo é incorreto afirmar que:
(A) o movimento rejeitou o idealismo da poesia romântica.
(B)concebia a arte como válida por si própria, apenas por sua beleza.
(C) no Brasil os poetas afastaram- -se da realidade local, pobre, violenta e grosseira, preferindo temas greco-romanos.
(D) Bilac elegeu como tema de seus poemas a mitologia, o amor sensual e a pátria.
(E) o movimento foi ridicularizado e ignorada em sua época, voltando a ser reconhecido
mais tarde, no Modernismo.

INSTRUÇÃO: Leia o texto abaixo, fragmento de um poema de Olavo Bilac, para responder à questão 04.
Invejo o ourives quando escrevo:
Imito o amor
Com que ele, em ouro, o alto-relevo
Faz de uma flor.
( ... )

Torce, aprimora, alteia, lima
A frase; e, enfim,
No verso de ouro engasta a rima
Como um rubim.
( ... )

Assim procedo. Minha pena
Segue esta norma,
Por te servir, Deusa serena,
Serena Forma!
( ... )

4- A arte pela arte, o trabalho formal e o rigor descritivo, como lemos no poema, são traços característicos do:
(A) Parnasianismo.          (B) Realismo.           (C) Naturalismo.
                                (D) Simbolismo.        (E) Concretismo.

INSTRUÇÃO: Para responder à questão 05, leia o poema “As pombas”, de Raimundo Correia.

Vai-se a primeira pomba despertada,    
Vai-se outra mais...mais outra ...enfim dezenas
De pombas vão-se dos pombais, apenas
Raia sanguínea e fresca a madrugada ...

E à tarde, quando a rígida nortada
Sopra, aos pombais de novo elas, serenas
Ruflando as asas, sacudindo  as penas,
Voltam todas em bando e em revoada...

Também dos corações onde abotoam,
Os sonhos, um por um céleres voam,
Como voam as pombas dos pombais;

Também dos corações onde abotoam,
Os sonhos, um por um céleres voam,
Como voam as pombas dos pombais;

No azul da .adolescência as asas soltam,
'Fogem ... Mas aos pombais as pombas voltam  
E eles aos corações não voltam mais ...

5-Considere as seguintes afirmações sobre o texto de Raimundo Correia:
I – O poema está organizado em duas partes. Nos dois quartetos, descreve-se o revoar das pombas; nos tercetos é estabelecida uma comparação.
II – O autor compara o movimento das pombas abandonando os pombais à perda dos nossos sonhos da adolescência, havendo, entretanto, uma essencial diferença entre os elementos comparados.
III – Em vista dessa distinção, o poeta expressa uma visão otimista da condição do homem diante da passagem do tempo: quanto mais velho, mais sábio se torna.
                             Quais estão corretas?
A) Apenas I.      B) Apenas  II.     C) Apenas  III.     D) Apenas I  e  II.     E) I, II  e III.

IX - SIMBOLISMO

1-Cruz e Souza e Alphonsus de Guimarães foram poetas simbolistas, porque:
(A) valorizavam o eu e os motivos pessoais românticos.
(B) desenvolviam uma poesia voltada aos temas sociais.
(C) faziam uma poesia retratando realisticamente a sociedade urbana.
(D) suas obras eram dirigidas à problemática das mulheres.
(E) seus poemas eram carregados de sugestões em torno da cor branca do místico e da religiosidade.

2-Assinale a alternativa correta a respeito dos poetas simbolistas Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens.
(A) Os dois valorizavam em seus versos o eu, a mulher amada e idealizada e a natureza brasileira.
(B) Ambos desenvolviam uma poesia estritamente voltada às questões sociais, como a escravatura.
(C) Suas poesias retratam de forma realista e dura a sociedade urbana daquela época.
(D) Suas obras prezam o culto da forma, ou "a arte pela arte", em moda na época.
(E) Seus poemas apresentam uma linguagem vaga, metafórica e um interesse pelo pessimismo e pela morte.

