MODELOS
DE EXERCÍCIOS SOBRE
COESÃO E COERÊNCIA
TEXTUAIS
Questão 1
(Unicamp-SP) - Observe que
nos trechos abaixo, a ordem que foi dada às palavras, nos enunciados, provoca
efeitos semânticos (de significado) “estranhos”.
Fazendo
sucesso com a sua nova clínica, a psicóloga Iracema Leite Ferreira Duarte,
localizada na Rua Campo Grande, 159.
Embarcou
para São Paulo Maria Helena Arruda, onde ficará hospedada no luxuoso hotel
Maksoud Plaza.
(Notícias da coluna social do Correio do Mato
Grosso)
Escolha
um dos trechos, diga qual é a interpretação “estranha” que ele pode ter, e
reescreva-o de forma a evitar o problema.
Questão 2 - Apresenta-se a
seguir uma anedota de Ziraldo. Analise-a e, em seguida, responda:
A
mãe chega na varanda e encontra o maluquinho ensinando palavrões pro papagaio:
-
Ora, mãe, tou ensinando pro papagaio as palavras que ele não deve dizer.
Na anedota há uma
incoerência, a qual se caracteriza como intencional.
a)
Identifique-a.
b)
Justifique o porquê de ela assim se caracterizar.
Questão 3 - Com base no
exercício anterior, comente acerca da importância da coerência textual.
• Questão 4 - A coesão
integra um dos requisitos imprescindíveis à construção de todo e qualquer
texto. Há, portanto, alguns elementos que funcionam como principais agentes
nesse processo, com vistas a fazer com que a mensagem se materialize de forma
clara e precisa. Assim sendo, o texto que ora se evidencia a seguir carece de
tais elementos, e sua principal tarefa é apontá-los, tendo como base os
exemplos sugeridos.
Muito suor, pouca descoberta
O trabalho do arqueólogo tem emoções,
sim. ---------não pense em Indiana Jones, bandidos e tesouros. É verdade-------
os arqueólogos passam um bom tempo em lugares excitantes, como pirâmides e
ruínas. ---------as emoções acontecem mesmo é nos laboratórios, ---------
---------- identificam a importância das coisas que acharam nos sítios
arqueológicos. -------------, é preciso persistência para encarar a profissão,
-------------os resultados demoram, e muita gente passa a vida estudando sem
fazer grandes descobertas. No Brasil, é necessário fazer pós-graduação,
---------não há faculdade de Arqueologia. --------, é preciso gostar de viver
sem rotina, -------------o arqueólogo passa meses no laboratório e outros em
campo. O prêmio é fazer descobertas que mudam a história.
Questão 5 - Atenha-se ao enunciado linguístico ora
expresso, identificando os elementos coesivos presentes neste:
O lide da
secretária
Uma
das grandes dificuldades que o repórter tem, ao apurar uma notícia pelo
telefone, é conseguir passar pela telefonista/secretária. Invariavelmente, elas
fazem três perguntas ao interlocutor, que funcionam como uma espécie de lide:
“quem deseja?” “de onde?”, “pode adiantar o assunto?”, com frequência
completadas pelo fatal “não se encontra”, que até hoje não descobri de que
língua é.
Respostas
Questão 1
Em
relação ao primeiro trecho, notamos que os elementos não se encontram
dispostos numa sequência lógica, dificultando assim a compreensão da
mensagem. De modo a reverter tal quadro, o enunciado se tornaria assim
evidenciado:
A
psicóloga Iracema Leite Ferreira Duarte está fazendo sucesso com a sua nova
clínica, localizada na Rua Campo Grande, 159.
Quanto
ao segundo, temos:
Maria
Helena Arruda embarcou para São Paulo, onde ficará hospedada no luxuoso hotel
Maksoud Plaza.
