VI - NATURALISMO
1- Sobre o movimento naturalista é correto afirmar que:
(A) rejeita os princípios do Realismo como
a: objetividade e o racionalismo.
(B) apresenta um enfoque evolucionista de
acordo com as novas ideias científicas e sócio-lógicas europeias.
(C) adotou as características do Realismo
afastando-se das ideias da hereditariedade e da
medicina experimental.
(D) no Brasil não houve seguidores dada a
predominância das ideias românticas.
(E) as obras naturalistas: pela aproximação
com a ciência social, tornaram-se pouco
críti-cas.
2- Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente
as lacunas da frase:
Em O Cortiço, principal obra do _____________ brasileiro,
encontramos a descrição de uma ___________________
degradada, vivendo num ambiente sujo e promíscuo, onde seus personagens são
movidos pelo ____________________.
(A) Realismo - coletividade - sentimento
individualista
(B) Naturalismo - sociedade - determinismo
socialista
(C) Realismo - comunidade - romantismo
exagerado
(D) Naturalismo - coletividade - determinismo
do instinto
3-Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda,
associando as obras a seus autores. Lembre-se de que a cada autor pode
corresponder mais de uma obra.
(
) Dom Casmurro (1) Aluísio
Azevedo
(
) Casa de Pensão (2) Machado de Assis
( ) O Cortiço
( )
Memórias Póstumas de Brás Cubas
( ) Memorial de Aires
( ) O Mulato
A sequência correta, de cima para baixo, é
(A) 1 -:2 - 1 - 2 - 1 - 1. (B) 2 - 1 - 1 - 2 - 2 - 1. (C) 1 - 2 - 1 - 1 - 1 - 1.
(D) 2 - 2 - 1 - 1 - 2 - 1. (E) 1
- 1 - 1 - 2 - 2 - 2.
4-Assinale a alternativa que preenche correta e
respectivamente as lacunas da frase.
O romance O
Cortiço, de ___________, filia-se à escola
literária denominada ______
______________ e
apresenta como um de seus temas os problemas enfrentados pe-la sociedade
brasileira do século XIX devido __________________.
(A) Aluísio de Azevedo - Naturalismo - ao
crescimento .urbano desordenado
(B) Aluísio de Azevedo - Pré-Modernismo -
ao desamparo das populações rurais .
(C) Raul Pompéia - Naturalismo - à discriminação
do imigrante português
(D) Raul Pompéia - .Modernismo - ao sistema
de ensino decadente
(E) Machado de Assis - Realismo - fuga do
homem do campo para a cidade
INSTRUÇAO: Para responder à questão 05, leia o fragmento abaixo.
- E assim, pouco a pouco,
se foram reformando todos os seus hábitos singelos de aldeão português: e
Jerônimo abrasileirou-se. A sua casa perdeu aquele ar sombrio e concentrado que
a entristecia; já apareciam por lá alguns companheiros de estalagem, para dar
dois dedos de palestra nas horas de descanso ( ... ). A revolução afinal foi
completa: a aguardente de cana substituiu o vinho ( ... ).
5 - O Cortiço, de Aluísio de Azevedo, é representante do Naturalismo no
Brasil. Nesse romance o personagem Jerônimo é gradativamente mudado pelo
ambiente em que vive, o cortiço, deixando de ser um trabalhador para se tornar
um vagabundo. Essa trajetória é um exemplo de:
(A) preciosismo. (B)
racismo. (C) descritivismo. (D) romantismo. (E) determinismo.
VII - IMPRESSIONISMO
1-Marque a alternativa correta sobre o romance O Ateneu, de Raul
Pompeia:
(A)O romance é um bom
representante do Realismo.
(B)A instituição – Colégio Ateneu
– desenvolvia nos alunos o senso de bondade e cooperação.
(C)O autor retrata o Ateneu como
um modelo de escola a ser seguido.
