SEGUNDA FASE: 1930 A 1945 (CONSOLIDAÇÃO)

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2-PROSA: ROMANCE DE 30

1-Assinale a alternativa que contém características fortes do Romance de 30.
(A) Analisa e critica a realidade sem profundidade em relação ao comportamento dos personagens.
(B) Os autores preocupam-se excessivamente com descrições fantasiosas.
(C) Limita-se apenas aos aspectos regionais, considerando-os ingenuamente.
(D) Apresenta uma análise crítica do interior do Brasil e um profundo estudo do comportamento dos personagens.
(E) Ambienta suas ações preferencialmente nos grandes centros urbanos.

2-Na década de 30, surgiu o Romance Regionalista do movimento modernista brasileiro. José Lins do Rego e Graciliano Ramos escreveram, respectivamente:
(A) Menino de Engenho e Vidas Secas.
(B) Menino de Engenho e Clarissa.
(C) Dona Flor e Seus Dois Maridos e São Bernardo.
(D) Capitães da Areia e São Bernardo.
(E) Capitães da Areia e Vidas Secas.

3-A obra de Érico Veríssimo “O Tempo e o Vento” pode ser considerada um romance:
(A) psicológico.    (B) histórico.     (C) vanguardista.    (D) didático.      (E) satírico.

4-Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda, associando os romances aos seus respectivos autores.
(1) Jorge Amado
(2) José Lins do Rego
(3) Érico Veríssimo
(4) Dyonélio Machado
(5) Graciliano Ramos

(  ) São Bernardo
(  ) Menino de Engenho
(  ) São Jorge dos Ilhéus
(  ) Clarissa
(  ) Os Ratos

 A sequência correta, de cima para baixo, é
(A) 5 - 2 - 1 - 3 - 4.
(B) 3 - 4 - 2 - 5 - 1.
(C) 4 - 5 - 3 - 1 - 2.
(D) 1 - 3 - 5 - 4 - 3.
(E) 4 – 2 -1 – 3 - 5 .

5-Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas da afirmação abaixo.
  Nas décadas de 30 e 40, a_________________ teve grande destaque na literatura brasileira; seus enfoques principais foram o_____________ e  o____________ . Esse fenômeno foi denominado _______________ e teve em Graciliano Ramos um dos principais nomes.

(A) poesia - regionalismo - modernismo - Vanguarda
(B) ficção - regionalismo - aspecto psicológico - Romance de 30
(C) dramaturgia - homem urbano - aspecto social - Geração
(D) prosa poética - estrangeiro - homem do campo - Maturidade
(E) prosa - erotismo - humor - Geração de 45.

6-Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas da frase abaixo.
    ____________ , em ____________, elabora um painel da formação histórica gaúcha a partir da trajetória dos Terra Cambará, os quais vêm exercer grande poder em Santa Fé, cidade fictícia do interior do Rio Grande do Sul.

(A) Luís Antônio de Assis Brasil - A prole do Corvo
(B) Érico Veríssimo - O Tempo e o Vento
(C) Josué Guimarães - Camilo Mortágua
(D) Érico Veríssimo - Incidente em Antares
(E) Luís Antônio de Assis Brasil - Cães da Província

7-Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda, associando os romances aos seus respectivos autores.

(1 ) José Lins do Rego             (  ) Dona Flor e seus Dois Maridos      
(2) Jorge Amado                      (  ) Porteira Fechada       
(3) Érico Veríssimo                   (  ) Os Ratos          
(4) Dyonélio Machado              (  ) Incidente em Antares             
(5) Cyro Martins                        (  ) Menino de Engenho            

                                A sequência correta, de. cima para baixo, é
(A) 1 - 5 - 3 - 2 - 4.         (B) 2 - 4 - 3 - 5 - 1.       (C) 2 - 5 - 4 - 3 - 1.
                      (D) 4 - 5 - 1 - 2 - 3.        (E) 5 - 4 - 2 - 3 - 1

8-Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas da frase:
 Graciliano Ramos apresenta, em ____________ , uma visão do ____________ sertanejo através da trajetória de ______________e sua família, os quais fogem da seca e da miséria.

