2-PROSA: ROMANCE DE 30
1-Assinale a alternativa que contém características fortes do Romance de 30.
(A) Analisa e critica a realidade sem profundidade em relação ao comportamento dos personagens.
(B) Os autores preocupam-se excessivamente com descrições fantasiosas.
(C) Limita-se apenas aos aspectos regionais, considerando-os ingenuamente.
(D) Apresenta uma análise crítica do interior do Brasil e um profundo estudo do comportamento dos personagens.
(E) Ambienta suas ações preferencialmente nos grandes centros urbanos.
2-Na década de 30, surgiu o Romance Regionalista do movimento modernista brasileiro. José Lins do Rego e Graciliano Ramos escreveram, respectivamente:
(A) Menino de Engenho e Vidas Secas.
(B) Menino de Engenho e Clarissa.
(C) Dona Flor e Seus Dois Maridos e São Bernardo.
(D) Capitães da Areia e São Bernardo.
(E) Capitães da Areia e Vidas Secas.
1-Assinale a alternativa que contém características fortes do Romance de 30.
(A) Analisa e critica a realidade sem profundidade em relação ao comportamento dos personagens.
(B) Os autores preocupam-se excessivamente com descrições fantasiosas.
(C) Limita-se apenas aos aspectos regionais, considerando-os ingenuamente.
(D) Apresenta uma análise crítica do interior do Brasil e um profundo estudo do comportamento dos personagens.
(E) Ambienta suas ações preferencialmente nos grandes centros urbanos.
2-Na década de 30, surgiu o Romance Regionalista do movimento modernista brasileiro. José Lins do Rego e Graciliano Ramos escreveram, respectivamente:
(A) Menino de Engenho e Vidas Secas.
(B) Menino de Engenho e Clarissa.
(C) Dona Flor e Seus Dois Maridos e São Bernardo.
(D) Capitães da Areia e São Bernardo.
(E) Capitães da Areia e Vidas Secas.
3-A obra de Érico Veríssimo “O Tempo e o Vento” pode
ser considerada um romance:
(A)
psicológico. (B) histórico. (C) vanguardista. (D) didático. (E) satírico.
4-Numere a coluna da direita de acordo com a da
esquerda, associando os romances aos seus respectivos autores.
(1) Jorge
Amado
(2) José Lins
do Rego
(3) Érico
Veríssimo
(4) Dyonélio
Machado
(5) Graciliano
Ramos
( ) São Bernardo
( ) Menino de Engenho
( ) São Jorge dos Ilhéus
( ) Clarissa
( ) Os Ratos
A sequência correta, de cima para
baixo, é
(A) 5 - 2 - 1
- 3 - 4.
(B) 3 - 4 - 2
- 5 - 1.
(C) 4 - 5 - 3
- 1 - 2.
(D) 1 - 3 - 5
- 4 - 3.
(E) 4 – 2 -1 –
3 - 5 .
5-Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente
as lacunas da afirmação abaixo.
Nas
décadas de 30 e 40, a_________________ teve grande destaque na literatura brasileira;
seus enfoques principais foram o_____________ e o____________ . Esse fenômeno foi denominado
_______________ e teve em Graciliano Ramos um dos principais nomes.
(A) poesia -
regionalismo - modernismo - Vanguarda
(B) ficção -
regionalismo - aspecto psicológico - Romance de 30
(C)
dramaturgia - homem urbano - aspecto social - Geração
(D) prosa
poética - estrangeiro - homem do campo - Maturidade
(E) prosa -
erotismo - humor - Geração de 45.
6-Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente
as lacunas da frase abaixo.
____________ , em ____________, elabora um
painel da formação histórica gaúcha a partir da trajetória dos Terra Cambará,
os quais vêm exercer grande poder em Santa Fé, cidade fictícia do interior do
Rio Grande do Sul.
(A) Luís
Antônio de Assis Brasil - A prole do Corvo
(B) Érico
Veríssimo - O Tempo e o Vento
(C) Josué
Guimarães - Camilo Mortágua
(D) Érico Veríssimo
- Incidente em Antares
(E) Luís Antônio
de Assis Brasil - Cães da Província
7-Numere a coluna da direita de acordo com a da
esquerda, associando os romances aos seus respectivos autores.