Questão 2
a) O
fato de o Maluquinho estar ensinando as palavras que o papagaio não deve dizer,
ou seja, se o procedimento é ensinar, obtém-se como retorno a própria
reprodução.
b)
Como se trata de uma anedota, cuja finalidade discursiva é incitar o humor, o
propósito foi de evidenciar o fato de que o papagaio aprende mais o que não
deve do que o contrário.
Questão 3
Para
que a mensagem seja entendida de forma plausível, é preciso que esta seja
dotada de coerência, posto que o assunto deve ser compreendido de forma
linear (início, meio e fim), não sendo permitido, portanto, quebra de
elementos semânticos.
Questão
4
mas,
que, mas, quando, eles, portanto, porque, pois, além disso, porque.
Questão 5
O
pronome pessoal do caso reto “elas”, pois se refere tanto à telefonista
quanto à secretária. Outro elemento que também desempenha tal função se
encontra representado pelos termos “quem deseja?” “de onde?”, “pode adiantar
o assunto?”, uma vez que retratam qual a ideia contida no lide, anteriormente
expresso.
|
SEGUEM
OS EXERCÍCIOS:
1- Assinale a opção que
preenche, de forma coesa e coerente, as lacunas do texto abaixo.
O fenômeno da globalização econômica
ocasionou uma série ampla e complexa de mudanças sociais no nível interno e
externo da sociedade, afetando, em especial, o poder regulador do Estado.
_________________ a estonteante rapidez e abrangência _________ tais mudanças
ocorrem, é preciso considerar que em qualquer sociedade, em todos os tempos, a
mudança existiu como algo inerente ao sistema social.
(Adaptado
de texto da Revista do TCU, nº82)
a)
Não obstante – com que b) Portanto –
de que c) De maneira que – a que
) Porquanto – ao que e) Quando – de que
2- Marque a sequência que completa
corretamente as lacunas para que o trecho a seguir seja coerente.
A visão sistêmica exclui o diálogo, de
resto necessário numa sociedade ________ forma de codificação das relações
sociais encontrou no dinheiro uma linguagem universal. A validade dessa
linguagem não precisa ser questionada, ________ o sistema funciona na base de
imperativos automáticos que jamais foram objeto de discussão dos interessados.
(Barbara
Freytag, A Teoria Crítica Ontem e Hoje, pág. 61, com adaptações)
a)
em que – posto que b) onde – em
que c) cuja – já que
d) na qual –
todavia e) já que – porque
3. Leia o texto a seguir e assinale a opção
que dá sequência com coerência e coesão.
Em nossos dias, a ética ressurge e se
revigora em muitas áreas da sociedade industrial e pós-industrial. Ela procura
novos caminhos para os cidadãos e as organizações, encarando construtivamente
as inúmeras modificações que são verificadas no quadro referencial de valores.
A dignidade do indivíduo passa a aferir-se pela relação deste com seus
semelhantes, muito em especial com as organizações de que participa e com a
própria sociedade em que está inserido.
(José de Ávila Aguiar Coimbra
– Fronteiras da Ética, São Paulo, Editora SENAC, 2002)
a)
A sociedade moderna, no entanto, proclamou sua independência em relação a esse
pensamento religioso predominante.
b)
Mesmo hoje, nem sempre são muito claros os limites entre essa moral e a ética,
pois vários pensadores partem de conceitos diferentes.
c)
Não é de estranhar, pois, que tanto a administração pública quanto a iniciativa
privada estejam ocupando-se de problemas éticos e suas respectivas soluções.
d)
A ciência também produz a ignorância na medida em que as especializações
caminham para fora dos grandes contextos reais, das realidades e suas
respectivas soluções.
e)
Paradoxalmente, cada avanço dos conhecimentos científicos, unidirecionais
produz mais desorientação e perplexidade na esfera das ações a implementar,
para as quais se pressupõe acerto e segurança.
4- Assinale a opção que
não constitui uma articulação coesa e coerente para as duas partes do texto.
