SOS LÍNGUA PORTUGUESA

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quarta-feira, 20 de abril de 2011

QUESTÕES SOBRE SUBSTANTIVOS


1. Assinale a opção em que o termo destacado é substantivo e não adjetivo:
a) Na escuridão miserável ela entrou;            c) Na miserável escuridão ela se perdeu;
b) A miserável perdeu-se na escuridão;        d) A menina era miserável.
                             e) A miserável menina perdeu-se na escuridão;

2. Assinale a alternativa em que a série de formação do plural dos substantivos compostos esteja correta:
a) abelhas-mestra /couves-flor;               b) más-línguas / cajás-mirins     
c) amores-perfeito / capitães-mores;     d) sabiás-pirangas / boas-vidas;          
e) obra-primas / guardas-civil.

3.É  correto afirmar que:
a) o plural de de “segunda-feira”, “grão-duque”, e bel-prazer” é, respectivamente, “segundas-feiras”,   “grãos-duques” e “bel-prazeres”.
b)“vitima’ é substantivo sobrecomum e “omoplata é substantivo masculino.
c)”planalto”, “girassol” e “fidalgo” são vocábulos formados por composição.
d) nos vocábulos “nigérrimo”, “voracíssimo” e ¨”humílimo” há mais fonemas que letras.
e) “ancião’, “vilão” e “anão” têm plurais triplos.

4. Indique todos os casos em que estão corretas as formas do plural:
a) Çidadões, cristãos, capelães, vulcões.         b) Órfãos, cristões, guardiões, bênçãos.
c) Melões, capitães, sótões, tabeliães.             d) Vilões, cidadãos, bênçãos, sótãos.
                            e) Projetis, coraçõezinhos, chapéus, pãozinhos.

5. Em “Ao começar a trovoada, o dentista mal teve tempo  de estacionar seu carro na garagem. “, os substantivos classificam- se como:
a) derivado, derivado e primitivo.                        b) derivado, primitivo e primitivo.       
 c) primitivo, derivado e derivado.                       d) primitivo, primitivo e derivado.

6. “O rato correu o mais que pôde, mas, quando já estava a salvo, gritou pro leão...”Passando a parte gritada para o plural, teremos:
a) Os ratos correram o mais que puderam, mas, quando já estavam a salvos, gritaram pro leão...
b) Os ratos correram o mais que puderam, mas, quando já  estavam a salvo, gritaram pro leão...
c) Os ratos correram o mais que podiam, mas, quando já estava a salvo, gritaram pro leão....
d) Os ratos correram o mais que podem, mas, quando já estava a salvos, gritou pro leão.

7.”Fora da idéia de tamanho, as formas aumentativas e diminutivas podem  traduzir o nosso desprezo, a nossa crítica, o nosso pouco caso para certos objetos e pessoas. (Evanildo Bechara).Tomando como esta definição acima, assinale a alternativa em que o aumentativo tem esse sentido pejorativo.
a)  “Ele pegou um peixão Quatro quilos!”                    
b)“Soltava uns dois espirros... assoava o narigâo...”
c)   O dono da fazenda virou-se para ver que barulhão era aquele.
d)  “... saía do mato uma mulheraça rúbida, de saias rufadas de goma.”

8.O grama: unidade de medida; a grama: capim. Assinalar a  alternativa  em que a palavra, passando para o feminino, não muda de sentido,
a) O rádio - A rádio          b) O colega - A colega        c) O estepe - A estepe   
                                    d) O cabeça - A cabeça
                                  Continho
         Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco. Na soalheira danada do meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo:
 - Você aí, menino, para onde vai essa estrada?
 - Ela não vai não: nós é que vamos nela.
 - Engraçadinho duma figa! Como você se chama?
 - Eu não me chamo não, os outros é que me chamam de Zé.
                                       (Paulo Mendes Campos)













9-Considere as afirmativas:
I-”Na linha 1 do texto há um substantivo e três adjetivos.
II- A expressão “de Pernambuco” é uma locução adjetiva.
III-A palavra “soalheira”   é  formada por derivação sufixal.
                                           Está(ão) correta(s):
    a)Apenas 1.      b)Apenas II.         c)Apenas III.       d)Apenas I e II.         e)I, II e III.    

