REVISÃO DE CONTEÚDOS - 2ª parte

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47-Sobre José de Alencar é correto afirmar que:
(A) Sua obra aborda exclusivamente assuntos indígenas e regionalistas.
(B) O indianismo que aborda apresenta uma imagem real do índio.
(C) Sua obra IRACEMA, romance regionalista, marcou a ficção brasileira.
(D) Seus romances urbanos retratam os valores e hábitos da sociedade do Rio de Janeiro.

48-Escolha a alternativa que completa a frase:
Coube a ____________ atingir o ponto mais alto do teatro romântico brasileiro, numa lingua-
lgem simples e correta, retratando variados tipos da sociedade da época.
(A)Joaquim Manue1 de Macedo      (C)Gonçalves de Magalhães    
(B)Martins Pena                                  (D)José de Alencar

49-O romance “Memórias de um Sargento de Milícias” aborda:
(A) A história de Eugênio, um jovem que se tornou padre antes de morrer por amor de Mar-garida, sua amada que já falecera.
(B)As peripécias de Leonardo, um malandro que vivia a se meter em encrencas até entrar para o exército.
(C)A história de dois jovens que precisam superar vários obstáculos até conseguirem chegar ao casamento.
(D)A trajetória de uma jovem escrava que precisou passar por muitas aventuras para fugir de seu dono, um fazendeiro cruel.

50-Assinale a única alternativa incorreta:
(A)Gonçalves Dias notabilizou-se como poeta indianista.
(B)Castro Alves foi um poeta condoreiro.
(O)”Marília de Dirceu” é uma das primeiras obras do Romantismo.
(D)Álvares de Azevedo foi um poeta pessimista.

51-A abolição da escravatura, a liberdade, temas políticos e sociais, são próprios da obra de:
(A)Gonçalves Dias       (B)Casimiro de Abreu          (C)Castro Alves
          (D)Gonçalves de Magalhães          (E)Álvares de Azevedo

52-Numere de acordo:
(1)Primeira Geração       (   )Castro Alves
(2)Segunda Geração      (   )Álvares de Azevedo
(3)Terceira Geração       (   )Casimiro de Abreu
                                          (   )Gonçalves Dias

53-Assinale a alternativa incorreta:
(A)Joaquim Manuel de Macedo foi o criador da ficção brasileira com o romance “A MORENI-
NHA”.
(B)O romance “SENHORA” é um exemplo de romance urbano, tendo como tema a vida social citadina.
(C)José de Alencar escreveu apenas romances indianistas.
(D)Bernardo Guimarães foi o iniciador do romance sertanejo, com suas descriç6es da paisagem, tipos, usos e costumes do interior.

54-Assinale a alternativa incorreta sobre o romance “MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS”:
(A) Neste romance o autor foge do esquema dos romances românticos.
(B) Podemos dizer que o livro  é um precursor do Realismo, movimento 1iterário que veio após o Romantismo.
(C) Apresenta como personagem principal LEONARDO, um típico herói romântico,  cheio de virtudes e boas qualidades.
(D) As personagens são pobres e se comportam de maneira diferente dos personagens românticos tradicionais.

55-Numere de acordo, relacionando personagem e obra:
(l)”O Guarani”                                       (   ) Martim                   (   ) Peri
(2)” Iracema”                                        (   ) Eugênio                 (   ) Leôncio
(3)”A Escrava Isaura”                         (   ) Leonardo               (   ) Iracema
(4)”O Seminarista”                              (   ) Isaura                     (   ) Vidinha
(5)”Memórias de um Sargento...”      (   )Cecília                    (   ) Margarida

56-Relacione autor e obras:
(l) Joaquim Manuel de Macedo           (   )“A Escrava Isaura”, ”O Seminarista”
(2) José de Alencar                              (   )“A Moreninha”, “O Moço Loiro”
(3) Manuel Antônio de Almeida           (   ) “O Guarani”, “Iracema”, ”O Gaúcho”
(4).Bernardo Guimarães                      (   )“Memórias de um Sargento de Milícias”

Leia o trecho abaixo, extraído do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
                                              Os Cães
        "- Mas, enfim, que pretendes fazer agora? perguntou-me Quincas Borba, indo pôr a xícara vazia no parapeito de uma das janelas.
        - Não sei; vou meter-me na Tijuca; fugir aos Homens. Estou envergonhado, aborrecido. Tantos sonhos e não sou nada.
        - Nada!  interrompeu-me Quincas Barba com um gesto de indignação.
        Para distrair-me, convidou-me a sair; saímos para os lados do Engenho Velho."