(D)O romance faz uma dura crítica
ao sistema de educação, ao diretor e à realidade da época.
(E)Os alunos do Colégio Ateneu
tinham condições de mandar e decidir.
2- A respeito de O Ateneu, de Raul Pompéia, é correto afirmar que:
(A) trata das peripécias de uma
turma de adolescentes rebeldes de um internato burguês.
(B) relata a maneira como um
estudante fica imune às ações opressoras do ambiente do
internato.
(C) se trata de um romance
memorialista sobre as vivências de um estudante no ambiente
corrompido de um internato.
(D) narra o ambiente de camaradagem
existente entre os alunos de uma escola de regime de internato.
(E) relata a revolta de um grupo
de estudantes contra os métodos modernos de ensino implantados no internato,
3 -O final do século XIX foi marcado por várias tendências literárias.
Dentro .dessa pluralidade, surgiu um livro que ficou conhecido como
"romance de saudade" e que contava, através de lembranças, a história
do jovem Sérgio e sua passagem por um colégio interno, todo o seu sofrimento e
as descobertas da passagem da infância para a juventude. Esse romance causou um
certo desconforto no público, pois tratava de temas ainda considerados tabu,
como homossexualismo e violência infantil. Trata-se do romance:
(A) Memórias Póstumas .de Brás
Cubas. (B) A Normalista. (C)O Bom Crioulo.
(D)
Ateneu. (E) O Cortiço.
4-Assinale a alternativa correta a respeito do romance O Ateneu, de Raul
Pompeia:
(A) O Colégio Ateneu, cenário do romance,
transmite aos alunos os princípios de solidariedade e generosidade.
(B) O livro descreve um ambiente
sadio que deveria ser seguido pelas instituições educacionais de nossos dias.
(C) O romance faz uma violenta
crítica à dureza e à hipocrisia daquela instituição educacional e à sua
direção.
(D) O protagonista do romance, ao
final de sua passagem pelo colégio, leva dali belas e saudosas lembranças.
(E) O Colégio Ateneu era famoso
por utilizar os mais modernos e revolucionários métodos de ensino.
VIII - PARNASIANISMO
1- Marque a alternativa que preenche correta e respectivamente as
lacunas da afirmação abaixo.
No início da década de 80, no século passado, a poesia parnasiana surgiu
na cenário nacional, marcada pela e pelo_________________ ; teve como
principais nomes os poetas _______________ e
____________________.
(A) rima rara - formalismo -
Olavo Bilac - Alberto de Oliveira
(B) musicalidade - misticismo -
Olavo Bilac - Casemiro de Abreu
(C) sugestão - sentimentalismo –
Augusto dos Anjos - Álvares de Azevedo
(D) oralidade - indianismo -
Álvares de Azevedo - Alberto de Oliveira
(E) linguagem simples -
regionalismo – Augusto dos Anjos -:- Casemiro de Abreu
2- Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase:
e são perfeitos representantes do Parnasianismo, movimento existente na poesia
brasileira e que nasceu como reação às definições ____________________ .
(A) Olavo Bilac - José de Alencar
- românticas
(B) Olavo Bilac - Alberto de Oliveira
- românticas
(C) Cruz e Souza - Alberto de
Oliveira - realistas
(D) Álvares de Azevedo - Alberto
de Oliveira - simbolistas
(E) Olavo Bilac - Alberto de
Oliveira - realistas
3- Sobre o Parnasianismo é incorreto afirmar que:
(A) o movimento rejeitou o idealismo
da poesia romântica.
(B)concebia a arte como válida
por si própria, apenas por sua beleza.
(C) no Brasil os poetas
afastaram- -se da realidade local, pobre, violenta e grosseira, preferindo temas
greco-romanos.
(D) Bilac elegeu como tema de
seus poemas a mitologia, o amor sensual e a pátria.
(E) o movimento foi ridicularizado e ignorada em sua
época, voltando a ser reconhecido
mais tarde, no Modernismo.