(1 ) José Lins
do Rego ( ) Dona Flor e seus Dois Maridos
(2) Jorge Amado
( ) Porteira Fechada
(3) Érico
Veríssimo ( ) Os Ratos
(4) Dyonélio
Machado ( )
Incidente em Antares
(5) Cyro
Martins ( ) Menino de Engenho
A sequência correta,
de. cima para baixo, é
(A) 1 - 5 - 3
- 2 - 4. (B) 2 - 4 - 3 - 5 -
1. (C) 2 - 5 - 4 - 3 - 1.
(D) 4 - 5 - 1 - 2 -
3. (E) 5 - 4 - 2 - 3 - 1
8-Assinale a alternativa que completa correta e
respectivamente as lacunas da frase:
(A) Memórias
do Cárcere - mundo - Graciliano
(B) Menino de
Engenho - universo - Carlos Meio
(C) Angústia -
mundo - Luís da Silva
(D) Fogo Morto
- latifúndio - Vitorino
(E) Vidas
Secas - universo - Fabiano
9– O Tempo e o Vento , romance histórico
que narra trajetória da família Terra Cambará, traça, ao mesmo tempo, um
panorama da formação social e política do Rio Grande do Sul.
II- O romance Os Ratos trata do .cotidiano medíocre
de Naziazeno modesto funcionário público de Porto Alegre: que dispõe de 24
horas para saldar a conta do leiteiro.
III- Capitães da Areia retrata a infância
marginalizada de Salvador (os menores abandonados); apresentando fortes críticas
à sociedade burguesa da época.
Os
autores das obras citadas são, respectivamente,
(A) Dyonélio Machado, Graciliano Ramos, Jorge
Amado.
(B) Dyonélio
Machado, Jorge Amado, Graciliano Ramos.
(C) Érico
Veríssimo, Jorge Amado, Dyonélio Machado.
(D) Érico
Verissimo, Dyonélio Machado, Jorge Amado.
(E) José Lins
do Rego, Graciliano Ramos, Cyro Martins.
10- Assinale a alternativa que preenche correta e
respectiva- mente as lacunas da frase.
Os
temas sociais e históricos, a verossimilhança e a perspectiva crítica são
características do ______________ , tendência literária do século XX, que teve
em ________________ um dos seus mais
importantes autores.
(A)
Naturalismo - Erico Verissimo
(B) Romantismo
- Graciliano Ramos
(C) Romance de 30
- José de Alencar
(D) Romantismo
- Erico Verissimo
(E) Romance de
30 - Graciliano Ramos
11- Considere as afirmações abaixo, sobre a obra de
Érico Veríssimo.
I - A trilogia
O Tempo e o Vento conta a história
do Rio Grande do Sul de uma maneira heroica, trazendo como modelo de gaúcho o
capitão Rodrigo Cambará.
II- O romance Incidente em Antares pode ser considerado
como uma crítica indireta aos regimes autoritários, visto que a história
central é justamente a denúncia da corrupção e da arbitrariedade.
III- Toda a
obra de Erico Verissimo se situa no ambiente rural, marcando fortemente a sua
tendência
regionalista.
Quais
estão corretas?
(A) Apenas
I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) I, II e III.
12- Érico Verissimo fez .sua estreia em romance com
o livro Clarissa, mas foi seu romance O Tempo e o Vento que o tornou mais conhecido
nacionalmente.
Sobre
O Tempo e o Vento, pode-se afirmar que:
(A) é um
romance de cunho urbano, que retrata alguns dos problemas da classe média da
capital gaúcha.
(B) sua
história se passa exclusivamente no ambiente urbano de Porto Alegre, no século
XIX.
(C) é uma obra
de cunho regionalista, sendo também conhecida como romance histórico. (D) nesse romance o autor descreve apenas
perfis femininos nos quais humilha as mulheres, demonstrando sempre as suas
fraquezas.
(E) nessa obra
o autor não cria nenhum tipo de relação entre a sua história e a História do
Rio Grande do Sul.
3-TEATRO
1- Considere as seguintes afirmações sobre Nélson
Rodriques:
I - É
considerado um autor polêmico, não apenas pelos temas que aborda em suas peças,
mas também pelas inovações que implantou no teatro nacional.
II - A dama do Lotação, Bonitinha mas ordinária e Os
sete gatinhos são importantes peças teatrais de sua autoria.
