MORFOSSINTAXE: RELAÇÃO MORFOLOGIA E SINTAXE - SINTAGMA

1 comment

     Quando analisamos a que classe gramatical pertencem as palavras de determinada frase, estamos realizando sua análise morfológica. A morfologia é a parte da gramática que estuda a classificação, estrutura, formação e flexão das palavras, observando-as isoladamente.
     Quando dividimos uma oração em partes para estudar as diferentes funções que as palavras podem desempenhar na oração e entre as orações de um texto, estamos realizando uma análise sintática. A parte da gramática que estuda as reações e combinações existentes entre as palavras de um enunciado recebo o nome de sintaxe.
         
        EMPREGO DAS CLASSES DE PALAVRAS DENTRO DA ANÁLISE SINTÁTICA

1.SUBSTANTIVO – O substantivo pode aparecer como o núcleo de vários termos da oração. Exemplos:
Aquele jovem foi aprovado no vestibular. (núcleo do sujeito)
O jovem comprou uma moto. (núcleo do objeto direto)
Todo brasileiro gosta dum bom futebol. (núcleo do objeto indireto)
Nós temos necessidade da tua ajuda. (núcleo do complemento nominal)
 A lavoura foi prejudicada pela grande seca. (núcleo do agente da passiva)
Ele nos esperava na margem do rio. (núcleo do adjunto adverbial)
Nós dois, privilegiadas criaturas, não trabalhamos hoje. (núcleo do aposto)
E agora, meus amigos, vamos ao que interessa.(núcleo do vocativo)

2. ADJETIVO - O adjetivo exerce as funções de:
a) Adjunto Adnominal: Raquel é uma linda garota. Esse hotel tem quartos suntuosos.
b)Predicativo do Sujeito: Os alunos dessa escola são inteligentes. O celular estava quebrado.
c) Predicativo do Objeto: A vitória tornou o jogador famoso.
d) O adjetivo pode aparecer no masculino singular como adjunto adverbial: Precisamos falar sério com nosso filho. (sério = seriamente)

3.ARTIGO – Como os artigos estão sempre acompanhando substantivos, funcionam como adjuntos adnominais e podem aparecer dentro de qualquer termo da oração em que o substantivo estiver. Ex.: As crianças compraram um sorvete no bar da esquina.

4. NUMERAL – O numeral pode aparecer como:
a) Adjunto adnominal - se for uma palavra adjetiva (junto com um substantivo): Os dois pilotos não conseguiram treinar. Os quatro irmãos viviam brigando.
b) Qualquer função do substantivo – se for usado como palavra substantiva (no lugar do substantivos): 1994 foi o ano do tetra. Falei ontem com ambos. (objeto indireto)

5.PRONOMES – As funções sintáticas exercidas pelos pronomes vão depender do fato de eles serem usados como pronomes substantivos ou pronomes adjetivos.
     a) Os pronomes pessoais, como só podem ser usados como pronomes substantivos (no lugar do substantivo), poderão exercer todas as funções que o substantivo pode ter (ver nº
1). Observe-se aqui que as peculiaridades dos tipos de pronomes pessoais:
* Os do caso reto usados sozinhos só podem funcionar como sujeito do verbo: Eles saíram. Para serem usados como objetos, precisam estar acompanhados de preposição: Encontrei a ele na rua ontem.
* Os do caso oblíquo só podem ser usados com objetos diretos ou indiretos: Disse-lhe a verdade.
* Os pronomes pessoais de tratamento seguem as mesmas regras.
      b) Os pronomes relativos também só podem ser usados no lugar do substantivo e ,por isso, poderão exercer as funções que o substantivo a que se relacionam exerceriam na parte da frase onde estão: O aluno/ que chegou/ é muito estudioso. (sujeito, pois na sua oração está no lugar da palavra aluno, que seria o sujeito do verbo chegou)
  c)Os demais tipos de pronomes (possessivos, demonstrativos, indefinidos e interrogativos) tanto podem aparecer como pronomes adjetivos (acompanhando um substantivo) ou pronomes substantivos (no lugar de um substantivo). Isto vai determinar a sua função.
* Se estiverem acompanhando um substantivo, serão adjuntos adnominais: Meu amigo saiu. Aquele garoto é inteligente. Encontrei várias pessoas na festa. Que história é esta?
* Se estiverem no lugar do substantivo, irão exercer a função que ele exerceria: O carro é meu.(predicativo do sujeito).  Isto não é verdade. (sujeito) Preciso de alguém. (objeto indireto) Quem chegou? (sujeito)