57- Considere as seguintes afirmações, referentes ao texto.
 I - Os personagens estão conversando sobre o fracasso de um deles (Brás Cubas).
II - O texto apresenta o fracasso de seu personagem principal, Brás Cubas, através de uma linguagem objetiva e fria.
III - O amigo, Quincas Borba, também acha que não há nada a fazer diante do fracasso.
                       Quais estão corretas?
(A) Apenas I.         (B) Apenas II.         (C) Apenas I e II.          
              (D) Apenas II e III.            (E) I, II e III.

Para responder às questões ia atentamente o texto abaixo, extraído de Memórias Póstumas de Brás Cubas.

   " ... Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos. Meu pai, logo que teve aragem dos onze contos, sobressaltou-se deveras; achou que caso excedia as raias de um capricho juvenil.
  - Desta vez, disse-me ele, vais para a Europa; vais cursar uma Universidade, provavelmente Coimbra; quero-te para homem sério e não para arruador e gatuno. E como eu fizesse um gosto de espanto:  - Gatuno, sim senhor; não é outra coisa um filho que faz isto...
      Sacou da algibeira os meus títulos de divida, já resgatados por ele, e sacudiu-mos na cara. — Vês, peralta? É assim que um moço deve zelar o nome dos seus? Pensas que eu e meus avós ganhamos o dinheiro em casas de jogo ou a vadiar pelas ruas? Pelintra! Desta vez, ou tomas juízo ou ficas sem cousa nenhuma.
     Estava furioso, mas de um furor temperado e curto. Eu ouvia calado, e nada me opus à ordem da viagem, como de outras vezes fizera; ruminava a idéia de levar Marcela comigo. Fui ter com ela; expus-lhe a crise e flz4he a proposta, Marcela ouviu-me com os alhos no ar, sem responder logo; como insistisse, disse-me que ficava, que não podia ir à Europa."

58-Nesse trecho do romance, percebe-se o narrador:
(A) sofrendo as consequências de ações praticadas no passado, por seus antepassados, em relação à fortuna da família.
(B) recusando-se a pagar uma dívida contraída ao longo dos quinze meses de duração de sua relação com Marcela sendo repreendido por seu pai por não haver zelado adequadamente pela honra e pelo dinheiro da família.
(D) ouvindo as críticas do pai e concordando com elas, enquanto promete para si mesmo não voltar a cometer tais erros.
(E) dispondo-se a cursar uma universidade, desde que o pai lhe desse condições de manter os caprichos juvenis: as casas de jogo e Marcela.

59-Considere as afirmações abaixo.
I - O texto mostra características românticas, como a idealização da personagem Marcela e o elogio ao amor de ambos, que supera todas as barreiras.
II - O narrador apresenta o relacionamento com Marcela de forma crítica e bem-humorada, ressaltando o tempo que durou e o dinheiro que custou.
III -As palavras do pai do narrador demonstram preocupação pelas atitudes do filho e disposição para modificá-las.
           Quais estão corretas?
      (A) Apenas I.          (B) Apenas II.          (C) Apenas I e II.           
             (D) Apenas II e III.            (E) I, II e III.

60-Numere a coluna  da direita de acordo com a da esquerda,  associando os romances de Machado de Assis aos temas neles desenvolvidos.
(1) Esaú e Jacó     
(2) Quincas Borba       
(3) Dom Casmurro                         

(   ) Um professor de Barbacena recebe grande herança e decide viver no Riode Janeiro, onde é explorado pelo casal Palha e Sofia.  Ao final, o personagem enlouquece e morre  pobre e solitário.
(   ) Dois gêmeos, Pedro e Paulo, que já brigavam no ventre materno,  seguem adversários na infância e na juventude. Ambos se apaixonam pela  mesma mulher, Flora, que, no entanto,  morre sem optar por nenhum.
(   ) O narrador-protagonista, Bento Santiago,  na meia-idade, tenta recompor o passado através da memória, recordando o amor adolescente por Capitu, o casamento, a suspeita do adultério da esposa,  a dúvida,  o ciúme, a separação e, finalmente, a solidão.
                 A  sequência  correta, de cima para baixo, é:
(A)  1- 2 - 3.          (B) 1 - 3 – 2.               (C) 2 – 1 -  3             
                   (D) 2 – 3 – 1         (E) 3 – 1 – 2

Para responder às questões, leia atentamente o texto abaixo, extraído de Memórias Póstumas de Brás Cubas.
        