III - Na peça Vestido de Noiva, não há obediência às
regras de unidade de tempo e de espaço, comuns no teatro tradicional.
Quais
estão corretas?
(A) Apenas
I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III.
2- Considere as seguintes afirmações sobre Nélson
Rodrigues:
I- Seu estilo
renovador, expresso em Vestido de Noiva,
constitui um marco na dramaturgia brasileira.
II - Tanto em Vestido de Noiva, como nas outras peças
de sua autoria, o tema dos traumas e sexuais está ausente.
III- Suas
peças utilizam uma linguagem formal, alienada da nossa realidade.
Quais
estão corretas?
(A) Apenas
I. (B) Apenas lI. (C) Acenas III. (D) Apenas I e II. (E) I, II e III.
3 -"Além das frases de efeito, do moralismo
estreito, do pensamento político reacionário, da teatralidade de tudo aquilo
que produziu, nos dá uma obra dramática irregular, mas de grande ímpeto e
vitalidade. Em 1943,. a encenação de Vestido de noiva renovou por completo as
bases formais e ideológicas do teatro brasileiro." (Manual de literatura brasileira,
Sérgius Gonzaga.)
A lacuna do trecho acima pode ser
preenchida corretamente com o nome de:
(A) Dias
Gomes. (B) Paulo Pontes. (C) Ariano Suassuna .
(D) Nelson Rodrigues. (E) Plínio Marcos.
GABARITO
COMENTADO
2-Prosa - Romance
de 30
1-Resposta
D. A questão aborda uma
característica muito importante da prosa, que foi o destaque da Segunda
Fase Modernista. Os romancistas tomaram a seu encargo denunciar as
problemáticas condições do homem brasileiro. É um verdadeiro surto de romances
regionalistas que inaugura os modernos ciclos da ficção brasileira: ciclo da
cana-de açúcar, da seca, do cacau, do cangaço, do latifúndio, do pampa.
2-Resposta
A. Faz-se referência a dois
importantes romances da época: “Menino de Engenho” e “Vidas Secas”.
.“Menino de
Engenho” tem um fundo memorialista, onde o autor reconstrói o mundo em que
nasceu e se criou, as histórias que ouviu na infância e a tradição de que foi
testemunha. O livro é o primeiro de uma trilogia que narra a adolescência e o
retorno às origens do personagem autobiográfico Carlos de Melo ao Engenho Santa
Rita. (Os outros dois livros se chama “Doidinho” e “Bangue”.),
. “Vidas
Secas” é um dos mais famosos romances de Graciliano Ramos, onde o autor enfoca
o problema do sem-terra nordestino e sua luta constante contra a seca, que
intensifica ainda mais a miséria permanente, levando-o a fugir a cada vez que
ela surge no sertão.
3-Resposta
B. A trilogia “O Tempo e o Vento”,
de Érico Veríssimo, considerada sua obra-prima, é a saga de uma família (os
Terra Cambará) e uma fictícia cidade do Rio Grande do Saul (Santa Fé), desde
suas origens em meados do século XVIII
(Missões Jesuíticas) até
a época da deposição
de Getúlio Vargas. Os personagens envolvem-se nos acontecimentos da História do
Rio Grande do Sul. É, portanto, um romance histórico.
4-Resposta
A. A questão associa cinco
importantes escritores do Romance de 30 com obras de suas autorias.
. Jorge
Amado e “São Jorge dos Ilhéus”: a história ( iniciada em “Terras do Sem
Fim”) de duas famílias rivais , os Badarós e os Silveiras, sua decadência e
empobrecimento nas mãos das empresas estrangeiras que, pouco a pouco, vão dominando
e apossando-se da exploração do cacau na Bahia.
. José Lins
do Rego e “Menino de Engenho” ( comentado na questão 2).
. Érico
Veríssimo e “Clarissa”: a história de uma menina sonhadora que vem de uma
cidade do interior para estudar em Porto Alegre, sua vida na pensão da tia, sen
contato com os hóspedes e suas reações.
. Dyonélio
Machado e “Os Ratos”: a luta de Nazazieno na
tentativa de conseguir dinheiro para pagar a dívida ao leiteiro que se recusa a
trazer o leite (importante para o filho pequeno) se não receber o pagamento atrasado, a reação
das pessoas a quem procura. (análise psicológica).
