A LÍNGUA:
PADRÃO CULTO E PADRÃO POPULAR
Embora a língua adotada por toda a comunidade brasileira seja uma só — o Português — devemos considerar muitas variações linguísticas na utilização do idioma. Tais variações dependem de fatores diversos: nível de escolaridade, grupo social, região geográfica, profissão, objetivo do falante, etc.
Assim, tanto na língua falada como na língua escrita, refletem-se:
O PADRÃO CULTO - aquele em que o uso da língua obedece às normas gramaticais vigentes
O PADRÃO POPULAR - caracterizado pela espontaneidade, pelo descompromisso com as normas gramaticais.
Dentro do padrão popular, destacamos as seguintes modalidades de realização da língua:
1. COLOQUIAL: linguagem espontânea usada no dia a dia
(mesmo entre pessoas cultas, não segue rigidamente as normas gramaticais).
2. REGIONAL: linguagem característica de determinada
região.
3. GÍRIA: termos e expressões característicos de certos
grupos sociais. Assim, temos a gíria dos malandros, dos aficionados de futebol,
dos jovens, etc.
Obs.: A gíria que usa expressões grosseiras
chama-se calão.
4.VULGAR: usada pelas pessoas incultas que, por
ignorância, transgridem normas de fonética, de morfologia, de sintaxe, de
semântica.
Podendo realizar-se tanto no padrão culto como no padrão popular,
destacamos ainda:
LINGUAGEM
LITERÁRIA: aquela usada
por ficcionistas e poetas.
LINGUAGEM TÉCNICA: aquela que caracteriza as várias profissões:
medicina, economia, engenharia, etc.
PROCESSO
DE COMUNICAÇÃO
Para
que se formem grupos humanos (sociedades), é necessário que os indivíduos se
entendam e, para isso, é necessário que se expressem. Em suma, as sociedades
humanas se formam e se mantêm através de um permanente processo cíclico de
expressão e entendimento — a COMUNICAÇÃO. Nesse processo, encontramos os
seguintes elementos básicos:
1. O EMISSOR (fonte, codificador) — aquele que codifica e
envia um conteúdo significativo;
2. O RECEPTOR (decodificador) - aquele que recebe e
decodifica a mensagem;
3. A MENSAGEM - o conteúdo significativo expresso;
4. O CÓDIGO - elemento material de que nos servimos
para enviar mensagens. Pode ser: a palavra (escrita ou falada), os
desenhos (no código de trânsito, por exemplo) as cores (nas sinaleiras, no
futebol) os gestos, a música, sons variados (campainha, sirene, buzina), etc.
5. O CANAL — caminho usado pelo emissor para, através dos sentidos, chegar ao
receptor. Assim, o telefone, o rádio, a televisão, o ar (na conversa direta)
são canais utilizados no processo de
comunicação.
FUNÇÕES
DA LINGUAGEM
A linguagem tem várias funções ou finalidades, conforme as
intenções ou pontos de vista do emissor.
1) 1-FUNÇÃO
REFERENCIAL, COGNITIVA OU DENOTATIVA - Texto em que predomina a função
referencial da linguagem, em que o emissor procura transmitir a realidade de
uma maneira clara, sem dupla interpretação. Trata-se de uma linguagem objetiva,
centrada no conteúdo transmitido.
Ex.:Chegando ao
terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que
preocupam a todos, pois existem populações imersas em completa miséria, a paz é
interrompida frequentemente por conflitos internacionais e, além do mais, o
meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.
2) -FUNÇÃO
EXPRESSIVA OU EMOTIVA - Na linguagem emotiva o emissor procura expressar
seu mundo emocional: estado de espírito, sentimentos, opiniões. Ê uma
linguagem predominantemente subjetiva em que o emissor usa com frequência
verbos e pronomes na primeira pessoa e geralmente recorre aos
recursos expressivos do ponto de exclamação e das interjei5es ou da própria
falta de pontuação.