   'Imaginem um homem de trinta e oito a quarenta anos, alto, magro, e pálido. As roupas, salvo o feitio, pareciam ter escapado ao cativeiro de Babilônia; o chapéu era contemporâneo do de Gessler. Imaginem agora uma sobrecasaca, mais larga do que pediam as carnes, — ou, literalmente, os ossos da pessoa; a cor preta ia cedendo o passo a um amarelo sem brilho; o pElo desaparecia aos poucos; dos oito primitivos botões restavam três. As calças, de brim pardo, tinham duas fortes joelheiras, enquanto as bainhas eram roídas pelo tacão de um botim sem misericórdia nem graxa. Ao pescoço flutuavam as pontas de uma gravata de duas cores, ambas desmaiadas, apertando um colarinho de oito dias. Creio que trazia também colete, um colete de seda escura, roto a espaços, e desabotoado.
     - Aposto que me não conhece, Sr. Dr. Cubas? disse ele.
     - Não me lembra...
     - Sou o Borba, o Quincas Borba.
     Recuei espantado... Quem me dera agora o verbo solene de um Bossuet ou de Vieira, para contar tamanha desolação! Era o Quincas Borba, o gracioso menino de outro tempo, o meu companheiro de colégio, tão inteligente e abastado. Quincas Borba! Não; impossível; não pode ser. Não podia acabar de crer que essa figura esquálida, essa barba pintada de branco, esse maltrapilho avelhantado, que toda essa ruína fosse o Quincas Borba. Mas era. Os olhos tinham um resto da expressão de outro tempo, e o sorriso não perdera certo ar escarninho, que lhe era peculiar. Entretanto, ele suportava com firmeza o meu espanto. No fim de algum tempo arredei os olhos; se a figura repelia, a comparação acabrunhava."
  
61-Uma das características da obra de Machado de Assis encontrada no texto é:
(A) a descrição minuciosa, revelando preocupação com a verossimilhança, típica do romance romântico.
(B) a ironia sutil percebida nas entrelinhas pela maneira como Quincas Borba é descrito.
(C) a objetividade que dispensa a presença do narrador.
(D) a linguagem recheada de imagens inexpressivas e de lugares comuns.
(E) a crítica radicai à degradação social e dos costumes.

62- Considere as afirmações abaixo.
I- A descrição detalhada da transformação ocorrida com Quincas Borba denota uma preocupação com a análise  psicológica.
II- O texto mostra características românticas na descrição e composição do personagem Quincas Borba.
 III- Encontramos um certo humor na descrição da figura esquálida de Quincas Borba.
                                    Quais estão corretas
(A) Apenas I.          (B) Apenas II.       (C) Apenas I e III.     
                  (D) Apenas II e III.        (E) I,  II e III.

63-Sobre “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, é correto afir-mar que:
(A)Trata da relação de um homem e uma mulher que se conhecem desde a infância, casam-se e se separam depois que o marido começa a ter dúvidas sobre a paternidade do filho do casal 
(B)Expõe a trajetória de um humilde professor interiorano que recebe uma herança e vai para o Rio de Janeiro, onde é explorado por um casal de esperta1hões até ficar sem nada e morrer louco.
(C)Narra, de forma inteligente e irônica, a vida de um personagem que estar escrevendo suas memórias depois de morto, analisando com um humor amargo a sociedade e seus mesqui-nhos interesses.
(D) Expõe os episódios relativos à passagem de um jovem interiorano por uma casa de pen-são, onde se envolve numa trama amorosa que o leva à exploração financeira e, por fim, à morte.

64-Relacione autor e obras:
(1)Machado de Assis        (   ) “O Mulato”                 (   )“O Cortiço”
(2)Aluísio de Azevedo       (   ) “Dom Casmurro”      
                                             (   )“ Memórias Póstumas de  Brás Cubas”
                                             (   )“Casa de Pensão”    (   )“Quincas Borba”


 (A)l—l—2—l—2—2                     (B)2—2—1—l—2       
 (C)1—2—1—1—2—2                (D)2—1—2—2—1—1

65-Considere as afirmações:
I - O Realismo buscava a verdade social e a realidade do indivíduo.
II - O Naturalismo acreditava que o homem era condicionado pela hereditariedade, o meio e o
momento vivido.
III - Usando o tema do adultério como pecado, mesclando-o com cinismo e dúvidas, Machado de Assis elaborou. o romance “Dom Casmurro”.
IV - A personagem que narra suas memórias após a morte foi criada por Machado de Assis e chama-se Brás Cubas.
V - ”O homem é dominado pelo ambiente em que vive, pelo instinto, pelas taras, pela carga genética hereditária, e não pela razão”, é  uma afirmativa referente ao Naturalismo.
                    Estão corretas as afirmativas:
 (A)I,II,III                (B)II,IIIIV              (C)III,IV,V           (D)Todas