. Graciliano
Ramos e “São Bernardo”: a ascensão social de Paulo Honório de mascate e
boiadeiro a dono de fazenda, a “São Bartolomeu”, seu mau caráter pela maneira
como explora os peões, seu insucesso amoroso com a esposa Madalena, que é
contrária á maneira como ele trata os trabalhadores.
5-Resposta
B. Na segunda fase modernista, os
autores passam de uma atitude crítica a uma atitude criadora, voltando-se para
o social. Surge o chamado Romance de 30, em que os escritores assumem a posição
de denúncia dos problemas enfrentados pelo homem brasileiro em sua luta face ás
dificuldades sociais e geográficas. Na vertente da ficção regionalista surgem
romances dobre a seca (Graciliano Ramos), a cana-de-açúcar (José Lins do Rego),
o cacau (Jorge Amado), o pampa (Cyro Martins).
Na linha do romance de investigação psicológica, voltados para o mundo
interior dos personagens e seus dramas íntimos, destacam-se Érico Veríssimo e
Dyonélio Machado.
6-Resposta
B. A questão refere-se à obra
máxima do nosso escritor mais famoso, Érico Veríssimo, “O Tempo e o Vento”,
onde narra a origem, formação e desintegração da família Terra Cambará, tendo
como pano de fundo a História do Rio Grande do Sul, em cujos episódios mais
importantes os membros da citada família se envolvem ativamente.
7-Resposta
C. Novamente a associação de
autores a obras de destaque dos mesmos:
.
José Lins do Rego e “Menino de Engenho”: a obra tem um fundo memorialista, onde o
autor reconstrói o mundo em que nasceu e se criou, as histórias que ouviu na
infância e a tradição de que foi testemunha. O livro é o primeiro de uma
trilogia que narra a adolescência e o retorno às origens do personagem
autobiográfico Carlos de Melo ao Engenho Santa Rita. (Os outros dois livros se
chamam “Doidinho” e “Bangue”.).
. Jorge
Amado e “Dona Flor e seus Dois Maridos”: a história de Flor que se casa com
Vadinho, um simpático malandro, mas logo fica viúva, vindo a casar-se como o
Dr. Teodoro, um sisudo farmacêutico, passando a uma tranquila vida de
dona-de-casa, que é quebrada pelas constantes aparições e perseguições do
fantasma do falecido Vadinho, que passa a acompanhá-los constantemente por toda
a parte.
.
Érico Veríssimo e “Incidente em Antares”: num dos seus últimos romances, o autor narra
inicialmente a origem e formação da cidade de Antares, uma caricatura das
cidades gaúchas interioranas e suas questões políticas e sociais. Após, passa a
narrar o incidente desencadeado por uma greve geral dos trabalhadores à qual
aderiram também os coveiros do cemitério local. Como haviam morrido sete
pessoas na cidade, os caixões ficaram expostos na frente do cemitério por falta
de quem os sepultasse. Á noite, os defuntos saem de seus caixões e descem para
a cidade, visitam suas casas, assustando as famílias, indo depois para o coreto
da praça, onde pretendem ficar até que se decidam a sepultá-los. No dia
seguinte, junta -se a cidade toda ao redor do coreto e cada defunto reivindica
seus direitos conta o que sabe sobre a vida oculta dos ilustres cidadãos e
outros moradores, causando os mais incríveis incidentes tragicômicos.
. Dyonélio
Machado e “Os Ratos”: narra a luta de Nazazieno na tentativa de conseguir
dinheiro para pagar a dívida ao leiteiro que se recusa a trazer o leite
(importante para o filho pequeno) se não
receber o pagamento atrasado, a reação das pessoas a quem procura. (análise
psicológica).
. Cyro
Martins e “Porteira Fechada”: obra de
Cyro Martins, faz parte da “Trilogia do Gaúcho
a Pé”, e configura a tirania econômica da classe dominante sobre a massa de
trabalhadores rurais. O problema básico é o da distribuição, o da exploração
das massas. A tirania econômica impõe um assalto à pequena estância; ocasiona a
crise, que se traduz no êxodo contínuo às cidades do interior e à capital. A
continuação da obra encontra-se nos livros “Sem Rumo” e “Estrada Nova”. Juntos
eles retratam a degradação que é imposta ao gaúcho, motivada pelo afastamento
de seu habitat natural, o campo, e marginalização na periferia das grandes
cidades.