O capital humano é a grande âncora do
desenvolvimento na Sociedade de Serviços, alimentada pelo conhecimento, pela
informação e pela comunicação, que se configuram como peças-chave na economia e
na sociedade do século XXI. _____________,no mundo pós-moderno, um país ou uma
comunidade equivale à sua densidade e potencial educacional, cultural e
científico-tecnológico, capazes de gerar serviços, informações, conhecimentos e
bens tangíveis e intangíveis, que criem as condições necessárias para inovar,
criar, inventar.
(Aspásia Camargo, “Um novo paradigma de desenvolvimento”)
a)
Diante dessas considerações,
b)
É necessário considerar a ideia oposta de que,
c)
Partindo-se dessas premissas,
d)
Tendo como pressupostos essas afirmações,
e)
Aceitando-se essa premissa, é preciso considerar que,
5- Assinale a opção que
não representa uma continuação coesa e coerente para o trecho abaixo.
É preciso garantir que as crianças não
apenas fiquem na escola, mas aprendam, e o principal caminho para isso, além de
investimentos em equipamentos, é o professor. É preciso fazer com que o
professor seja um profissional bem remunerado, bem preparado e dedicado, ou
seja, investir na cabeça, no coração e no bolso do professor.
a)
Qualquer esforço dessa natureza já tem sido feito há muitos anos e comprovou
que os resultados são irrelevantes, pois não há uma importação de tecnologia
educacional.
b)
Tal investimento não custaria mais, em 15 anos, do que o equivalente a duas
Itaipus.
c)
Esse esforço financeiro custaria muito menos do que o que será preciso gastar
daqui a 20 ou 30 anos para corrigir os desastres decorrentes da falta de
educação.
d)
Isso custaria muitas vezes menos que o que foi gasto para criar a
infraestrutura econômica.
e)
Um empreendimento dessa natureza exige como uma condição preliminar: uma grande
coalizão nacional, entre partidos, lideranças, Estados, Municípios e União,
todos voltados para o objetivo de chegarmos a 2022, o segundo centenário da
Independência, sem a vergonha do analfabetismo.
(Adaptado de Cristovam Buarque, O
Estado de S.Paulo, 09/7/2003)
6- Os trechos abaixo
compõem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os para que componham um texto
coeso e coerente e indique a opção correta.
(
) O primeiro desses presidentes foi Getúlio Vargas, que soube promover, com
êxito, o modelo de substituição de importações e abriu o caminho da
industrialização brasileira, colocando, em definitivo, um ponto final na
vocação exclusivamente agrária herdada dos idos da colônia.
(
) O ciclo econômico subsequente que nos surpreendeu, sem dúvida, foi a
modernização conservadora levada à prática pelos militares, de forte coloração
nacionalista e alicerçado nas grandes empresas estatais.
(
) Hoje, depois de todo esse percurso, o Brasil é uma economia que mantém a
enorme vitalidade do passado, porém, há mais de duas décadas, procura, sem
encontrar, o fio para sair do labirinto da estagnação e retomar novamente o
caminho do desenvolvimento e da correção dos desequilíbrios sociais, que se
agravam a cada dia.
(
) Com JK, o país afirmou a sua confiança na capacidade de realizar e pôde
negociar em igualdade com os grandes investidores internacionais, mostrando, na
prática, que oferecia rentabilidade e segurança ao capital.
(
) Em mais de um século, dois presidentes e um ciclo recente da economia
atraíram as atenções pelo êxito nos programas de desenvolvimento.
(
) Juscelino Kubitschek veio logo depois com seu programa de 50 anos em 5,
tornando a indústria automobilística uma realidade, construindo moderna
infraestrutura e promovendo a arrancada de setores estratégicos, como a
siderurgia, o petróleo e a energia elétrica.