INSTRUÇÃO: Leia o texto abaixo, fragmento de um poema de Olavo Bilac,
para responder à questão 04.
Invejo o ourives quando escrevo:
Imito o amor
Com que ele, em ouro, o alto-relevo
Faz de uma flor.
( ... )
Torce, aprimora, alteia, lima
A frase; e, enfim,
No verso de ouro engasta a rima
Como um rubim.
( ... )
Assim procedo. Minha pena
Segue esta norma,
Por te servir, Deusa serena,
Serena Forma!
( ... )
4- A arte pela arte, o trabalho formal e o rigor descritivo, como lemos
no poema, são traços característicos do:
(A) Parnasianismo. (B) Realismo. (C) Naturalismo.
(D)
Simbolismo. (E) Concretismo.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão 05, leia o poema “As pombas”,
de Raimundo Correia.
Vai-se a primeira pomba despertada,
Vai-se outra mais...mais outra
...enfim dezenas
De pombas vão-se dos pombais,
apenas
Raia sanguínea e fresca a madrugada
...
E à tarde, quando a rígida
nortada
Sopra, aos pombais de novo elas,
serenas
Ruflando as asas, sacudindo as penas,
Voltam todas em bando e em
revoada...
Também dos corações onde abotoam,
Os sonhos, um por um céleres
voam,
Como voam as pombas dos pombais;
Também dos corações onde abotoam,
Os sonhos, um por um céleres
voam,
Como voam as pombas dos pombais;
No azul da .adolescência as asas
soltam,
'Fogem ... Mas aos pombais as
pombas voltam
E eles aos corações não voltam
mais ...
5-Considere as seguintes afirmações sobre o texto de Raimundo Correia:
I – O poema está organizado em
duas partes. Nos dois quartetos, descreve-se o revoar das pombas; nos tercetos
é estabelecida uma comparação.
II – O autor compara o movimento
das pombas abandonando os pombais à perda dos nossos sonhos da adolescência,
havendo, entretanto, uma essencial diferença entre os elementos comparados.
III – Em vista dessa distinção, o
poeta expressa uma visão otimista da condição do homem diante da passagem do
tempo: quanto mais velho, mais sábio se torna.
Quais estão
corretas?
A) Apenas I. B) Apenas
II. C) Apenas III.
D) Apenas I e II.
E) I, II e III.
IX - SIMBOLISMO
1-Cruz e Souza e Alphonsus de Guimarães foram poetas simbolistas, porque:
(A) valorizavam o eu e os motivos pessoais românticos.
(B) desenvolviam uma poesia
voltada aos temas sociais.
(C) faziam uma poesia retratando
realisticamente a sociedade urbana.
(D) suas obras eram dirigidas à
problemática das mulheres.
(E) seus poemas eram carregados de
sugestões em torno da cor branca do místico e da religiosidade.
2-Assinale a alternativa correta a respeito dos poetas simbolistas Cruz
e Souza e Alphonsus de Guimaraens.
(A) Os dois valorizavam em seus
versos o eu, a mulher amada e
idealizada e a natureza brasileira.
(B) Ambos desenvolviam uma poesia
estritamente voltada às questões sociais, como a escravatura.
(C) Suas poesias retratam de forma
realista e dura a sociedade urbana daquela época.
(D) Suas obras prezam o culto da
forma, ou "a arte pela arte", em moda na época.
(E) Seus poemas apresentam uma
linguagem vaga, metafórica e um interesse pelo pessimismo e pela morte.
3-Considere as seguintes afirmações sobre os poetas simbolistas Cruz e
Sousa e Alphonsus de Guimarães.
1-Cruz e Sousa expressa em seus
poemas a morte, o sofrimento da condição humana, a espiritualização e a
sublimação.
!I-Alphonsus teve como tema
constante a morte da noiva, falecida ainda adolescente.