3-Considere as seguintes afirmações sobre os poetas simbolistas Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimarães.

1-Cruz e Sousa expressa em seus poemas a morte, o sofrimento da condição humana, a espiritualização e a sublimação.
!I-Alphonsus teve como tema constante a morte da noiva, falecida ainda adolescente.
III- Os dois poetas utilizaram uma linguagem objetiva, perfeitamente identificada com os
valores ideológicos da burguesia.
                                         Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e II.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.

INSTRUÇÃO: Para responder à questão 04, leia as estrofes abaixo:

Ó Formas alvas, brancas, Formas claras
De luares, de neve, de neblinas!...
Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas...
Incensos dos turíbulos das aras...

Formas do Amor, constelarmente puras,
De Virgens e Santas vaporosas...
Brilhos errantes, mádidas frescuras
E dolências de lírios e de rosas...

04-Em relação ao texto acima, é correto afirmar que:
(A) A linguagem simbólica remete diretamente à estética modernista.
(B) a ausência de musicalidade nos versos confirma a sua adesão ao Romantismo.
(C) a religiosidade desses versos indica que se filiam ao Barroco do século XVII.
(D) as imagens sugerindo um tempo indefinidoe vago remetem ao Simbolismo.

INSTRUÇÃO: Leia o texto a abaixo, fragmento do poema "Lua", de Cruz e Sousa, para responder à questão 05.

Névoas e névoas frígidas ondulam ...
Alagam lácteos e fulgentes rios
Que na enluarada refração tremulam
Dentre fosforescências, calafrios ...

E fria, fluente, frouxa claridade
Flutua como as brumas de um letargo ..
E erra no espaço em toda a imensidade,
Um sonho doente, cilicioso, amargo ...

5- Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas da frase.

 A ______________, conseguida pelo poeta através de jogos sonoros, somada às imagens difusas e nebulosas, mostra que esse poema está vinculado à estética_______________.
 (A) musicalidade - simbolista
(B) dureza - modernista
(C) singeleza - romântica
(O) musical idade - barroca
(E) dureza - realista

Leia os fragmentos de dois poemas, abaixo citados.       .
            I           . .
Longe do estéril turbilhão da rua,
Beneditino, escreve! No aconchego
Do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!
           II
Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas

6- Pelas características apresentadas nos fragmentos, o trabalho formal no primeiro e a musical idade no segundo, pode-se afirmar que se trata de poemas das escolas literárias conhecidas, respectivamente, como:
(A) Romantismo e Arcadismo.
(B) Parnasianismo e Simbolismo.
(C) Modernismo e Simbolismo.
(O) Simbolismo e Romantismo.
(E) Parnasianismo e Romantismo.

GABARITO  COMENTADO

VI-NATURALISMO

1-Resposta B. A questão destaca características do Naturalismo, corrente literária que se desenvolveu paralelamente ao Realismo e que aprofundou o estudo do ser humano, baseando-se em teorias científicas e socais da época(determinismo, cientificismo, patologias...)
2-Resposta D. A questão resume o enredo do romance “O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo, onde se destaca a característica marcante do Naturalismo: o homem tem seu comportamento determinado pela hereditariedade, pelo meio onde vive e pelo momento vivido (teoria determinista de Taine).
3-Resposta B.  A numeração destaca as obras dos autores que marcaram o Realismo e o Naturalismo em nosso país no século XIX: Machado de Assis e Aluísio de Azevedo, respectivamente.
4-Resposta A. Esta questão aborda uma das características da obra mais famosa de Aluísio de Azevedo, “O Cortiço”: o crescimento urbano desordenado dando origem ao aglomerado humano. Um cortiço onde vivem pessoas de todos os tipos, numa promiscuidade e miséria assustadoras, que geram todo tipo de violência e degradação. O coletivo (o cortiço) é o grande personagem, o mais importante: o ambiente degradado gera seres degradados ( o “determinismo” de Taine).
5-Resposta E. A questão destaca novamente a grande característica do Naturalismo: o determinismo. O personagem Jerônimo, antes um português honesto e trabalhador, é influenciado pelo meio doentio do cortiço onde vive e se degrada, arruinando e destruindo sua vida e a de sua família.