(Emerson
Kapaz, “Dedos cruzados” in: Revista Política Democrática nº 6, p. 39)
a) 1º - 2º - 4º - 5º - 6º - 3º b) 2º - 3º - 5º - 1º - 4º - 6º c) 2º - 5º - 6º - 4º - 1º - 3º
d) 5º - 2º - 4º - 6º -
3º - 1º e) 3º - 5º - 2º - 1º - 4º
- 6º
7. Se cada período sintático do texto for
representado, respectivamente, pelas letras X, Y, W e Z, as relações semânticas
que se estabelecem no trecho correspondem às ideias expressas pelos seguintes
conetivos:
a) X e Y mas W e Z.
b)
X porque Y porém W logo Z.
c)
X mas Y e W porque Z.,
d)
Não só X mas também Y porque W e Z.
e)
Tanto X como Y e W embora Z.
8. Indique a opção que completa com coerência
e coesão o trecho a seguir.
Na hierarquia dos problemas nacionais,
nenhum sobreleva em importância e gravidade ao da educação. Nem mesmo os de
caráter econômico lhe podem disputar a primazia nos planos de reconstrução
nacional. Pois, se a evolução orgânica do sistema de um país depende de suas
condições econômicas,
a)
subordina-se o problema pedagógico à questão maior da filosofia da educação e
dos fins a que devem se propor as escolas em todos os níveis de ensino.
b)
é impossível desenvolver as forças econômicas ou de produção sem o preparo
intensivo das forças culturais.
c)
são elas as reais condutoras do processo histórico de arregimentação das forças
de renovação nacional.
d)
o entrelaçamento das reformas econômicas e educacionais constitui fator de
somenos relevância para o soerguimento da cultura nacional.
e)
às quais se associam os projetos de reorganização do sistema educacional com
vistas à renovação cultural da sociedade brasileira.
Atenção: as próximas
questões são de Verdadeiro ou Falso.
Como se tornar o número 1
Chegar ao
posto mais alto de uma empresa não é tarefa para acomodados. Exige talento,
dedicação, persistência e principalmente uma boa dose de sacrifício. Segundo
consultores de recursos humanos, é justamente esse empenho e espírito de
liderança que as empresas valorizam nos ocupantes de cargos mais altos. “A
pessoa deve ter iniciativa, capacidade de tomar decisões, fazer as coisas
acontecerem”, diz o diretor da Top Human Resources, de São Paulo
A
qualificação profissional também é um dos principais aspectos para se
alcançar o posto mais alto. “Qualquer executivo tem de investir sempre em sua
educação”, enfatiza outro diretor de recursos humanos. “Senão você será um
computador sem software”, completa.
Traçar metas
profissionais é outro aspecto fundamental para quem quer chegar ao topo.
Nesse caso, a ambição acaba sendo uma boa aliada.
A intuição
também é uma boa arma na hora de dar um palpite em uma reunião. E, quem sabe,
pode valer aquela promoção esperada...
Conhecer passo
a passo cada etapa do processo de produção da empresa e do setor é um dos
principais fatores que levaram M.C.P. a uma carreira bem-sucedida.
Ele aponta
ainda a importância de valorizar os colegas. “Ninguém consegue as coisas
sozinho. É fundamental reconhecer a participação do grupo e sempre
motivá-lo”.
A primeira
regra da cartilha daqueles que anseiam alcançar um alto cargo em uma
corporação, de acordo com esses consultores, é não permanecer estagnado em
uma função ou empresa por um longo período.
( Daniela Paiva. Emprego e formação
profissional. In Correio Braziliense, 23/6/2002.)
|
Considerando o desenvolvimento das ideias do
texto acima, julgue a pertinência das inserções sugeridas em cada parágrafo
indicado nos itens abaixo, de modo a preservar os argumentos utilizados, as
relações de coesão e coerência e a correção gramatical do texto.
9. Ao final do segundo
parágrafo:
Ciente disso, o economista R. B. nunca
passou mais de um ano sem participar de algum tipo de especialização e
considera que a aprendizagem é que vai permitir que alguém permaneça na função
e obtenha resultados melhores.
