A LÍNGUA

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A LÍNGUA: PADRÃO CULTO E PADRÃO POPULAR
         
        Embora a língua adotada por toda a comunidade brasileira seja uma só — o Português — devemos considerar muitas variações linguísticas na utilização do idioma. Tais variações dependem de fatores diversos: nível de escolaridade, grupo social, região geográfica, profissão, objetivo do falante, etc.
        Assim, tanto na língua falada como na língua escrita, refletem-se:
O PADRÃO CULTO - aquele em que o uso da língua obedece às normas gramaticais vigentes
O PADRÃO POPULAR - caracterizado pela espontaneidade, pelo descompromisso com as normas gramaticais.
      Dentro do padrão popular, destacamos as seguintes modalidades de realização da língua:


1. COLOQUIAL: linguagem espontânea usada no dia a dia (mesmo entre pessoas cultas, não segue rigidamente as normas gramaticais).
2. REGIONAL: linguagem característica de determinada região.
3. GÍRIA: termos e expressões característicos de certos grupos sociais. Assim, temos a gíria dos malandros, dos aficionados de futebol, dos jovens, etc.
      Obs.: A gíria que usa expressões grosseiras chama-se  calão.
4.VULGAR: usada pelas pessoas incultas que, por ignorância, transgridem normas de fonética, de morfologia, de sintaxe, de semântica.
     Podendo realizar-se tanto no padrão culto como no padrão popular, destacamos ainda:
LINGUAGEM LITERÁRIA: aquela usada por ficcionistas e poetas.
LINGUAGEM TÉCNICA: aquela que caracteriza as várias profissões: medicina, economia, engenharia, etc.

                     PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
   Para que se formem grupos humanos (sociedades), é necessário que os indivíduos se entendam e, para isso, é necessário que se expressem. Em suma, as sociedades humanas se formam e se mantêm através de um permanente processo cíclico de expressão e entendimento — a COMUNICAÇÃO. Nesse processo, encontramos os seguintes elementos básicos:
1. O EMISSOR  (fonte, codificador) — aquele que codifica e envia um conteúdo significativo;
2. O RECEPTOR (decodificador) - aquele que recebe e decodifica a mensagem;
3. A MENSAGEM - o conteúdo significativo expresso;
4. O CÓDIGO  - elemento material de que nos servimos para  enviar mensagens. Pode ser: a palavra (escrita ou falada), os desenhos (no código de trânsito, por exemplo) as cores (nas sinaleiras, no futebol) os gestos, a música, sons variados (campainha, sirene, buzina), etc.
5. O CANAL — caminho usado pelo emissor para, através dos sentidos, chegar ao receptor. Assim, o telefone, o rádio, a televisão, o ar (na conversa direta) são canais utilizados no processo de comunicação.                                                         
                                                
                        FUNÇÕES   DA  LINGUAGEM
    A linguagem tem várias funções ou finalidades, conforme as intenções ou pontos de vista do emissor.

1) 1-FUNÇÃO  REFERENCIAL, COGNITIVA OU  DENOTATIVA  - Texto em que predomina a função referencial da linguagem, em que o emissor procura transmitir a realidade de uma maneira clara, sem dupla interpretação. Trata-se de uma linguagem objetiva, centrada no conteúdo transmitido.
Ex.:Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos, pois existem populações imersas em completa miséria, a paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais e, além do mais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.

2) -FUNÇÃO  EXPRESSIVA  OU  EMOTIVA - Na linguagem emotiva o emissor procura expressar seu mundo emocional: estado de espírito, sentimentos, opiniões. Ê uma linguagem predominantemente subjetiva em que o emissor usa com frequência verbos e   pronomes na primeira pessoa e geralmente recorre aos recursos expressivos do ponto de exclamação e das interjei5es ou da própria falta de pontuação.
Ex:  Eu sem você                      Porque sem você
       Não tenho porquê              Não sei nem chorar

3)FUNÇÃO  APELATIVA  OU  CONATIVA  -  A linguagem utilizada emprega a função apelativa, porque  procura  influenciar  o  leitor  por  meio  de  apelos. A linguagem apelativa, também chamada de conativa, coloca a ênfase no receptor (alocutário, ouvinte, interlocutor, leitor).
Ex.:     CHEGOU   ENGLISH   CONVERSATION
       O  CURSO  MULTIMÍDIA  DE  CONVERSAÇÃO  EM  INGLÊS.
   Todo sábado compre a Folha e leve um CD-ROM para casa. English Conversation: o fim do embromation.