VII – IMPRESSIONISMO

1-Resposta D. Destaca o resumo da obra “O Ateneu”, de Raul Pompeia, em que este se serve de suas experiências como aluno de um colégio interno para criticar o sistema de educação e a realidade da época.
2-Resposta C. Esta questão também aborda o tema do romance citado na questão anterior, o qual marcou o Impressionismo em nosso país: um estudante de colégio interno e suas experiências.
3-Resposta D. A questão destaca temas abordados na obra “O Ateneu”, de Raul Pompeia, na qual o conflituado autor fala sobre aspectos que a sociedade não ousava admitir e, muito menos, comentar.
4-Resposta C. Ainda a abordagem do romance de Raul Pompeia, “O Ateneu”, com sua crítica e denúncia das instituições educacionais da época.

VIII – PARNASIANISMO

1-Resposta A. Destaque para duas características da escola parnasiana e dois dos principais autores desta.
2-Resposta B. Novamente destaque para dois autores importantes do Parnasianismo e da provável origem do mesmo: reação contra os exageros do Romantismo.
3-Resposta E. O Parnasianismo foi o movimento poético que, depois do Romantismo, alcançou maior popularidade e número de adeptos no Brasil da época.
4- Resposta  A. Os fragmentos do poema “Profissão de Fé”, de Olavo Bilac, atestam características da escola parnasiana: a valorização da forma, o rigor descritivo, a arte pela arte, o vocabulário rico, o destaque da beleza.
5- Resposta D. A questão faz uma análise do mais famoso dos sonetos de Raimundo Correia, que foi cognominado “o poeta das pombas”. Nele o poeta compara o voo das pombas com a perda dos sonhos e ilusões da adolescência.

IX – SIMBOLISMO

1-Resposta E. Destacam-se as características da poesia dos dois mais importantes poetas simbolistas brasileiros: a simbologia da cor branca, o misticismo, a religiosidade, sendo a primeira própria de Cruz e Souza e a segunda de Alphonsus de Guimarães.
2-Resposta  E. A linguagem vaga (sugestão), o uso de linguagem figurada (metáforas), o pessimismo e o interesse pela morte são características marcantes do Simbolismo e dos dois poetas destacados.
3-Resposta C. As afirmativas corretas (I e II) destacam as características de obras dos dois
Poetas em questão. A incorreta, III, faz uma afirmação errada ao falar em objetividade da linguagem, pois a característica do poeta simbolista é a subjetividade.
4-Resposta D. Os fragmentos do poema “Antífona” um dos mais famosos de Cruz e Sousa, atestam algumas das características do autor: obsessão pela cor branca (alvas, luares, claras neve, neblina...), uso de letras maiúsculas (Formas, Amor, Virgens, Santa0, sinestesias (apelos aos órgãos dos sentidos) (cor, perfume, sensações táteis, brilhos...), musicalidade (rimas ricas, vocábulos sonoros).
5-Resposta A. Esta questão também destaca características da poesia de Cruz e Sousa: paixão pela cor branca, musicalidade, sons repetidos, palavras sonoras, rimas ricas, atmosfera de vagueza e misticismo,, uso de figuras de linguagem, pessimismo.
6-Resposta B. O fragmento do soneto “A um poeta”, de Olavo Bilac, destaca a preocupação e o elogio da forma na poesia, característica do autor e do Parnasianismo. O

fragmento do poema “Violões que choram”, de Cruz e Sousa, é uma estrofe que evidencia o uso da linguagem figurada ,a aliteração (repetição do mesmo fonema no início de cada palavra do verso para dar musicalidade), uma característica do Simbolismo.

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