10. Ao final do terceiro
parágrafo:
“Pois, se não sabe o que quer, dificilmente o
profissional vai alcançar uma função significativa”, alerta um consultor
paulista.
11. Ao final do quarto
parágrafo:
“Correr riscos com bom senso e ter uma boa
percepção são necessários para se tornar um líder”, acrescenta um diretor da
Executive Search.
12. Ao final do quinto
parágrafo:
Ele planejou, detalhe por detalhe, sua
carreira de executivo na empresa X, qualificando-se por meio de cursos
especializados e dedicando tempo, além do horário de expediente, ao
aprimoramento de línguas e pesquisas sobre o mercado.
13. Ao final do sexto
parágrafo:
O executivo da CBI, J. S., concorda com
M. C. P. e acrescenta: “Você tem de reconhecer a importância de cada um e as
dificuldades de sua equipe”
Julgue
os itens subsequentes com relação aos recursos de coesão textual e à adequação
das palavras e da pontuação utilizadas no texto acima.
14.
O adjetivo “acomodados”, no primeiro período, está empregado, textualmente, em
oposição ao conjunto de substantivos expressos em “talento, dedicação,
persistência e principalmente uma boa dose de sacrifício”, no período seguinte,
que, por sua vez, podem ser interpretados como resumidos em “esse empenho”, no
terceiro período.
15.
Para que o texto fosse adequado ao tema e aos leitores em potencial, o estilo
muito informal de linguagem e, especialmente, o título deveria sofrer ajustes
retóricos de modo a se tornarem mais coerentes com o gênero argumentativo
utilizado.
16.
O emprego de outro (terceiro parágrafo), também (quarto parágrafo) e
ainda(sexto parágrafo) mostra que diferentes classes gramaticais podem
desempenhar a função de manter coesão textual entre os parágrafos e no texto
como um todo.
17.
Ao usar, tão frequentemente, o recurso do discurso alheio, o autor do texto
toma o cuidado de marcar por aspas aquelas afirmações acerca das quais não tem
muita certeza ou que são empregadas com ironia.
18.
De acordo com o desenvolvimento da argumentação, a troca de lugar entre o
último período sintático do texto e o primeiro preservaria a coerência e a
coesão textuais.
Leia o texto a
seguir para responder às questões.
Os fragmentos abaixo, adaptados de
VEJA, 13/2/2002, constituem um texto, mas estão ordenados aleatoriamente.
I.
Para chefes, o caso é ainda mais complexo. Os que acham que seus subordinados
nunca entendem o que eles falam precisam ficar atentos à própria conduta.
Talvez o problema seja tanto de habilidade quanto de falta de comunicação.
II.
E você? Está pronto para coordenar uma equipe ou para relatar a um grupo as
propostas de seu departamento? Se a resposta é não, cuide-se. Corra atrás de
cursos de liderança, compre livros que lhe ensinem a expressar suas ideias
claramente.
III.
O caixa da agência bancária é o mais indicado para liderar a equipe que vai
propor alteração no desenho da área de atendimento ao público, onde ficam as
filas. O faxineiro deve tomar a frente do pessoal que decidirá o local mais
adequado para estocar material de limpeza.
IV.
Competência técnica é só um ingrediente necessário à liderança. Um bom
coordenador tem de conseguir explicar como a tarefa sob seu controle vai
contribuir para os resultados da companhia, ou da instituição.
Considerando que a organização de um
texto implica a ordenação lógica e coerente de seus fragmentos, julgue os itens
a seguir quanto à possibilidade de constituírem sequências lógicas e coerentes
para os fragmentos acima.
19.
I, II, IV, III. 20. I, III, II,
IV. 21. II, III, IV, I. 22. III, I, II, IV. 23. IV ,III, I, II.
GABARITO
1.A
2.C 3.C 4.B 5.A 6.C 7.A 8.B 9.V
10.V 11.V 12.F 13.V 14.V 15.F 16.V 17.F 18.F 19.F 20.F 21.F 22.V 23.V
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