(A) Memórias do Cárcere - mundo - Graciliano
(B) Menino de Engenho - universo - Carlos Meio
(C) Angústia - mundo - Luís da Silva
(D) Fogo Morto - latifúndio - Vitorino
(E) Vidas Secas  - universo - Fabiano

9O Tempo e o Vento , romance histórico que narra trajetória da família Terra Cambará, traça, ao mesmo tempo, um panorama da formação social e política do Rio Grande do Sul.
II- O romance Os Ratos trata do .cotidiano medíocre de Naziazeno modesto funcionário público de Porto Alegre: que dispõe de 24 horas para saldar a conta do leiteiro.
III- Capitães da Areia retrata a infância marginalizada de Salvador (os menores abandonados); apresentando fortes críticas à sociedade burguesa da época.

              Os autores das obras citadas são, respectivamente,                       
 (A) Dyonélio Machado, Graciliano Ramos, Jorge Amado.
(B) Dyonélio Machado, Jorge Amado, Graciliano Ramos.
(C) Érico Veríssimo, Jorge Amado, Dyonélio Machado.
(D) Érico Verissimo, Dyonélio Machado, Jorge Amado.        
(E) José Lins do Rego, Graciliano Ramos, Cyro Martins.     

10- Assinale a alternativa que preenche correta e respectiva- mente as lacunas da frase.

Os temas sociais e históricos, a verossimilhança e a perspectiva crítica são características do ______________ , tendência literária do século XX, que teve em ________________ um  dos seus mais importantes autores.          

(A) Naturalismo - Erico Verissimo
(B) Romantismo - Graciliano Ramos
(C) Romance de 30 - José de Alencar
(D) Romantismo - Erico Verissimo
(E) Romance de 30 - Graciliano Ramos

11- Considere as afirmações abaixo, sobre a obra de Érico Veríssimo.
I - A trilogia O Tempo e o Vento conta a história do Rio Grande do Sul de uma maneira heroica, trazendo como modelo de gaúcho o capitão Rodrigo Cambará.
II- O romance Incidente em Antares pode ser considerado como uma crítica indireta aos regimes autoritários, visto que a história central é justamente a denúncia da corrupção e da arbitrariedade.
III- Toda a obra de Erico Verissimo se situa no ambiente rural, marcando fortemente a sua
tendência regionalista.
                                             Quais estão corretas?
(A) Apenas I.    (B) Apenas II.     (C) Apenas III.    (D) Apenas I e II.     (E) I, II e III.

12- Érico Verissimo fez .sua estreia em romance com o livro Clarissa, mas foi seu romance O Tempo e o Vento que o tornou mais conhecido nacionalmente.
        Sobre O Tempo e o Vento, pode-se  afirmar que:
(A) é um romance de cunho urbano, que retrata alguns dos problemas da classe média da capital gaúcha.
(B) sua história se passa exclusivamente no ambiente urbano de Porto Alegre, no século XIX.
(C) é uma obra de cunho regionalista, sendo também conhecida como romance histórico.  (D) nesse romance o autor descreve apenas perfis femininos nos quais humilha as mulheres, demonstrando sempre as suas fraquezas.
(E) nessa obra o autor não cria nenhum tipo de relação entre a sua história e a História do Rio Grande do Sul.

3-TEATRO
             
1- Considere as seguintes afirmações sobre Nélson Rodriques:
I - É considerado um autor polêmico, não apenas pelos temas que aborda em suas peças, mas também pelas inovações que implantou no teatro nacional.
II - A dama do Lotação, Bonitinha mas ordinária e Os sete gatinhos são importantes peças teatrais de sua autoria.
III - Na peça Vestido de Noiva, não há obediência às regras de unidade de tempo e de espaço, comuns no teatro tradicional.
                                              Quais estão corretas?
(A) Apenas I.     (B) Apenas II.     (C) Apenas III.     (D) Apenas I e III.    (E) I, II e III.

