III – ARCADISMO (1768 - 1836)

No Comments


1.CONTEXTO
• Século das Luzes (1700-1800)Iluminismo (Razão, liberdade de pensamento, progresso científico e social).
• Elaboração e publicação da Enciclopédia, na França.
• A Revolução Francesa (1789).
• Em Portugal: o governo iluminista do Marquês de Pombal.
• Vila Rica, MG: Inconfidência Mineira.
2.MARCO INICIAL
Obras (1768) — livro de poemas de Cláudio Manuel da Costa.

3.CARACTERÍSTICAS
.  Influências ideológicas do Iluminismo.
. Influências estéticas do Classicismo greco-latino e renascentista.
. Racionalismo predominando sobre o sentimentalismo e a religiosidade.
. Preocupação com a educação moral e intelectual. Combate aos exageros verbais do Barroco.
• Linguagem mais simples, direta, objetiva.
. A Natureza como modelo de sabedoria, harmonia e felicidade.
• Bucolismo, pastoralismo, exaltação da vida no campo

4.POETAS LÍRICOS
Cláudio Manuel da Costa: bom sonetista. Temas: o amor não-correspondido pela asnada, a preferência pela vida no campo à vida urbana, a consciência e a tristeza sobre a brevidade da vida. Tentou a poesia épica com o poemeto Vila Rica.
Tomás Antônio Gonzaga: na sua obra Marília de Dirceu celebra os amores pastoris desses dois personagens; linguagem simples, espontânea, musical. Cartas chilenas: 13 cartas em forma de poemas. sátira política contra os desmandos administrativos do governador de Minas Gerais; circularam anônimas.
Silva Alvarenga: no livro Glaura, canta os amores do pastor Alcindo Palmireno e da pastora Glaura, num ambiente bucólico e natural; rondós e madrigais são as formas poemáticas usadas; produziu ainda poesia satírica, didática e encomiástica.
Alvarenga Peixoto: obra reduzida, de qualidade irregular, presa às convenções arcádicas, influências clássicas e mitológicas; musa: a esposa Bárbara Heliodora; poesia encomiástica e comemorativa.

5.POETAS ÉPICOS
Basílio da Gama: escreveu O Uraguai — a luta do exército luso-espanhol contra jesuítas e guaranis, pela posse na região dos Sete Povos das Missões; 
Sepé e Cacambo:líderes indígenas;  Pe. Balda: vilão; 
Lindoia, mulher de Cacambo, heroína: deixa-se picar por cobra venenosa e morre, para ser fiel ao marido. Valoriza o índio e sua cultura; tem caráter pré-romântico. Ideologicamente apresenta forte antijesuitismo e defesa da política de Pombal Poema escrito em versos brancos.
Santa Rita Durão: escreveu Caramuru — as aventuras do português Diogo Álvares Correia entre os índios da Bahia e episódios da História do Brasil; destaque ao episódio da morte de Moema: preterida por Diogo, deixa-se morrer afogada ao tentar seguir a nado o navio que o levava a França, com sua mulher, a índia Paraguaçu. Tem por modelo a epopeia Os Lusíadas, de Camões.

0 comentários

Postar um comentário