Assim
como na Poesia, na Prosa o período pós -moderno caracteriza-se por uma
pluralidade de tendências e estilos. A partir dos anos 70, vão -se quebrando
limites entre os gêneros literários : romance e conto, conto e crônica,
crônica e notícia; desdobram-se e acabam incorporando técnicas e linguagens,
antes fora de seus domínios. Dessa forma, aparecem romances com ares de
reportagens; contos parecidos com poemas em prosa ou com crônicas,
autobiografias com lances romanescos narrativos que adquirem contornos de
cena teatral; textos que se constroem por justaposição de cenas, reflexões,
documentos .
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2.ROMANCE
REGIONALISTA
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O romance ora segue as linhas tradicionais,
aprofundando-se e enriquecendo-as com novos temas; ora inova, criando novas
nuances de prosa.
Há diversos tipos de romance:
- Romance regionalista: Seguindo um caminho
tradicional, iniciado desde o Romantismo, uma safra de bons escritores
continua a retratar o homem no ambiente das zonas rurais, com seus problemas
geográficos e sociais.
Ex: Mário Palmério (Vila dos Confins, Chapadão do Bugre),José Cândido de Carvalho (O
Coronel e o Lobisomem), Bernardo Élis (O tronco),Herberto
Sales (Além dos Maribus), Antônio
Callado (Quarup); entre outros.
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3.ROMANCE
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Na mesma linha de sondagem interior, de indagação
dos problemas humanos, iniciada por Clarice Lispector, vários autores
exploram o interior de personagens angustiadas, desnudando seus traumas,
problemas psicológicos, religiosos, morais e metafísicos:
Ex: Lygia Fagundes Telles (Ciranda de Pedra, As Meninas),Autran Dourado (Ópera dos Mortos, O Risco no Bordado),Osman
Lins (O Fiel e a Pedra), Lya Luft (Reunião
de Família ), Aníbal Machado (João
Ternura), Fernando Sabino (O Encontro Marcado), Josué Montello
(Os Degraus do Paraíso), Chico
Buarque (Estorvo); entre outros.
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4.ROMANCE
URBANO-SOCIAL
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Documenta os grandes centros urbanos com seus
problemas específicos : a burguesia e o proletariado em constante luta pela
ascensão social, luta de classes, violência urbana, solidão, angústia e
marginalização.
Ex: José Condé (Um Ramo para Luísa),Carlos Heitor Cony (O ventre), Antônio Olavo Pereira (Marcoré), Marcos Rey, Luís Vilela, Ricardo Ramos, Dalton Trevisan
e Rubem Fonseca.
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5.ROMANCE
POLÍTICO
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A censura calou, durante um tempo, as vozes dos
meios de comunicação de massa fazendo com que o romance passasse a suprir
essa lacuna, registrando o dia-a-dia da história, fazendo surgir novas
modalidades de prosa:
a)
paródia histórica. Ex:
Márcio de Sousa (Galvez, o Imperador do
Acre), Ariano Suassuna (A Pedra do Reino), João Ubaldo Ribeiro
(Sargento Getúlio).
b) o
romance reportagem, com
emprego de linguagem jornalística e enredos com relatos de torturas, como
veículo de denúncia e protesto contra a opressão.
Ex:
Ignácio de Loyola Brandão (Zero, não
Verás País Nenhum), Antônio Callado (Quarup,
Reflexos do baile), Roberto Drummond (Sangue
de Coca- Cola) e Rubem Fonseca (O
Caso Morel).
c) o
romance policial, com
aspectos urbanos e políticos aparece na ficção de Marcelo Rubens Paiva (Bala na Agulha) e de Rubem Fonseca;
este último, considerado o melhor nesse gênero, escreveu "A Grande
Arte", "Bufo &
Spallanzani" ,"Vastas
Emoções e Pensamentos Imperfeitos"dentre
outros.
d) o
romance histórico, que
consegue fundir narrativa policial, fatos políticos e abordagem histórica tem
grandes representantes como a obra "Agosto"
de Rubem Fonseca, que retrata os acontecimento políticos que levaram Getúlio
Vargas ao suicídio; "Boca do
Inferno" de Ana Miranda que retrata a Bahia do século XVII e os
envolvimentos políticos e amorosos de Gregório de Matos; Fernando Morais
seguindo esta linha escreve "Olga",
a história da esposa de Luís Carlos Prestes, entregue aos alemães nazistas
pelo governo de Getúlio.
e) no Realismo Fantástico e no
Surrealismo alguns escritores constroem metáforas que representam a
situação do Brasil utilizando situações absurdas e assustadoras.