2- Considere as seguintes afirmações sobre Nélson Rodrigues:
I- Seu estilo renovador, expresso em Vestido de Noiva, constitui um marco na dramaturgia brasileira.
II - Tanto em Vestido de Noiva, como nas outras peças de sua autoria, o tema dos traumas e sexuais está ausente.
III- Suas peças utilizam uma linguagem formal, alienada da nossa realidade.
                                          Quais estão corretas?
(A) Apenas I.     (B) Apenas lI.      (C) Acenas III.    (D) Apenas I e II.     (E) I, II e III.

3 -"Além das frases de efeito, do moralismo estreito, do pensamento político reacionário, da teatralidade de tudo aquilo que produziu, nos dá uma obra dramática irregular, mas de grande ímpeto e vitalidade. Em 1943,. a encenação de Vestido de noiva renovou por completo as bases formais e ideológicas do teatro brasileiro." (Manual de literatura brasileira,  Sérgius Gonzaga.)
    A lacuna do trecho acima pode ser preenchida corretamente com o nome de:
(A) Dias Gomes.       (B) Paulo Pontes.       (C) Ariano Suassuna .
                    (D) Nelson Rodrigues.       (E) Plínio Marcos.

GABARITO  COMENTADO

2-Prosa - Romance  de  30

1-Resposta D. A questão aborda uma característica muito importante da prosa, que foi o destaque da Segunda Fase Modernista. Os romancistas tomaram a seu encargo denunciar as problemáticas condições do homem brasileiro. É um verdadeiro surto de romances regionalistas que inaugura os modernos ciclos da ficção brasileira: ciclo da cana-de açúcar, da seca, do cacau, do cangaço, do latifúndio, do pampa.

2-Resposta A. Faz-se referência a dois importantes romances da época: “Menino de Engenho” e “Vidas Secas”.
.“Menino de Engenho” tem um fundo memorialista, onde o autor reconstrói o mundo em que nasceu e se criou, as histórias que ouviu na infância e a tradição de que foi testemunha. O livro é o primeiro de uma trilogia que narra a adolescência e o retorno às origens do personagem autobiográfico Carlos de Melo ao Engenho Santa Rita. (Os outros dois livros se chama “Doidinho” e “Bangue”.),
. “Vidas Secas” é um dos mais famosos romances de Graciliano Ramos, onde o autor enfoca o problema do sem-terra nordestino e sua luta constante contra a seca, que intensifica ainda mais a miséria permanente, levando-o a fugir a cada vez que ela surge no sertão.

3-Resposta B. A trilogia “O Tempo e o Vento”, de Érico Veríssimo, considerada sua obra-prima, é a saga de uma família (os Terra Cambará) e uma fictícia cidade do Rio Grande do Saul (Santa Fé), desde suas origens em meados do século XVIII    (Missões Jesuíticas) até
a época da deposição de Getúlio Vargas. Os personagens envolvem-se nos acontecimentos da História do Rio Grande do Sul. É, portanto, um romance histórico.

4-Resposta A.  A questão associa cinco importantes escritores do Romance de 30 com obras de suas autorias.
. Jorge Amado e “São Jorge dos Ilhéus”: a história ( iniciada em “Terras do Sem Fim”) de duas famílias rivais , os Badarós e os Silveiras, sua decadência e empobrecimento nas mãos das empresas estrangeiras que, pouco a pouco, vão dominando e apossando-se da exploração do cacau na Bahia.
. José Lins do Rego e “Menino de Engenho” ( comentado na questão 2).
. Érico Veríssimo e “Clarissa”: a história de uma menina sonhadora que vem de uma cidade do interior para estudar em Porto Alegre, sua vida na pensão da tia, sen contato com os hóspedes e suas reações.

. Graciliano Ramos e “São Bernardo”: a ascensão social de Paulo Honório de mascate e boiadeiro a dono de fazenda, a “São Bartolomeu”, seu mau caráter pela maneira como explora os peões, seu insucesso amoroso com a esposa Madalena, que é contrária á maneira como ele trata os trabalhadores.