66-Relacione autor e obras:
(1) Machado de Assis        (   )“Quincas Borba”         (    )“O Mulato”
(2) Aluísio de Azevedo       (   )“ O Cortiço”                 (    )“Memórias Póstumas...
                                              (   )“Dom Casmurro”        (   ) ”Casa de Pensão”

67-  Sobre o movimento Naturalista  é correto afirmar que:
(A) rejeita os princípios do Realismo como a objetividade e o racionalismo.
(B) apresenta um enfoque evolucionista de acordo com as novas idéias científicas e sociológicas européias.
(C) adotou as características do Realismo, afastando-se das idéias da hereditariedade e da  medicina experimental.
(D) no Brasil não houve seguidores dada a predominância das idéias românticas.
(E) as obras naturalistas, pela aproximação com a ciência social, tornaram-se pouco criticas.

68-Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas da frase:
    Em O Cortiço, principal obra do ________________ brasileiro, encontramos a descrição de uma ________________ degradada,  vivendo num ambiente sujo e promíscuo, onde seus personagens são movidos pelo _________________ .
(A)   Realismo — coletividade — sentimento individualista
(B)   Naturalismo — sociedade — determinismo socialista
(C)   Realismo — comunidade  ----  romantismo exagerado
(D)   Naturalismo -. coletividade —. determinismo do instinto
(E  (E) Realismo — sociedade — determinismo social

 Para responder à questão,  leia o fragmento abaixo.

   "E assim, pouco a pouco, se foram reformando todos os seus hábitos singelos de aldeão português: e Jerônimo abrasileirou-se. A sua casa perdeu aquele ar sombrio e concentrado que a entristecia; já apareciam por lá alguns companheiros de estalagem, para dar dois dedos de palestra nas horas de descanso (...). A revolução afinal foi completa: a aguardente de cana substituiu o vinho (...)."

69- O Cortiço, de Aluísio de Azevedo, é representante do Naturalismo no Brasil. Nesse romance o personagem Jerônimo é gradativamente mudado pelo ambiente em que vive, o cortiço, deixando de ser um trabalhador para se tornar um vagabundo. Essa trajetória é um exemplo de:
    (A) preciosismo.     (B) racismo.         (C) descritivismo.        
                     (D) romantismo.               (E) determinismo.

70-Podemos afirmar corretamente sobre Aluísio de Azevedo:
(A) Sua obra abordava pessoas normais, sem problemas psicológicos.
(B) Escreveu romances naturalistas e realistas, como O Cortiço e Quincas Borba.
(C)  É o grande nome do Naturalismo, retratando a miséria, a promiscuidade, a vio1ência e a degeneração humana, a promiscuidade.
(D) Em seu livro Memórias Póstumas de Brás Cubas aborda o comportamento humano, as secretas e mesquinhas motivaç6es do ser humano.

71-Relacione autor e obras:
(1)Machado de Assis      (   ) “O Mulato”               (   )“O Cortiço”
(2)Aluísio de Azevedo     (   ) “Dom Casmurro”    
                                           (   )“ Memórias Póstumas de  Brás Cubas”
                                           (   )“Casa de Pensão”  (   )“Quincas Borba”
 (A)l—l—2—l—2—2                   (B)2—2—1—l—2       
(C)1—2—1—1—2—2               (D)2—1—2—2—1—1

72-Analise as afirmativas abaixo:
I - O Realismo apresentava como características básicas a análise psicossocial dos  perso-nagens.
II - Além das características do Realismo, o Naturalismo ainda abordava o determinismo (raça,   meio, momento), o cientificismo, o patológico.
III – Raul Pompéia escreveu um romance,”O Ateneu”, em que misturou as características realistas com as impressionistas.
IV - Machado de Assis, em um dos seus livros, criticou o que sucedia em um colégio interno e, através  dele, o Brasil da época.
                       Estão corretas:
(A)  I e II.         (B)  II, III e IV.        (C) I, II e III.    (D) Todas

73- Assinale a alternativa correta a respeito do romance O Ateneu, de Raul Pompeia.
(A) O Colégio Ateneu, cenário do romance, transmite aos alunos os princípios de solidariedade e generosidade.
(B) O livro descreve um ambiente sadio que deveria ser seguido pelas instituições educacionais de nossos dias.
(C) O romance faz uma violenta crítica à dureza e à hipocrisia daquela instituição educacional e à sua direção.
(D) O protagonista do romance, ao final do sua passagem pelo colégio, leva dali belas e saudosas lembranças.
(E) O Colégio Ateneu era famoso por utilizar os mais modernos e revolucionários métodos de ensino.