6.VERBOS – Os verbos estão sempre dentro do predicado e, conforme o tipo de sua predicação verbal (intransitivos, transitivos, de ligação) vão determinar a classificação do predicado em nominal, verbal ou verbo-nominal: Todos saíram. Ele comprou uma casa. O aluno está preocupado. Todos chegaram tristes.

7.ADVÉRBIOS – Os advérbios e as locuções adverbiais exercem sintaticamente a função de adjuntos adverbiais: Todos saíram apressadamente. (adjunto adverbial de modo) O garoto parou na beira da calçada. (adjunto adverbial de lugar)

8. PREPOSIÇÕES – Por exercerem a função de ligar as palavras umas com as outras apenas, as preposições não têm uma função sintática específica e são classificadas somente como conetivos (nexos ou conectores, como alguns autores modernos usam).

9.CONJUNÇÕES - As conjunções, em sua grande maioria, ligam orações entre si. Por isso também recebem sintaticamente o nome de conetivos, nexos, conectores.

10. INTERJEIÇÕES – As interjeições ou locuções interjetivas são usadas apenas para exprimir emoções e sentimentos, portanto é como se não fizessem parte da frase, não tendo, portanto, função sintática.

OBSERVAÇÃO: Cabe aqui um alerta para o fato de que palavras de uma determinada classe gramatical podem ser usadas dentro de outra classe, o que, naturalmente, pode alterar a sua função sintática.
                               
                         ANÁLISE SINTÁTICA E ANÁLISE MORFOLÓGICA
    
       Antes de iniciarmos nossos estudos sobre esses dois temas é importante conhecermos o conceito de Morfologia e Sintaxe.
       A Morfologia é a parte da gramática que estuda as palavras de acordo com a classe gramatical a que ela pertence. Quando nos referimos às classes gramaticais, logo sabemos que se refere àquelas dez, que são: substantivos, artigos, pronomes, verbos, adjetivos, conjunções, interjeições, preposições, advérbios e numerais.
     A Sintaxe é a parte que estuda a função que as palavras desempenham dentro da oração. Agora, referimo-nos a sujeito, adjunto adverbial, objeto direto e indireto, complemento nominal, aposto, vocativo, predicado, entre outros.
     Para melhor entendermos o que foi dito, tomemos como exemplo as seguintes orações:        
                                  A manhã está ensolarada.
        Agora faremos a análise morfológica de todos os seus termos:
A – artigo        Manhã – substantivo       Está - verbo (estar)      Ensolarada - adjetivo
        Quanto à análise sintática, temos:
A manhã - Sujeito simples         
Está ensolarada - predicado nominal, pois o verbo proposto denota estado, logo é um verbo de ligação.
Ensolarada - predicativo do sujeito, pois revela uma característica (qualidade) sobre o mesmo.
                             Marcos e Paulo gostam de estudar todos os dias.
Morfologicamente temos:
Marcos - substantivo próprio       Paulo - substantivo próprio       Gostam- verbo (gostar)
De – preposição   Estudar - verbo no infinitivo (forma original)   Todos- pronome indefinido Os- artigo definido     Dias- substantivo simples

E sintaticamente:
Marcos e Paulo - sujeito composto (dois núcleos)
Gostam de estudar todos os dias- predicado verbal
De estudar - objeto indireto (complementa o sentido do verbo)
Todos os dias - adjunto adverbial de tempo
       Podemos perceber que quando se trata da análise morfológica, os termos da oração são analisados passo a passo. Já na análise sintática, eles são analisados de acordo com a posição desempenhada.

EXEMPLO: “Maria comprou um carro”.
       Se analisarmos a palavra “Maria” no sentido morfológico, temos um substantivo próprio, já na sintaxe “Maria” é sujeito simples da oração.
Análise morfológica
Maria: substantivo próprio      comprou: verbo       um: artigo carro: substantivo comum
Análise sintática:
Maria: sujeito
comprou: núcleo do predicado verbal (comprou um carro)
um: adjunto adnominal
carro: núcleo do objeto direto (um carro)
         Não é difícil, basta o aluno prestar atenção e saber qual tipo de análise o professor está pedindo (a morfológica ou a sintática). Porém, às vezes, as duas são pedidas na chamada análise morfossintática.