III- Os dois poetas utilizaram
uma linguagem objetiva, perfeitamente identificada com os
valores ideológicos da burguesia.
Quais
estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e II.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão 04, leia as estrofes abaixo:
Ó Formas alvas, brancas, Formas claras
De luares, de neve, de neblinas!...
Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas...
Incensos dos turíbulos das aras...
Formas do Amor, constelarmente puras,
De Virgens e Santas vaporosas...
Brilhos errantes, mádidas frescuras
E dolências de lírios e de rosas...
04-Em relação ao texto acima, é correto afirmar que:
(A) A linguagem simbólica remete
diretamente à estética modernista.
(B) a ausência de musicalidade nos versos confirma a sua adesão ao
Romantismo.
(C) a religiosidade desses versos indica que se filiam
ao Barroco do século XVII.
(D) as imagens sugerindo um tempo indefinidoe vago
remetem ao Simbolismo.
INSTRUÇÃO: Leia o texto a abaixo, fragmento do poema "Lua", de
Cruz e Sousa, para responder à questão 05.
Névoas e névoas frígidas ondulam ...
Alagam lácteos e fulgentes rios
Que na enluarada refração tremulam
Dentre fosforescências, calafrios ...
E fria, fluente, frouxa claridade
Flutua como as brumas de um letargo ..
E erra no espaço em toda a imensidade,
Um sonho doente, cilicioso, amargo ...
5- Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as
lacunas da frase.
A ______________, conseguida pelo poeta
através de jogos sonoros, somada às imagens difusas e nebulosas, mostra que
esse poema está vinculado à estética_______________.
(A) musicalidade - simbolista
(B) dureza - modernista
(C) singeleza - romântica
(O) musical idade - barroca
(E) dureza - realista
Leia os fragmentos de dois poemas, abaixo citados. .
I . .
Longe do estéril turbilhão da
rua,
Beneditino, escreve! No aconchego
Do claustro, na paciência e no
sossego,
Trabalha, e teima, e lima, e sofre,
e sua!
II
Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes
veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs,
vulcanizadas
6- Pelas características apresentadas nos fragmentos, o trabalho formal
no primeiro e a musical idade no segundo, pode-se afirmar que se trata de poemas
das escolas literárias conhecidas, respectivamente, como:
(A) Romantismo e Arcadismo.
(B) Parnasianismo e Simbolismo.
(C) Modernismo e Simbolismo.
(O) Simbolismo e Romantismo.
(E) Parnasianismo e Romantismo.
GABARITO COMENTADO
VI-NATURALISMO
1-Resposta B. A questão destaca características do Naturalismo, corrente literária que
se desenvolveu paralelamente ao Realismo e que aprofundou o estudo do ser
humano, baseando-se em teorias científicas e socais da época(determinismo,
cientificismo, patologias...)
2-Resposta D. A questão
resume o enredo do romance “O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo, onde se destaca
a característica marcante do Naturalismo: o homem tem seu comportamento
determinado pela hereditariedade, pelo meio onde vive e pelo momento vivido (teoria
determinista de Taine).
3-Resposta B. A numeração destaca as obras dos
autores que marcaram o Realismo e o Naturalismo em nosso país no século XIX:
Machado de Assis e Aluísio de Azevedo, respectivamente.
4-Resposta A. Esta questão
aborda uma das características da obra mais famosa de Aluísio de Azevedo, “O
Cortiço”: o crescimento urbano desordenado dando origem ao aglomerado humano.
Um cortiço onde vivem pessoas de todos os tipos, numa promiscuidade e miséria
assustadoras, que geram todo tipo de violência e degradação. O coletivo (o
cortiço) é o grande personagem, o mais importante: o ambiente degradado gera
seres degradados ( o “determinismo” de Taine).