 74-A respeito de O Ateneu, de Raul Pompéia, é correto afirmar que:
(A) trata das peripécias de uma turma de adolescentes rebeldes de um internato burguês.
(B) relata a maneira como um estudante fica imune às ações opressoras do ambiente do internato.
(C) se trata de um romance memorialista sobre as vivências de um estudante no ambiente corrompido de um internato.
(D) narra o ambiente de camaradagem existente entre os alunos de uma escola de regime de internato.
(E) relata a revolta de um grupo de estudantes contra os métodos modernos de ensino implantados no internato.

Leia o texto abaixo, fragmento de um poema de Olavo Bilac, para responder à questão.
 Invejo o ourives quando escrevo:
              Imito o amor
Com que ele, em ouro, o alto-relevo
              Faz de uma flor.
                  (.......)
Torce, aprimora, alteia, lima
          A frase; e, enfim,
No verso de ouro engasta a rima
            Como um rubim.
                   (......)
Assim procedo. Minha pena
            Segue esta norma,
Por te servir, Deusa serena,
             Serena Forma!


 75-A arte pela arte,  o trabalho formal e o rigor descritivo, como lemas no poema, são traços característicos do
(A) Parnasianismo.          (B) Realismo.          (C) Naturalismo.     
              (D) Simbolismo.         (E) Concretismo.

Para responder à questão, leia o poema As Pombas, de Raimundo Correia.
 Vai-se a primeira  pomba despertada...
Vai-se outra mais... mais outra... enfim dezenas
De pombas vão-se dos pombais, apenas
Rala sanguínea e fresca a madrugada...

E à tarde, quando a rígida nortada
Sopra, aos pombais de novo elas, serenas
Ruflando as asas, sacudindo as penas,
Voltam  todas  em bando e em revoada...

Também dos corações onde abotoam,
Os sonhos, um por um céleres voam,
Como voam as pombas dos pombais;

No azul da adolescência as asas soltam,
Fogem... Mas aos pombais as pombas voltam
E eles aos corações não voltam mais...


76-Considere as seguintes afirmações sobre o texto de Raimundo Correia:
I – O poema está organizado  em duas partes. Nos dois quartetos, escreve-se o revoar das pombas; nos tercetos é estabelecida uma comparado.
 II – O autor compara o movimento das pombas abandonando os pombais à perda dos nossos sonhos da adolescência, havendo, entretanto, uma essencial diferença entre os elementos comparados.
III – Em vista dessa distinção, o poeta expressa urna visão otimista da condição do homem  diante da passagem do tempo: quanto mais velho mais se torna.
                               Quais estão corretas?
(A)Apenas I.   (B) Apenas II.    (C) Apenas III.    (D) Apenas I e II.    (E) I, II e III.

77- Sobre o Parnasianismo é incorreto afirmar que:
(A) o movimento rejeitou o idealismo da poesia romântica.
(B) concebia a arte como válida, por si própria, apenas por sua beleza
(C) no Brasil os poetas afastaram-se da realidade local, pobre, violenta e grosseira, preferindo temas greco-romanos.
(D) Bilac elegeu como tema de seus poemas a mitologia, o amor sensual e a pátria.
(E) o movimento foi ridicularizado e ignorado em sua época, voltando a ser reconhecido mais tarde, no Modernismo.

78-Poeta da “Tríade Parnasiana” ,escreveu poesia de meditação, pessimista e tornou-se conhecido com um soneto dedicado  às pombas:
   (A) Olavo Bilac             (B) Alberto de Oliveira            (C) Raimundo Correia 
                 (D) Cruz  e  Sousa              (E) Alphonsus de Guimaraens

79-Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens foram poetas simbolistas, porque:
(A) valorizavam o eu e os motivos pessoais românticos.
(B) desenvolviam uma poesia voltada aos temas sociais.
(C) faziam uma poesia retratando realisticamente a sociedade urbana.
(D) suas obras eram dirigidas à problemática das mulheres,
(E) seus poemas eram carregados de sugestões em torno da cor branca, do místico e da religiosidade.

Para responder à questão , leia as estrofes abaixo.
 Ó Formas brancas,Formas claras
De luares, de neves, de neblinas!...
Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas...
Incensos dos turíbulos das  aras...

Formas do Amor, constelarmente puras,
De Virgens e Santas vaporosas....
Brilhos errante, mádidas  frescuras
E dolências  de lírios e de rosas...