                                               SINTAGMA
      A gramática sintagmática faz a análise da estrutura da frase de um modo diferente das demais gramáticas, que fazem a análise sintática tradicional.
     Neste caso, considera-se que a frase é formadas por sintagmas, ou seja, por segmentos que indicam uma relação de dependência uns dos outros. Nessa relação de dependência, temos um elemento determinante (subordinado) e outro determinado. Cada um destes elementos constitui um sintagma. Sendo assim, em qualquer enunciado, as palavras ligam-se formando sintagmas, e estes sintagmas possuem uma relação de dependência com os demais.
    Cada sintagma também possui um núcleo, que indicará de que tipo de sintagma se trata: se o núcleo for um verbo, o sintagma será verbal, se o núcleo for um nome o sintagma será nominal.
     Sintagma Nominal: é formado por um nome (núcleo) e seus determinantes que podem ser adjuntos adnominais ou orações adjetivas. Na Oração pode assumir a função de sujeito ou de complemento verbal.
   Sintagma Verbal: é formado pelo verbo (núcleo do sintagma) seguido ou não do sintagma preposicional (objeto indireto), do sintagma nominal (objeto direto), do sintagma adverbial (adjunto adverbial ou do sintagma adjetivo (predicativo).
       Designação dos sintagmas:
. sintagma nominal (o núcleo é um substantivo), como em [o filho do vizinho]
. sintagma verbal (o núcleo é um verbo), como em [devorou a sobremesa]
. sintagma adjetival (o núcleo é um adjetivo), como em [deliciosa]
 . sintagma adverbial (o núcleo é um advérbio), como em [muito depressa]
. sintagma preposicional (o núcleo é uma preposição), como em [do vizinho].
     Os sintagmas verbal e nominal são os básicos presentes em uma frase, mas além deles podemos também encontrar:
Sintagma Adjetival: na frase pode assumir a função de adjunto adnominal, predicativo ou complemento nominal, e tem como núcleo um adjetivo.
Sintagma Adverbial: na frase assume a função de adjunto adverbial, e tem como núcleo um advérbio.
Sintagma Preposicional: ocorre mais comumente nas funções de complemento nominal ou de objeto indireto, mas pode ocorrer em qualquer outra função desde que seja iniciada por uma locução prepositiva. Tem como núcleo uma preposição.
Exemplos de enunciados (os núcleos estão destacados.)
As verdadeiras amizades nunca morrem.
    As verdadeiras amizades – sintagma nominal
         As verdadeiras – sintagma adjetival     
         Nunca morrem – sintagma verbal
         Nunca – sintagma adverbial
a)    Todos acompanhavam silenciosamente a romaria pela cidade.
Todos – sintagma nominal
acompanhavam silenciosamente a romaria - sintagma verbal
silenciosamente – sintagma adverbial
A romaria – sintagma nominal
pela cidade – sintagma preposicional
b)    A espécie daquela árvore corre risco de extinção.
A espécie daquela árvore – sintagma nominal
Daquela árvore – sintagma preposicional
corre risco de extinção – sintagma verbal
Risco de extinção – sintagma nominal
De extinção – sintagma preposicional
      A Gramática Tradicional trabalha a Sintaxe sob a forma de análise sintática, a qual consiste em classificar os vocábulos em sujeito, predicado, objeto (direto e indireto), complemento nominal, aposto, vocativo, adjunto adnominal, adverbial, entre outros elementos. Analisando tal estudo sob a ótica da Linguística, temos o que se denomina de Gramática Sintagmática, cuja característica se define por apresentar meios mais simplificados para a descrição estrutural das orações.
  Para tanto, servimo-nos do sintagma – demarcado por elementos que, inseridos na oração, constituem uma unidade significativa, mantendo entre si relações de dependência e de ordem, uma vez organizados em torno de um elemento fundamental denominado núcleo. Esse pode, por si só, constituir o sintagma. Assim, no intuito de identificá-lo melhor, consideremos, pois, os enunciados subsequentes:
                   O garoto é esperto.
                   Meu amigo recebeu a premiação.
                   A virtude é uma característica humana.
                   Os alunos apresentaram os trabalhos.
    Há de se constatar que quando o núcleo é um nome ou um pronome (nos exemplos em questão, respectivamente, “o garoto”; “meu amigo”; “a virtude” e “os alunos”), estamos diante de um sintagma nominal (SN).
 Os demais elementos da oração (ora representados por “é esperto”; “recebeu a premiação”; “é uma característica humana” e “apresentaram os trabalhos”), possuem como elemento fundamental o verbo, razão pela qual são denominados de sintagmas verbais (SV).
      É importante ressaltar que a natureza do sintagma irá depender única e exclusivamente do tipo de elemento que constitui seu núcleo. Partindo desse pressuposto, temos o sintagma nominal, cujo núcleo é um nome; sintagma verbal, tendo como núcleo um verbo; sintagma adjetival, cujo núcleo é um adjetivo, e os sintagmas preposicionados, geralmente constituídos de uma preposição + um sintagma nominal.
     Um dos meios mais fáceis de fazermos a análise dos elementos de um sintagma é optarmos pelo sistema arbóreo, evidenciado pelo esquema abaixo
     Existem no sistema alguns elementos não ressaltados anteriormente, como é o caso do determinante, geralmente representado pelos artigos, numerais e pronomes adjetivos. Há também um elemento situado no sintagma verbal, que diz respeito ao elemento modificador, representado pelo advérbio de tempo – “hoje”; bem como no segundo sintagma nominal, representado pelo adjetivo “excelente”.