5-Resposta B. Na segunda fase modernista, os autores passam de uma atitude crítica a uma atitude criadora, voltando-se para o social. Surge o chamado Romance de 30, em que os escritores assumem a posição de denúncia dos problemas enfrentados pelo homem brasileiro em sua luta face ás dificuldades sociais e geográficas. Na vertente da ficção regionalista surgem romances dobre a seca (Graciliano Ramos), a cana-de-açúcar (José Lins do Rego), o cacau (Jorge Amado), o pampa (Cyro Martins).  Na linha do romance de investigação psicológica, voltados para o mundo interior dos personagens e seus dramas íntimos, destacam-se Érico Veríssimo e Dyonélio Machado.

6-Resposta B. A questão refere-se à obra máxima do nosso escritor mais famoso, Érico Veríssimo, “O Tempo e o Vento”, onde narra a origem, formação e desintegração da família Terra Cambará, tendo como pano de fundo a História do Rio Grande do Sul, em cujos episódios mais importantes os membros da citada família se envolvem ativamente.

7-Resposta C. Novamente a associação de autores a obras de destaque dos mesmos:
. José Lins do Rego e “Menino de Engenho”: a obra  tem um fundo memorialista, onde o autor reconstrói o mundo em que nasceu e se criou, as histórias que ouviu na infância e a tradição de que foi testemunha. O livro é o primeiro de uma trilogia que narra a adolescência e o retorno às origens do personagem autobiográfico Carlos de Melo ao Engenho Santa Rita. (Os outros dois livros se chamam “Doidinho” e “Bangue”.).
. Jorge Amado e “Dona Flor e seus Dois Maridos”: a história de Flor que se casa com Vadinho, um simpático malandro, mas logo fica viúva, vindo a casar-se como o Dr. Teodoro, um sisudo farmacêutico, passando a uma tranquila vida de dona-de-casa, que é quebrada pelas constantes aparições e perseguições do fantasma do falecido Vadinho, que passa a acompanhá-los constantemente por toda a parte.
. Érico Veríssimo e “Incidente em Antares”: num dos seus últimos romances, o autor narra inicialmente a origem e formação da cidade de Antares, uma caricatura das cidades gaúchas interioranas e suas questões políticas e sociais. Após, passa a narrar o incidente desencadeado por uma greve geral dos trabalhadores à qual aderiram também os coveiros do cemitério local. Como haviam morrido sete pessoas na cidade, os caixões ficaram expostos na frente do cemitério por falta de quem os sepultasse. Á noite, os defuntos saem de seus caixões e descem para a cidade, visitam suas casas, assustando as famílias, indo depois para o coreto da praça, onde pretendem ficar até que se decidam a sepultá-los. No dia seguinte, junta -se a cidade toda ao redor do coreto e cada defunto reivindica seus direitos conta o que sabe sobre a vida oculta dos ilustres cidadãos e outros moradores, causando os mais incríveis incidentes tragicômicos.
. Dyonélio Machado e “Os Ratos”: narra a luta de Nazazieno na tentativa de conseguir dinheiro para pagar a dívida ao leiteiro que se recusa a trazer o leite (importante para o filho pequeno)  se não receber o pagamento atrasado, a reação das pessoas a quem procura. (análise psicológica).
. Cyro Martins e “Porteira Fechada”:  obra  de Cyro Martins, faz parte da “Trilogia  do Gaúcho a Pé”, e configura a tirania econômica da classe dominante sobre a massa de trabalhadores rurais. O problema básico é o da distribuição, o da exploração das massas. A tirania econômica impõe um assalto à pequena estância; ocasiona a crise, que se traduz no êxodo contínuo às cidades do interior e à capital. A continuação da obra encontra-se nos livros “Sem Rumo” e “Estrada Nova”. Juntos eles retratam a degradação que é imposta ao gaúcho, motivada pelo afastamento de seu habitat natural, o campo, e marginalização na periferia das grandes cidades.

