PROSÓDIA
A PROSÓDIA está relacionada com a correta acentuação das palavras, tomando como padrão a língua considerada culta.
Abaixo estão relacionados alguns exemplos de vocábulos que frequentemente geram dúvidas quanto à prosódia:
1) oxítonas: cateter, Cister, condor, hangar, mister, Nobel, novel, recém, refém, ruim, sutil, ureter.
2) paroxítonas: avaro, avito, barbárie, caracteres, cartomancia, ciclope, erudito, ibero, gratuito, ônix, poliglota, pudico, rubrica, tulipa.
3) proparoxítonas: aeródromo, alcoólatra, álibi, âmago, antídoto, elétrodo, lêvedo, protótipo, quadrúmano, vermífugo, zéfiro.
Há algumas palavras cujo acento prosódico é incerto, oscilante, mesmo na língua culta.
Exemplos: acrobata e acróbata / crisântemo e crisantemo/ Oceânia e Oceania/ réptil e reptil/ xerox e xérox e outras.
Outras assumem significados diferentes, de acordo a acentuação:
Exemplos: valido/ válido - vivido /vívido - mágoa/magoa - número/numero até/ate
ORTOÉPIA
A
ORTOÉPIA trata da correta pronúncia dos
grupos fônicos.
A
ortoépia está relacionada com: a perfeita emissão das vogais, a correta
articulação das consoantes e a ligação de vocábulos dentro de contextos.
Erros cometidos contra a ortoépia são
chamados de cacoepia. Alguns casos:
a- pronunciar erradamente as
vogais quanto ao timbre:
-
pronúncia correta, timbre fechado (ê, ô): omelete, alcova, crosta...
-
pronúncia errada, timbre aberto (é, ó): omelete, alcova, crosta...
b- omitir fonemas: cantar/
cantá, trabalhar/trabalhá, amor/amô, abóbora/abóbra, prostrar/ prostar,
reivindicar/revindicar...
c- acréscimo de fonemas:
pneu/peneu, freada/ freiada,bandeja/ bandeija...
d- substituição de fonemas:
cutia/cotia, cabeçalho/ cabeçário, bueiro/ boeiro...
e- troca de posição de um ou
mais fonemas: caderneta/ cardeneta, bicarbonato/ bicabornato,
muçulmano/ mulçumano...
f- nasalização de vogais:
sobrancelha/ sombrancelha, mendigo/ mendingo, bugiganga/ bungiganga ou
buginganga...
g- pronunciar a crase: A
aula iria acabar às cinco horas./ A aula iria acabar "à as" cinco
horas. Correto: A
aula/ iria acabar/ às cinco horas.
h- ligar as palavras na
frase de forma incorreta:
Exemplo de ligação incorreta: A/ aula
iria/ acabar/ às/ cinco horas.
NOTAÇÕES LÉXICAS
1-Notações que dão valor à determinada letra ( que modificam som da letra)
* Acento
agudo (´) - indicam na maioria das vezes som aberto das vogais, que são
ditas com maior intensidade Ex: Técnico,
Chipanzé, até.
*
Acento circunflexo (^) - ele serve
para fazer som fechado nas vogais, que são ditas com maior intensidade. Ex:
Inglês, português, polêmica.
*
Til (~) - Indica a nasalização das
vogais. Ex: Criação, população, hortelã.
*
Cedilha (ç) - Colocado na letra c (antes de a, o, u) faz com que essa letra tenha som do
fonema /sê/ Ex: Moça, poço, açúcar.
2 ->Notações léxicas que
não modificam o som da letra
*
Acento grave (`) - indica que duas
letras iguais se juntaram Ex: ( a + a)
Ex: Junte
água fria a a assadeira = junte água fria à assadeira.
Dirigia – me a aquele povoado = Dirigia – me àquele povoado.
*
Apostrofo ( cuidado não confunda com
apóstrofe, que é uma figura de
linguagem !) voltando, apóstrofo ( ’ ) -
indica eliminação de letra em uma
palavra ( curiosidade : a suspensão tem nome de elisão).
Ex:
estrela - d’ alva, gota d’água...
*
Hífen (-) - Ele possui 3 funções:
-
Ligar elementos de palavras compostas Ex:
banho-maria, pé-de- alface.
-
Ligar Pronomes a verbos Ex Chamavam - se
-
Indicar partição de palavra no fim da linha
*
Trema (..) Era usado sobre os grupos
"gue", "gui", "que", "qui", quando o u
era pronunciado, como em: agüentar, lingüiça, eqüino, eqüestre... Mas a última
Reforma Ortográfica eliminou o trema das palavras da Língua Portuguesa. Hoje ele
é usado em nomes próprios
estrangeiros e seus derivados. Ex.: Müller, Bündchen, Schönberg Hübner.
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