5-Resposta E. A questão
destaca novamente a grande característica do Naturalismo: o determinismo. O
personagem Jerônimo, antes um português honesto e trabalhador, é influenciado
pelo meio doentio do cortiço onde vive e se degrada, arruinando e destruindo
sua vida e a de sua família.
VII – IMPRESSIONISMO
1-Resposta D. Destaca o resumo da obra “O Ateneu”, de Raul Pompeia, em que este se
serve de suas experiências como aluno de um colégio interno para criticar o
sistema de educação e a realidade da época.
2-Resposta C. Esta questão também aborda o tema do romance citado na questão
anterior, o qual marcou o Impressionismo em nosso país: um estudante de colégio
interno e suas experiências.
3-Resposta D. A questão
destaca temas abordados na obra “O Ateneu”, de Raul Pompeia, na qual o conflituado
autor fala sobre aspectos que a sociedade não ousava admitir e, muito menos,
comentar.
4-Resposta C. Ainda a
abordagem do romance de Raul Pompeia, “O Ateneu”, com sua crítica e denúncia
das instituições educacionais da época.
VIII – PARNASIANISMO
1-Resposta A. Destaque para duas características da escola parnasiana e dois dos
principais autores desta.
2-Resposta B. Novamente destaque
para dois autores importantes do Parnasianismo e da provável origem do mesmo:
reação contra os exageros do Romantismo.
3-Resposta E. O
Parnasianismo foi o movimento poético que, depois do Romantismo, alcançou maior
popularidade e número de adeptos no Brasil da época.
4- Resposta A. Os fragmentos do poema “Profissão de
Fé”, de Olavo Bilac, atestam características da escola parnasiana: a
valorização da forma, o rigor descritivo, a arte pela arte, o vocabulário rico,
o destaque da beleza.
5- Resposta D. A questão faz uma análise do mais famoso dos sonetos de Raimundo
Correia, que foi cognominado “o poeta das pombas”. Nele o poeta compara o voo
das pombas com a perda dos sonhos e ilusões da adolescência.
IX – SIMBOLISMO
1-Resposta E. Destacam-se as características da poesia dos dois mais importantes
poetas simbolistas brasileiros: a simbologia da cor branca, o misticismo, a
religiosidade, sendo a primeira própria de Cruz e Souza e a segunda de
Alphonsus de Guimarães.
2-Resposta E. A linguagem
vaga (sugestão), o uso de linguagem figurada (metáforas), o pessimismo e o
interesse pela morte são características marcantes do Simbolismo e dos dois
poetas destacados.
3-Resposta C. As
afirmativas corretas (I e II) destacam as características de obras dos dois
Poetas em questão. A incorreta,
III, faz uma afirmação errada ao falar em objetividade da linguagem,
pois a característica do poeta simbolista é a subjetividade.
4-Resposta D. Os fragmentos do poema “Antífona” um dos mais famosos de Cruz e Sousa,
atestam algumas das características do autor: obsessão pela cor branca (alvas,
luares, claras neve, neblina...), uso de letras maiúsculas (Formas, Amor,
Virgens, Santa0, sinestesias (apelos aos órgãos dos sentidos) (cor, perfume,
sensações táteis, brilhos...), musicalidade (rimas ricas, vocábulos sonoros).
5-Resposta A. Esta questão
também destaca características da poesia de Cruz e Sousa: paixão pela cor
branca, musicalidade, sons repetidos, palavras sonoras, rimas ricas, atmosfera
de vagueza e misticismo,, uso de figuras de linguagem, pessimismo.
6-Resposta B. O fragmento
do soneto “A um poeta”, de Olavo Bilac, destaca a preocupação e o elogio da forma
na poesia, característica do autor e do Parnasianismo. O
fragmento do poema “Violões que
choram”, de Cruz e Sousa, é uma estrofe que evidencia o uso da linguagem
figurada ,a aliteração (repetição do mesmo fonema no início de cada
palavra do verso para dar musicalidade), uma característica do Simbolismo.
0 comentários
Postar um comentário