I)ESTRUTURA DO SINTAGMA NOMINAL
        O sintagma nominal pode ser formado por:
• Substantivo: Eleonora é uma profissional excelente. substantivo
• Determinante(s) + substantivo: Aquela professora é excelente. Determinante +substantivo
• Determinante(s) + substantivo + adjetivo(s): Aquela professora bonita é excelente. Determinante + substantivo + adjetivo
• Determinante(s) + substantivo + sintagma preposicional (SP): Aquela professora de Artes é excelente. Determinante + substantivo+ SP
• Determinante(s) + substantivo + oração adjetiva: A professora que veio do Japão. Determinante + substantivo +oração adjetiva
• Pronome substantivo: Ela é uma excelente profissional. pronome substantivo
• Qualquer palavra substantivada: O responsável pela chave foi embora. palavra substantivada

Função básica do sintagma nominal
     A função básica do SN é a de sujeito da oração.
    Sujeito é aquele ao qual o verbo se refere, com ele concordando em pessoa e número:    
   Os estudantes discutem a nova gramática.
   SN = sujeito                      
  Para reconhecer o sujeito:
• É sempre um SN
• É a ele que o verbo se refere
• Determina a pessoa e o número do verbo
 • Em geral, vem antes do verbo.
( A classificação do sujeito já foi estudada.)

1.SINTAGMA ADJETIVAL (SA)
       O sintagma adjetival tem por núcleo um adjetivo acompanhado ou não por outros elementos.
Em geral ele é formado por:
• Um adjetivo: Ele é competente. adjetivo
• Um adjetivo acompanhado por um advérbio: Ele é extremamente competente. advérbio + adjetivo
• Um adjetivo e um sintagma preposicional: Ele é competente em suas funções. adjetivo + SP
Funções sintáticas do sintagma adjetival
• Adjunto adnominal (quando faz parte de um SN) O cinema nacional está em evidência. (SA = adjetivo)
• Predicativo (quando não faz parte de um SN) Meus óculos estão sujos. (SA = predicativo)

2. SINTAGMA ADVERBIAL (SADV)
É aquele organizado em torno de um advérbio. Pode estar formado por:
• Um advérbio: Antigamente tudo era diferente. advérbio
• Um advérbio acompanhado de outro advérbio: Nós acordávamos muito cedo. advérbio + advérbio
• Um advérbio mais um sintagma preposicional: Ele votou contrariamente aos nossos interesses. advérbio + SP.
  A função do sintagma adverbial é sempre de adjunto adverbial, isto é, um termo da oração que expressa uma circunstância (tempo, lugar, causa) sempre ligada a um verbo.