 80-Em relação ao texto acima, é correto afirmar que:
(A) a linguagem simbólica remete diretamente à estética modernista.
(B) a ausência de musicalidade nos versos confirma a sua adesão ao Romantismo.
(O) a religiosidade desses versos indica que se filiam ao Barroco do século XVII.
(D) as imagens sugerindo um clima indefinido e vago remetem ao Simbolismo.
(E) os versos sem rima indicam que se trata de  um poema parnasiano.

Leia os fragmentos de dois poemas abaixo citados.
            I
Longe do estéril turbilhão da rua,
Beneditino, escreve!  No aconchego
Do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!
             II
Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs,vulcanizadas


 81-Pelas características apresentadas nos fragmentos, o trabalho formal no primeiro e a musicalidade no segundo, pode-se afirmar que se trata de poemas das escolas literárias conhecidas, respectivamente, como:
(A) Romantismo e Arcadismo.        (B) Parnasianismo e Simbolismo.         
(C) Modernismo e Simbolismo.  (D) Simbolismo e Romantismo.      
                (E) Parnasianismo e Romantismo.

Leia o texto abaixo, fragmento do poema “Lua”, de Cruz e Sousa, para responder à questão.
 Névoas e névoas frígidas ondulam...
Alagam lácteos e fulgentes rios
Que na enluarada refração tremulam
Dentre fosforescências, Calafrios...

E fria, fluente, frouxa claridade
Flutua como as brumas de um letargo
E erra no espaço em toda a imensidade,
Um sonho doente, cilicioso, amargo...


82- Assinalo a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas da frase.
   A __________ conseguida pelo poeta através de jogos sonoros, somada às imagens difusas e nebulosas, mostra que esse poema está vinculado à estética _________________ .
    (A) musicalidade — simbolista           (B) dureza — modernista                   
    (C) singeleza — romântica                 (D) musicalidade — barroca      
                                    (E) dureza — realista

83- Considere as seguintes afirmações sobre os poetas simbolistas Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimarães.
I- Cruz e Sousa expressa em seus poemas a morte, o sofrimento da condição humana, a espiritualização e a sublimação.
II- Alphonsus teve como tema constante a morte da noiva, falecida ainda adolescente.
III- Os dois poetas utilizaram uma linguagem objetiva, perfeitamente identificada com os vibres ideológicos da burguesia.
                               Quais estão corretas?                                            
 (A) Apenas I.        (B) Apenas  II.     (C ) Apenas I e II.    (D) Apenas II  e III.    (E) I, II e III.

84-Relacione as duas colunas e marque a resposta correta:
(l)Cruz e  Sousa                             (   ) o universo em decomposição, a morte
(2)Alphonsus de Guimaraens      (   ) o sofrimento, a obsessão pelo branco
(3)Augusto dos Anjos                   (   ) a natureza, lirismo amoroso, objetos
(4)Alberto de Oliveira                   (   ) misticismo, amor e morte inseparáveis
    (A)2—3—1—4        (B)3—1—4—2        (C)1 - 4—3—2       
                        (D)3—2—4—1      (E)4—2—l—3.
                     
 Para responder as questões, leia os fragmentos a seguir:
“Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso! E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto.. .“

 “Ó Virgem branca, Estrela dos altares,
Ó Rosa pulcra dos Rosais polares!
Branca ,do alvor das âmbulas sagradas
E das níveas camélias regeladas
Das brancuras da seda sem desmaios
E da lua de linho em nimbo e raios.”


85-Observando-se as idéias e a linguagem dos versos, pode-se concluir:
(A) O 1º  é simbolista, o 2º parnasiano        (C) O 1º é parnasiano, o 2º simbolista.
(B)  O 1º é simbolista, o 2º  romântico.        (D) O 1º é romântico, o 2º barroco.

86-Pelas características literárias, conclui-se que seus autores são:
(A) Castro Alves  e  Olavo Bilac                    
(B) Olavo Bilac e Cruz e Sousa
(C) Cruz e Sousa  e  A. de Azevedo            
(D) Alphonsus de Guimaraens e Olavo Bilac

87-Assinale V (verdadeiro) ou F (falso):
(  )O processo artístico que apresenta ou mostra as impressões d maneira como são apreendidas
  pelos sentidos do escritor, sem racionalizá-las, chama-se Impressionismo.
(   ) O Parnasianismo tinha em vista a arte pela arte.
(   ) A preocupação maior do poeta parnasiano não era a forma, ou seja, a perfeição do verso.
(   ) O Simbolismo foi um movimento literário que visava retomar os valores subjetivos falidos e
     desvalorizados no Parnasianismo.
(   ) Olavo Bilac é considerado o nosso melhor poeta simbolista.
(   )Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens destacam-se como poetas do Simbolismo..