4)FUNÇÃO  METALINGUÍSTICA - A função metalinguística usa o próprio código para defini-lo ou explicá-lo. No caso, o código são as palavras Curitiba e Itaúna.
Ex “Curitiba: o nome da capital do  Paraná  vem  de  curi  (pinheiro)  e  tyba   (muito,  grande  quantidade). Curitiba,  portanto, significa   originariamente  “lugar   onde há muitos pinheiros”.                                                         
5) FUNÇÃO  FÁTICA -    Tem como objetivo estabelecer,  prolongar ou interromper uma comunicação. O canal, isto é, o suporte  físico  da  comunicação fica em evidência. Na  linguagem verbal, a função fática  se  dá  pelas  repetições, convenções sociais, cacoetes, etc. Ex. : “Muito  prazer”,  “Como vai?”, “Oi, tudo bem?”.

       -   Oi! Você por aqui?
       -   É... E você?  Tudo  bem?
       -   Tudo bem. E você?
6-FUNÇÃO  POÉTICA - Na função poética se colocam em evidência a
 mensagem e modo como é apresentada. O escritor procura despertar 
a atenção  do  leitor  para   a  maneira como está sendo transmitida a 
 mensagem, por meio  de  arranjos:  escolha  vocabular, rimas, ritmo,
 metáforas, aliterações, recursos  visuais,  disposição  do  texto  na 
 página,  etc.
 A função poética pode ocorrer tanto em poemas como em  prosa.
Ex.:Era um homem bem vestido                                                               
       Foi beber no botequim                                                                           
        Bebeu muito, bebeu tanto                                                                     
        Que Saiu De lá assim...                        (Millôr Fernandes)     

                 ATIVIDADES
1)Que funções da linguagem predominam nas frases a SEGUIR:
a)“Pelo amor Santa Maria Virgem suspenda remessa restante.......................................................
 b) “Ó  sino da minha aldeia / Dolente na tarde calma. / Cada tua badalada / Soa dentro de minha alma.” (Fernando Pessoa)             ..........................................................................................
c) O nome “Leila”  vem  do árabe “Layla” e significa “negra como a noite”. ....................................
d) Aspectos geográficos do Brasil: a área total do Brasil é de 8.511.965 km2, sendo 8.456.508 km2 de área terrestre e 55.457 km2 de águas internas.      ..............................................................
e)Deletar é um neologismo que significa “apagar” dados do computador......................................

2)Que função é mais usada na publicidade e nos anúncios?
......................................................................

3)Um  professor de Ciências telegrafou a um cientista amigo seu, residente em Manaus, solicitando:
    “OBSÉQUIO  PROVIDENCIAR  REMESSA  DE  1  OU  2  MACACOS.”
     Analise a frase e complete o que se pede.
 a)Emissor:  ........................................ 
 b)Destinatário: ..............................
 c)Tipo de linguagem utilizada:  ................................................................

4) Identifique a função de linguagem a que pertence o texto abaixo:
DIÁLOGO  CIFRADO
- Quanto tempo!
- Pois é.
- Tudo bem?
-  Levando.
- Ainda assim?
- Tolerando.
- Como estás?
- Antropomórfica.
- Tanto  assim?

-  Peristáltica
-  Não  creio...
- Sorumbática.
- Deveras?
- Entresilhada.
- Pena
- Dessexuada.
- Pobre!
- Atabalhoada
- Enfim...
- E tu?
- Cenreira?.
- E o sexo?
- Virei comborça.
-  Consentida?
- Anuente.
- Cigarro?
-  Antitabagista.
- Casamento?
- Antimatrimonialista.
- Política?
- Anarquista.
- Como?
- Antilogista.
- Ah.
- Teu Grêmio?
- Caótico
- Já meu...
- Inter?
- Sublime.
- Fui.
- Vamos.
 (Paulo Sant’Ana, Zero   Hora, 21/05/10)

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Bons estudos!

Um comentário

  1. Boa tarde, Iara. Primeiramente, parabéns pelo blog! Gostaria de sua ajuda para identificar uma gramática. A usei durante o ensino médio, entretanto, pelo desgaste do tempo acabei perdendo a capa do livro. Tenho somente as paginas e verifiquei que as questões 1,2 e 3 foram retiradas desse livro. Você poderia me indicar? gostaria de comprar a versão mais atalizada.

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