3.SINTAGMA PREPOSICIONAL (SP)
  O sintagma preposicional sempre começa com uma preposição e é seguido por um sintagma nominal: O armário da cozinha está trancado. preposição + SN = SP.
 Como o SN tem estruturas variadas, o SP sempre vai fazer parte de outro sintagma.
• Nominal: O vidro de remédio está vazio. SP
• Adjetival: Sou imune a críticas. SP • Adverbial: Ele age independentemente das conseqüências. SP
• Verbal: O copo era de cristal. SP

Funções sintáticas do sintagma preposicional

Adjunto adnominal: (quando modifica um substantivo, assumindo papel de um adjetivo).  O adjunto adnominal sempre vem dentro de um SN
Ex.: Flores de laranjeira perfumam o jardim. preposição + adjunto adnominal
Complemento nominal: (quando complementa o sentido de um substantivo, de um adjetivo ou de um advérbio)
Ex.:O respeito às leis é necessário à ordem. preposição + complemento nominal
Objeto indireto: (quando complementa verbo transitivo indireto e verbo transitivo direto e indireto)
Ex.: Não desconfie da proposta. (desconfiar = verbo transitivo indireto) A escola enviou um comunicado aos pais. (enviar = verbo transitivo direto e indireto)

Agente da passiva: (quando indica o agente da ação expressa pelo verbo na voz passiva)
Ex.:O silêncio foi quebrado por uma risada cristalina.

Dica
Para reconhecer um complemento nominal é importante saber:
 • Ele é sempre um SP (inicia-se com preposição);
• Liga-se geralmente a substantivos abstratos deverbais;
• Complementa adjetivos e advérbios, o que o diferencia de um adjunto adnominal.

   O que é um determinante? Determinante é o nome que muitos gramáticos e linguistas dão às palavras adjetivas – palavras que se colocam normalmente diante de um substantivo e que servem para especificar ou determinar o seu significado. O determinante acrescenta informações ao substantivo. Nos exemplos: teu violão /esse violão / três violões, os determinantes modificaram o significado do substantivo violão: teu indica posse; esse faz referência ao lugar (ou à proximidade do violão); e três assinala a quantidade de violões.
     O determinante concorda com o substantivo em gênero e número. Existem diversos tipos de determinante, classificados em função da significação que dão ao substantivo.

 1. Artigos definidos e indefinidos - Os artigos funcionam sempre como determinantes:
O garoto ganhou uma bicicleta.

2. Numerais - Classificam-se como determinantes os numerais que modificam o substantivo. Também são chamados de numerais adjetivos:
Numeral cardinal: Três pancadas foram ouvidas.
Numeral ordinal: A terceira pancada acordou-me.
Numeral multiplicativo: Este diploma me dá uma dupla satisfação.
Numeral fracionário: Comi meio bolo.
Atenção: há numerais que funcionam como substantivos. São os numerais substantivos, que podem ou não vir antecedidos por determinantes:
Quatro é o dobro de dois. (Quatro é numeral substantivo.)

3. Pronomes - Classificam-se como determinantes os pronomes que modificam o substantivo. Também são chamados de pronomes adjetivos:
Pronomes possessivos: Adoro meus amigos.
Pronomes demonstrativos: Adoro este perfume.
Pronomes indefinidos: Tenho muitos amigos.
Pronomes interrogativos: Quantos amigos virão?
Pronomes relativos: Aqui está meu amigo, em cuja opinião confio.
Adoro meus amigos. Só convidei estes amigos.
Atenção: não são determinantes os pronomes que desempenham a função de substantivo:
Aquilo me incomodou. Quem tudo quer nada tem.

4. Determinante complexo- É o determinante formado por mais de um elemento, tal como:
Os meus dois amigos chegaram.
       No exemplo acima, o determinante é composto por um artigo (os), um pronome (meus) e um numeral (dois).