Ex: Murilo Rubião é o pioneiro (O Pirotécnico Zacarias, O Ex-Mágico);
J. J. Veiga (Sombras de Reis Barbudos,
A Hora dos Ruminantes); Moacir Scliar (A Balada do Falso Messias, Carnaval dos Animais); Érico Veríssimo
(Incidente em Antares).
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6.ROMANCE
MEMORIALISTA
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Ou autobiográfico:
Essa
tendência surge na ficção brasileira na década de 80, misturando
autobiografia, relatos de viagens memoriais e reflexões de intelectuais que
viveram no exílio ou foram testemunhas das atrocidades cometidas pelo regime
militar.
Ex: Pedro Nava (Baú de Ossos),Érico Veríssimo (Solo de Clarineta I e II), Fernando Gabeira(O que é isso Companheiro? e O Crepúsculo do Macho), Marcelo Rubens
Paiva (Feliz Ano Velho).
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7.ROMANCES
EXPERIMENTAIS E META-LINGUÍSTICOS
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Desenvolvem novas técnicas de narrativa e
trabalho linguístico que apresentam estrutura fragmentária.
Ex: Osman Lins (Avalovara), Ignácio de Loyola Brandão (Zero), Ivan Ângelo (A
Festa),Antônio Callado (Reflexos do
Baile).
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8.O CONTO E
A CRÔNICA
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A partir
dos anos 70, houve uma verdadeira explosão editorial do conto e da crônica,
por serem narrativas curtas, condensadas e atenderem à necessidade de rapidez
do mundo moderno. Novas dimensões foram introduzidas no conto tradicional :
subversão da sequência narrativa, interiorizarão do relato, colagem de
flashes e imagens, fusão entre poesia e prosa, evocação de estados
emocionais.
A crônica, texto ligeiro, de interpretação imediata, com flagrantes do cotidiano, também passou a agradar o leitor tornando-se popular. |
9.AUTORES QUE SE DESTACAM NESSES
DOIS GÊ-NEROS
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Contos: Lygia F. Telles, Osmar Lins, Murilo Rubião, Autran
Dourado, Homero Homem, Moacyr Scliar, Oto Lara Resende, Dalton Trevisan, J.
J. Veiga, Nélida Piñon, Rubem Fonseca, João Antônio, Pelegrim Jr, Ricardo Ramos, Marina
Colasanti, Luís Vilela, Marcelo Rubens Paiva, Ivan Ângelo e Hilda Hilst.
Crônica:
Rubem Braga, Vinícius de Moraes, Paulo Mendes Campos, Raquel de Queiroz, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Álvaro Moreira, Sérgio Porto (Stanislaw Ponte Preta), Lourenço Diaféria, Luís Fernando Veríssimo e João Ubaldo Ribeiro. |
RESUMO
A PROSA CONTEMPORÂNEA
-Tendências
1)Prosa.
regionalista: meio e homem rurall (Luís Antônio de Assis
Brasil);
2)Prosa
política: denúncia da violência pós-1964 (Josué Guimarães);
3)Realismo
fantástico: fusão do real com o irreal (João
Guimarães Rosa, Moacyr Scliar);
4)Prosa
urbana: denúncia da marginalização, solidão, violência das
grandes cidades (Rubem Fonseca, Dalton Trevisan);
5)Prosa intimista: sondagem e análise
psicológica (Clarice Lispector, Lia Luft); .
6)Romance reportagem: jornalistas
escritores, denúncia da corrupção, da imoralidade, da marginalidade (Rubem Fonseca).
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