8-Resposta E. A questão refere-se mais uma vez á obra “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, em que este aborda a tragédia do nordestino face ao problema da seca, através da vida miserável e sofrida de Fabiano, sua mulher Sinhá Vitória e os dois filhos do casal, obrigados a fugir da seca, vivendo uma vida dura e seca como a terra do sertão.

9-Resposta D. Outra vez a associação de obras e seus autores. As de Érico Veríssimo e Dyonélio Machado já foram comentadas em questões anteriores. A de Jorge Amado, “Capitães da Areia”, aborda o tema dos meninos de rua de Salvador (Bahia) que, durante o dia, vivem nas ruas da cidade praticando pequenos roubos e envolvendo-se em confusões. Á noite, dormem nas areias da praia, embaixo de velhos trapiches ou armazéns abandonados.

10-Resposta E. A questão aborda novamente características do período chamado Romance de 30; temas sociais e históricos, verossimilhança com a realidade, perspectiva crítica da situação do homem nele envolvido, tendo como referência Graciliano Ramos, autor destacado neste período pelas suas obras regionalistas, conciliando com este o romance psicológico na preocupação constante de fixar a panorâmica interior de cada um dos personagens.

11-Resposta D. Das afirmativas sobre a obra de Érico Veríssimo são verdadeiras as duas primeiras, que se referem a “O Tempo e o Vento” e “Incidente em Antares”. Na primeira, (que pertence à primeira parte da trilogia de “O Tempo e o Vento”),  “O Continente”, ele apresenta o código de honra do gaúcho mediante os atributos de coragem, machismo, violência física e um relativo conceito de moral. N a segunda, “Incidente em Antares”, faz uma crítica aos regimes autoritários com a denúncia da corrupção e arbitrariedades que tem como ponto culminante o verdadeiro “comício” promovido pelos defuntos no coreto da praça, com a presença de todos os moradores de Antares. Os defuntos são bem representativos da sociedade antarense: Da. Quitéria Campolargo (matriarca de poderosa família), Dr. Cícero Branco (advogado corrupto), Prof. Menandro Olinda (pianista fracassado), Barcelona (sapateiro comunista), Joãozinho Paz (sindicalista torturado e assassinado pela polícia), Erotildes (prostituta decadente), Pudim de Cachaça ( o bêbado popular).

12-Resposta C. A questão aborda novamente a trilogia “O Tempo e o Vento”, de Érico Veríssimo, já comentada nas questões 6 e 11 desta parte sobre a prosa da Segunda Fse Modernista.
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3-Teatro

1-Resposta E. As três afirmativas comentam a obra de Nelson Rodrigues, famoso e polêmico autor teatral modernista que revolucionou o teatro brasileiro com suas irreverentes e inovadoras, as quais chocaram a população da época e lhe valeram contínua perseguição da censura e interdição de várias peças. Personalidade controvertida, divertia-se em criar personagens violentos e chocantes, de comportamento neurótico e doentio, retratando a sociedade carioca numa caricatura de vários tipos individuais: pequenos funcionários, torcedores fanáticos, milionários duros, burgueses canalhas, jornalistas, médicos, políticos, grã-finos, bicheiros, maridos traídos...Tudo em diálogos rápidos, flexíveis, enxutos, mais de acordo com a fala do que com a norma culta, com extrema liberdade de linguagem.

2-Resposta A. A alternativa correta, I, refere-se à peça “Vestido de Noiva”, encenada pela primeira vez em 1943, considerada um marco da encenação moderna em palco brasileiro, pois não obedece às regras de tempo e espaço consagradas pelo teatro grego modelo. O cenário é dividido em três panos, cada um caracterizando um tipo de espaço no qual se passa a ação: o plano da realidade, o plano da alucinação e o plano da memória. A ação dramática é resultante do entrelaçamento desses três planos, através do qual o autor mostra claramente a fragmentação da mente humana e a busca da própria identidade.
3-Resposta D. Cabem aqui as mesmas observações da questão anterior.

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