II – ESTRUTURA  DO  SINTAGMA  VERBAL
       O que é um sintagma verbal?
        O sintagma verbal é aquele que tem como núcleo um verbo. Uma oração é composta por dois sintagmas básicos: um sintagma nominal (SN), que exerce a função de sujeito, e um sintagma verbal (SV), que exerce a função de predicado.
        O sintagma nominal pode não ocorrer numa oração, mas o sintagma verbal é obrigatório. Sem ele, não existe oração, pois pela própria definição, oração é o enunciado linguístico que se organiza em torno de um verbo.
        Assim como o sintagma nominal, o sintagma verbal pode estruturar-se de diferentes maneiras. Sua função, porém, é sempre a mesma: a de predicado da oração.
        São muitas as combinações possíveis para compor um SV. Elas dependem da predicação do verbo.

 1.Composições frequentes

Um sintagma verbal pode ser formado por:
 • Verbo - Meu amor sorriu.
 • Verbo + SN - Meu amor abriu um sorriso.
• Verbo + SAdv - Meu amor sorriu maliciosamente.
 • Verbo + SP - Meu amor sorriu para mim. • Verbo + AS - Meu amor sorriu feliz.

2. Predicação verbal
Predicação verbal é a relação que o verbo estabelece com seus complementos. A NGB estabelece três formas básicas de predicação verbal, que já foram estudados anteriormente: verbo de ligação verbo intransitivo, verbo transitivo direto, verbo transitivo indireto e verbo transitivo direto e indireto.

3. Tipos de predicado
Predicado é o termo que diz algo sobre o sujeito. Na oração, considera-se predicado tudo aquilo que não é sujeito. A base do significado de um predicado pode ser o verbo ou o predicativo, às vezes os dois. Assim, o predicado pode ser classificado em:
. Predicado verbal : Quando a base é um verbo. Em todo predicado verbal ocorre um verbo nocional (não de ligação)
. Predicado nominal : Quando a base é um predicativo (termo de natureza nominal). Em todo predicado nominal ocorre um verbo de ligação
. Predicado verbo-nominal: Quando há duas bases: o verbo e o predicativo. Esse predicado é como uma junção dos dois. É composto por verbo nocional + predicativo

4. Adjunto adverbial
 Os adjuntos adverbiais são sintagmas adverbiais (SAdv) ou preposicionais (SP) ligados quase sempre ao verbo, mais raramente ao adjetivo ou a outro advérbio. Conforme a circunstância que exprimem, são chamados de tempo, modo, lugar, afirmação, negação, dúvida, finalidade, negação, meio-instrumento, companhia, preço. Nem todos são previstos pela NGB.

Análise da frase «A doutora Isabel viajou a trabalho»
Sujeito: «A doutora Isabel»
Predicado: «viajou a trabalho» «viajou»: verbo «a trabalho»: complemento preposicional (oblíquo)
         Se, por sua vez, analisarmos cada um dos constituintes da frase, verificamos o seguinte:
. o sujeito — «A doutora Isabel» — é um sintagma nominal (SN) constituído pelo artigo/determinante definido (A) e por dois nomes/substantivos — doutora Isabel —, sendo doutora um nome/substantivo comum (título profissional) e Isabel um nome próprio.
. o predicado — «viajou a trabalho» — é um sintagma verbal (SV) constituído pelo núcleo verbal (viajou) e pelo complemento preposicional (a trabalho) selecionado pelo verbo
                                   
QUESTÕES DE MORFOLOGIA
      Faça a análise morfossintática das expressões destacadas:
a) A volta do professor ao colégio era esperada por todos:
- volta: __________________________________________________________________
- do professor: ____________________________________________________________ - - ao colégio: _______________________________________________________________
- era esperada: ____________________________________________________________
 - por todos: _______________________________________________________________

b) Permaneci imóvel.
- permaneci: ______________________________________________________________
- imóvel: _________________________________________________________________

c) Há bons livros na sua estante.
- há: _____________________________________________________________________
- bons livros: ______________________________________________________________
- na tua estante: __________________________________________________________

d) Um estremecimento elétrico corre pelas veias dos valentes oficiais. - um estremecimento elétrico: __________________________________________________________________ - corre: __________________________________________________________________
- pelas veias dos valentes oficiais: _____________________________________________

e) Obedeça aos regulamentos.
- obedeça: ________________________________________________________________
- aos regulamentos: ________________________________________________________

Um comentário

  1. Muito bom, obrigada! Prefiro trabalhar a análise sintagmática com meus alunos de Fundamental 2!

    ResponderExcluir