10.Assinale a alternativa em que todas as palavras são do gênero feminino:         
a) omoplata, apendicite, cal, ferrugem            
b) cal, faringe, dó, alface, telefonema 
c) criança, cônjuge, champanha, dó, afã         
d) cólera, agente, pianista, guaraná, vitrina
e) jacaré, ordenança,  sofisma, análise, nauta

11. Numere a segunda coluna de acordo com o  significado das expressões da primeira coluna e assinale a alternativa que contém os algarismos  na sequência  correta:
(1) óleo santo                                   (  ) a moral                     a) 6,1,4,3,52
(2) a relva                                         (  ) a crisma,                   b) 6,3,4,1,2,5
(3) um sacramento                          (  ) o moral                      c) 4,1,6,3,5,2
(4) a ética                                         (  ) o crisma                    d) 4,3,6,1,2,5
(5) a unidade de massa                 (  ) a grama                     e) 6,1,4,3,2,5
(6) o ânimo                                       (  ) o grama

12. Nas palavras seguintes, há uma com erro de flexão. Assinale-a.
    a) irmãozinhos             b) papelzinhos           c)coraçõezinhos      
                                d) heroizinhos        e) lençoizinhos

13. Em que alternativa utiliza-se a substantivação, como recurso estilístico?
a) “Perdi o bonde e a esperança.”       b) “Volto pálido para casa.”              
c) “Vou subir a ladeira lenta.”                d) “Com um insolúvel flautim.”                        
                               e)“Nós gritamos um sim! ao eterno.”

14. Assinale o período que não contém um substantivo sobrecomum.
a) Ele foi a testemunha ocular do crime ocorrido naquela polêmica reunião.
b) Aquela  jovem ainda conserva a  ingenuidade meiga e dócil da criança.
c} A intérprete morreu mantendo-se como um ídolo indestrutível na memória de seus admiradores.
d) As  famílias desestruturam-se quando os cônjuges agem sem consciência.
e) O pianista executou com melancolia e suavidade a sinfonia preferida  pela plateia.

 15.Identifique o substantivo que só se usa no plural:
 a) lápis        b) pires
   Interjeições
 
        c) tênis         d) ônibus       e) idos

Gabarito: 1-b, 2-b, 3-b, 4-d, 5-a, 6-b,7-b, 8-b, 9-e, 10-a, 11-d, 12-b, 13-e, 14-c, 15-e.

11 comentários:

  1. adorei! só tem uma coisinha na 3º questão: omoplata é feminino, e na resposta afirma q ele é masculino!
    No caso tá errado e a alternativa correta talvez seria a letra e). ^^

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. OLÁ, AMIGA, A RESPOSTA DA 14ª QUESTÃO NÃO SERIA A LETRA E? PARABÉNS PELAS QUESTÕES.

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  4. Olá, adorei o blog e aprendi muito com as questões! Porém, na 3ª questão a resposta B está incorreta, pois OMOPLATA é um substantivo FEMININO. Se eu estiver errada me desculpe, pois estudo mais pela internet e li em alguns outros sites sobre isso! Valeu!

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    1. Gisele, isso acontece porque homoplata é considerado de gênero vacilante ou oscilante, isto é, pode ser masculino ou feminino.

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  5. A pianista, o pianista, aquele jovem, aquela jovem, o intérprete, a intérprete. Estou em duvida O.o

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  6. A resposta da 3ª Questão deveria ser "C", pois OMOPLATA é substantivo Feminino.

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  7. BOA NOITE! NA QUESTÃO 14, TODAS AS ALTERNATIVAS TEM UM SUBSTANTIVO SOBRECOMUM, POR QUE A LETRA C? DÚVIDAS..

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    1. olá, A lingua portuguesa, na verdade na letra 'c" intérprete e letra "e" pianista, são substantivos comuns de dois gênero. pois podem ser: o/a intérprete e o/a pianista.

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  8. Por que a letra d do exercício nº 2 está errada?

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  9. Olá,gostaria de saber porque a " C " da questão 3 está errada se planalto,girassol e fidalgo é composição.Fidalgo=filho de algo e planalto=plano alto( esses por aglutinação ) e girassol por justaposição.Obrigada e parabéns pelo blog.

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