Ex:
Eu sem
você
Porque sem você
Não tenho
porquê
Não sei nem chorar
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3)FUNÇÃO
APELATIVA OU CONATIVA - A linguagem utilizada emprega a função apelativa,
porque procura influenciar o leitor por
meio de apelos. A linguagem apelativa, também chamada de
conativa, coloca a ênfase no receptor (alocutário, ouvinte, interlocutor,
leitor).
Ex.:
CHEGOU ENGLISH CONVERSATION
O CURSO MULTIMÍDIA DE
CONVERSAÇÃO EM INGLÊS.
Todo sábado compre a Folha e leve um CD-ROM para casa. English
Conversation: o fim do embromation.
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- Oi! Você por aqui?
- É... E você? Tudo bem?
- Tudo bem. E você?
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6-FUNÇÃO
POÉTICA - Na
função poética se colocam em evidência a
mensagem
e modo como é apresentada. O escritor procura despertar
a
atenção do leitor para a maneira como
está sendo transmitida a
mensagem,
por meio de arranjos: escolha vocabular, rimas,
ritmo,
metáforas,
aliterações, recursos visuais, disposição do
texto na
página,
etc.
A
função poética pode ocorrer tanto em poemas como em prosa.
Ex.:Era um
homem bem vestido
Foi beber no
botequim
Bebeu muito, bebeu
tanto
Que Saiu De
lá assim...
(Millôr Fernandes)
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ATIVIDADES
|
1)Que funções da
linguagem predominam nas frases a SEGUIR:
a)“Pelo amor Santa
Maria Virgem suspenda remessa
restante.......................................................
b) “Ó
sino da minha aldeia / Dolente na tarde calma. / Cada tua badalada / Soa dentro
de minha alma.” (Fernando
Pessoa)
..........................................................................................
c) O nome
“Leila” vem do árabe “Layla” e significa “negra como a noite”.
....................................
d) Aspectos
geográficos do Brasil: a área total do Brasil é de 8.511.965 km2, sendo
8.456.508 km2 de área terrestre e 55.457 km2 de águas
internas.
..............................................................
e)Deletar é um
neologismo que significa “apagar” dados do
computador......................................
2)Que função é
mais usada na publicidade e nos anúncios?
......................................................................
3)Um
professor de Ciências telegrafou a um cientista amigo seu, residente em Manaus,
solicitando:
“OBSÉQUIO PROVIDENCIAR REMESSA DE 1 OU
2 MACACOS.”
Analise a frase e complete o que se pede.
a)Emissor:
........................................
b)Destinatário:
..............................
c)Tipo de
linguagem utilizada: ................................................................
4) Identifique a
função de linguagem a que pertence o texto abaixo:
DIÁLOGO
CIFRADO
- Quanto tempo!
- Pois é.
- Tudo bem?
- Levando.
- Ainda assim?
- Tolerando.
- Como estás?
- Antropomórfica.
- Tanto assim?
-
Peristáltica
- Não
creio...
- Sorumbática.
- Deveras?
- Entresilhada.
- Pena
- Dessexuada.
- Pobre!
- Atabalhoada
- Enfim...
- E tu?
- Cenreira?.
- E o sexo?
- Virei comborça.
-
Consentida?
- Anuente.
- Cigarro?
-
Antitabagista.
- Casamento?
-
Antimatrimonialista.
- Política?
- Anarquista.
- Como?
- Antilogista.
- Ah.
- Teu Grêmio?
- Caótico
- Já meu...
- Inter?
- Sublime.
- Fui.
- Vamos.
(Paulo
Sant’Ana, Zero Hora, 21/05/10)
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Bons estudos!
Boa tarde, Iara. Primeiramente, parabéns pelo blog! Gostaria de sua ajuda para identificar uma gramática. A usei durante o ensino médio, entretanto, pelo desgaste do tempo acabei perdendo a capa do livro. Tenho somente as paginas e verifiquei que as questões 1,2 e 3 foram retiradas desse livro. Você poderia me indicar? gostaria de comprar a versão mais atalizada.
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