8-Resposta
E. A questão refere-se mais uma vez á obra “Vidas Secas”, de Graciliano
Ramos, em que este aborda a tragédia do nordestino face ao problema da seca,
através da vida miserável e sofrida de Fabiano, sua mulher Sinhá Vitória e os
dois filhos do casal, obrigados a fugir da seca, vivendo uma vida dura e seca
como a terra do sertão.
9-Resposta
D. Outra vez a associação de obras
e seus autores. As de Érico Veríssimo e Dyonélio Machado já foram comentadas em
questões anteriores. A de Jorge Amado, “Capitães da Areia”, aborda o tema dos
meninos de rua de Salvador (Bahia) que, durante o dia, vivem nas ruas da cidade
praticando pequenos roubos e envolvendo-se em confusões. Á noite, dormem nas
areias da praia, embaixo de velhos trapiches ou armazéns abandonados.
10-Resposta
E. A questão aborda novamente
características do período chamado Romance de 30; temas sociais e históricos,
verossimilhança com a realidade, perspectiva crítica da situação do homem nele
envolvido, tendo como referência Graciliano Ramos, autor destacado neste
período pelas suas obras regionalistas, conciliando com este o romance
psicológico na preocupação constante de fixar a panorâmica interior de cada um
dos personagens.
11-Resposta
D. Das afirmativas sobre a obra de
Érico Veríssimo são verdadeiras as duas primeiras, que se referem a “O Tempo e
o Vento” e “Incidente em Antares”. Na primeira, (que pertence à primeira parte
da trilogia de “O Tempo e o Vento”), “O
Continente”, ele apresenta o código de honra do gaúcho mediante os atributos de
coragem, machismo, violência física e um relativo conceito de moral. N a
segunda, “Incidente em Antares”, faz uma crítica aos regimes autoritários com a
denúncia da corrupção e arbitrariedades que tem como ponto culminante o
verdadeiro “comício” promovido pelos defuntos no coreto da praça, com a
presença de todos os moradores de Antares. Os defuntos são bem representativos
da sociedade antarense: Da. Quitéria Campolargo (matriarca de poderosa
família), Dr. Cícero Branco (advogado corrupto), Prof. Menandro Olinda
(pianista fracassado), Barcelona (sapateiro comunista), Joãozinho Paz
(sindicalista torturado e assassinado pela polícia), Erotildes (prostituta
decadente), Pudim de Cachaça ( o bêbado popular).
12-Resposta
C. A questão aborda novamente a
trilogia “O Tempo e o Vento”, de Érico Veríssimo, já comentada nas questões 6 e
11 desta parte sobre a prosa da Segunda Fse Modernista.
.
3-Teatro
1-Resposta
E. As três afirmativas comentam a
obra de Nelson Rodrigues, famoso e polêmico autor teatral modernista que
revolucionou o teatro brasileiro com suas irreverentes e inovadoras, as quais
chocaram a população da época e lhe valeram contínua perseguição da censura e
interdição de várias peças. Personalidade controvertida, divertia-se em criar
personagens violentos e chocantes, de comportamento neurótico e doentio,
retratando a sociedade carioca numa caricatura de vários tipos individuais:
pequenos funcionários, torcedores fanáticos, milionários duros, burgueses
canalhas, jornalistas, médicos, políticos, grã-finos, bicheiros, maridos
traídos...Tudo em diálogos rápidos, flexíveis, enxutos, mais de acordo com a
fala do que com a norma culta, com extrema liberdade de linguagem.
2-Resposta
A. A alternativa correta, I,
refere-se à peça “Vestido de Noiva”, encenada pela primeira vez em 1943,
considerada um marco da encenação moderna em palco brasileiro, pois não obedece
às regras de tempo e espaço consagradas pelo teatro grego modelo. O cenário é
dividido em três panos, cada um caracterizando um tipo de espaço no qual se
passa a ação: o plano da realidade, o plano da alucinação e o plano da memória.
A ação dramática é resultante do entrelaçamento desses três planos, através do
qual o autor mostra claramente a fragmentação da mente humana e a busca da
própria identidade.
3-Resposta
D. Cabem aqui as mesmas
observações da questão anterior.
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