88-Relacione as duas colunas:
(l) Alberto de Oliveira  (   ) o sofrimento, a obsessão pelo branco.
(2) Olavo Bilac             (   ) amor e morte, inseparáveis, misticismo.
(3) Cruz e Sousa         (   ) a pátria e a beleza física da mulher.
(4) Alphonsus de         (   ) a natureza e a saudade, a paisagem.
     Guimaraens ..                               


89-Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente a afirmação abaixo.
     Em seu livro Contos Gauchescos, __________________apresenta ____________ um gaúcho que, já na maturidade, relembra sua vida e relata ao seu _________ algumas de suas _________.
(A) Érico Veríssimo — Capitão Rodrigo — filho — batalhas
(B) Érico Veríssimo — Blau Nunes — amigo — artimanhas
(C) Simões Lopes Neto — Blau Nunes — interlocutor —  aventuras
(D) Alcides Maya  — Negro Bonifácio — capataz — paixões
(E) Simões Lopes Neto — Negro Bonifácio — peão — andanças

90-Sobre o romance "Triste Fim de Policarpo Quaresma", de Lima Barreto, pode-se dizer que:
(A) é a história de um visionário e nacionalista fanático que, de uma maneira exagerada, tenta resolver os problemas de seu tempo.
(B) valoriza as questões de ecologia e do meio ambiente e esquece questões sociais.
(C) a história é contada por um narrador muito distanciado do tempo de Policarpo Quaresma.
(D) a vida de todos os brasileiros era, na época, degradante.
(E) ninguém se importou com o destino de Quaresma.

91-Considere as seguintes afirmações sobre a  poesia de Augusto dos Anjos.
 I - Provocou um choque, ao surgir, pelo rigor da forma e pela visão superficial da vida.
II - Foi chamada de anti-lírica por causa dos temas e do vocabulário considerado pouco poético.
III - Apresentava descrença em Deus e  desesperança, sondo marcada pelo cientificismo.
                           Quais estão corretas?
(A) Apenas I.       (B) Apenas II.         (C) Apenas I e II.           
                (D) Apenas II e III.         (E) I, II e III.

92-A respeito de "Os Sertões", de Euclides os Cunha, é correto afirmar que:
(A) trata das aventuras de uni bando de jagunços lutando entre si no sertão nordestino.
(B) trata da destruição de um povoado sertanejo, muito pobre, pelas tropas do governo.
(C) expõe a decadência de uma família de fazendeiros, plantadores de cacau, ria Bahia.
(D) narra a saga de uma família nordestina que está fugindo da seca na luta pela sobrevivência.
(E) narra uma série de episódios ocorridos numa fazenda nordestina durante a seca de 1915.

93-Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas da frase:
    O personagem Policarpo Quaresma, um ____________ extremado, e as figuras do ________ , introduzidas em Triste Fim de Policarpo Quaresma, demonstram a visão _________ de  Lima Barreto.
(A) monarquista — clero — conservadora    
(B) republicano — subúrbio — reacionária
(C) anarquista — povo  -  alienada                 
(D) comunista — exército — combativa
(E) nacionalista— cotidiano —crítica

94-Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas da frase.
   Simões Lopes Neto criou o narrador Blau Nunes para contar as histórias que se passam _______________, registrando ________________ .
(A) na Campanha do Rio Grande dc Sul  — o linguajar típico da região sul.
(B) na cidade da Rio de Janeiro — a fala típica do carioca
(C) no Nordeste brasileiro  --- a fala típica do sertanejo
(D) no interior de São Paulo — o modo de falar da região rural
(E) na cidade de São Paulo —  o falar urbano e culto

Leia o poema abaixo, de Augusto dos Anjos.
           Psicologia  de  um  vencido
Eu, filho do carbono e do amoníaco,                                        
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênese da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.

Profundissimamente  hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância...
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.

Já o verme  - este operário das ruínas —
 Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,

Anda a espreitar meus olhos pala roê-los,
 E há de deixar-me apenas os cabelos,
 Na frialdade inorgânica da terral


95-Pode-se identificar no poema algumas características típicas do seu autor, caso único na literatura brasileira, dentre as quais se destaca.
(A) a preocupação prosaica.       (B) a linguagem cientificista.        
(C) o verso livre.                            (D) o tema do amor.          
                 (E) o romantismo das expressões

96- Sobre a obra "Os Sertões", de Euclides da Cunha, é correto afirmar que:
(A) mostra-se crítica, porém permeada de idealizações românticas.
(B) mostra o abandono do sertão brasileiro e o massacre do sertanejo pela força militar governista.
(C) inicia uma nova interpretação do Brasil fundamentada na subjetividade e no sonho.
(D) retrata, como uma obra científica, a exuberância do homem e da natureza do Nordeste.
(E) revela a perfeita harmonia entre a população litorânea e a sertaneja.

97-Considere a estrofe abaixo:
    “Tome, Dr., esta tesoura, e...corte                                  
     Minha singularíssima pessoa                            
     Que importa a mim que a bicharia roa           
     Todo o meu coração, depois da morte?”        
         O tema e a linguagem utilizada, o  pessimismo nos fazem deduzir que se trata de uma poesia da autoria de:
(A)Álvares de Azevedo       
(B)Cruz e Sousa
(C)Augusto dos Anjos      
(D)Alphonsus de Guimaraens

98-Leia as afirmativas  abaixo para marcar a  opção correta:
  I - O romance “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, marca o início do chamado Pré-Moder-
nismo, em que se misturaram estilos.
 II - A obra “Triste Fim de Policarpo Quaresma’; obra-prima de Lima Barreto, é uma crítica ao nacionalismo ingênuo, o fanatismo.
III - Simões Lopes Neto, nacionalista convicto, criou o personagem Jeca Tatu e as histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo.
IV- Monteiro Lobato, regionalista  gaúcho, registrou as lendas do nosso estado e criou  perso-nagens como Blau Nunes e Romualdo.
                               Estão corretas:
(A)Apenas I.  (B) Apenas II.    C)Apenas I e II.     (D)Apenas III e IV.

99- Relacione a obra e o assunto abordado:
  (l)”Os Sertões”                                          
 (2)”Contos Gauchescos”
 (3)”Triste Fim de Policarpo Quaresma”
(  )Apresenta um gaúcho, Blau Nunes, que relembra sua vida e relata as aventuras que viveu viajando pelo seu estado.
(  )Conta a história de um nacionalista fanático que quer resolver os problemas que afligem os brasileiros com soluções malucas.
(  )Aborda a destruição de um povoado sertanejo, o Arraial de Canudos, pelas tropas do governo federal.
  (A) 3 -2 -1      (B)2 – 3 - l      (C)3 – 1 -2     (D)2 – 1 -3       (E)l – 2 - 3

100-Relacione:
(1) Euclides da Cunha         
(2) ”Os Sertões”                  
(3) Monteiro Lobato               
(4) Lima Barreto                                                                                    
(5) Simões Lopes Neto       
(6) Antônio Conselheiro      
(7) Augusto dos Anjos        
(8)”Triste Fim de Policarpo Quaresma”                                  
                                        
(  ) Obra-prima de Euclides da Cunha.                                                           
(  ) Retratou a vida urbana e suburbana do  Rio de Janeiro, ironizando o empreguismo, a       
      burocracia, os preconceitos.
(  ) Criador da nossa literatura infantil e do personagem Jeca Tatu.
(  ) Regionalista gaúcho,criador do personagem Blau Nunes.
(  ) Relatou a história de Canudos, em seu; melhor livro.
  ) Obra de Lima Barreto, muito nacionalista
(   ) Poeta mórbido, fala da morte, da podridão, de vermes,  de  ambientes tétricos.
(   )Personagem líder da Revolta de Canudos.


101-Relacione períodos literários e seus autores:
(l) Quinhentismo                           
(2) Barroco                                    
(3) Arcadismo                              
(4) Poesia romântica                  
(5) Prosa romântica                    
(6) Realismo e Naturalismo        
(7) Parnasianismo                          
(8) Simbolismo                                     
(9)Pré-Modernismo                                 

(  )Tomás A. Gonzaga, Cláudio M. da Costa
(  )Cruz e Sousa, Alphonsus de Guimaraens
(  )Pe. Manue1 da Nóbrega,  Pe. José de Anchieta
(  )Pe. Manue1 da Nóbrega,  Pe. José de Anchieta
(  )Machado de Assis, Aluísio de Azevedo
(  )Gregório de Matos, Pe. Antônio Vieira
(  )Euclides da Cunha, Monteiro Lobato
(  )Castro Alves, Álvares de Azevedo
(  )Olavo Bilac, Alberto de Oliveira
(  )José de Alencar, Manuel Antônio de Almeida
(A) 5—7— 4—3— 9—2— 8—1—6      
(B)  4—6—2— 1— 4—5—7— 8— 9
(C) 2—6—9—7—8—5—4—3—1         
(D) 3—8—1—6—2—9—4—7—5

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